Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Prós e contras da construção de uma Internet das Coisas

Prós e contras da construção de uma Internet das Coisas

TEXTO I

“Você certamente ouviu falar em Internet das Coisas (em inglês, IoT). Por ser uma tendência de consumo, é um dos caminhos que as empresas de tecnologia têm percorrido. Se o termo lhe é familiar, porém não o conceito, a resposta é simples. A IoT é basicamente a conexão de qualquer objeto para que este troque informações com outro objeto ou pessoa. Pode ser via internet, chip, wireless, RFID, Bluetooth, Ethernet ou qualquer outro tipo de conexão. Sempre que houver um aparelho transmitindo e recebendo informações, estamos falando de IoT.

Para as empresas de tecnologia, investir em IoT tem sido uma estratégia comum, uma vez que é um mercado que cresce muito. Porém, quais são os principais desafios do setor? Há demanda e infraestrutura tecnológica para isso? O consumidor está pronto para aceitar e utilizar aparelhos que estão conectados e transmitem e recebem informação o tempo todo?”.

Fonte: https://www.proinfo.fia.com.br/iot/ – Acesso em 09.06.2021.

 

TEXTO II

“O crescimento da Internet das Coisas verá mais dispositivos médicos conectados. Isso significa que, se você precisar ser levado para o hospital com urgência em uma ambulância, os paramédicos poderão usar máquinas para realizar as verificações necessárias que, em seguida, transferirão seus dados para o hospital instantaneamente.

Os médicos que esperam no hospital saberão antecipadamente exatamente o que é necessário para o seu tratamento, tornando sua visita mais eficiente e aumentando suas chances de sobrevivência. A IoT também irá melhorar a capacidade dos médicos de observar pacientes que estão se recuperando no hospital, permitindo-lhes acompanhar o progresso de um paciente através da coleta remota e transmissão de dados por equipamentos médicos conectados à internet.”. 

Fonte: https://www.semantix.com.br/5-principais-beneficios-da-internet-das-coisas/ – Acesso em 09.06.2021.

 

TEXTO III

“A temática de segurança da informação assume um caráter primordial no ambiente de Internet das Coisas, uma vez que tem como desafio estruturar o país para lidar com o tema de forma satisfatória e em conformidade com as discussões que têm ocorrido em âmbito internacional. A importância da abordagem correta e cuidadosa do tema reside, principalmente, no fato da grande maioria dos usuários desconhecer todas as funções dos seus aparelhos eletrônicos e a real destinação dos seus dados captados por estes aparelhos.

Existem muitos casos envolvendo a interação de pessoas e objetos conectados à Internet, que servem como alerta sobre o perigo da violação à privacidade e a segurança de informações pessoais. O caso do dispositivo Alexa, da empresa Amazon, é bastante conhecido e comentado dentro do tópico tecnologia e privacidade de dados. Alexa é como foi batizada a assistente virtual dos dispositivos da referida empresa norte-americana (100% conectada à Internet) que, através de um serviço de voz, permite aos seus usuários interagir com muitos outros aplicativos. 

A segurança do dispositivo foi gravemente questionada após um recente episódio nos Estados Unidos, em que a Alexa gravou uma conversa íntima de um casal dentro de sua casa e encaminhou o conteúdo da discussão para uma pessoa aparentemente aleatória de sua lista de contatos.

Apesar do pronunciamento oficial da empresa em seguida ao incidente, que se reduziu a afirmar que o dispositivo foi acionado através de determinadas palavras captadas na conversa do casal, pouco se sabe ainda sobre a falibilidade de aparelhos desse gênero e a transparência das informações ao consumidor no momento de sua aquisição.”.

Fonte: https://cio.com.br/gestao/a-internet-das-coisas-e-a-inseguranca-dos-dados-pessoais/ – Acesso em 09.06.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Prós e contras da construção de uma Internet das Coisas. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

Comente