Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Comer ou não comer: eis a questão?

Comer ou não comer: eis a questão?

Texto 1

O ovo já não é mais o vilão de antes. Após uma ampla pesquisa feita na Universidade de Harvard, nos EUA, os médicos chegaram à conclusão que comer uma unidade por dia não é nenhum pecado. Até porque a proteína desse alimento é de altíssima qualidade.

No entanto, o privilégio não é para todo mundo. “Quem possui colesterol alto ou já sofreu algum evento coronariano, como infarto, deve controlar o consumo, sim”, esclarece a nutricionista Laila Ghtait. Para essas pessoas, a cota é de duas gemas por semana, que podem ser preparadas com uma quantidade maior de claras, ricas em albumina. [protected]

A especialista, uma das consultoras do livro “Comida que Cuida 3 – Receitas e histórias para você fazer as pazes com o seu coração”, afirma que a carne vermelha é outro item que deve ser consumido moderadamente por quem possui fatores de risco para o coração. Mas também não adianta abolir todas as carnes do cardápio e achar que nunca mais vai ter problemas de colesterol. “Os queijos, principalmente os amarelos, também possuem gordura saturada”, lembra.

Reduzir o tamanho e a frequência do bife nas refeições é, segundo a nutricionista, a maior dificuldade dos pacientes. “Por uma questão de cultura, o brasileiro acha que a carne é o item principal do prato e não o complemento”, comenta.

Como explica o livro, a carne vermelha é rica em vitamina B, ferro e niacina, componente aliado no combate ao colesterol. A recomendação é diminuir a quantidade e limitar a frequência para três vezes por semana. Além disso, é fundamental evitar as porções fritas e tirar toda a gordura aparente. (…)

(Texto adaptado de http://noticias.uol.com.br/ciencia/ultimas-noticias/redacao/2009/02/05/ovo-faz-bem-ou-mal-veja-mitos-e-verdades-sobre-comida-e-coracao.htm)

 

Texto 2

Pela segunda vez em poucas semanas, um grupo de pesquisadores relatou uma ligação entre determinados alimentos e bactérias intestinais que podem aumentar o risco de ataques cardíacos.

Duas semanas atrás, pesquisadores relataram que a carnitina, um composto encontrado na carne vermelha, pode aumentar o risco de doenças cardíacas por causa das ações de bactérias intestinais. Desta vez, eles relataram que a mesma coisa acontece com a lecitina, que é abundante na gema de ovo.

O estudo sobre a lecitina, publicado na quarta-feira, 24, no New England Journal of Medicine, é consequência direta do crescente reconhecimento do papel que as bactérias intestinais desempenham na saúde de seus hospedeiros humanos. Com relação a doenças cardíacas, os pesquisadores focavam há muito tempo no papel da dieta, mas expandir o escrutínio para bactérias acrescenta uma nova dimensão.

 

(Texto adaptado de http://opiniaoenoticia.com.br/vida/pesquisa-ressuscita-polemica-do-ovo-faz-bem-ou-mal-a-saude/)

 

[box]

Comer ou não comer: eis a questão? A ciência, a cada momento, descobre algo novo em relação aos alimentos. Os textos acima mostram a polêmica sobre o ovo, mas há também a polêmica sobre o consumo do chocolate, do café, etc. Com base no seu conhecimento de mundo e nos textos acima, escreva um texto dissertativo discutindo o seguinte tema:

 

O que podemos considerar como válido ou não em relação às descobertas da ciência sobre os alimentos.

[/box]

 

A redação não tem limite de linhas, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.

 

Envie sua redação para correção:

[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]

[/protected]

Conteúdo relacionado

Comente