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Tema: O preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil.
pedrogarcia123
Fala, Leo, tranquilo? Vamos lá, Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho " a Constituição Federal, garante..." tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com teLeia mais
Fala, Leo, tranquilo?
See lessVamos lá,
Há poucas coisas em sua redação que eu notei que, a meu ver, poderia ser fator de desconto dependendo do corretor. Começando pela vírgula, creio que no início esse trecho ” a Constituição Federal, garante…” tenha sido apenas um erro de digitação em comparação com texto, porém, noto em seu texto outros erros relacionados à virgula, Exemplificando só mais um para que não haja outros a posteriori este: “ao se expressar falando ou escrevendo fora da norma padrão da Língua Portugues”. uma vez que a oração é subordinada e não está na sua posição correta, isto é, após o S+V+O, tende a estar isolada por vígula a fim de manter a correção gramatical. Creio que você já saiba disso, porém é um reforço.
Outro ponto, é relacionado aos seus desenvolvimentos, uma vez que após o seu tópico frasal vem uma conjunção conclusiva que, na minha opinião, faz perder um pouco a fluidez do texto haja vista que a conclusão dá um sentido semântico de término de ideia e o D1 não tem esse sentido, fechou?
Ademais, não consegui notar outra incorreções que sejam prejudiciais à nota.
Outra dica é no término do parágrafo terminar com uma frase reflexiva, por exemplo, ” Dessa forma, se o preconceito linguístico continuar como regra, a liberdade de expressão, na prática, será exceção”. lembrando que isso é apenas uma ideia, haha.
C1: 160 pelas vírgulas que são cruéis para a coesão e principalmente a de introdução que já começa com o mais recorrente de todos que é a separação do sujeito e verbo.
C2: 200, impecável a estrutura dissertativo-argumentativo.
C3: 160, uma vez que comparações tão explícitas como essa: “Logo, não se espera que uma pessoa escreva em suas redes sociais com o mesmo vocabulário que Pero Vaz de Caminha usou na sua “Carta”, mesmo, ambos usando a Língua Portuguesa” faz com que o texto perca um pouco a formalidade exigida.
C4: 160, por conta das duas conjunções após os TF que faz, a meu ver, ficar desconexos.
C5: 200, belíssima proposta de intervenção.
uma obs na conclusão, faça uma breve retomada no início, pois demonstrará planejamento por exemplo ” Portanto, é mister que o preconceito linguístico seja atenuado” ou blá blá blá kkkk, entende?
Para finalizar tente reler de novo a redação a fim de encontrar todos os erros não só gramaticais, como semânticos, por exemplo “a importância do estudo gramatical, rompendo a visão de que a gramática é apenas algo inerte e aplicando seu uso no cotidiano do aluno.” demonstrar a importância do estudo gramatical, rompendo com a visão da gramática? confesso que fiquei bem confuso, porém, em sua proposta de intervenção, são encontrados os 5 elementos.
NOTA: 880.
A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL BRASILEIRO
pedrogarcia123
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar queLeia mais
Gislaine! Irada a sua redação. Sugiro que, pelo tema ser referente ao patrimônio histório brasileiro, a introdução seria mais interessante ao citar a nossa CF e o direito à cultura no artigo 215 que diz sobre o acesso à cultura. Mas continua excelente a contextualização. Ademais, vale salientar que as vírgulas estão, em sua maioria, colocadas entre o famoso SVO, SUJEITO, VERBO E COMPLEMENTO, o que pode trazer grande perda de nota na C1.
See lessOutra ponto, Gi, é a proposta de intervenção que está faltando o detalhamento,nota que quando você fala “deve inserir a discussão sobre o tema” fica a pergunta, como, de qual modo, como será possível realizar essa discussão e onde? compreende?
Mas em si, o texto está lindo
c1 160
c2 200
c3 160. atente-se aos uso de aspas em citação direta!!!
c4 180, note que a conjunção do início do D2 é conclusiva, então deveria ser uma conjunção que introduz outra ideia e não um fechamento que é o papel da conclusão, compreende?
c5: 160, por faltar um aspecto só dos elementos: o detalhamento.
