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IMPACTOS SOCIAIS DAS “FAKE NEWS” NA ERA DIGITAL – ENEM
Olá!!Gostei muito do seu tema. Tenho apenas algumas observações para fazer na sua redação: Na sua tese não ficou muito claro o que você queria dizer com ela. Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema.(Até aqui ok,você fala qual é a causa do problema) Assim(Leia mais
Olá!!Gostei muito do seu tema.
Tenho apenas algumas observações para fazer na sua redação:
Na sua tese não ficou muito claro o que você queria dizer com ela.
Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema.(Até aqui ok,você fala qual é a causa do problema)
Assim(Esse conectivo é o que não está ligando muito bem as suas ideias), não só o imediatismo, como também, por conseguinte, a manipulação social são agentes periféricos ao problema.
Agora veja como ficaria se certas palavras fossem substituídas:
Nesse sentido, é conspícuo como o distanciamento interpessoal é a origem do problema,o qual pode ser causado pelo imediatismo,que consequentemente,tende a provocar a manipulação social.
Tente sempre ligar o texto pra que as palavras fiquem o menos soltas possível porque nem sempre um conectivo traz essa ligação.
-Comece o seu parágrafo de desenvolvimento com algum conectivo. Se por um lado a presença deles talvez não seja necessária,por outro,a sua falta traz uma certa quebra no texto.
Você poderia começar com: Em primeiro lugar,primeiramente,a princípio…
Você já começou o seu D1(desenvolvimento 1) com um conectivo de conclusão(desse modo).Evite fazer isso pois dá uma sensação de que acabou ali e que você já comprovou o que tinha de comprovar.
Então seu desenvolvimento poderia ter o tópico frasal assim:
Em primeiro lugar,o imediatismo contribui para a perpetuação das notícias falsas no Brasil.
Contudo,o resto do seu D1 teve um ótimo argumento.
O seu D2 e conclusão estão muito bem estruturados,você expôs bem as suas ideias.
See lessO uso excessivo dos smartphones por crianças e adolescentes no Brasil
Olá!! Gostei muito do tema abordado na sua redação,pois se refere a algo bem atual. Ao ler a sua redação percebi que você tem uma grande facilidade ao expor o seu ponto de vista acerca do tema debatido.E isso é bom porque mostra que você realmente tem conhecimento diante dos argumentos que você faz.Leia mais
Olá!!
Gostei muito do tema abordado na sua redação,pois se refere a algo bem atual.
Ao ler a sua redação percebi que você tem uma grande facilidade ao expor o seu ponto de vista acerca do tema debatido.E isso é bom porque mostra que você realmente tem conhecimento diante dos argumentos que você faz.
No entanto,evite repetir muito as palavras pra não pesar o texto.Ao invés de repetir,procure usar sinônimos delas.Tipo,a palavra adolescentes está muito repetida.Nesse caso você poderia substituir por juventude,os mais jovens,ou até mesmo usar pronomes pessoais que se referem aos adolescentes,ex:Eles.
Evite começar o primeiro parágrafo de desenvolvimento com certos conectivos como o que você colocou:Sob essa perspectiva.
Ficaria melhor você utilizar “Em primeiro lugar” ou “primeiramente”.Mas enfim,isso é algo que não afeta o seu texto.
Gostei muito da estrutura da sua redação,a colocação dos repertórios e a retomada do repertório que você fez na conclusão.
Pelo meu ver,acredito que dificilmente a sua nota seria menos da casa dos 800 pra cima.
Com apenas mais prática e alguns ajustes sei que você conseguirá chegar lá.
See lessBons estudos!!!
Efeitos da cultura do cancelamento na sociedade contemporânea
É até difícil alguém que está aprendendo redação fazer uma correção na de alguém que pelo visto domina muito bem a escrita kkk.Meus parabéns!!! Irei pontuar algumas coisas que notei em sua redação,de acordo com o que até agora sei. 1°-Achei que a sua tese ficou não muito clara na sua introdução.Se vLeia mais
É até difícil alguém que está aprendendo redação fazer uma correção na de alguém que pelo visto domina muito bem a escrita kkk.Meus parabéns!!!
Irei pontuar algumas coisas que notei em sua redação,de acordo com o que até agora sei.
1°-Achei que a sua tese ficou não muito clara na sua introdução.Se você apresentasse em tópicos aquilo que você iria abordar nos desenvolvimentos eu acredito que a compressão ficaria ainda melhor.
2°-Só toma um pequeno cuidado com uso da vírgula.
Tirando isso,a sua redação está perfeita!!
Se possível,corrija minha redação tbm!Seria de grande ajuda.
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Olá Matheus,tudo bem?! Eu li a sua redação,e ela está incrível!! Você domina a escrita do seu texto muito bem. Dito isso, só vou pontuar algumas coisas que notei no seu texto e que acho que poderia melhorar. 1°-No seu D1,achei que usar o "pois" ali no início não ficou legal.Minha dica seria você subLeia mais
Olá Matheus,tudo bem?!
Eu li a sua redação,e ela está incrível!! Você domina a escrita do seu texto muito bem.
