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Alternativas para solucionar os problemas da mobilidade urbana no Brasil
emanoelmoura
Oi, fiz sua correção de forma detalhada no Google Docs: TOTAL DE PONTOS: 720 pontos C1: 160 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. C2: 160 pontos - Desenvolve o tema por meiLeia mais
Oi, fiz sua correção de forma detalhada no Google Docs:
See lessTOTAL DE PONTOS: 720 pontos
C1:
160 pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2:
160 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3:
120 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
C4:
120 pontos – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
C5:
160 pontos – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Obesidade no Brasil
emanoelmoura
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIAS ENEM: NOTA: 800 C1~160 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. C2~160 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta boLeia mais
CORREÇÃO POR COMPETÊNCIAS ENEM:
NOTA: 800
C1~160 pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2~160 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3~120 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
C4~160 pontos – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C4~200 pontos – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
CORREÇÃO COMENTADA: https://docs.google.com/document/d/1E_9ztI1X8MloF-QouPSVq3IjhM0LjLacPKUrnDmkt7E/edit?usp=sharing
See lessTambém enviarei por mensagem para você.
AUTOCUIDADO E ATENÇÃO SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA
emanoelmoura
NOTA: 640 C1: 160 pontos - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. C2: 160 pontos - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativLeia mais
NOTA: 640
C1: 160 pontos – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 160 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
C3: 120 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
C4: 120 pontos – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
C5: 80 pontos – Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
OBS.: Estou aprimorando minhas correções. Para ter mais detalhes dessa correção acesse o link e veja mais comentário:
See lessOs problemas dos padrões de beleza na sociedade brasileira
oliverx10x
Olá, irei corrigir a sua redação com base nas competências do ENEM: Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa: Não vi erros.(200) Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limLeia mais
Olá, irei corrigir a sua redação com base nas competências do ENEM:
See lessCompetência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa:
Não vi erros.(200)
Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo:
Aqui, é avaliado, principalmente, o quão coerente, com a temática, é a sua tese, além do seu repertório sociocultural – o mesmo dá uma ideia do seu domínio quanto ao tema.
A sua tese é coerente, e o seu repertório sociocultural é bom.(200)
Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
Aqui é avaliado o quão fácil de compreender é a sua linha de pensamento – quanto mais bem organizada, mais fácil. Eu, particularmente, compreendi bem os seus argumentos, entretanto, existem pontos para se discutir, como :
No que se refere aos padrões de beleza, no primeiro parágrafo, não ficou claro como que as clínicas atuam no moldar desses padrões – no máximo, elas executam, com base no que você falou. Muitas, evidentemente, investem em propaganda, o que pode moldar esse padrão, todavia, você não citou esse argumento.
(160)
Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
Você demonstrou ter dificuldade com o uso de vírgula – recomendo que você estude as orações subordinadas substantivas adjetivas. Você, também. teve alguns problemas com concordância verbal :
”parte das mulheres, possuirEM testa grande”
”padrões de beleza afetam sobremaneira a vida dos brasileiros, podendo ser fataIS”
No que se refere às obras citadas – o livro e o seriado -, é necessário usar aspas – ”Rebeldes”
Evite usar ”:” quando você for usar de generalidade.
que são: inúmeros efeitos colaterais que podem ser fatais. Use os dois pontos caso você seja específica na citação – você pode se basear no meu próprio uso de dois pontos na correção.
(100)
Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
As suas propostas estão de acordo com as teses, e elas apresentam todos os pontos de uma redação – agente, ação, meio, detalhamento e perspectiva futura.
(200)
Nota:860
Os impasses éticos e morais do uso de Inteligência Artificia
oliverx10x
Olá, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM: Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita.(200) Não vi erros. Competência 2 - compreender a proposta da redação.(120) O contexto usado - no seu caso, o do mito da caverna do Platão - apesar de até apropriado, não faLeia mais
Olá, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM:
See lessCompetência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.(200)
Não vi erros.
Competência 2 – compreender a proposta da redação.(120)
O contexto usado – no seu caso, o do mito da caverna do Platão – apesar de até apropriado, não facilita, na minha opinião, a introdução do leitor à questão da inteligência artificial – por exemplo, você poderia ter feito um paralelo, falando, inicialmente, dos benefícios da IA, mas depois se utilizando de um período como: Todavia, apesar de todos os benefícios, a IA, em um futuro próximo, pode se configurar como um impasse devido a isso e a aquilo. A tese é coerente, mas, os seus dois pontos, basicamente, são a mesma coisa – mentalidade social está relacionada à educação, já que a mentalidade social é produto, principalmente, da educação.
