Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
“As considerações estão perdidas” (Tema: Desafios das políticas públicas na busca por pessoas desaparecidas no Brasil)
jordanab
Ótima redação! Acho só que a introdução ficou muito grande, tome cuidado nisso. Boa escolha de recursos coesivos, eu prefiro usar o "portanto" na conclusão, mas o seu ficou bom. Ótimos parágrafos de desenvolvimento, com informações e citações boas. A conclusão ficou bem completa também, gostei da suLeia mais
Ótima redação!
See lessAcho só que a introdução ficou muito grande, tome cuidado nisso.
Boa escolha de recursos coesivos, eu prefiro usar o “portanto” na conclusão, mas o seu ficou bom.
Ótimos parágrafos de desenvolvimento, com informações e citações boas.
A conclusão ficou bem completa também, gostei da sua proposta.
Parabéns
O prejuízo da inflação na economia brasileira
jordanab
Gostei muito da sua redação! Boa agurmentação, por meio de citações e alusões consistentes. Achei que os parágrafos ficaram bem desenvolvidos só um pouco grande e isso pode acabar ficando confuso, tome cuidado nisso, ótima escolha dos recursos coesivos. Conclusão bem completa e bem detalhada, parabéLeia mais
Gostei muito da sua redação!
See lessBoa agurmentação, por meio de citações e alusões consistentes. Achei que os parágrafos ficaram bem desenvolvidos só um pouco grande e isso pode acabar ficando confuso, tome cuidado nisso, ótima escolha dos recursos coesivos.
Conclusão bem completa e bem detalhada, parabéns.
OS EFEITOS DA EXPANSÃO DA SECA NO BRASIL
bloop
A tua introdução não ficou ruim, mas, tem um pequeno problema: 1-> Ao invés de " O filme Auto da compadecida é visto a história ", poderia ser " O filme O Auto da compadecida narra a história . . ." Seria mais coerente gramaticalmente. O teu desenvolvimento 1 tem alguns problemas: 1-> " constiLeia mais
A tua introdução não ficou ruim, mas, tem um pequeno problema:
1-> Ao invés de ” O filme Auto da compadecida é visto a história “, poderia ser ” O filme O Auto da compadecida narra a história . . .” Seria mais coerente gramaticalmente.
O teu desenvolvimento 1 tem alguns problemas:
1-> ” constituição Estadual ” ou “Constituição Federal”?
2-> “deshumano” ou “desumano” ?
3->”visto que o quão deshumano está sendo para quem está a tolerar esses efeitos, esses que trazem instabilidade social, insegurança alimentar e outros”
nessa frase tem alguns erros que prejudicam a compreensão das tuas ideias, parecia que do nada você tinha puxado um sotaque português. É bom lembrar que para um vestibular como o Enem, o vocabulário não precisa ser complexo com milhares de referências, mas você precisa expor as suas ideias de forma clara.
No teu desenvolvimento 2, esse ” sabido” não foi uma boa escolha, poderia ter usado um ” sabe-se”. Além disso, depois de “atualidade contemporânea” tem uma vírgula que você esqueceu.
2->”e isso reflete em mudanças desse”
Poderia ter sido trocada por ” refletindo diretamente em mudanças negativas para o meio ambiente”
3->”Com esse pressuposto, na atualidade contemporânea é visível que os indivíduos tenham comportamentos que avassalem de forma negativa o meio ambiente, e isso reflete em mudanças desse, como alterações climáticas e confluentemente pode acarretar em expansão das secas em regiões que não eram afetadas costumeiramente”
Aqui você poderia ter relacionado a alteração climática com a deficiência da precipitação da chuva, deixaria mais claro que tipo de mudança climática a ação humana causou.
A tua conclusão tem pequenos erros:
1->”o Ministério do Meio Ambiente, com o intuito de remanescer nos indivíduos a importância da preservação do ambiente para que não haja as consequências desse” . Aqui tem um erro no ” desse” que ficou desconexo do resto do parágrafo.
2->” E assim, fazer com que os preceitos citados pela Estado e pela ambientalista Greta sejam devidamente remanescidos nos brasileiros, para que todos voltem a viver em harmonia social”
Você não acha que esse final foi meio ” utópico”?
See less“Voltem a viver em harmonia social”, então quer dizer que antes da expansão da seca as pessoas viviam em harmonia social? O que significa harmonia social?
AS IMPLICAÇÕES DO SISTEMA TRIBUTÁRIO
bloop
A tua introdução ficou boa, mas faltou um segundo argumento para desenvolver no desenvolvimento 2. Você falou da ineficiência do estado, mas faltou outro argumento. O teu desenvolvimento 1 tem um problema fundamental, não é só por causa da dívida externa que os impostos aumentam . O tratado de methuLeia mais
A tua introdução ficou boa, mas faltou um segundo argumento para desenvolver no desenvolvimento 2. Você falou da ineficiência do estado, mas faltou outro argumento.
