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Os problemas causados pela falta de saneamento básico
Smirna
C1: 120 Apresentou alguns erros de escrita, dentre eles concordância, acentuação e uso da vírgula. "saneamento básico, são cada vez mais..." - Sem vírgula aqui. "um dos mais simples direitos humanos não é SUPRIDA" - SUPRIDO, uma vez que refere-se ao masculino. Além disso deveria haver uma vírgula deLeia mais
C1: 120
Apresentou alguns erros de escrita, dentre eles concordância, acentuação e uso da vírgula.
“saneamento básico, são cada vez mais…” – Sem vírgula aqui.
“um dos mais simples direitos humanos não é SUPRIDA” – SUPRIDO, uma vez que refere-se ao masculino. Além disso deveria haver uma vírgula depois dessa palavras, que não foi posta.
“pessoas que vivem em áreas POLUIDAS estão totalmente ESPOSTAS a doenças…” – POLUÍDAS e EXPOSTAS.
“OQUE pode acabar com a vida existente nesses ambientes e acabar entrando em um CIRCULO vicioso…” – O QUE e CÍRCULO.
“o Instituto da Educação, junto com o Instituto Trata Brasil, FORMULEM projetos” – FORMULE, já que interliga-se com o Instituto da Educação.
“Instituto Brasileiro de Geografia e ESTÍSTICA” – ESTATÍSTICA.
C2: 120
Se ateve ao gênero dissertativo-argumentativo, o que é bom. Contudo, sua argumentação no geral foi superficial. O que mais te prejudicou, ao meu ver, foi seu 3° parágrafo, onde você indica um problema rapidamente e logo em seguida já apresenta um fator que o ameniza, o que torna todo o trecho dispensável.
Além disso, sugiro que apresente logo na introdução, 1° parágrafo, quais serão os pontos trabalhados. Nesse caso, os pontos de discussão foram soltos durante o texto, não recomendo, porque assim o corretor não vai ter algo para o nortear, tendo que identificar o foco da discussão durante a leitura e não tendo uma ideia previa do que será.
C3: 120
Voltando novamente na ideia de que sua argumentação foi superficial e, portanto, fácil de ser derrubada. Lembre-se, o objetivo de um texto dissertativo-argumentativo é convencer o leitor do seu ponto de vista, infelizmente, não foi o caso aqui.
Primeiro, não apresentou dados estatísticos, reportagens ou qualquer coisa que fortalecesse sua tese, o que te prejudica bastante.
Outrossim, apresentou termos que generalizavam suas ideias, também de prejudicando.
“As doenças as quais são causadas pela poluição ambiental gerada são inúmeras.” – Quais doenças? Deveriam ter sido citadas.
“Além disso, tem a grande possibilidade de ocorrer a contaminação…” – Tem a grande possibilidade? Não recomendo, o melhor seria usar um número aproximado de alguma pesquisa.
C4: 120
Senti falta de conectivos, isso dificulta um pouco a leitura.
Usou muitos termos redundantes na escrita, “são inúmeras”, “grande possibilidade”.
Além de algumas repetições de termos. “O qual”, “acabar”, “básico”.
C5: 80
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Assim, afim de evitar tais problemáticas, é necessário que o Instituto da Educação (AGENTE), junto com o Instituto Trata Brasil (AGENTE), formulem projetos para melhorar as condições de saneamento básico da população (AÇÃO), iniciando com um levantamento geral feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estística (IBGE), para que sejam enviados pelo governo materiais e assistência necessária para o cumprimento de tais projetos (MODO).
Em primeiro plano, um levantamento geral para quê? Deixe as ideias mais clara na próxima ou vai se prejudicar na nota final.
Em segundo plano, sua conclusão não apresenta os elementos necessário, assim, está incompleta.
TOTAL: 560
See lessLápis, caneta e presença
Smirna
C1: 120 Texto apresenta muitos erros referentes ao uso de vírgulas e outros mais. "Alice não sabe qual seguir, e após perguntar para o gato risonho" - Vírgula depois do E. "se a tentativa de solução não for BEM SUCEDIDA" - BEM-SUCEDIDA. "completo ou superior, e infelizmente" - Novamente, vírgula depLeia mais
C1: 120
Texto apresenta muitos erros referentes ao uso de vírgulas e outros mais.
