Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil

Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil

TEXTO I

O Parque Estadual Encontro das Águas, localizado em Poconé, a pouco mais de 100 quilômetros de Cuiabá, teve mais de 80% de sua área destruída com as queimadas de 2020. Esse parque é famoso por concentrar a maior quantidade de onças-pintadas do mundo, o que atrai turistas de vários países do globo.

Ao compararmos o primeiro semestre de 2020 com o primeiro semestre de 2019, houve um aumento de 206% no número de focos de queimadas, sendo o maior registro desde 1998/1999, quando as medições começaram. Esses números geram grande preocupação, principalmente ao se levar em conta os prejuízos sem precedentes para a fauna e a flora desse bioma.

Desmatamento com queimadas equaciona um problema ambiental imenso, mas que para muitos se justifica com a economia pecuarista e agrícola, destacando-se a plantação de soja na região pantaneira. Não podemos, no entanto, esquecer que dinheiro não é comida, logo a preservação ambiental é imprescindível para a manutenção da vida na terra.

Fonte: Adaptado de MATIAS, A. Queimadas no Pantanal; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/queimadas-no-pantanal.htm – Acesso em 20.10.2021.

 

TEXTO II

Segundo o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o excesso de gases de efeito estufa na atmosfera associado à redução da vegetação podem elevar a temperatura nas porções sul e leste da Amazônia, que ficariam mais suscetíveis ao fogo. Dados comprovam que áreas florestais úmidas são mais vulneráveis às queimadas conforme suas condições locais se tornam mais secas, devido ao aumento da temperatura média da região e a consequente queda de folhas e galhos que alimentam a combustão. 

Essa problemática provoca efeitos negativos como perda da biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa (GEE), empobrecimento do solo, entre outros; além de causar prejuízos sociais e econômicos, ao afetar a produção regional e aumentar problemas respiratórios na população local. No entanto, os impactos socioambientais provocados pelas queimadas ultrapassam as dimensões locais e regionais: com a destruição de grandes florestas, como a Amazônica, são alterados alguns ciclos da troposfera que determinam mudanças climáticas globais. Deste modo, reduzir o desflorestamento ganha cada vez mais importância no debate ambiental global e eleva a responsabilidade dos países onde o problema é encontrado.

Todavia, o Brasil ainda apresenta muitas limitações para viabilizar medidas efetivas que contenham os incêndios florestais. Os baixos investimentos no setor associados à falta de fiscalização e de expansão das brigadas para prevenção e combate aos incêndios colaboram para um cenário pouco promissor. 

Fonte: https://impostometro.com.br/Noticias/Interna?idNoticia=1187 – Acesso em 14.06.2021.

 

TEXTO III

Fonte: https://www.redebrasilatual.com.br/ambiente/2021/04/brasil-destruicao-florestas-desmatamento-queimadas/ – Acesso em 20.10.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

Comente