Há o uso de repertório sociocultural – conhecimento de áreas como filmes, música, além de sociologia, argumento de especialistas e etc. No entanto, elas são citadas muito superficialmente, o que demonstra pouco domínio das mesmas.
Competência 3 – coerência do texto.(120)
Aqui é avaliado coisas como a organização do argumento, a relação entre os parágrafos e assim vai – todas essas contribuem para o quão fluida será a leitura.
No primeiro parágrafo, não há uma argumentação relativamente profunda – por exemplo, o que é essa ética cibernética e o que causa a despreocupação com a mesma?.
A citação ao Durkheim não introduziu nada muito considerável – basicamente, com base no entendimento do texto, fato social é sinônimo de mentalidade coletiva, que inclusive é a tese.
No segundo parágrafo, eu vi maior conexão entre os períodos. A citação ao Schopenhauer foi muito interessante. O seu ponto aqui ficou mais claro, mas ainda não há aprofundamento na discussão – por exemplo, quais são os problemas com a inteligência artificial? Você só falou que há problemas, mas quais?
Eu também vi na conclusão a introdução de novas argumentos -citação do Paulo Freire e a questão de ainda haver entraves para a solidificação de políticos, sendo que, inclusive, isso não é nem algo que se possa concluir com base no exposto. Na conclusão, você se limita a discutir o exposto na introdução e no desenvolvimento, já que você está concluindo algo a partir dos dados encontrados lá.
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.(200)
Eu só percebi um erro na concordância nominal (possui a lenta mudança na mentalidade social e a base educacional como influenciadorES.)
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.(160)
A primeira proposta não possui detalhamento. Já a segunda está mais bem trabalhada – possui todos os pontos de uma boa proposta(agente, ação, meio, detalhamento e perspectiva).
Nota:800
A problemática da evasão fiscal no Brasil
oliverx10x
Olá, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM: Competência 1 - domínio da norma culta da língua escrita.(200) Não vi erros. Competência 2 - compreender a proposta da redação.(200) Há a compreensão da proposta da redação, sendo a tese apropriada para a discussão. Você também deLeia mais
Olá, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM:
See lessCompetência 1 – domínio da norma culta da língua escrita.(200)
Não vi erros.
Competência 2 – compreender a proposta da redação.(200)
Há a compreensão da proposta da redação, sendo a tese apropriada para a discussão. Você também demonstra certo repertório sociocultural – citação do Machado de Assis, citação da guerra fria e o filme da Netflix.
Competência 3 – coerência do texto.(120).
Aqui é avaliado, principalmente, a conexão entre as diferentes partes do texto, além da coesão dos parágrafos – no que se refere à fluidez das ideias, assim como a qualidade da argumentação.
No primeiro parágrafo, você cita algo que faz, sim, sentido. Mas eu acho que faltou mais detalhamento – evidente na extensão dos argumentos, se comparada à conclusão.Por exemplo, você fala de um capitalismo desenfreado, mas o que torna esse capitalismo desenfreado? – é claro que não é esperado uma dissertação para um doutorado, mas, de modo objetivo, eu acho que é possível passar a ideia. Desse modo, torna-se-ia mais fácil entender a questão da evasão fiscal.
No segundo parágrafo, eu já vi inconsistência .Você, na sua tese, trabalha com causas para a evasão social. Entretanto, você trabalhou a questão da desigualdade social como consequência(sonegação causa resultados negativos tanto para os cofres, quanto para a distribuição de riqueza e renda).
Competência 4 – conhecimento dos mecanismos linguísticos.(140)
Aqui, é avaliado o uso de, por exemplo, conectivos, vírgulas e pontos. Eu vi em alguns casos um mal uso de vírgulas( Assim, a sociedade,* tende a omitir valores financeiros / Por esse ângulo, a distância econômica entre classes do núcleo social,*é um motivador do) e de ponto( por intermédio das mídias, *no entanto, o Poder Executivo e o Poder Judiciário deve reformular leis e julgar aqueles que não a cumprem, proporcionando).No último caso, eu vi que há o uso inadequado de conectivos, já que, levando em conta todo o contexto da discussão, o uso do conjunção adversativa ”no entanto” – expressa algo contrário ao exposto anteriormente – se torna errôneo. – deveria ter sido utilizado uma conjunção aditiva – ademais, assim como.
Competência 5 – proposta de intervenção para o problema abordado.(160)
Existem todos os agentes de uma proposta de intervenção(agente, ação, meio, detalhamento e perspectiva), mas não em todas as propostas – já que você se usou de muitos pontos na sua tese. As propostas estão de acordo com a tese.
