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O uso excessivo dos smartphones por crianças e adolescentes no Brasil

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   Em 1969, nos Estados Unidos, deu-se origem à internet, que visava interligar laboratórios de pesquisa da época. Ao longo do tempo, seu uso expandiu-se a outras partes do globo, servindo de apoio ao trabalho pessoal de várias famílias. Entretanto, vemos que no atual mundo globalizado, especificamente no Brasil, tal ferramenta tem causado uma constante dependência tecnológica, principalmente em crianças e adolescentes, uma vez que passam sua maior parte do tempo online do que com as pessoas “reais”, como familiares. Com isso, o desejo desenfreado de estar conectado pode causar danos tanto na vida social, como também na vida profissional dos adolescentes.

   Sob essa perspectiva, o uso constante dos smartphones pelos adolescentes pode gerar problemas na vida social e pessoal. Nesse sentido, segundo o relatório Estado de Serviços Móveis, o Brasil é o 5° país em ranking de uso diário de celulares no mundo. À vista disso, crianças e adolescentes têm prejudicado suas vidas sociais com familiares e amigos, investindo seu tempo na frente de telas, o que gera doenças como depressão e ansiedade, pois as brincadeiras e atividades que não requerem a internet são praticamente inexistentes na vida dos adolescentes. Dessa forma, enquanto o manuseio inadequado dos smartphones existir, difícil será a resolução dessa questão.

   Além disso, a dependência digital causa impactos na vida profissional dos adolescentes. Diante desse fato, vale ressaltar o cientista alemão, Albert Einstein, o qual afirma que o espírito humano precisa prevalecer sobre a tecnologia. Todavia, é perceptível na sociedade brasileira que a tecnologia, por mais que ajude no trabalho, tem sido um entrave à carreira dos adolescentes, visto que o desejo incontrolável pelos jogos e aplicativos prende-os e distancia-os da realidade. Logo, não é razoável a permanência desse quadro atual.

   É necessário, portanto, desbancar as bases do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos pelas crianças e adolescentes. Para isso, é fundamental que as escolas, por meio de rodas de conversas, discutam com os pais e alunos sobre o manuseio exacerbado dos celulares, refletindo seus reais problemas e riscos, como a depressão e o tédio de outras atividades, a fim de minimizar o uso constante dos aparelhos. Somente assim, será possível restabelecer o vínculo social das crianças com os amigos e familiares, para que o pensamento de Albert Einstein seja realmente efetivado.

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2 Correções

  1. Olá!!
    Gostei muito do tema abordado na sua redação,pois se refere a algo bem atual.
    Ao ler a sua redação percebi que você tem uma grande facilidade ao expor o seu ponto de vista acerca do tema debatido.E isso é bom porque mostra que você realmente tem conhecimento diante dos argumentos que você faz.
    No entanto,evite repetir muito as palavras pra não pesar o texto.Ao invés de repetir,procure usar sinônimos delas.Tipo,a palavra adolescentes está muito repetida.Nesse caso você poderia substituir por juventude,os mais jovens,ou até mesmo usar pronomes pessoais que se referem aos adolescentes,ex:Eles.

    Evite começar o primeiro parágrafo de desenvolvimento com certos conectivos como o que você colocou:Sob essa perspectiva.
    Ficaria melhor você utilizar “Em primeiro lugar” ou “primeiramente”.Mas enfim,isso é algo que não afeta o seu texto.

    Gostei muito da estrutura da sua redação,a colocação dos repertórios e a retomada do repertório que você fez na conclusão.

    Pelo meu ver,acredito que dificilmente a sua nota seria menos da casa dos 800 pra cima.

    Com apenas mais prática e alguns ajustes sei que você conseguirá chegar lá.
    Bons estudos!!!