“Alice não sabe qual seguir, e após perguntar para o gato risonho” – Vírgula depois do E.
“se a tentativa de solução não for BEM SUCEDIDA” – BEM-SUCEDIDA.
“completo ou superior, e infelizmente” – Novamente, vírgula depois do E.
Tem mais, porém, não citarei todos.
C2: 120
Texto coerente com o gênero dissertativo-argumentativo, PARABÉNS POR ISSO.
Entretanto, a escrita foi muito generalizante com a ideia principal. “Geralmente algumas pessoas”, “várias dessas pessoas”, “ela tem a resposta de que se ela”, “as vezes a ausência não é conhecida” e por aí vai. Seja mais direto, foque no grupo que quer atingir com seu texto.
Outrossim, seja especifico logo no início qual o tema do texto. Por fim, tente ter dispor de maneira igualitária os parágrafos. 5 – 9 – 6, esse é o número de linhas de cada um, uma diferença um pouco discrepante. E, se possível, tente desenvolver mais suas ideias, criar ao menos dois parágrafos de desenvolvimento.
C3: 80
A referencia logo no início da redação é uma boa ideia quando bem utilizada, a forma que “Alice no país das maravilhas” foi introduzida aqui, deu a entender que os alunos não sabem o porque estudam ou estão confusos com o quê estudam, sendo que seu foco principal deveria ser o abandono escolar. Percebe que essa referência está desligada do restante do texto?
Além disso, não trouxe nenhum material que reforçasse sua argumentação.
“Muitos indivíduos que pararam com seus estudos acabam sofrendo com a onda de desemprego que afeta o país e o mundo todo” – Como sabe disso? De onde tirou esse dado? Da maneira que está disposta no parágrafo, parece um argumento pessoal, totalmente desfavorável a sua nota final.
“várias dessas pessoas que frequentaram a escola tem seus estudos até o 5 ano do ensino fundamental” – Novamente, como sabe disso? PONHA A FONTE DOS DADOS.
“afinal as vezes a ausência das crianças e adolescentes não é conhecida pelos responsáveis” – O mesmo problema, de onde saiu esse argumento?
C4: 80
Certa repetição exagerada de temos.
Estudos – 3 vezes no mesmo parágrafo
Dessas pessoas que – 2 vezes no mesmo parágrafo
Além disso, apresentou pouquíssimo uso de conectivos, o que dificultou a leitura e prejudicou sua nota.
C5: 80
Vamos começar com NÃO DERRUBE SUA PRÓPRIA CONCLUSSÃO!
“Em segundo plano, se a tentativa de solução não for bem sucedida…”? NÃO! Seu objetivo aqui é apresentar uma ideia absoluta para resolver a problemática e não um “talvez funcione, mas talvez não”.
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Uma vez que os problemas que envolvem a evasão escolar forem reconhecidos, a instituição deve elaborar estratégias para modificar o cenário (AÇÃO), e, com isso, fidelizar os alunos (EFEITO), recorrer a família para ter uma solução conjunta, afinal as vezes a ausência das crianças e adolescentes não é conhecida pelos responsáveis. Em segundo plano, se a tentativa de solução não for bem sucedida, é hora de acionar o Conselho do Tutelar ou o Ministério Público (AGENTE) para solucionar esse problema.
Não confie que um corretor de Enem, por exemplo, vá considerar os elementos apresentados indiretamente. Seja claro, deixe explicito cada um desses elementos ou eles podem não ser levados em conta.
“A INSTITUIÇÃO” não é um agente! “FIDELIZAR OS ALUNOS” em quê? Na escola? Ressaltando novamente, seja mais claro!
