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“As novas tecnologias voltadas ao ensino aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas”
Lailton
Intro: Infelizmente troque por: Contudo, / No entanto, / Todavia... >>> São conectivos que se expressão bem nesse contexto de oposição a algo! Reformulando frase: Contudo, ainda em âmbito moderno há grandes desafios para inserção dessas novas ferramentas no ensino. Dessa forma, ... Se faz:Leia mais
Intro: Infelizmente troque por: Contudo, / No entanto, / Todavia… >>> São conectivos que se expressão bem nesse contexto de oposição a algo!
Reformulando frase: Contudo, ainda em âmbito moderno há grandes desafios para inserção dessas novas ferramentas no ensino. Dessa forma, …
Se faz: fica melhor >> > Faz-se
Pois, por exemplo,… >>> Duplo sentido igual ou um / outro!
É importante destacar que , a limitação… Só retire vírgula e acrescente a palavra limitação!
Entretanto, fora da literatura, … O Estado não tem acompanhado essas mudanças, pois não há…
Em sala de aula (s) >>> concordância de plural!
Com projetos de vídeo (s)
Logo, é notável…
Ademais, troque por: outrossim,
Também deve (m) / ser (em) >>> concordância verbal!
Sinônimos p/ Educação/ Ensino estude!
Assim sendo, troque por portanto, / Em suma…
Ou seja, troque por: Para isso,
MEC tire a sigla! Você já explicou diretamente e NN precisa!
Considerações finais: estude sinônimos para evitar repetições de palavras e NN ficar um eco direto no texto!
Estude concordância verbal / concordância de plural
Estude vírgulas em suas posições corretas!
E estude conectivos e como usá- los corretamente!
Estude os 5 elementos também para a conclusão que são: AGENTE + AÇÃO+ MODO/ MEIO + DET + FINALIDADE!
ESTUDE E SE DARÁ BEM!
BOA SORTE E TUDO DE BOM NESSA SUA CAMINHADA! 🙏🏼❤️
See lessO transtorno psicológico que leva pessoas a perseguirem padrões de beleza só alcançáveis na tela do celular (modelo FUVEST)
Lailton
Bom... Primeiramente me chamo Lailton e sou estudante igual a você e tentarei de dar umas dicas e orientações em relação ao seu texto. INTRO >>> ADICIONE A SUA FRASE , DE FATO, TENDO EM VISTA... D2 >>> REFORMULE A FRASE : " ENTRE OS USUÁRIOS DA INTERNET " 👈🏼 DICA: PREFIRA O USO "TELeia mais
Bom… Primeiramente me chamo Lailton e sou estudante igual a você e tentarei de dar umas dicas e orientações em relação ao seu texto.
INTRO >>> ADICIONE A SUA FRASE , DE FATO, TENDO EM VISTA…
D2 >>> REFORMULE A FRASE : ” ENTRE OS USUÁRIOS DA INTERNET ” 👈🏼 DICA: PREFIRA O USO “TECNOLOGIA” , ASSIM, EVITA DE VOCÊ FICAR REPETINDO A MESMA PALAVRA DUAS OU MAIS VEZES, POIS TORNA O SEU TEXTO CANSATIVO E QUERENDO OU NÃO CAUSANDO UMA IMPRESSÃO RUIM AO SEU CORRETOR PORQUE ELE IRÁ PERCEBER O SEU INDOMÍNIO DOS NOSSOS QUERIDINHOS ” SINÔNIMOS “… FOQUE MAIS NELES PARA NÃO REPERTIR E TONAR O SEU TEXTO CHATO! OK ?! ESPERO QUE SIM RSRS
PROCURE SINÔNIMOS REPETIU MUITO — INDIVÍDUO/ INTERNET….