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  2. (nota: também sou uma – simples – estudante que treina para a redação)

    Olá, vou primeiro corrigir seu texto de acordo com a banca do ENEM e depois passo para as questões mais específicas (aliás, notei que alguns de seus parágrafos estão maiores do que o normal – ter 7 linhas -, mas não faz mal, porque as vezes a letra menor faz isso; o importante é caber na folha de redação):

    C1: 160
    C2: 160
    C3: 160
    C4: 160
    C5: 200
    TOTAL: 840

    Agora, passo para as questões mais específicas:

    ° “[…]principalmente em crianças e adolescentes, uma vez que passam sua maior parte do tempo [1]online do que com as pessoas “reais”, como familiares.” Acho que a norma culta diz para colocar estrangeirismos entre aspas; mas mesmo que não precise, aconselho a colocar essa pontuação na palavra “online”, para enfatizar o par de palavras que estão em dissonância.

    ° “Com isso, o desejo desenfreado de estar conectado pode causar danos tanto na vida social, como também na vida profissional dos adolescentes[2].” Aqui notei que a tese está explícita e foi abordada no estilo “consequência-consequência”; muito bem.

    ° “Sob essa perspectiva, o uso constante dos [3]smartphones pelos adolescentes pode gerar problemas na vida [4]social e pessoal.” Primeiramente, idem quanto à questão do uso de aspas na palavra estrangeira “smartphone”. Segundamente, a palavra “social” foi repetida logo após o seu primeiro uso, por isso aconselho trocá-la por “vida coletiva” ou outros sinônimos.

    ° “Nesse sentido, segundo o relatório [5]Estado de Serviços Móveis[…]”. Creio que aqui também caiba o uso de aspas, visto que o relatório tem um nome específico, e é importante destacar isso (assim como o nome de um livro, filme, série etc).

    ° “À vista disso, crianças e adolescentes têm prejudicado suas vidas sociais com familiares e amigos, investindo seu tempo na frente de telas, o que gera doenças como depressão e ansiedade[6][…]”. Acho que a questão da ansiedade e a depressão ficou um pouco gratuita nesse parágrafo, já que foi apenas citada e não abordada de modo aprofundado – já que essas doenças também interferem no modo como esses indivíduos se relacionam com os outros. Aconselho que relacione explicitamente a ansiedade e a depressão como causa do afastamento social destas pessoas; visto que as novas tecnologias as expõem à isso.

    ° “Diante desse fato, vale ressaltar o cientista alemão[7], Albert Einstein[…]”. A vírgula aqui pode ser suprimida, visto que não se separa o sujeito do predicado numa frase (isto é, nessa sentença o “Albert Einstein” seria o sujeito).

    ° “Todavia, é perceptível na sociedade brasileira que a tecnologia, por mais que ajude no trabalho, tem sido um entrave à carreira dos adolescentes, visto que o desejo incontrolável pelos jogos e aplicativos prende-os e distancia-os da realidade. Logo, não é razoável a permanência desse quadro atual[8].” Como esse parágrafo ficou mais curto, eu acrescentaria uma relação explícita entre o rendimento desses adolescentes no trabalho e o uso do celular, por exemplo, que poderia ser considerado uma distração.

    ° “[9]É necessário, portanto, desbancar as bases do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos pelas crianças e adolescentes.” Frase do início da conclusão que retoma a tese: ok! Só aconselharia que trocasse a ordem das primeiras palavras, para usar melhor o conectivo “portanto” (ficaria assim: “Portanto desbancar as bases do uso excessivo dos aparelhos eletrônicos pelas crianças e adolescentes”).

    ° “Para isso, é fundamental que as escolas, por meio de rodas de conversas, discutam com os pais e alunos sobre o manuseio exacerbado dos celulares, refletindo seus reais problemas e riscos, como a depressão e o tédio de outras atividades, a fim de minimizar o uso constante dos aparelhos[10].” Todos os componentes da proposta de intervenção presentes, jóinha!

    Por fim, dou como dica você sempre observar o uso dos repertórios (que aqui estão bem distribuídos), para que sejam usados de maneira pertinente. O questionamento deve ser sempre o seguinte: se eu tirar esse repertório, algo muda? Se a resposta for não, o correto é contextualizar e relacionar melhor a informação com a problemática em questão. Deixo ainda meu incentivo para o contínuo treino do texto dissertativo-argumentativo, pois isso só melhora nosso desempenho. Até mais! :)

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