Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Internet e o futuro da educação

Texto1

Estudantes se encontram na internet para tarefa escolar

JULIANA COISSI  | DE RIBEIRÃO PRETO

O engenheiro-agrônomo Luis Antonio Schmidt, 48, já perdeu quase uma hora no trânsito paulistano entre sua casa, nos Jardins, até a Lapa para levar a filha Ingrid, 16, à residência de um amigo para um trabalho de escola. 

Uma tarefa típica de pai, pensava ele, até ver Ingrid usar o computador não só para bater papo com as amigas. Por meio de chats do Facebook ou vídeo do Skype, hoje elas fazem trabalho escolar em grupo e até estudam juntas para provas –cada uma no conforto de sua casa.

“Eu já usava o Skype para me comunicar, mas jamais pensei que ele pudesse propiciar que os alunos fizessem reunião de grupo”, diz o engenheiro. “Achei muita inteligência e esperteza.”

Assim como no caso de Ingrid, outras escolas particulares da capital e do interior do país identificaram um novo comportamento dos alunos com a internet.

Os estudantes –principalmente adolescentes acima de 15 anos– marcam horário para se encontrar virtualmente em grupos do Facebook, Skype e de outros comunicadores para debater trabalhos e tirar dúvidas para provas.

Essa videoconferência caseira para atividades escolares é rotineira entre estudantes de pelo menos 11 colégios particulares na capital consultados pela Folha e outros três no interior do país.

A distância entre os bairros, o trânsito, sobretudo na capital, e a agenda atribulada dos pais que trabalham fora estão entre os motivos apontados por famílias e diretores de escola para o fenômeno. Em alguns casos, segundo as escolas, a interação não fica só entre os alunos.

Há situações, como em vésperas de prova, que eles convidam o professor para participar de um grupo fechado no Facebook para tirar dúvidas da disciplina 

Fonte: Folha de São Paulo. 02/12/2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1194593-estudantes-se-encontram-na-internet-para-tarefa-escolar.shtml (adaptado)

 

 

Texto2 

Para colégios, internet encurta as distâncias, mas pode distrair

JULIANA COISSI  |  DE RIBEIRÃO PRETO

Diretores e coordenadores pedagógicos ouvidos pela Folha apontam a internet como meio de encurtar distâncias nas grandes cidades e de facilitar o desenvolvimento das ideias em grupo. Eles alertam, porém, para o risco de distração.

 Quando docentes são chamados pelos alunos para participar de chats e blogs, um dos pontos positivos é acompanhar o trajeto de como surgem as ideias, diz Cristiana Assumpção, do colégio Bandeirantes, de São Paulo.

 “Como eles estão escrevendo, ficam registradas as sugestões, então dá para entender o processo”, afirma. “Antes, só tínhamos acesso ao produto final.”

 O uso da internet como ponto de encontro formado por grupos de estudantes atende a uma necessidade dos dias atuais, de acordo com o diretor-geral do colégio Marista de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo), Roberto Gameiro.

 […]

 Apesar dos pontos positivos do uso do ambiente virtual para as tarefas em grupo, um viés desfavorável, de acordo com Laez Barbosa, do colégio São Luís, da capital paulista, seria a facilidade de a internet distrair os alunos.

“E é importante também o contato pessoal com quem pensa diferente”, afirma. “O aluno precisa aprender a conviver com as diferenças.”

 Fonte: Folha de São Paulo. 02/12/2012. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/ribeiraopreto/1194598-para-colegios-internet-encurta-as-distancias-mas-pode-distrair.shtml (adaptado)

 

 

[box type=”shadow”] Levando em consideração as ideias presentes nos textos acima e seu conhecimento de mundo, escreva uma dissertação argumentativa em prosa sobre o tema: A Internet pode ser considerada o futuro da Educação? [/box]

 

A redação não tem limites de linha, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.

 

Envie sua redação para correção:

[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]

[/protected]

 

Conteúdo relacionado

Comente