Total: 480
See lessBullying nas escolas brasileiras
Smirna
C1: 120 Primeiro, tome cuidado. Apesar de ter usado de forma correta muitos termos mais "sofisticados", se podemos dizer assim, não aconselho o exagero. Pode ser perigoso, dificultar a leitura ou mesmo passar uma ideia contrária daquela que você realmente quer. Ademais, identifiquei alguns erros naLeia mais
C1: 120
Primeiro, tome cuidado. Apesar de ter usado de forma correta muitos termos mais “sofisticados”, se podemos dizer assim, não aconselho o exagero. Pode ser perigoso, dificultar a leitura ou mesmo passar uma ideia contrária daquela que você realmente quer.
Ademais, identifiquei alguns erros na pontuação, vírgulas de mais ou de menos, e de concordância.
“educadora Cléo Fante o bullying” – Deveria ter uma vírgula após o nome da educadora.
“COM a segurança e educação” – Acredito que você quis dizer COMO.
“os maiores causadores dessa violência É a insegurança…” – Deveria ser um SÃO, uma vez que são citados diversos causadores.
“é comum que esses adolescentes VIVEM em ambientes tóxicos nos quais a família troca…” – Creio ser um VIVAM ali e necessita uma vírgula após o TÓXICOS.
Enfim, há outros, mas não citarei todos.
C2: 120
Se ateve a estruturação de um texto dissertativo-argumentativo, PARABÉNS.
Entretanto, logo na introdução cometeu um erro ao NÃO listar quais seriam os pontos discutidos no texto. Tome mais cuidado na próxima, deixe bem claro desde o começo sobre o quê em especifico será sua argumentação.
C3: 120
Sua argumentação foi muito fraca. Trouxe referências de filósofos, da constituição e até uma educadora, contudo, nada disso agregou algo relevante a discussão. O objetivo desse gênero textual é persuadir o leitor da mesma ideia que o autor, no seu caso, você só explicou ao leitor que o bulying é algo que começa em casa e chega nas escolas. Não são citados dados, deixa em aberto qual a é a seriedade do problema e o que ele pode causar nas crianças, pontos indispensáveis nesse tema.
C4: 160
Ótimo uso dos conectivos, embora ainda tenha havido certa repetição de termos, perdoada quando é de extrema necessidade, o que não era o caso aqui.
C5: 120
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Depreende-se portanto, a necessidade de combater esses obstáculos, para isso, cabe às escolas (AGENTE) promoverem palestras e projetos nos recreios que conscientizem seus estudantes sobre as graves consequências do bullying(AÇÃO/DETALHAMENTO) com o objetivo de diminuir esse impasse (EFEITO). Assim, se consolidará uma sociedade mais harmônica, onde o estado desempenha corretamente o seu “contrato social”, tal como afirma John Locke.
Primeiro, não é só o fato da sua conclusão estar incompleta, sem a presença de todos os elementos essenciais, mas a fora que foi construída.
Você diz que se as ESCOLAS promoverem palestras o ESTADO vai cumprir com sua função. Como? Como um órgão que você deixou claro não participar da iniciativa vai receber as congratulações pelo trabalho de outro? Creio que deveria ter indiciado o ESTADO como provedor dos recursos para implementar esses projetos.
Outrossim, vejo as palestrar como integrantes dos projetos que você citou, da maneira que você dispôs no parágrafo, perdeu a chance de apresentar um MODO, prejudicando sua nota.
TOTAL: 640
See lessOrigens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira
Smirna
C1: 120 Em vários momento houve equívocos no uso da vírgula, ou em excesso ou em falta. Além de outros desvios. “Dormindo com o Inimigo” a personagem" - Precisava de vírgula depois do título do filme. "pesquisa realizada pela ONU" - NÃO se escreve abreviado sem antes citar por extenso no o nome da eLeia mais
C1: 120
Em vários momento houve equívocos no uso da vírgula, ou em excesso ou em falta. Além de outros desvios.
“Dormindo com o Inimigo” a personagem” – Precisava de vírgula depois do título do filme.
“pesquisa realizada pela ONU” – NÃO se escreve abreviado sem antes citar por extenso no o nome da entidade.
“orientadas à falar” – NÃO tem crase nessa “a”.
“PROVIDENCIEM capital e visibilidade” – Nesse caso é “PROVIDENCIE”, pois, você está se referindo ao Ministério de Justiça e Segurança Pública.