Dito isso, só vou pontuar algumas coisas que notei no seu texto e que acho que poderia melhorar.
1°-No seu D1,achei que usar o “pois” ali no início não ficou legal.Minha dica seria você substituir o pois pelo porque.Acho que isso tornaria o seu texto mais fluido.
2°- Ainda no teu desenvolvimento 1 acho que o conectivo “contudo” poderia ser substituído por um conectivo de conclusão:logo,dessa maneira…Isso torna mais nítida a conclusão do teu parágrafo de desenvolvimento.
3°- Na tua conclusão, você fez uma retomada daquilo que citou no teu D1,e isso é bom.Só acho que se você tivesse dado uma retomada naquilo que você tinha citado na introdução,da Organização das Nações Unidas,talvez poderia ter causado um impacto ainda maior na mensagem que você quis passar ao escrever a redação.Digo, é como se durante todo o teu texto, você desse a entender que você defendeu aquilo que você citou lá no início até o fim.
Mas tirando essas partes,a sua redação está muito incrível mesmo!! Parabéns!!
Eu fiz uma redação a pouco tempo sobre Os impactos da Pandemia na educação brasileira,se não for incomodo você poderia dar uma olhada nela por favor?Toda ajuda é bem vinda.
E eu espero ter te ajudado!!!
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Olá Mayara,tudo bem?!! Li a sua redação e logo vi que a estrutura dela está ótima, está muito bem organizada, parabéns! Agora,indo para o seu texto em si eu pontuei algumas coisas que acredito que farão as suas redações ficarem ainda melhores. Vamos lá! 1°:Preste atenção no uso da crase. Na tua intrLeia mais
Olá Mayara,tudo bem?!!
Li a sua redação e logo vi que a estrutura dela está ótima, está muito bem organizada, parabéns!
Agora,indo para o seu texto em si eu pontuei algumas coisas que acredito que farão as suas redações ficarem ainda melhores.
Vamos lá!
1°:Preste atenção no uso da crase.
Na tua introdução percebi que você colocou: “Direito a Educação à todo cidadão”,sendo que a crase ficaria antes de Educação.
Lembre-se,a crase ela é usada antes de palavras que exigem o “a”.
2°:Use mais conectivos, isso dá uma ideia de que suas ideias estão ligadas, dá uma amarração nelas e o teu texto fica mais organizado porque não vai parecer que as ideias estão avulsas.
3°:Senti falta de algum repertório no teu desenvolvimento 1,seja um dado,livro, citação…
4°:Sua conclusão está ótima.Você colocou os agentes,o que iam fazer,como,detalhou.
Espero ter te ajudado!!
See lessO PROBLEMA DO TABAGISMO NO BRASIL
Olá Karla,tudo bem?!! Ao ver de cara a sua redação percebi que ela está muito bem estruturada,os parágrafos estão bem desenvolvidos. Com isso,eu só tenho umas pequenas coisas a pontuar: 1°Senti uma falta de clareza na sua tese, isso porque ela ficou muito parecida com uma conclusão.A sua tese é aquiLeia mais
Olá Karla,tudo bem?!!
Ao ver de cara a sua redação percebi que ela está muito bem estruturada,os parágrafos estão bem desenvolvidos.
Com isso,eu só tenho umas pequenas coisas a pontuar:
1°Senti uma falta de clareza na sua tese, isso porque ela ficou muito parecida com uma conclusão.A sua tese é aquilo que você vai defender no desenvolvimento do seu texto, então,de uma mentira bem breve é bom que você possa deixar mais claro o que vai falar ao longo da redação.
2°No seu desenvolvimento 1 percebi que você usou o tópico frasal,apresentando o que você ia falar no teu parágrafo,e isso foi ótimo! Porém,tenta usar mais conectivos,isso vai dar uma sensação de ligação no seu texto,em que uma ideia vai puxando a outra.
3°No teu desenvolvimento 2 acho que ficou muita informação contida em um só parágrafo.Eu gostei da ideia de você fazer o início do teu desenvolvimento já com um repertório,mas como você já tinha usado dados estatísticos no primeiro parágrafo,usá-los no segundo e ainda por cima sendo um mesmo órgão,isso dá ao leitor uma sensação de que você não tem outros conhecimentos em outras áreas.Nesse caso, você poderia citar um livro,uma série,um filme,enfim,algo que já demonstre outras áreas do teu conhecimento.Mas tirando isso,seu texto tá ótimo.
Uma dica para você,poderia ser: Você abordar o que vai falar no teu parágrafo,depois você coloca a citação que você colocou no final e argumentar o teu pensamento sobre isso.E por fim, você fazer uma conclusão do que falou ali.
4°Na tua conclusão, você tem que lembrar das cinco coisas que não pode faltar nela:Agente(quem vai fazer);o que vai fazer;como vai fazer(modo,meio),esse aqui eu não vi na tua conclusão; para que vai fazer e detalhamento (você vai detalhar um pouco uma das tuas propostas de intervenção).E aí você conclui.
