Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Obesidade

Texto 1

[quote]Obesidade é uma doença contagiosa, diz estudo

A obesidade, considerada uma epidemia nos Estados Unidos, é uma doença contagiosa e se propaga através dos vínculos familiares e sociais, afirmou um estudo divulgado pela revista New England Journal of Medicine nesta quarta.

Quando uma pessoa sobe de peso, aumenta de maneira considerável a possibilidade que seus amigos, irmãos e cônjuges também engordem, segundo os cientistas.

Além disso, quanto mais estreito seja o contato social entre duas pessoas, maiores são as possibilidades de “contraírem” a tendência a engordar.

Dito de outra forma, os cientistas assinalam que se você tem um amigo obeso, as possibilidades de aumentar enormemente de peso aumentam em 57%. Entre os amigos de dois obesos, o efeito é ainda maior e as possibilidades de aumentar de peso sobem em 171%.

Entre os irmãos essas possibilidades sobem em 40%, e entre cônjuges 37%, dizem os cientistas da Escola de Medicina de Harvard e da Universidade da Califórnia.

“O que vemos é que a obesidade de uma pessoa pode influir em outras às quais esteja vinculado, tanto direta como indiretamente”, declarou Nicholas Christakis, professor do Departamento de Saúde Pública da Escola de Medicina de Harvard.

Nas três últimas décadas o problema da obesidade entre os adultos americanos aumentou de 15% para 32%.

Além disso, números dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) indicam que 66% dos americanos está acima do peso.

O problema representa uma dura carga financeira para os sistemas de saúde devido à estreita relação que existe entre a obesidade e doenças como o diabetes, os problemas cardiovasculares e até alguns tipos de câncer.

A conclusão sobre o perigo contagioso da obesidade foi extraída de um estudo realizado com 12.067 adultos que durante 32 anos se submeteram a avaliações médicas, incluindo os contatos sociais, seu índice de massa corporal assim como o de familiares, amigos e até vizinhos.

Os cientistas assinalam que um dos maiores efeitos da obesidade entre pessoas do mesmo gênero é que esta parece influir não só no comportamento, mas de maneira um pouco mais sutil, também na das normas.

“O que acontece é que uma pessoa obesa provavelmente altere as normas a respeito do que é adequado quanto à massa corporal. Algumas pessoas pensam que está tudo bem ser gordo se todos os que lhe rodeiam são gordos. Esse tipo de sensibilidade se propaga”, segundo Christakis.

James Fowler, cientista da Universidade da Califórnia, manifesta que os efeitos sociais são muito maiores que o que se acreditava até agora.

“Sempre houve um grande esforço por encontrar os genes e os processos físicos responsáveis pela obesidade. Nosso estudo sugere que realmente se deveria atribuir mais tempo para estudar a questão social”, acrescentou.

Mas o estudo tem também outra implicação positiva porque se a obesidade é contagiosa, também o é a magreza, segundo os cientistas.

“Quando ajudamos uma pessoa a perder peso, não só a estamos ajudando. Estamos ajudando a muitas outras”, segundo Fowler.

“É necessário que os analistas e os políticos tenham isto em conta quando decidam as medidas que tomarão para que nossa sociedade seja mais saudável”, acrescentou.
(Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1785137-EI298,00.html)[/quote]

 

Texto 2

(Fonte: http://www.damncoolpictures.com/2009/10/funny-evolution.html)

 

Texto 3

[quote]Número de Obesos no Mundo Quase Dobrou Desde 1980

Por Beth Santos

Nas últimas três décadas – de 1980 a 2008 – a obesidade quase dobrou no mundo, afetando hoje cerca de 205 milhões de homens (9,8%) e 297 milhões de mulheres (13,8%), ou seja, mais de meio bilhão de adultos acima de 20 anos. Estes percentuais são considerados alarmantes, uma vez que, em 1980, estavam em 4,8% (homens) e 7,9% (mulheres).

[…] Realizado por pesquisadores americanos, ingleses e suíços, o estudo revela que em 2008 mais de um indivíduo em dez, na população mundial adulta, já era obeso, com maior porcentagem entre as mulheres. Entre os países ricos, os Estados Unidos aparecem, em 2008, em primeiro lugar, desde 1980, na taxa de obesidade, enquanto a população japonesa se mostra como a menos afetada pelo problema. O Brasil está na 19ª posição no ranking mundial de obesidade masculinae na 15ª posição na obesidade feminina.

O coordenador da pesquisa, Majid Ezzati, do Imperial College de Londres, comenta que “o sobrepeso e a obesidade, a hipertensão e o alto nível de colesterol não são patrimônio apenas dos países ricos, mas afetam também os países pobres e com renda média”.

A endocrinologista Maria Edna Melo, responsável científica do site da ABESO, diz que os números são preocupantes “e, de acordo com a previsão da OMS, o fato tende a piorar nos próximos anos, uma vez que o número de 400 milhões de obesos em 2005 deve elevar para 700 milhões em 2015, ou seja, um aumento de 75% em apenas 10 anos”. Ela afirma que “o preconceito com a obesidade e o tratamento da mesma contribui para isso”. Referindo-se aos estudos apresentados em paralelo, mencionados acima, diz que “a tendência ao controle de doenças classicamente associadas, como a hipertensão, pode refletir uma evolução no tratamento dessas doenças”.

O estudo agora publicado lembra que o sobrepeso – produto da má alimentação e da falta de atividade física – aumenta o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer, estando na origem de 3 milhões de mortes por ano.

(Fonte: http://www.abeso.org.br/lenoticia/650/numero-de-obesos-no-mundo-quase-dobrou-desde-1980.shtml)[/quote]

 

[box type=”shadow”] A partir da leitura dos textos acima e de seu conhecimento de mundo, redija uma dissertação argumentativa em prosa sobre o tema “A obesidade como uma doença socialmente constituída” , apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. [/box]

 

A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.

 

Envie sua redação para correção:

[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]

[/protected]

Conteúdo relacionado

Comente