“inserir em escolas e comunidades” – Os exemplos deveriam estar entre vírgulas, “inserir, em escolas e comunidades, palestras…”.
Contudo, PARABÉNS por ter mantido uma boa divisão de linhas durante o texto, isso facilita a leitura.
C2: 80
Se ateve a estrutura do gênero dissertativo-argumentativo. Entretanto, se desviou bastante da temática proposta.
Você apenas discorreu sobre como as mulheres se encaixam nesse cenário dos relacionamentos abusivos. Quais as origens desse problema? O que exatamente é um relacionamento abusivo?
Na sua conclusão você solta um “em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas”, sendo que durante todo o texto sequer foi citado o que é um relacionamento abusivo.
C3: 120
Trouxe várias referências, contudo, as dispôs de forma aleatória, elas ficaram perdidas no meio do restante do texto.
C4: 200
Fez bom uso dos conectivos. Também observei pouca repetição de termos. PARABÉNS POR ISSO!!! Seu texto é fluído e fácil de ser lido e compreendido.
C5: 120
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Tendo em vista os fatos mencionados, urge que o Ministério da Justiça e Segurança Pública (AGENTE 1), juntamente com o Governo Federal (AGENTE 2), providenciem capital e visibilidade para organizações que lutam pelos direitos das mulheres (AÇÃO), com o fito de diminuir a desigualdade (EFEITO). Além disso, esses órgãos precisam inserir em escolas e comunidades palestras para conscientizar a população a perceber quais relações são saudáveis e quais devem ser extinguidas (AÇÃO/DETALHAMENTO). Assim, as vivências da personagem de “Dormindo com o Inimigo” não serão mais uma realidade frequente (MODO).
Na próxima, recomendo que foque apenas em uma ação eficaz que resolva a problemática por completo. Sua conclusão acabou ficando inacabada por falta dos elementos essenciais que deviriam compô-la.
TOTAL: 640
See lessDesafios para a implementação da educação sexual no Brasil
Smirna
C1: 120 Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO! Contudo, ainda identifiquei alguns deslizes, como o uso incorreto de vírgulas, postas no local errado, ou na concordância das palavras, iniciou no singular e terminou no plural. Outrossim, você se prolonga demais na discussão, tente ser mais diretoLeia mais
C1: 120
Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO! Contudo, ainda identifiquei alguns deslizes, como o uso incorreto de vírgulas, postas no local errado, ou na concordância das palavras, iniciou no singular e terminou no plural.
Outrossim, você se prolonga demais na discussão, tente ser mais direto na próxima vez.
C2: 80
Apesar de ter mantido a estrutura de um texto dissertativo-argumentativo, o fato de ter desviado do tema principal prejudicou sua nota. No 2° parágrafo de desenvolvimento você se ateve a uma CONSEQUÊNCIA da falta da educação sexual nas escolas, não nos desafios para sua implementação. Assim, todo esse trecho torna-se inválido para discussão em si.
C3: 120
No 1° parágrafo de desenvolvimento, senti falta de algum dado, pesquisa, reportagem ou qualquer coisa que fortalecesse sua argumentação. A citação de Nelson Mandela foi importante, mas o restante do parágrafo tornou-se mais uma consideração pessoal. Por exemplo, como você sabe que é a maior parte da população brasileira a entender o tema de maneira errônea? Como muitas pessoas interpretam como uma erotização? Aqui caberia um dado estatístico.
C4: 120
De maneira geral, seu uso dos conectivos foi aleatório, alguns simplesmente não se adequam a ideia que você deseja passar ao longo da discussão. Além disso, apresentou muita repetição de termos, “sexual”, “adolescentes”, “escola”. Sim, algumas vezes essa repetição é inevitável e até necessária, mas esse não foi o caso aqui.