E uma ideia legal pra você, é você fazer uma retomada daquilo que você citou lá na tua introdução.
Mas observando a sua redação,sei que só com uns ajustes você chega lá!!!
Espero ter te ajudado!
See lessDesafios para erradicar o analfabetismo no Brasil
melissa1
Oi, boa noite! Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita - 160 Naquela parte onde você cita a canção, utilize vírgulas para separar as orações, e não essas barras!!! Competência 2 - compreender a proposta da redação - 200 Gostei muito do seu repertório, bem variado e cada um teve seuLeia mais
Oi, boa noite!
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – 160
Naquela parte onde você cita a canção, utilize vírgulas para separar as orações, e não essas barras!!!
Competência 2 – compreender a proposta da redação – 200
Gostei muito do seu repertório, bem variado e cada um teve seu propósito, vc não citou só por citar como algumas pessoas fazem.
Competência 3 – coerência do texto – 160
No início você falou sobre a conexão entre a camada mais carente da sociedade e o analfabetismo, mas senti falta de uma ligação entre os assuntos no segundo desenvolvimento.
(Não sei se encaixa nessa competência, mas de qualquer modo, vc disse que os analfabetos não têm noção de seus direitos. Acho que você exagerou um bocado, e seria mais adequado dizer algo como: Dificilmente têm acesso e compreende seus direitos, ou algo assim).
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 200
Eu achei que seus conectivos estavam tranquilos, mas tem gente que aconselha a usar mais do que vc usou. Tente utilizar mais durante o desenvolvimento do texto em cada parágrafo, como nos 2 desenvolvimentos.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – 200
See lessPra mim não teve defeitos. Continue se aperfeiçoando! (e cuidado com erros bobos de vírgula e tal). Parabéns.
Os desafios para combater a influência negativa dos jogos virtuais na vida dos jovens brasileiros
melissa1
Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita - 120 Alguns erros que acredito que foram cometidos mais por falta de atenção, tanto de escrita quanto pontuação, e contribuem pra uma compreensão parcial sobre o que vc quer dizer, não total. Competência 2 - compreender a proposta da redaçãoLeia mais
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – 120
Alguns erros que acredito que foram cometidos mais por falta de atenção, tanto de escrita quanto pontuação, e contribuem pra uma compreensão parcial sobre o que vc quer dizer, não total.
Competência 2 – compreender a proposta da redação – 80
Olha, no primeiro parágrafo do desenvolvimento eu até posso entender que tá implícito que os meninos do massacre jogavam videogames, mas você precisa deixar mais claro. Já no segundo desenvolvimento, você explica o que o bullying pode fazer com a vida dos jovens, mas os exemplos que citou têm algo a ver com os jogos? É bom que vc dê exemplos que tenham, pra que tudo fique apropriadamente conectado.
Competência 3 – coerência do texto – 120
Seus argumentos são legais, mas me deixaram um pouco confusa, e as minhas interpretações acerca das competências 1 e 2 mostram por quê.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – 200
Seus conectivos são ótimos, sem tirar nem pôr.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – 160
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Coronavírus emergencia global
melissa1
Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita - nota 120 Muito cuidado com a pontuação! O seu texto parece ter sido escrito apressadamente, e isso deixa a redação um tanto confusa, especialmente pela falta de vírgula muitas vezes, que atrapalha a leitura. Sempre revise o texto, quantas veLeia mais
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 120
Muito cuidado com a pontuação! O seu texto parece ter sido escrito apressadamente, e isso deixa a redação um tanto confusa, especialmente pela falta de vírgula muitas vezes, que atrapalha a leitura. Sempre revise o texto, quantas vezes for preciso.
Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 120
Eu não entendi a citação no segundo desenvolvimento. Me pareceu que você ia argumentar contra os desempregados, conforme a frase do filósofo, sobre eles estarem reclamando do desemprego.
Competência 3 – coerência do texto – nota 120
No segundo desenvolvimento ainda, você parece ir para um caminho e depois se desvia dele abruptamente, mudando de assunto.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 120
Tente dar uma diversificada maior nos conectivos, pois você repetiu alguns, várias vezes.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 80
Você poderia desenvolver duas propostas na conclusão, ou pelo menos uma bem detalhada. Aqui, você deu uma solução e não a elaborou muito.
NOTA FINAL: 560
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melissa1
Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita - nota 200 Competência 2 - compreender a proposta da redação - nota 200 Competência 3 – coerência do texto - nota 120 A introdução está muito confusa. O primeiro desenvolvimento parece faltar alguma coisa, mas o segundo é bom. Competência 4 -Leia mais
Competência 1 – domínio da norma culta da língua escrita – nota 200
Competência 2 – compreender a proposta da redação – nota 200
Competência 3 – coerência do texto – nota 120
A introdução está muito confusa. O primeiro desenvolvimento parece faltar alguma coisa, mas o segundo é bom.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos – nota 200
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado – nota 120
Sua conclusão é boa, mas ela não apresenta nada realmente novo e pode ser mais elaborada e criativa.
NOTA FINAL: 840
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