O teu desenvolvimento 1 tem um problema fundamental, não é só por causa da dívida externa que os impostos aumentam . O tratado de methuen( panos e vinhos) foi entre Portugal e Inglaterra, pois Portugal precisava de uma fonte de renda visto que na colônia( Brasil) tinha ocorrido o declínio da cana, vale lembrar tbm que a atividade mineradora ainda não tinha se iniciado.
O desenvolvimento 2 ficou bom
Não precisa abreviar “governo federal ” e “ministério da economia” para (gov) e (Me) tirando isso a tua conclusão ficou boa.
See lessConsequências do conflito premeditado como estratégia política no Brasil
bloop
A tua introdução não ficou ruim, a única parte que ficou sem sentido, para um texto dissertativo argumentativo, foi " um líder político quaisquer" não tem sentido usar " quaisquer" em uma redação. O teu desenvolvimento 1 se perdeu a partir da constituição de 1988, " livre arbítrio" não tem nexo comLeia mais
A tua introdução não ficou ruim, a única parte que ficou sem sentido, para um texto dissertativo argumentativo, foi ” um líder político quaisquer” não tem sentido usar ” quaisquer” em uma redação.
O teu desenvolvimento 1 se perdeu a partir da constituição de 1988, ” livre arbítrio” não tem nexo com liberdade política ou ideológica. E ” entretanto desde o princípio já aviam atos violentos e caças ” ? Essa parte eu não entendi se você estava fazendo uma redação sobre meio ambiente ou polarização política.
O deu desenvolvimento 2 tem 2 problemas
1-> você não discorreu sobre, exatamente nada, ficou basicamente sem nada
2> não tem problema usar uma referência, mas, você não pode deixar ela ocupar o teu desenvolvimento todo, além disso deve-se usar aspas para a referência. Ex: segundo Paulo : ” joao foi a Maria “.
A tua conclusão não teve nada a ver com a redação, simpleemente não tentou resolver o problema inicial. ” A imprensa tem que ” promulgar um projeto” ??? A imprensa não é o governo federal, muito menos a câmara de deputados.
Obs: Olha, não é errado tentar usar um vocabulário culto ou complicado para uma redação, isso pode até deixar um charme nela. Porém, toma cuidado vc usou muitos termos que explicam nada e não tem coerência entre si.
See lessA falta de empatia nas relações sociais no Brasil
bloop
A tua introdução não ficou ruim, a única parte que eu não entendi foi o " fora a ilusão ", talvez seria melhor ter usado " em alusão a obra platônica, a realidade brasileira. . ." O teu desenvolvimento 1 não ficou ruim , você usou o conceito de pós modernidade com o individualismo interligando com aLeia mais
A tua introdução não ficou ruim, a única parte que eu não entendi foi o ” fora a ilusão “, talvez seria melhor ter usado ” em alusão a obra platônica, a realidade brasileira. . .”
O teu desenvolvimento 1 não ficou ruim , você usou o conceito de pós modernidade com o individualismo interligando com as relações familiares. Se você tivesse alongado mais o desenvolvimento 1 talvez ficasse melhor.
No desenvolvimento 2, quando for descrever a fala ou referência de alguém lembre-se de usar aspas.
Ficaria assim: De acordo com o sociólogo talcott Parsons ” a família é uma máquina que produz personalidades humanas”.
Na conclusão,essa parte tem 2 problemas ” tais atividades devem ser ofertadas para os alunos de ensino médio, porém, esse evento pode ser aberto a comunidade”
1-> é contra produtivo investir só no ensino médio, visto que para desenvolver a empatia demora vários anos, devendo ser tratada desde o ensino básico.
2-> ” pode ser aberto a comunidade ” tem um tom excludente
Obs: vc poderia ter feito uma ligação entre o governo federal com a formulação do ensino básico com a implementação da empatia no currículo escolar. Resolveria 2 problemas
See lessGravidez na adolescência
Yasminxvi
Olá, dei uma olhada na sua redação e vou citar algumas coisas que notei nela. 1) Falta de conectivos Durante toda a leitura houve ausência deles, o que acaba gerando perda de pontos na competência 4 Enem. Tente sempre colocar quando introduzir o desenvolvimento, quando for começar uma nova oração (cLeia mais
Olá, dei uma olhada na sua redação e vou citar algumas coisas que notei nela.
See less1) Falta de conectivos
Durante toda a leitura houve ausência deles, o que acaba gerando perda de pontos na competência 4 Enem.
Tente sempre colocar quando introduzir o desenvolvimento, quando for começar uma nova oração (como o próprio nome já diz eles servem para conectar essas orações uma das outras).
Ex: Primordialmente, a falta familiar… ;
Além disso, vale ressaltar….
2) Falta de repertórios
Sem eles a ideia que é passada na redação fica vaga e parece que você tirou da sua cabeça.
Tente colocar uma citação,dados, séries, livros para poder dar mais credibilidade ao seu argumento.