C5: 200
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Portanto, o Ministério da Educação (AGENTE) deve investir no sistema educacional brasileiro (AÇÃO), por meio da inserção dessa disciplina nas escolas (MODO), com a presença de profissionais especializados e realização de palestras (DETALHAMENTO) a fim de fornecer a crianças e adolescentes o conhecimento necessário (EFEITO). Ademais, cabe à Mídia (AGENTE), enquanto instrumento importante para a divulgação massiva de informações, alertar sobre a importância de preservativos e anticoncepcionais (AÇÃO), por meio de compartilhamento de postagens nas redes sociais (MODO), com o intuito de prevenir gestações indesejadas na adolescência (EFEITO). Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde.
PARBÉNS!!!
Contudo, na próxima deixe claro que é responsabilidade do governo interferir e solucionar a problemática. Assim, sugiro que substitua o “o Ministério da Educação deve investir no sistema…” para um “CABE ao Ministério da Educação…”
TOTAL: 640
See lessOs desafios para a inclusão digital de idosos no Brasil
Smirna
C1: 160 Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Detectei apenas um desvio: "negligência governamental INFLUENCIA..." - INFLUÊNCIA Embora eu não seja muito boa com a pontuação, o que me impossibilita de argumentar muito sobre isso. É sempre bom continuar praticando e tomando cuidado com essa compLeia mais
C1: 160
Sua escrita é muito boa, PARABÉNS POR ISSO. Detectei apenas um desvio:
“negligência governamental INFLUENCIA…” – INFLUÊNCIA
Embora eu não seja muito boa com a pontuação, o que me impossibilita de argumentar muito sobre isso. É sempre bom continuar praticando e tomando cuidado com essa competência.
Outrossim, apresentou o uso de expressões redundantes a escrita. Tente ser um pouco mais direto, tudo bem?
C2: 120
Se manteve rente ao gênero solicitado, dissertativo-argumentativo. PARABÉNS. Usou de dois pontos muito bons para a discussão, embora tenha apresentado uma delas de maneira equivocada.
Na introdução você exemplifica: “INCENTIVO FAMILIAR”, contudo, no parágrafo de desenvolvimento referente ao ponto supracitado, apresentou argumentação relativo ao “abandono” ou mesmo a “carência” dos idosos nesse quesito. Assim, sugiro que substitua o termo inicial.
C3: 160
Trouxe boas referências, embora tenho que considerar uma delas fraca. Veja, quando apresentou os dados do IBGE, você acrescentou um dado futurista, mas argumentou a problemática no presente, e o tema pede toda o desenvolvimento no presente. Isso tonou seu texto um mais frágil e prejudicou sua nota.
C4: 160
Bom uso dos conectivos, senti falta apenas no início do texto.
Ademais, fez uso excessivo da palavra “IDOSOS” (5 vezes, 2 no mesmo parágrafo”. Sei que em certos momentos torna-se inevitável sua utilização, mas tente evitar ao máximo essas repetições, tudo bem?
C5: 120
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Urge, pois, que medidas sejam tomadas para amenizar o problema. Logo, o Governo Federal (AGENTE) – Poder Executivo no âmbito da União – precisa investir em cursos técnicos educacionais que viabilizem o conhecimento sênior (AÇÃO), por meio de políticas públicas e aprovações feitas pelo Congresso Nacional (MODO). Além disso, é necessário que haja uma conscientização das comunidades para que aconteça uma integração familiar que beneficie tecnologicamente a terceira idade (AÇÃO). Com isso, o fito de tais ações é estabelecer uma sociedade justa e igualitária, a fim de que os idosos possam ser incluídos na internet (EFEITO).
Apresentou duas ações, mas ambas incompletas. Não notei o detalhamento, que caberia no trecho sobre as “POLÍTICAS PÚBLICAS…”. Além disso, sua segunda ação sequer apresentou um MODO. Interligar as duas com um único efeito foi bom, não sei se foi proposital, mas foi bom assim mesmo.
