Estudante

A dinâmica do meio ambiente durante a pandemia de covid-19

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Para a OMS- Organização mundial de Saúde- pandemia é disseminação mundial de uma nova doença. Neste contexto o caso mais recente em nosso história é a pandemia de covid-19, decretada em 2020, que assolou grande parte da humanidade alterando a dinâmica do meio ambiente. Neste sentido fica evidente que o cenário caótico ocorre não só pela alteração do meio, mas também, pela falta de recursos para conter o avanço da doença.

sob uma primeira análise, percebe -se  que enquanto as pessoas cobriam seus rostos, choravam seus mortos que não podiam velar; o mundo paralisado dava lugar para uma nova dinâmica do meio ambiente, onde as águas ficaram mais limpas, animais tinham maior liberdade para circular em seu habiat e as emissões diária de dióxido de carbono tiveram redução de 17% em âmbito mundial, segundo pesquisa realizada pela revista Nature Climate Chang. Por outro lado com a redução das atividades econômicas, ouve expressivo aumento da taxa de desemprego, demissão em massa e escassez de produtos essenciais para o consumo humano.

Em uma segunda análise, assim  como em outros países , o Brasil teve perdas irreparáveis, porém com agravos maiores por ser um país que está em processo de desenvolvimento e importa a maioria dos seus produtos; com a chegada da pandemia  o setor saúde teve maior impacto negativo pela falta de medicamentos e equipamentos de proteção individual EPIs). Além disso, pesquisa realizada pela OPAS- Organização Pan- Americana de Saúde- aponta interrupções nos serviços essenciais de saúde, como redução das cirurgias eletivas e em todas as demais áreas. Visto que muitos profissionais foram infectados com covid-19 e sofriam com a exaustão  laboral.

Por tanto, urge a intervenção do  Ministério da Saúde juntamente com seus conselhos em ampliar suas relações comerciais, por meio de contrato, afim de fomentar recursos para á saúde, recuperar serviços que foram interrompidos e mitigar o impacto de covid-19. Somente assim a problemática poderá ser resolvida e os indivíduos poderão viver de forma harmônica com o meio ambiente.

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4 Correções

  1. Não sou muito boa em corrigir redação, mas vou tentar ajudar com algumas coisas que eu sei.
    Uma dica é você pesquisar na internet algumas redações nota 1000 e tentar estudar em cima da estrutura que é usada, ajuda bastante.

    No desenvolvimento 2, você poderia ter começado com “ Pode se mencionar ainda …” ; “ Além disso” …

    No desenvolvimento é bom deixar de forma mais clara a tese que você está defendendo na introdução.
    Outra forma de fazer a conclusão: de acordo com a competência 5
    Agente; modo/por meio; ação; detalhamento
    * quando mensionar um agente você deve fazer uma breve “apresentação” digamos assim, falando sobre a sua função.
    *É importante você voltar a falar sobre o tema na conclusão como no exemplo :
    Ex:
    Portanto, o problema acerca da dinâmica do meio ambiente durante a pandemia necessita ser solucionado. Cabe ao Poder Executivo, responsável pela garantia do bem-estar do seu povo, elaborar e aplicar medidas que atenuem da melhor forma o empasse. Por meio, de campanhas publicitárias abordando de modo didático o assunto conscientizando e informando com clareza para que todos entendam. Dessa maneira o Brasil poderia superar o problema e melhorar a vida dessas pessoas.

    Espero que ajude ! :)

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  2. Correção ————————————————————-

    1 – Introdução : È eficaz referenciar dados, filmes, séries e Pensadores como forma de dar “estrutura” a sua argumentação pois isso mostra que você entende o tema , Acho que talvez tenha se prendido muito aos dados estatísticos ( não que seja ruim ) , mas seria melhor , utilizar outras formas que não precisem lembrar de detalhes , como no caso das estatísticas ( no dia pode te dar um branco, ou ser difícil de lembrar a informação inteira ) ; desenvolveu bem a introdução, mas senti um pouco de falta da reafirmação do tema , pra ficar mais visível sem precisar ler o titulo !

    2 – Desenvolvimento: Você soube construir parágrafos , mas acho que faltou direção , você expos mais ocorrido do que argumentar , ter colocado “sua opinião” visto que em redação, o candidato apresenta seu posicionamento a respeito da proposta ; O segundo e terceiro paragrafo pra mim não se conversam entre si parecendo ponto isolados .

    3 – Proposta de intervenção : Sua intervenção não ficou tão clara e detalhada, em parte de COMO ocorrerá , mas você soube elaborar muito bem sua proposta ! ( mesmo quando penso que meio ambiente tenha haver com natureza , mas vai da interpretação ) .

