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A pobreza como parte da sociedade
lola
Bom tema, achei bem crítico. Se tratando de Enem, provavelmente não cairia, porém em outros vestibulares poderia cair. Você fez uma boa redação, no entanto possui alguns erros que podem ser revistos. 1- Na Introdução - Foi ótimo você citar o filme em paralelo a sociedade Brasileira, muito bom! Mas,Leia mais
Bom tema, achei bem crítico. Se tratando de Enem, provavelmente não cairia, porém em outros vestibulares poderia cair.
See lessVocê fez uma boa redação, no entanto possui alguns erros que podem ser revistos.
1- Na Introdução – Foi ótimo você citar o filme em paralelo a sociedade Brasileira, muito bom! Mas, colocar dados estatísticos, fez sua nota abaixar. Sugiro você guardar esses dados para o seu Desenvolvimento. Sua tese, não ficou bem explicita, você precisa de mais clareza no seu ponto de vista.
Falta de saneamento
lola
Olá Ryan! Competência 1 - 120 (Domínio da norma culta) * alguns errinhos: "retrata (a) esse assunto" não tem necessidade de colocar o "a" "não só problemas a (à)¹ saúde humana, como (também)² ao meio ambiente" ¹ esse "a" possui crase ² sugiro você acrescentar o também "Certamente (,) a falta de saneLeia mais
Olá Ryan!
See lessCompetência 1 – 120 (Domínio da norma culta)
* alguns errinhos: “retrata (a) esse assunto” não tem necessidade de colocar o “a”
“não só problemas a (à)¹ saúde humana, como (também)² ao meio ambiente” ¹ esse “a” possui crase ² sugiro você acrescentar o também
“Certamente (,) a falta de saneamento”
“facilitando o (adiquirimento) de patologias” – adquirimento o correto, eu colocaria adquirição
“aumentando assim(,) a taxa de mortalidade do país”
“Como resultado, não só a população sofre, (tal) como consequência o meio ambiente” *sigiro que retire: consequência
Competência 2 – 80 (Abordagem do tema e interdisciplinaridade)
Falta muito disso na sua redação. Não há repertório sócio cultural, você cita uma lei no final, porém não detalha ela.
Competência 3 – 80 ( Coerência textual)
Não tem um foco o seu texto, o que dá a impressão de ter apenas jogado suas ideias entre o parágrafos. Os argumentos são bem superficiais, sugiro você pesquisar mais sobre o assunto e desenvolver o seu próprio senso crítico. Não há uma relação lógica entre as ideias.
Competência 4 – 120 (Coesão Gramatical)
Há poucos, no entanto, alguns estão utilizados corretamente. Sugiro você adquirir mais conectivos, preposições, conjunções, palavras denotativas, pronomes, sinônimos… MECANISMOS LINGUÍSTICOS
Competência 5 – 60 (Proposta de Intervenção)
Proposta de Intervenção muito ruim-> “Portanto, medidas são necessárias para resolver o problema, o ministério das cidades ligado ao ministério da saúde poderiam tomar medidas de prevenção e melhora do saneamento básico, aplicando com mais frequência não só da lei n° 11.445, mas também de métodos de conscientização social na área que se encontra o problema.”
Quais medidas de prevenção? De que forma melhorar o problema (Saneamento Básico)? O que é essa lei? Do que se trata a lei? O que a lei exige? Quais são os métodos de conscientização? Qual a área que se encontra o problema?
Essas perguntas estão sem respostas na conclusão! Então, é necessário o DETALHAMENTO da sua proposta. utilize perguntas como: O que? Ação / Quem? Agente/ Como? Maneira (curto ou longo prazo?) / Para quê? Objetivo.
Há uma falta de efetividade na proposta!
Observação: Seus períodos estão muito longos. A estrutura de um parágrafo é : Tópico Frasal + Ampliação + Fechamento durante todo o texto, digo na Introdução, no Desenvolvimento 1 e 2 e na Conclusão.
Sua nota -> 460 Parabéns!
Siga algumas de minhas dicas, que sua nota com certeza vai aumentar!
Obrigada!