TOTAL: 720
See lessVenda de animais em questão na sociedade brasileira
Smirna
C1: 120 Tens uma boa escrita, sucinta e sem muito exagero, muito bom. Pessoalmente, encontrei apenas alguns erros, dentre eles: "uma alienação A CERCA de alguns temas..." - ACERCA "valorizem e TRATE de questões animais..." - Como todo o restante da frase encontra-se no plural, o termo ficou deslocadLeia mais
C1: 120
Tens uma boa escrita, sucinta e sem muito exagero, muito bom. Pessoalmente, encontrei apenas alguns erros, dentre eles:
“uma alienação A CERCA de alguns temas…” – ACERCA
“valorizem e TRATE de questões animais…” – Como todo o restante da frase encontra-se no plural, o termo ficou deslocado. TRATEM
“leis e NORMAIS mais rígidas…” – NORMAS
C2: 80
Perdeu-se no tema proposto, pouco discorreu sobre a venda de animais no país. Além disso, a discussão apresentou pouca consistência e a ideia aqui é justamente convencer o leitor do seu ponto de vista.
C3: 80
O fato de ter iniciado o 2° parágrafo de desenvolvimento com argumentos ainda advindos do ponto anterior acabou reduzindo seu repertório. Na introdução deu a entender que seriam trabalhados dois argumentos, mas vocês os compactou e um complementou o outro. Não que essa estratégia esteja errada, mas como foi posta no seu texto em especifico foi equivocada.
Além disso, não apresentou referências, notícias ou quaisquer dados que assegurassem sua argumentação, isso deixou seu texto fraco e fácil de ser derrubado, prejudicando sua nota final.
Outrossim, sua introdução foi equivocada, ao menos do meu ponto de vista. A menção ao filme foi evocada de maneira errônea, uma vez que a forma como o descreveu estava mais para um relacionamento abusivo do que o comércio de animais. Poderia, por exemplo, ter especificado como o Ian, vilão da trama, tratava os esquilos como meros produtos para ganho pessoal, que é exatamente o foco do tema proposto.
C4: 120
Fez bom uso dos conectivos, senti falta em dados momentos, mas nada que prejudicasse muito a nota final. PARABÉNS POR ISSO!!!
Contudo, a repetição exagerada de termos foi prejudicial.
Animais – 7 vezes (3 em um mesmo parágrafo e 2 em outro)
Sociedade – 7 vezes (2 repetições em 3 parágrafos seguintes)
Cegueira – 4 vezes (2 no mesmo parágrafo)
Aconselho que tente exercitar mais e fazer uso de sinônimos com maior frequência.
C5: 160
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Urge, portanto, a necessidade de atenuar os desafios associados a comercialização de animais no Brasil. Nesse sentido, cabe ao Congresso Nacional (AGENTE), por meio de emendas constitucionais (AÇÃO), implantar leis e normais mais rígidas e efetivas para que a comercialização de animais não seja continuada e a sociedade enxergue e entenda que essa realidade é nociva (MODO/EFEITO). A partir do momento que a sociedade evolui e busca a integração harmônica com os animais, o filme citado acima, só será ficção.
ATENÇÃO, embora eu tenha considerado o efeito ligado ao modo, sugiro que tente deixa-los mais explícitos da próxima vez, separando-os talvez. Provavelmente um corretor oficial não os considera-se assim.
TOTAL: 580
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Smirna
C1: 160 De modo geral, sua escrita é muito boa, sucinta e direta. PARABÉNS POR ISSO!!! Entretanto, atente-se ao uso de abreviações de siglas, você utilizou IBGE, mas não escreveu por extenso antes, o que não é recomendado, pois pode prejudicar sua nota. Além disso, no seguinte trecho "No entanto, oLeia mais
C1: 160
De modo geral, sua escrita é muito boa, sucinta e direta. PARABÉNS POR ISSO!!!
Entretanto, atente-se ao uso de abreviações de siglas, você utilizou IBGE, mas não escreveu por extenso antes, o que não é recomendado, pois pode prejudicar sua nota. Além disso, no seguinte trecho “No entanto, o atual cenário pandêmico tem feito com que crianças e adolescentes no mercado de trabalho de forma ilegal…”, creio que faltou algum termo para complementar a ideia, talvez um CRIANÇAS E ADOLESCENTES ADENTREM NO MERCADO DE TRABALHO…
C2: 120
Se prendeu ao gênero dissertativo-argumentativo e se prendeu ao tema pedido. PARABÉN POR ISSO!!!