Obs: Repertório não é argumentação então tome cuidado…
Pense no seu argumento antes de colocar qualquer repertório 😉
3) Estrutura do texto
Os seus parágrafos estão desproporcionais principalmente o desenvolvimento 1 com relação ao desenvolvimento 2 e a conclusão.
Lembre-se que o mínimo de linhas para o desenvolvimento é 7.
Continue praticando, bjssss
A ponta do Iceberg
bloop
Oi Lurean, vou tentar apontar alguns erros que você pode ter cometido, mas não fique triste com isso. Introdução-> Infelizmente não vi nenhum erro aqui kkk D1-> Mesma coisa da introdução, não vi nenhum erro. D2-> Te peguei!! O teu desenvolvimento 2 ficou muito curto, eu até entendi a estrutLeia mais
Oi Lurean, vou tentar apontar alguns erros que você pode ter cometido, mas não fique triste com isso.
Introdução-> Infelizmente não vi nenhum erro aqui kkk
D1-> Mesma coisa da introdução, não vi nenhum erro.
D2-> Te peguei!! O teu desenvolvimento 2 ficou muito curto, eu até entendi a estrutura e o uso gramatical, mas “assim, vemos os sintomas do despreparo emocional” essa parte poderia ter sido mais explorada.
Conclusão-> Perfeita
See lessPublicidade Infantil em Questão no Brasil
bloop
Oi Mandanu, não sou nenhum professor,mas vou te falar alguns erros que você cometeu, não fique triste com isso e tente melhorar, pois, " é errando que se aprende". Introdução-> Você perdeu muito tempo contextualizando, poderia ter feito mais compacto essa introdução, principalmente o início dela.Leia mais
Oi Mandanu, não sou nenhum professor,mas vou te falar alguns erros que você cometeu, não fique triste com isso e tente melhorar, pois, ” é errando que se aprende”.
Introdução-> Você perdeu muito tempo contextualizando, poderia ter feito mais compacto essa introdução, principalmente o início dela. Além disso, tente fugir do senso comum, “certamente lembram” não é muito bom para a organização textual.
D1-> Eu entendi que você queria falar sobre o consumismo em relação as crianças, mas você não apontou nenhum dado ou referência bibliografica para isso, então ficou imcompleto, além de falar mais da globo do que a sua tese.
D2-> “Pois é fato que uma criança educada financeiramente desde o início de sua infância será um consumidor consciente”, bom se é fato oque você disse, então deveria ter demonstrando dados para comprovar issso.
Conslusão-> Se você usar conectivos como ” Portanto” fica mais simples e você vai ganhar mais espaço nas linhas decorrentes.
See lessA fome vinculada aos conflitos: inevitável ou descaso?
Yasminxvi
Boa noite! Antes de tudo queria deixar claro que não sou nenhuma corretora profissional ok ? Espero poder ajudar com a minha análise 😉 1. Introdução • ausência de conectivos • ausência de tese • ausência de repertório sociocultural • não aconselho essa abordagem em forma de pergunta (eu mesmo evito)Leia mais
Boa noite!
Antes de tudo queria deixar claro que não sou nenhuma corretora profissional ok ?
Espero poder ajudar com a minha análise 😉
1. Introdução
• ausência de conectivos
• ausência de tese
• ausência de repertório sociocultural
• não aconselho essa abordagem em forma de pergunta (eu mesmo evito), pois vc teria que “criar uma resposta” nos desenvolvimentos
• uso inadequado da vírgula ( não precisava )
“…eles são iminentes ameaçando…”
2. Desenvolvimento l
• parágrafo muito grande sem necessidade
• ausência de conectivos
• entendo a sua preocupação aqui em relação ao repertório mas não era necessário colocar dois ( pq não colocou na introdução? ), muita informação isso deixa o texto confuso
• uso inadequado da vírgula diversas vezes ( ausência, colocação sem precisar, etc)
“…nos livros de história que nos assombram…”
“Principalmente, devido a fatores externos como fenômenos naturais e economia dos quais… ”
Obs: esse “principalmente” ficou estranho, talvez pela falta de conectivo ou erro de pontuação “.”
• ” ela é companheira da guerra” ficou estranho
• sempre use as palavras em 3° pessoa
3. Desenvolvimento ll
• ausência de conectivos
• ” generalizadamente ” ficou estranho nesse contexto
• ” informais carentes ” o que é isso?
• uso inadequado da vírgula e preposições
• parágrafo muito grande
4. Conclusão
• quem é o agente?
vc não colocou na sua proposta.
• qual a finalidade dessas políticas públicas?
vc tbm não especificou
• ausência de conectivos
• uso inadequado da vírgula (acho que já fiquei chata nisso né?)
Observações finais
Tente montar a seguinte estrutura nas suas próximas redações:
Introdução
➡ repertório sociocultural + problematização + tese
Desenvolvimentos
➡ tópico frasal + repertório sociocultural + argumentação
Conclusão
➡ ropio
Tentei corrigir com base no modelo Enem (texto dissertativo-argumentativo), desde já me perdoe se cometi algum equívoco.
See lessContinue praticando, bjsss