Nota final: 820
O desafio da escolha profissional entre jovens brasileiros (coloquem nota de acordo com os critérios do Enem pfvr)
Alandias12
Sua introdução foi bastante precisa, coesa e direta. Mas, Acredito que na primeira linha não precisava fazer a entonação dos desafios colocando o ponto final, talvez com a vírgula o aspecto de enumeração teria resolvido. Desenvolvimento: achei pertinente os argumentos, no entanto, no quesito repertóLeia mais
Sua introdução foi bastante precisa, coesa e direta. Mas, Acredito que na primeira linha não precisava fazer a entonação dos desafios colocando o ponto final, talvez com a vírgula o aspecto de enumeração teria resolvido.
See lessDesenvolvimento: achei pertinente os argumentos, no entanto, no quesito repertório precisa de mais força pra fortalecer o argumento.
Desenvolvimento 2: tudo ok
Conclusão: proposta pertinente. Falta detalhamento.
C1:180
C2:180
C3:180
C4: 200
C5 160
900
“A importância de combater o bullying no Brasil” (PADRÃO ENEM)
oliverx10x
Boa Noite, irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e elas são: C1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita : Não sou muito bom em ver essas inadequações, baseando a minha avaliação, principalmente, no modo como as palavras estão escritas.(200) C2-Compreender a proposLeia mais
Boa Noite, irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e elas são:
See lessC1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita : Não sou muito bom em ver essas inadequações, baseando a minha avaliação, principalmente, no modo como as palavras estão escritas.(200)
C2-Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo : No que se refere a essa competência, eu avalio se a tese é relevante à discussão, e o repertório socio-cultural.As duas teses estão relacionadas ao tema, o texto se encontra na estrutura do texto dissertativo-argumentativo, e você cita diversos dados que evidenciam o seu considerável repertório(200)
C3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Aqui, eu avalio o quão convincente foi a sua argumentação.As duas argumentações foram boas, mas eu acho que existem pontos que podem ser melhor trabalhados.Por exemplo, no primeiro desenvolvimento, você poderia explicar, resumidamente, o que é a ética, para que, assim, o leitor possa entender a influência da falta da mesma na situação.Eu também acho que, ainda no mesmo desenvolvimento, a citação do John Rawls ficou vaga, pois você não trabalha o porque do bullying ser do interesse do agressor.No segundo parágrafo, eu acho que faltou dados que evidenciem a questão da negligência dos pais, para que, assim, o leitor tenha certeza da veracidade do conteúdo.
(160)
C4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos necessários para a construção da argumentação: Aqui, eu avalio o uso de recursos como conectivos, preposições, conjunções, principalmente, pois as mesmas contribuem para que o texto seja fluido – sem engasgos, que prejudicam a leitura.Eu não tive a minha compreensão acerca do texto muito comprometida pelos erros presentes no mesmo, mas eu vi uma concentração de erros já pelo final – em razão de cansaço por sua parte, talvez.Mas, levando isso em conta, eu conclui que eles não são frequentes a ponto de tirar os seus méritos(200).
C5-Elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
A sua primeira proposta, apesar de não inovadora, está de acordo com a estrutura ação-agente-meio-detalhamento-finalidade.A sua segunda está um pouco mais desorganizada – até devido aos erros citados no C4 – , mas está relacionada com a discussão.Ademais, se você for citar conteúdos já apresentados para fechar o texto, pegue algo mais abrangentes – a citação do John Rawls foi usada em uma tese em específico, ou seja, só tem relação, na lógica do seu texto, com o problema do ensino, e não com o problema dos pais – , como algo citado na contextualização da introdução.
(160).