Contudo, a discussão em si foi muito superficial. Seus parágrafos de desenvolvimento têm poucas linhas cada, na verdade, não há uma discussão neles, apenas constatação de dados. Isso torna seu texto fraco e fácil de ser derrubado e a ideia aqui é justamente convencer o leitor do seu ponto de vista. Assim, muito possivelmente, sua nota será muito prejudicada no momento da correção.
C3: 120
Novamente, preciso elogiar sua escrita. O fato de você conseguir ser direta é muito bom, mas você acabou exagerando. Você utilizou apenas de um dado para cada ponto que escolheu discutir, não os trabalhou muito e apenas citou referências, o que tornou seu texto insuficiente.
Não sei se foi por medo ou simplesmente porque escolheu não pesquisar e discutir mais sobre o assunto, mas seu texto é muito superficial. O fato é que você precisa se arriscar um pouco mais para fortalecer sua escrita e argumentação.
C4: 200
Uso adequado dos conectivos e poucas repetições de termos, apenas quando necessário. PARABPENS POR ISSO!!!
C5: 200
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Diante do exposto, ações são necessárias para erradicar o trabalho infantil em tempos de pandemia. Sendo assim, é importante que o Governo do Estado (AGENTE 1) em parceria com a Prefeitura de cada município (AGENTE 2), intensifique os investimentos em educação de qualidade (AÇÃO), como melhorias nas salas de aulas e atividades mais intuitivas (MODO), para que crianças e jovens obtenham mais oportunidades no futuro (EFEITO). Desse modo, teríamos uma sociedade mais igualitária. (DETALHAMENTO)
PARABÉNS, seu texto apresentou todos os elementos e de maneira correta.
TOTAL: 800
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Smirna
C1: 80 Seus erros variam de pontuação inadequada, inclusive com o uso de ponto e vírgula (;) onde não cabia, a vírgula também em locais indevidos. Outrossim, ocorreram diversos deslizes na escrita de palavras: "TRÁZ consequências para a vida" - TRAZ do verbo trazer. "nos dias atuais os indivíduos VELeia mais
C1: 80
Seus erros variam de pontuação inadequada, inclusive com o uso de ponto e vírgula (;) onde não cabia, a vírgula também em locais indevidos.
Outrossim, ocorreram diversos deslizes na escrita de palavras:
“TRÁZ consequências para a vida” – TRAZ do verbo trazer.
“nos dias atuais os indivíduos VEM ficando cada” – VÊM, pois, se refere a um termo no plural.
“nem todas as famílias NÃO tem condições de pagar uma academia” – Nesse caso foi um argumento contraditório, você quis enfatizar como a academia é algo que muitos não podem pagar, mas o uso do NÃO passa uma ideia contraditória a desejada.
Não citarei todos, mas há diversos erros de concordância, plural que deveria ser singular e o contrário também.
Contudo, na primeira referencia a letras, OMS, lembrou de escrever por extenso. PARABÉNS POR ISSO. Infelizmente, no caso de UNICEFSP o ato não se repetiu. Não recomendo usar abreviações sem cita-las por extenso antes, prejudica sua nota.
C2: 80
Se manteve na estrutura de texto dissertativo-argumentativo, mas apresenta discussão rasa, sem solidez.
Infelizmente, ao meu ver você não se atentou ao tema, este diz claramente POSSÍVEIS AÇÕES DE COMBATE AO SEDENTARISMO INFANTIL NO BRASIL, mas tudo que você fez foi informar as causas, como o Brasil é um país sedentário e, comente nas últimas linhas fez referencia ao tema, mas de uma maneira totalmente superficial e rápida.
C3: 120
Inicialmente, organizou de maneira confusa os argumentos utilizados. No segundo parágrafo, por exemplo, você inicia citando uma pesquisa onde a OMS afirma que o Brasil é um dos países mais sedentários do mundo, incluindo ADULTOS, aí do nada insere um COMENTÁRIO PESSOAL de que a pandemia fez CRIANÇAS passarem mais tempo no celular, indicando que isso pode acarretar problemas quando crescerem, mas sem citar quais são esses problemas.