*Desculpe por alguma coisa.. Lembrando são só dicas, cabe a você querer segui-las ou não
A exploração trabalhista na sociedade moderna
lola
Olá Cecilia! geralmente quando eu corrijo algumas redações eu começo pelos pontos positivos, neste caso, vou dizer sobre alguns deslizes que você cometeu e vou sugerir como você pode melhorá-los! Desde já agradeço e me desculpe se eu cometer algum erro! 1. Na Introdução: A partir deste (desse-seriaLeia mais
Olá Cecilia! geralmente quando eu corrijo algumas redações eu começo pelos pontos positivos, neste caso, vou dizer sobre alguns deslizes que você cometeu e vou sugerir como você pode melhorá-los! Desde já agradeço e me desculpe se eu cometer algum erro!
See less1. Na Introdução: A partir deste (desse-seria o correto, pois você está retomando algo já dito, no caso, a frase); seu ponto de vista não está claro, você precisa deixá-lo explícito na sua intro.
2. Desenvolvimento (1) Sugiro você fazer períodos curtos, está muito longo o seu. Lembre-se da estrutura de um parágrafo – Tópico Frasal (ideia central) + Ampliação + Fechamento.
dica: Use essa estrutura não só no desenvolvimento, mas também na Intro e na Conclusão!
3. Conclusão (Proposta de Intervenção) – Falta você detalhar mais, Você disse para o governo fiscalizar, mas de que maneira? Como isso vai ocorre? Criar uma nova lei? ou um Órgão específico para isso? E qual o órgão do governo estará responsável? O ministério da Economia? Do Trabalho? * Pesquise sobre os órgão competentes do governo para citá-los * Eu sugeriria você propor outra proposta, esse está muito vaga. Mas o seu texto no geral está BOM! Bem desenvolvido, você teve ótimas ideias, uma boa argumentação, PARABÉNS! Só reveja alguns errinho, pois você poderá sair do bom para o MUITO BOM!
Obrigada!
Tema: O preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil.
pedrogarcia123
Fala, Leo, tranquilo? Vamos lá, Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho " a Constituição Federal, garante..." tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com teLeia mais
Fala, Leo, tranquilo?
See lessVamos lá,
Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho ” a Constituição Federal, garante…” tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com texto, porém, noto em seu texto outros erros relacionados à virgula, Exemplificando só mais um para que não haja outros a posteriori este: “ao se expressar falando ou escrevendo fora da norma padrão da Língua Portugues”. uma vez que a oração é subordinada e não está na sua posição correta, isto é, após o S+V+O, tende a estar isolada por vígula a fim de manter a correção gramatical. Creio que você já saiba disso, porém é um reforço.
Outro ponto, é relacionado aos seus desenvolvimentos, uma vez que após o seu tópico frasal vem uma conjunção conclusiva que, na minha opinião, faz perder um pouco a fluidez do texto haja vista que a conclusão dá um sentido semântico de término de ideia e o D1 não tem esse sentido, fechou?
Ademais, não consegui notar outra incorreções que sejam prejudiciais à nota.
Outra dica é no término do parágrafo terminar com uma frase reflexiva, por exemplo, ” Dessa forma, se o preconceito linguístico continuar como regra, a liberdade de expressão, na prática, será exceção”. lembrando que isso é apenas uma ideia, haha.
C1: 160 pelas vírgulas que são cruéis para a coesão e principalmente a de introdução que já começa com o mais recorrente de todos que é a separação do sujeito e verbo.
C2: 200, impecável a estrutura dissertativo-argumentativo.
C3: 160, uma vez que comparações tão explícitas como essa: “Logo, não se espera que uma pessoa escreva em suas redes sociais com o mesmo vocabulário que Pero Vaz de Caminha usou na sua “Carta”, mesmo, ambos usando a Língua Portuguesa” faz com que o texto perca um pouco a formalidade exigida.
C4: 160, por conta das duas conjunções após os TF que faz, a meu ver, ficar desconexos.
C5: 200, belíssima proposta de intervenção.
uma obs na conclusão, faça uma breve retomada no início, pois demonstrará planejamento por exemplo ” Portanto, é mister que o preconceito linguístico seja atenuado” ou blá blá blá kkkk, entende?
Para finalizar tente reler de novo a redação a fim de encontrar todos os erros não só gramaticais, como semânticos, por exemplo “a importância do estudo gramatical, rompendo a visão de que a gramática é apenas algo inerte e aplicando seu uso no cotidiano do aluno.” demonstrar a importância do estudo gramatical, rompendo com a visão da gramática? confesso que fiquei bem confuso, porém, em sua proposta de intervenção, são encontrados os 5 elementos.
NOTA: 880.