    + Parabéns , ” A perfeição vem da Prática !” , Continue escrevendo !
    + Espero que tenha ajudado de alguma forma ! OBS: não sou profissional.

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  3. Olá! Primeiramente, não sou profissional em correções, portanto, perdoe-me qual erro.
    “Nesse sentido,” – 1º parágrafo. Sempre use vírgula após conectivo.
    “Sob uma primeira análise” – 2º parágrafo. Sempre com a primeira letra maiuscula.
    “habitat” – linha 3, 2º parágrafo.
    3º parágrafo – “visto que” não precisava ficar em um período separado.
    3º parágrafo – EU trocaria esse ponto e vírgula por um ponto e colocava um conectivo para a outra fase.
    Desenvolva mais as ideias da proposta de intervenção, porque, pensa comigo, tu me diz que é por meio de um contrato que o Ministério da Saúde deve fazer isso, mas que contrato é esse? Quem faz parte desse contrato?
    Percebe? Fica lacunas na tua intervenção.
    Teus períodos estão muito longos, tenta separar teu tópico frasal do teu repertório. Fica mais organizado assim.
    “Portanto,” – 4º parágrafo
    Um conselho: se for da sua intenção estar treinando redação para o Enem, não fique dependendo só de dados estatísticos, pois eles são falhos e você pode não se lembrar deles na hora em que estiver escrevendo.

    Notas:
    C1: 80
    C2: 120
    C3: 160
    C4: 120
    C5: 160
    Total: 640

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  4. Competência 1: Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa – 120
    Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa – 40
    Apresenta o assunto, tangenciando o tema, ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.

    Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 40
    Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.

    Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 80
    Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.

    Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – 160
    Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Introdução

    Para a OMS- Organização mundial de Saúde- pandemia é *A* disseminação mundial de uma nova doença. Neste contexto *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado de vírgula) o caso mais recente em nosso história é a pandemia de covid-19, decretada em 2020, que assolou grande parte da humanidade alterando a dinâmica do meio ambiente. Neste sentido fica evidente que o cenário caótico ocorre não só pela alteração do meio, mas também, pela falta de recursos para conter o avanço da doença.

    Obs: Faltou estabelecer uma tese bem definida. Não consigo visualizar os eixos de argumentação do seu texto.

    D1

    sob uma primeira análise, percebe -se que enquanto as pessoas cobriam seus rostos, choravam seus mortos que não podiam velar (frase sem sentido); o mundo paralisado dava lugar para uma nova dinâmica do meio ambiente, onde as águas ficaram mais limpas, animais tinham maior liberdade para circular em seu habiat *HABITAT* e as emissões diária de dióxido de carbono tiveram redução de 17% em âmbito mundial, segundo pesquisa realizada pela revista Nature Climate Chang. Por outro lado *VÍRGULA* (o conectivo sempre vem acompanhado de vírgula) com a redução das atividades econômicas, ouve *HOUVE* expressivo aumento da taxa de desemprego, demissão em massa e escassez de produtos essenciais para o consumo humano.

    Obs: O parágrafo ficou bem confuso. Inicialmente você tenta retratar o sentimento de tristeza causado pelas mortes da pandemia. Entretanto, na continuação do parágrafo, você aborda o nível de poluição da água, emissão de CO2, livre circulação de animais e etc… Ficou o famoso “sem pé nem cabeça” haha. Tente delimitar bem o campo da argumentação para não tangenciar nem fugir do tema.

    D2

    Em uma segunda análise, assim como em outros países , o Brasil teve perdas irreparáveis, porém com agravos maiores por ser um país que está em processo de desenvolvimento e importa a maioria dos seus produtos; com a chegada da pandemia o setor saúde teve maior impacto negativo pela falta de medicamentos e equipamentos de proteção individual EPIs). Além disso, pesquisa realizada pela OPAS- Organização Pan- Americana de Saúde- aponta interrupções nos serviços essenciais de saúde, como redução das cirurgias eletivas e em todas as demais áreas. Visto que muitos profissionais foram infectados com covid-19 e sofriam com a exaustão laboral.

    Obs: Parágrafo expositivo.

    Conclusão

    Por tanto, urge a intervenção do Ministério da Saúde juntamente com seus conselhos em ampliar suas relações comerciais, por meio de contrato, afim de fomentar recursos para á saúde, recuperar serviços que foram interrompidos e mitigar o impacto de covid-19. Somente assim a problemática poderá ser resolvida e os indivíduos poderão viver de forma harmônica com o meio ambiente.

    Obs: A intervenção está completa porém curta, pouco detalhada e explorada.

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