Percebe a confusão que fica para quem está lendo? Isso prejudica a leitura e compreensão do corretor e, consequentemente, sua nota final.
C4: 120
No geral, não houve muita repetição de termo, o que é muito bom. PARABENS POR ISSO!!!
Contudo, ocorreram alguns deslizes no que se refere ao uso de conectivos:
“Contudo isso tráz consequências para a vida…” – O conectivo CONTUDO passa ideia de contrariedade com o que foi dito anteriormente, mas você continuou fortalecendo o que já havia dito. Nota a falha?
“Que as empresas, poder público…” – Nesse caso você nem utilizou de conectivo, a frase se perdeu.
C5: 80
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Portanto, fica evidente que o sedentarismo é um grande problema no Brasil, principalmente a influência da tecnologia e a ausência de atividade física. Que as empresas, poder público (AGENTE) pode organizar 2 dias na semana onde incentiva os cidadões (à) praticar atividades físicas em lugares públicos (AÇÃO) para que possam se movimentar (EFEITO) e também pelo o fato que nem todas as famílias não tem condições de pagar uma academia(.)
Na melhor das hipóteses a sua conta com 3/5 elementos, isso a torna incompleta.
TOTAL: 580
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Smirna
C1: 120 Sua escrita é muito boa, parabéns por isso. Contudo, creio que por pequena distração, deixou passar alguns erros de ortografia. "envergonhado-se de falar sobre..." - ENVERGONHANDO-SE. "a falta de de discussão..." - Esse deve ter sido culpa do corretor, contudo, pode acontecer no momento da pLeia mais
C1: 120
Sua escrita é muito boa, parabéns por isso. Contudo, creio que por pequena distração, deixou passar alguns erros de ortografia.
“envergonhado-se de falar sobre…” – ENVERGONHANDO-SE.
“a falta de de discussão…” – Esse deve ter sido culpa do corretor, contudo, pode acontecer no momento da prova. Repetição do DE, cuidado.
“faz com que o assédio sexual seja…” – Não tenho certeza, contudo, como faz referência aos dois problemas que mencionou, o FAZ deveria ser FAZEM.
“afim de gerar mais debates…” AFIM junto dá ideia de proximidade, A FIM separado sugere finalidade, que é o caso aqui.
“os debates sobre assédio sexual possui.” – Questão de concordância, começou no plural e terminou no singular.
C2: 200
Compreendeu o tema e direcionou toda a argumentação para o tema. PARABÉNS.
C3: 160
Apresentou dado estatístico e informou a fonte, muito bem. Além disso, trouxe várias referências e as encaixou na argumentação. Contudo, no seu 3° parágrafo, achei pouco aprofundada a discussão, uma vez que sequer citou a inexistência de qualquer forma de contato entre os jovens e a explicação do que é e como identificar o assédio.
C4: 200
Uso correto dos conectivos e pouca repetição de termos, apenas quando necessário. PARABÉNS.
C5: 160
Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).
Portanto, medidas são necessárias para solucionar esse empecilho. Isto posto, urge que o Ministério da Justiça(AGENTE), provedor das garantias constitucionais, estimule a população verde-amarela a tomar conhecimento da Constituição Federal(AÇÃO), por meio de campanhas de conscientização e distribuição de amostras da Carta Magna(MODO), afim de gerar mais debates sobre o assédio sexual e tornar a população consciente(EFEITO). Outrossim, o Ministério da Educação(AGENTE) elaboraria palestras e projetos educacionais(AÇÕ), tornando a escola um lugar mais aberto à diálogos sobre o assédio sexual(EFEITO).
Boa conclusão, senti falta apenas do detalhamento. Contudo, PARABÉNS, pois, propôs a resolução dos problemas que mencionou e fez isso de forma sucinta.
TOTAL: 840
Só ressaltando, sou apenas uma estudante, assim como você. Então posso ter errado em algum momento, mas fico feliz em ajudar.
Faz bastante tempo que não encontro uma redação tão boa assim, de verdade, parabéns. Continue assim e vai se sair bem.
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