O racismo ainda é recorrente no país
lola
Olá Gabriel. Sua redação está bem escrita, no entanto há alguns probleminhas que devem ser revistos. 1 Na Introdução, em que deveria estar a tese explícita, na sua há falta. 2 Os Desenvolvimento estão bem dissertados, particularmente eu trocaria a citação, tudo bem que é da atualidade, porém eu optaLeia mais
Olá Gabriel. Sua redação está bem escrita, no entanto há alguns probleminhas que devem ser revistos.
See less1 Na Introdução, em que deveria estar a tese explícita, na sua há falta.
2 Os Desenvolvimento estão bem dissertados, particularmente eu trocaria a citação, tudo bem que é da atualidade, porém eu optaria por um filósofo.
3 Na Conclusão, como se trata de um tema do Enem, requer uma Proposta de Intervenção bem elaborada, sugiro você refazer a sua, detalhar mais, no caso você sugeriu uma lei, Para que vai servir essa lei? Como deve ser aplicada? Qual o órgão responsável para assegurar que a lei esta sendo cumprida? Se essa lei for imposta, o que vai mudar?
Outro ponto: “Espera-se com isso, que a sociedade brasileira se torne mais justa e igualitária.” -> Sugiro você acrescentar um paralelo com a Constituição de 88, citada no início do texto, para que o fechamento fique ainda melhor.
O restante, está bem elaborado. Parabéns! Continue assim!
Espero que tenha te ajudado!
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO
pedrogarcia123
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar queLeia mais
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar que as vírgulas estão, em sua maioria, colocadas entre o famoso SVO, SUJEITO, VERBO E COMPLEMENTO, o que pode trazer grande perda de nota na C1.
See lessOutra ponto, Gi, é a proposta de intervenção que está faltando o detalhamento,nota que quando você fala “deve inserir a discussão sobre o tema” fica a pergunta, como, de qual modo, como será possível realizar essa discussão e onde? compreende?
Mas em si, o texto está lindo
c1 160
c2 200
c3 160. atente-se aos uso de aspas em citação direta!!!
c4 180, note que a conjunção do início do D2 é conclusiva, então deveria ser uma conjunção que introduz outra ideia e não um fechamento que é o papel da conclusão, compreende?
c5: 160, por faltar um aspecto só dos elementos: o detalhamento.
Dessa forma, sua nota é: 860.
TEMA: O papel do jovem nas modificações políticas na sociedade brasileira
pedrogarcia123
Muitíssimo obrigado! Então, preciso reler mais vezes a fim de notar esses erros gramaticais. Caracas, no decorrer da redação não veio o Eca para eu contextualizar. vou anotar para as futuras redações. muito obrigado pela correção. Estamos juntos, Ângela! Irei revisar as aulas de vírgulas rsrs. <3Leia mais
Muitíssimo obrigado! Então, preciso reler mais vezes a fim de notar esses erros gramaticais. Caracas, no decorrer da redação não veio o Eca para eu contextualizar. vou anotar para as futuras redações. muito obrigado pela correção. Estamos juntos, Ângela! Irei revisar as aulas de vírgulas rsrs. <3 <3 <3
See lessCaminhos para a redução de transmissões de HIV no Brasil
pedrogarcia123
Leonardo, tudo bem? Vamos lá, A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico, Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palaLeia mais
Leonardo, tudo bem?
See lessVamos lá,
A sua redação compreende o tipo dissertativo-argumentativo e isso já é um passo grande. Porém, hão de se combater alguns erros principalmente gramaticais e semântico,
Atente-se às palavras repetidas, logo na segunda linha de forma quase paralela há uma repetição da palavra “todos” o que pode acabar sendo prejudicial à sua redação. Outrossim, são os pronomes em sua redação que estão colocado de forma indevida e em excesso. Lembre-se de que o pronome “mesmo(a)” não pode ser usado como uma retomada de palavra dita antes. Tente buscar algum artigo em que fale a respeito de coesão entre pronomes, beleza? Outra coisa, não sei se você notou, mas sua introdução está bem grande e isso pode prejudicar a argumentação, uma vez que terá menos linhas para colocar as suas ideias. Outrossim, em seu encaminhamento argumentativo, você coloca três coisas: (1) prevenção e (2)conscientização para pessoas de todas as idades, além da (3)falta de investimentos adequados. Nesse sentido, em um texto dissertativo quando se evidencia 3 argumentos, há de se ter três parágrafos a fim de haver um aprofundamento de cada um, a dica é: atente-se a, apenas, dois argumentos.
