O racismo ainda é recorrente no país

  • 1

A constituição Federal de 1988, garante a todos os indivíduos o direito a vida, a isonomia e ao bem estar social. Todavia, tais garantias não são contatadas de fato, na prática. O racismo, continua sendo uma realidade enfrentada por milhares de brasileiros todos os anos. Sob esse viés, é necessário que subterfúgios sejam encontrados a fim de resolver essa inercial problemática.

A princípio, mesmo que, a escravidão tenha sido abolida em 1888 pela princesa Isabel, ainda sim, á casos de racismo recorrente no país. De maneira análoga, evidência- se que, grande parte da população negra luta todos os dias contra essa realidade e ao seu posicionamento diante da sociedade brasileira, como forma de resistência. No entanto, essa não deveria ser a realidade de tantas pessoas, já que, a constituição garante a isonomia para todos.

Outrossim, convém ressaltar a idealização de que o homem negro não deve ocupar altos cargos, e que para se ingressar em uma boa universidade, deve-se entrar através do sistema de cotas. Como diz o pensador Vitor Dener, ” não precisamos de pedigree para provar que somos iguais”. Nessa óptica, é inadmissível que alguns, julgam a capacidade de outra pessoa por sua cor de pele, sendo, que todos temos a mesma capacidade intelectual.

Infere- se, portanto, que medidas sejam tomadas para mitigar esse impasse. Destarte, o poder judiciário, deve findar essa desigualdade, por meio da criação de uma nova lei, com regras rígidas garantindo a igualdade racial, com intuito de mostrar aos cidadãos, que somos todos todos capazes independente da sua cor. Espera-se com isso, que a sociedade brasileira se torne mais justa e igualitária.

Compartilhar

8 Correções

  1. o inicio da sua introdução ficou muito boa, junto com a apresentação do tema. porem sua tese ficou muito vaga, você tem que ser mais especifico.
    seu repertorio cultural ficou bom.
    como sua tese ficou muito vaga, comprometi todo o restante do texto.
    OBS; coloque duas propostas de intervenção, e dois ou três agentes.

    • 2
  2. Boa noite, gostei do seu texto,você tem potencial ,mas falta alguns detalhes. Como sua sua tese poderia ser mais trabalhada ,seu desenvolvimento está bom gostei da citaçao ,em relação a conclusão faltou o detalhamento espero ter ajudado .Boa sorte
    ……………………………………………………………..

    • 1
  3. Olá Gabriel. Sua redação está bem escrita, no entanto há alguns probleminhas que devem ser revistos.
    1 Na Introdução, em que deveria estar a tese explícita, na sua há falta.
    2 Os Desenvolvimento estão bem dissertados, particularmente eu trocaria a citação, tudo bem que é da atualidade, porém eu optaria por um filósofo.
    3 Na Conclusão, como se trata de um tema do Enem, requer uma Proposta de Intervenção bem elaborada, sugiro você refazer a sua, detalhar mais, no caso você sugeriu uma lei, Para que vai servir essa lei? Como deve ser aplicada? Qual o órgão responsável para assegurar que a lei esta sendo cumprida? Se essa lei for imposta, o que vai mudar?
    Outro ponto: “Espera-se com isso, que a sociedade brasileira se torne mais justa e igualitária.” -> Sugiro você acrescentar um paralelo com a Constituição de 88, citada no início do texto, para que o fechamento fique ainda melhor.
    O restante, está bem elaborado. Parabéns! Continue assim!
    Espero que tenha te ajudado!

    • 1
  4. Seu texto foi muito bem constituído, gramaticalmente correto, porém pecou em que fontes usar, por exemplo, poderia ter utilizado de figuras com maior prestígio acadêmico, ou importância histórica superior, neste contexto cito, Martin Luther King Jr. que é repleto de argumentos sólidos. Continue assim que está no caminho certo, rumo ao mil!

    • 0
  5. Olá, boa noite, não sou profissional mas irei citar alguns erros e algumas dicas que eu notei
    *poderia ter começado com a data para mostrar o corretor que você vai fazer uma alusão histórica;
    *estude vírgulas, estude acentuação e gramática, poderia iniciar com topico frasal no desenvolvimento 1;
    *ao invés de colocar a citação era melhor citar a ideia que o pensador queria passar, precisa usar juízo de valor no aprofundamento argumentativo;
    *detalhe mais a sua proposta de intervenção.

    • 0
  6. Oi! Vou começar da introdução.O que você quis dizer com, A Constituição Federal te dar direito a vida? Você não deixou isso claro, oque se torna algo sem sentido ou nexo. Sua alusão história tem uma falha( a princesa Isabel, somente libertou os escravos por pressão), você poderia ter aproveitado mais esse ocorrido histórico. Eu não encontrei sua tese e sua proposta de intervenção não saiu do senso comum, vou te explicar porque. Primeiro que uma lei contra o racismo já existe,
    e acredito que faltou um detalhamento na sua conclusão. Fora isso, parabéns.

    • 0
  7. Na tese ficou muito vaga a sua problematização, tente detalhar mais sobre qual é o problema do tema!
    No seu desenvolvimento, tente usar um repertório mais acadêmico, como filósofos com o renome maior. Na sua conclusão, faltou detalhamento sobre como resolver o problema, por conseguinte, seria excelente que sua conclusão tenha mais de 1 agente interventor!

    • 0
  8. Sua redação não ficou muito ruim, porém não é a melhor redação que já vi. Há alguns erros de português. No desenvolvimento, você não conseguiu argumentar muito bem, deveria ter detalhado um pouco mais o seu ponto de vista. Na conclusão, você não soube muito bem como detalhar a proposta. Uma dica: quando for fazer a proposta de intervenção, você tem que explicar, de forma prática, como essa proposta deve ser feita, quem vai fazer, por meio do quê e que fim prático isso vai ter na sociedade.

    • -1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.