Nota:920
Mobilidade Urbana
oliverx10x
Olá, boa tarde, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são: Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; Eu vi apenas um erro no que se refere à citação do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e não EstátiLeia mais
Olá, boa tarde, eu irei avaliar a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são:
See lessCompetência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Eu vi apenas um erro no que se refere à citação do IBGE(Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, e não Estática).Entretanto, em razão de ter sido algo pouco frequente, isso não afetou a sua nota.(200)
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Gostei bastante da sua citação à série ”Dark” – demonstra repertório sociocultural – , e a sua primeira tese(omissão governamental) foi uma boa escolha.Entretanto eu não achei a segunda tese(Superlotação) uma boa opção, pois a mesma se encontra como consequência da sua primeira tese.Assim sendo, eu acho que invés de você trabalhar o formato de desenvolvimento causa-causa, você poderia ter trabalhado o formato de desenvolvimento causa-consequência.Apesar da citação de Dark, o seu repertório se resume a isso.(140)
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Nessa competência, eu avalio o quão convincente foi a sua argumentação.O primeiro desenvolvimento foi um pouco vago, já que você não utilizou dados – citações de autoridade, alguma estatística , e etc – para evidenciar a sua posição, ficando muito na opinião.O segundo desenvolvimento, apesar de ter sido melhor trabalhado, também não me convenceu muito, principalmente em razão do dado do IBGE, que acabou não agregando muito para o desenvolvimento da argumentação – Poderia ter colocado um dado que evidencia de modo direto a questão da falta de infraestrutura para tantos carros. (120)
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
No geral, o seu uso de conectivos é bom, sendo que o único porém foi uma parte do primeiro desenvolvimento que ficou pouco fluída:
Isso porque, as cidades no geral apresentam uma precária infraestrutura no quesito mobilidade,(TRANSIÇÃO MUITO BRUSCA, poderia ter colocado um conectivo de explicação POIS) o governo investe de maneira mínima para o aperfeiçoamento da locomoção no espaço público,(TAMBÉM FICOU BRUSCA, podendo ser colocado algo como:FICANDO EVIDENTE NO) não construir.
Apesar disso, como dito acima, você usa bem os recursos.
(160)
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Ambas as suas propostas estão relacionadas com a tese, o que é ótimo.Todavia, eu acho que na primeira discussão, você poderia ter tirado a questão de comprar mais ônibus – você não falou, em momento algum do texto, em relação a isso, apesar da evidente conexão -, e poderia ter focado na discussão acerca da construção de ciclovias.
A segunda proposta está boa também, mas em ambas falta detalhamento – até por serem propostas mais baseadas na senso comum.Também seria interessante uma melhor abordagem as consequências da aprovação das medidas, já que a parte direcionada a essas ficou curta.(140)
Nota:760
Violência policial contra negros no Brasil.
oliverx10x
Olá, eu irei corrigir a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são: Competência 1 - Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa; Não vi problemas com a reprodução da norma culta.(200) Competência 2 - Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos daLeia mais
Olá, eu irei corrigir a sua redação com base nas competências do ENEM, e as notas são:
See lessCompetência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Não vi problemas com a reprodução da norma culta.(200)
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Você compreende a proposta e aborda, como tese, o principal aspecto do problema.Entretanto, há pouca aplicação de conceitos de outros áreas do conhecimento, seja uma contextualização utilizando conhecimentos, por exemplo, de história, ou uma citação de autoridade, como a de um filósofo – a citação que você fez foi pega dos textos motivadores – ou algo do tipo.
Outra coisa importante foi a citação que você fez na conclusão – a do Martin Luther King .Evite apresentar argumentos novos ou citações que já não tenham sido trabalhadas na argumentação.A conclusão é o ponto do texto onde você, após digerir todo o conteúdo da argumentação, tenta relacionar todos os fatos apresentados, de modo a chegar a uma opinião.
(120)
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Como foi dito, em razão da falta de informações e dados, que evidenciariam a sua posição, o modo como a sua argumentação foi organizada ficou inconsistente.Como exemplo, podemos pegar o seguinte trecho:
a polícia manifeste frequentemente sua face racista e classicista(POR QUE A POLÍCIA É ASSIM?)
a instituição que, teoricamente, deveria reduzir a violência na sociedade, é a mesma que a incita.(Por que?)
Em razão disso, a argumentação, apesar de não se limitar ao senso comum, não passa de uma opinião sem base.
(100)
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
No geral, você utilizou bem os recursos da língua para dar continuidade a sua redação.Todavia, eu vi alguns erros:
que a incita.(Aqui seria vírgula, já que você ainda está trabalhando, após o ponto, com informações muito relacionadas com a discussão antes do ponto) Isto é, a marginalização racista por parte de autoridades policiais resulta na morte em massa de negros e pobres no Brasil, reproduzindo um preconceito que outrora deveria ser combatido.
perpetuando assim para a desigualdade social.(Sem preposição para, atrapalhou a continuidade do texto).(160)
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para que você possa tirar uma nota máxima nessa competência, é necessário que a sua argumentação tenha:
Agente(Quem realiza a ação?): Tem
Ação: Tem
Meio(Como será posta em prática?): Tem
Especificação(Detalhes da proposta) : Não tem.Se atente a isso, pois é a parte que demonstra o seu domínio acerca da sua proposta.
Finalidade(Caso a proposta seja aprovado, no que ela resultará?) Tem
Apesar de você ter tirado 4 de 5, a especificação da proposta é muito importante, sendo o resto algo fácil de decorar.
(120)
Nota:700