+1 obs: leia o seu primeiro desenvolvimento, nele contém uma mini proposta de intervenção o que pode prejudicar no planejamento de texto.
c1: 120 uma vez que há muito erro relacionado ao pronome “mesmo” e a crase na primeira linha.
c2: 160, a sua estrutura é boa, você conseguiu demonstrar um conhecimento do texto dissertativo-argumentativo.
c3:100, Leo, em seus argumento há uma má-estruturação que deixa o texto pouco fluido e desconexo.
c4: 200, apesar de haver erro dos pronomes, vale a pontuação máxima pelos conectivos. obs os pronomes tirei na c1.
c5:80, Léo, a sua conclusão não atende aos 5 elementos exigidos. cade o agente? o detalhamento, o modo ou meio de realização? você evidencia apenas a ação e a finalidade.
reduz na introdução e organiza melhor a sua conclusão.
Espero ter ajudado, abraços e bons estudos.
NOTA: 660.
Sem título
pedrogarcia123
Belíssimo comentário. Estudar as competências do Enem é imprescindível para chegarmos ao famigerado 1000 pontos. Recomendo que leia a esta cartilha que, com certeza, irá agregar muito conhecimento. Ademais, veja alguns exercícios de sintaxe a fim de melhorar a gramática e as estruturas sintáticas. hLeia mais
Belíssimo comentário. Estudar as competências do Enem é imprescindível para chegarmos ao famigerado 1000 pontos. Recomendo que leia a esta cartilha que, com certeza, irá agregar muito conhecimento. Ademais, veja alguns exercícios de sintaxe a fim de melhorar a gramática e as estruturas sintáticas.
See lesshttp://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/418-enem-946573306/81381-conheca-as-cinco-competencias-cobradas-na-redacao-do-enem
Bons estudos.
ÁGUA: DESAFIOS E CONFLITOS NO BRASIL
pedrogarcia123
Boa tarde, Naiara, tudo bem? Vamos lá. A sua redação está maneira, apresenta a estrutura que o Enem pede, porém há algumas coisas que precisam ser corrigidas como gramática, pontuação e argumentos de autoridades para legitimar o que você fala, pois sem isso, o corretor pode descordar do que você falLeia mais
Boa tarde, Naiara, tudo bem?
See lessVamos lá.
A sua redação está maneira, apresenta a estrutura que o Enem pede, porém há algumas coisas que precisam ser corrigidas como gramática, pontuação e argumentos de autoridades para legitimar o que você fala, pois sem isso, o corretor pode descordar do que você fala a bel prazer por não ter uma legitimidade consolidada.
c1 120: Aqui é onde eu vi mais dificuldades logo na introdução que são , “CUJO UMA DAS”, “TÊM” e “FALTA DA MESMA”.
Lembre-se de que o pronome relativo “cujo” ele é flexível e concorda com o substantivo que vem à sua frente, neste caso” principais. bastava você ter colocado: CUJAS principais características é a água. (não coloque artigo na frente do “cuja” também. o caso do verbo “ter” é de concordância nominal O Brasil é um país privilegiado com esse recurso, já que abriga mais de 10% da água mundial, porém nos últimos anos TÊM passado. Leia com calma e veja que o sujeito do verbo “ter” é o Brasil e precisa estar no singular para concordar. Por fim, aqui é um dos erros mais recorrentes das redações: o uso “da mesma” para retomada de alguma palavra. Nai, não use essa palavra, pois ela não tem função de retomada, use um pronome diferente, beleza? e revise as vírgulas.
c2: 200: você apresenta uma estrutura bacana que atende a um domínio dissertativo-argumentativo.
c3: 160: pois você possui um repertório, porém não se legitima algumas situações que você propõe como ” Estima-se que os rejeitos lançados ao mar acarretarão efeitos por pelo menos 100 anos.” e “o consumo aumentou em pelo menos 0,6% nas regiões Sul e Sudeste, causado por hábitos inadequados da população. ” qual é a fonte disso? onde eu encontro. Dessa forma como está escrito parece que é apenas uma ideia jogada para completar um parágrafo.
c4: 160, visto que faltam conectivos para concatenar as ideias, na introdução quando você problematiza já falta um conectivo para manter a fluidez do texto.
c5: 160, a sua conclusão está longa, porém não apresenta um detalhamento nos 3 períodos de proposta. fique atento aos 5 critérios necessários.
NOTA: 800