Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

Por que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira?

Por que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira?

TEXTO I

“O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) é uma das legislações mais conhecidas nacionalmente em razão de suas previsões afetarem, diretamente, os costumes da população. Dentro do disposto no Código, o Art 306 do CTB é muito comentado por abordar a tão falada embriaguez ao volante.

O Art 306 CTB disciplina como crime a prática de dirigir com a capacidade psicomotora alterada em razão da ingestão de bebida alcoólica ou de outra substância psicoativa que determine dependência. O referido artigo sofreu importantes alterações, desde a publicação do Código de Trânsito, em setembro de 1997.

Da forma como era colocado, para que se caracterizasse o crime do Art 306 do CTB, não bastava que o motorista estivesse embriagado, mas, também, que colocasse outra(s) pessoa(s) em situação de risco, ou seja, deveria no caso, haver o chamado perigo concreto, uma ação imprudente por parte do condutor, como por exemplo, o que dirige em velocidade não condizente com a segurança da via. Ou, melhor dizendo, mesmo que o condutor tivesse ingerido bebida alcoólica ele precisaria adotar outra conduta irregular para que ficasse caracterizado o crime do Art 306 do CTB.

Com o passar do tempo e diante de números concretos, com consequentes mortes e graves lesões ocorridas no trânsito, percebeu-se que a imputação do crime disposto no Art 306 do CTB em quase nada coibia as pessoas de beber e dirigir, concomitantemente. Isso levou às alterações propostas na Lei nº 12.760/2012, então chamada de “Nova Lei Seca”.

A grande modificação trazida reside no fato de o tipo penal não mais vincular a constatação da embriaguez, única e exclusivamente, ao percentual de seis decigramas de álcool por litro de sangue, sendo este apenas um dos meios de prova possíveis para caracterizar o crime”. 

Fonte: https://claudiaseixas.adv.br/o-art-306-ctb-codigo-de-transito-brasileiro-embriaguez-ao-volante/ – Acesso em 2.9.2021.

 

TEXTO II

“O número de motoristas que admitem beber antes de dirigir aumentou 5% em 2018, em relação ao ano anterior, indica pesquisa realizada pela concessionária Arteris em rodovias de todo o Brasil. Durante a amostragem, 69% dos motoristas disseram nunca dirigir após consumir bebida alcoólica – os outros 31% admitiram a mistura de direção e álcool.

Em 2017, um porcentual maior, de 74% dos motoristas, afirmava nunca dirigir após ter bebido, enquanto 26% admitiam a prática. Os dados são de pesquisa nacional sobre comportamento no trânsito, feito pelo terceiro ano consecutivo pela Arteris.

De maneira direta, 30% dos motoristas admitiram dirigir, ainda que raramente, após consumir bebida alcoólica. O estudo foi realizado entre os dias 17 e 28 de agosto, com 2.689 motoristas brasileiros, convidados a preencher um painel eletrônico. Desse universo, 73,7% dirigem diariamente e 94,1% são condutores de automóvel, sendo que 25,7% dirigem mais de um tipo de veículo”.

Fonte: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/05/09/interna-brasil,754031/pesquisa-mostra-aumento-no-numero-de-motoristas-que-dirigem-apos-beber.shtml – Acesso em 2.9.2021.

 

TEXTO III

Fonte: http://blog.saude.mg.gov.br/2019/09/20/semananacionaldotransito-alcool-e-direcao-uma-mistura-que-nao-acaba-bem/ – Acesso em Acesso em 2.9.2021.

A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: Por que dirigir embriagado ainda é uma prática recorrente na sociedade brasileira? Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Conteúdo relacionado

Comente