Dessa forma, sua nota é: 860.
CORRIJO DE VOLTA. TEMA: O Aumento do consumo de álcool entre os jovens (corrija com notas por competências, por favor explique sua nota)
pedrogarcia123
E aí, Jeremias, tudo bem? Amigo, a sua redação, a meu ver, está perfeita. Há pouquíssima coisa que eu vi que pode ser prejudicial como o seu segundo desenvolvimento que não ficou tão consistente quanto o primeiro visto que poderia ter citado algo que diz a respeito de indivíduos que consomem tal bebLeia mais
E aí, Jeremias, tudo bem?
See lessAmigo, a sua redação, a meu ver, está perfeita. Há pouquíssima coisa que eu vi que pode ser prejudicial como o seu segundo desenvolvimento que não ficou tão consistente quanto o primeiro visto que poderia ter citado algo que diz a respeito de indivíduos que consomem tal bebida alcoólica. Ademais creio que essa parte aqui “há indivíduos permitindo que seus filhos consumam”. Compreendo que é a bebida alcoólica que os filhos consomem, mas é importante explicitar isso, como você já disse no parágrafo anterior “bebida alcoólica”, só a inserção de um pronome para completar a transitividade do verbo “consumir” o qual exige um OD fecharia de forma filé.
C1 200, visto que a gramática está excelente.
C2 200 haja vista a sua estrutura estar perfeita
C3 180 por conta do que disse acima no D2
C4 200, os período estão bem coesos
C5 200, atende aos 5 requisitos e a retomada da CF é linda para o fechamento !
Corrijo de volta ♡ A importância do debate sobre depressão e ansiedade à sociedade.
pedrogarcia123
Nathalia, eu gostei muito da sua redação, o seu repertório é legal e citar uma área da física realmente foi impactante. Porém, ao ler seu texto, percebi que estava faltando algumas coisas para manter a fluidez do texto. Como por exemplo, na introdução, você consegue problematizar, mas não há um retoLeia mais
Nathalia, eu gostei muito da sua redação, o seu repertório é legal e citar uma área da física realmente foi impactante. Porém, ao ler seu texto, percebi que estava faltando algumas coisas para manter a fluidez do texto. Como por exemplo, na introdução, você consegue problematizar, mas não há um retorno da lei da inércia, entende? isso fica importante para o corretor ver o planejamento do texto. Ademais, essa falta de retomada acontece nos dois parágrafos de desenvolvimento, uma vez que você coloca Habermas e Durkheim, mas não os retoma no aprofundamento. Seria interessante você no meio do desenvolvimento dizer que” X não acontece assim como a tese de tal filósofo haja vista (problemas).” Essa retomada é muito importante para a competência 3.
See lessOutra coisa também é a citação, a fim de dar mais consistência pode colocar um conectivo no segundo parágrafo para melhorar a competência 4.
Além disso, pensando que é um texto dissertativo formal, usar palavras coloquiais pode ser mal-visto pelo corretor como “tabu”. Essa palavra, a meu ver, é muito coloquial e pode não ser tao legal de usar. como “tabu” é um assunto que as pessoas dão pouca importância, você pode usar, por exemplo, “um assunto negligenciado” isso, com certeza, iria trazer mais consistência para a argumentação.
Para finalizar, a sua proposta de intervenção é boa, mas esse começo ” Portanto, medidas são necessárias para aclarar os fatos supracitados” é muito genérico tanto, que podemos usar para quaisquer tema de redação, compreende?
A minha sugestão é que você faça esse período com palavras que estejam no próprio tema e não precisa mudar muito como: “Portanto, medidas são necessárias para que o debate sobre depressão e ansiedade à sociedade sejam efetivos.” A meu ver, trará mais consistência para o seu texto e ficará mais fluido. E, de novo, eu gostei muito do seu texto, a gramática está excelente.