Estudante

Como garantir a humanização no atendimento ao público no setor saúde

  • 2

A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante da nação, garante no art.4, atendimento à saúde de forma humanizada e acolhedora, livre de qualquer descriminalização,  inerente a todo cidadão brasileiro e  estrangeiros residentes no país. Conquanto, tal prerrogativa não tem se verberado com ênfase na prática, quando observada, dificultando , desse modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva faz-se imperiosa a análise dos fatos que favorece esse quadro.

Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para fazer-se  cumprir as Políticas Socias já existentes, o descaso no atendimento público não combinam com as PNH( Políticas Nacionais de Humanização) existente nos projetos. Nesse sentido, a sociedade vítima das negligencias sofrem com a falta de recursos no setor saúde, como a falta de medicamentos, profissionais qualificados e recursos tecnológicos, que faz toda diferença na qualidade dos serviços oferecidos. Para o filósofo contratualista  John Locke, configura- se violação do” contrato social” já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos  desfrutem de direitos indispensáveis como a falta de atendimento humanizado e acolhedor, o que lamentavelmente ainda é evidente no setor saúde do nosso país.

Ademais, é fundamental apontar que a descriminalização e a apatia são fatores que perpetuam no setor e comprometem no fechamento de um bom diagnostico  e tratamento dos pacientes, uma vez que a indiferença limita a aproximação fazendo com que, muitos abandonem  o serviço por desconhecer seus direitos garantidos por lei. Em consonância, uma  pesquisa realizada pelo IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística , aponta que 10% da população brasileira adulta ou seja( 15,5 milhões de pessoas) já se sentiram discriminada na rede de saúde tanto na pública quanto na privada.

Depreende se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso, é imprescindível que o Ministério da justiça faça valer cumprir os direitos  que são garantidos em lei, e o Ministério da saúde juntamente  com os gestores hospitalares  promovam fórum de discursões entre os colaboradores, cursos de capacitação de praticas humanizadas por meio de, palestras com vídeo aulas e ouvidoria qualificada para atender as queixas e os elogios dos usuários. Assim se consolidará uma sociedade mais empática e humana, com acesso universal e igualitário  onde o estado desempenha corretamente seu ”contrato social” tal como afirma Jonh Locke.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, tudo bem ? Não sou profissional, mas irei corrigir sua redação e apontar os pontos que eu conseguir identificar.

    Competência 1: Seu texto está bem escrito, com liguem bem adequada e sem erros ortográficos aparentemente,entrando, ele não está bem organizado, faltando a tese, retomada da tese no início do D2 e na conclusão, suas ideias estão confusas, com sua contextualização após sua argumentação, recomendo você fazer a retomada da tese, após adicione sua contextualização e finalize com a argumentação. Você tem um ótimo potencial, basta somente organizar melhor seu texto. 120
    Competência 2: como já havia citado na C1 seu texto está bem escrito, porém desorganizado o que prejudica o seu entendimento, vi que você utilizou um vocabulário bem superior, fome cuidado! Pois como as redações são escritas de forma rápida, talvez seja mais eficaz não abusar de um vocabulário muito técnico, utilize vários sinônimos e de ixe seu texto claro e fácil de ser compreendido pelo redator. Nota 120.
    Competência 3: Seus repertórios sócio culturais São ótimos , bem detalhados e ligados ao tema , porém os conecte melhor com o seu tema, a falta de retomada de tese a principalmente a falta da tese prejudica muito isso, pois não dá para se compreender facilmente o texto. Nota 120
    Competência 4: nesta competência você se saiu super bem, utilizou corretamente os conectivos e em quase todas as trocas de períodos durante o texto, teve alguns momentos que você poderia ter adicionado conectivos, mas tudo bem ! Atente- se a sempre que você for realizar uma troca de período tente empregar algum conectivo. Nota 180
    Competência 5: Sua proposta de intervenção está perfeita e super completa, faltando apenas a retomada de tese! Mas como está competência somente avalia sua proposta não tem o porque descontar pontuação de tal. Nota 200!!
    Nota final: 760

    • 1
  2. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 160
    Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 200
    Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 160
    Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 200
    Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao
    tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução

    “A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante da nação, garante no art.4, […]” (vírgula mal empregada)
    Correção: garante, em seu art. 4, atendimento […]

    “Conquanto, tal prerrogativa não tem se verberado (reverberado) com ênfase na prática, quando observada, dificultando […]” (vírgula mal empregada)
    Correção: […] não tem se reverberado com ênfase na prática quando observada, dificultando, desse modo, […]

    D1
    “Em uma primeira análise, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para fazer-se cumprir as Políticas Socias já existentes, (ponto) o descaso […]”

    “Nesse sentido, a sociedade vítima das negligencias sofrem com a falta de recursos no setor saúde, como a falta de medicamentos, profissionais qualificados e recursos tecnológicos, que faz (fazem) toda diferença na qualidade dos serviços oferecidos.”

    “Para o filósofo contratualista John Locke, (este processo) configura- se violação do” contrato social” já que o Estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis como a falta de atendimento humanizado e acolhedor, o que lamentavelmente ainda é evidente no setor saúde do nosso país.”
    Correção: É muito importante retomar as ideais, caso contrário o leitor terá a impressão de que aquela informação foi jogada ou está desconectada com o texto.

    D2
    Esqueceu de fechar o parênteses mas vou deixar passar.
    “[…]aponta que 10% da população brasileira adulta (vírgula) ou seja (vírgula) ( 15,5 milhões de pessoas) já se sentiram discriminada na rede de saúde tanto na pública quanto na privada.”

    Conclusão
    “[…] por meio de, (não existe essa vírgula) palestras […]”

    Estou muito feliz por notar e acompanhar a sua evolução.
    Continue assim !!!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.