D1 >>> PREFIRA USAR ESSE CONECTIVO INTERPARÁGRAFO : A PRINCÍPIO, NÃO QUE O SEU ESTEJA ERRADO MAIS FICOU TÃO SEM UM TOQUE DE BRILHO MAS TBM PODE OK…. FICA A TEU CRITÉRIO AQUI…
REFORMULE A FRASE: SEM AS DEVIDAS REFLEXÕES RESPEITANDO A CONCORDÂNCIA DE PLURAL…
CONSIDERAÇÕES FINAIS>>> ACHEI UM TEXTO MUITO BOM, PORÉM, SEU VOCABULÁRIO POR MAIS QUE SEJA ADEQUADO FALTA AINDA UM BRILHO DE MAIS VOCABULÁRIO EM SENTIDO DE NÃO UMA MESMA PALAVRA NO TEXTO COMO UM TODO. ADEMAIS, FORA ISSO TUDO É SÓ MESMO VIU RSRS ESPERO TER LHE AJUDADO E BOA SORTE NA SUA PREPARAÇÃO VAMOS QUE VAMOS GUERREIRA!👏🏼❤️💪🏼
See lessQUESTÃO DO ABORTO NO BRASIL
Lailton
Olá, em primeira análise, gostaria de deixar claro que sou especialista em redação, porém, sou aluno igual a você colega e estou aqui tentando ajudar as pessoas aqui. Percebi que você domina muito bem outros repertório-socioculturais, mas deixa a desejar na estruturação da redação. Procure estudar eLeia mais
Olá, em primeira análise, gostaria de deixar claro que sou especialista em redação, porém, sou aluno igual a você colega e estou aqui tentando ajudar as pessoas aqui.
Percebi que você domina muito bem outros repertório-socioculturais, mas deixa a desejar na estruturação da redação.
Procure estudar e melhorar: Estruturação de um texto dissertativo-argumentativo + estruturação sintática + 5 competências da redação + concordância verbal/nominal + estudo da gramática.
Estude essas coisinhas e você vai melhorar bastante viuuu rsrs
Mas no geral estude mesmo como montar um texto dentro da Estruturação textual apropriada para a redação do Enem + 5 competências ( nesse quesito estude o que cada competência quer de você, ou melhor, de nos alunos…
Espero ter ajudado e não pare de escrever redações vc vai evoluir de acordo com o tempo ok?! Boa sorte nessa caminhada 😉 vai dar tudo certo viuu não desista, você é capaz de tudo, assim você querendo.
E lembre-se sempre : “O céu é o limite…” ♥️
See lessA IMPORTÂNCIA DA MULHER NA SOCIEDADE
Lailton
Oi, primeiramente não sou um professor, e sim, um mero estudante acadêmico igual a você. Dei uma analisada em sua redação e já de início percebi que tens muito potencial, porém, só estar meio perdida em relação de espaço no quesito de estruturação da sua redação. Aconselho que você estude mais as 5Leia mais
Oi, primeiramente não sou um professor, e sim, um mero estudante acadêmico igual a você. Dei uma analisada em sua redação e já de início percebi que tens muito potencial, porém, só estar meio perdida em relação de espaço no quesito de estruturação da sua redação.
Aconselho que você estude mais as 5 competências do Enem, pois o seu texto é bom, no entanto, deixa muito a desejar nas competências, porque percebi muito a carência do uso de mecanismos coesivos para encadeamentos do seu raciocínio e lógica do texto, e isso, é perceptível a falta nos inter (fora) parágrafos e intra (dentro) parágrafos e principalmente nos começos de seus parágrafos.
Nos parágrafos de desenvolvimento use 1 D ( 1 desenvolvimento: A princípio, / Em primeira análise, Em primeiro plano… )
2 D ( 2 desenvolvimento) : Em segundo plano, / Em segunda análise, / Ademais, / Além disso… E por aí vai
Conclusão: procure usar um Portanto, / Infere-se, portanto, / Em suma, / e etc.
Esses conectivos são avaliados em seu texto na competência de número 4 então use e abuse, porém, tem que ser diferentes e com sentidos no texto todo ok… Rsrs
Competência 5, ou melhor, essa é a parte da sua intervenção temática ( solução p/ o tema proposto pela banca, seja ela Enem, concursos e etc…
Aqui é avaliado os 5 elementos que são: Agente + Ação + Modo/ Meio + det + Finalidade…
E só nessa competência vc já ganha os lindos e perfeitos 200 pontos rsrs então capricha hein ?!
Aconselhamentos: Estude : uso correto de crase, concordância verbal e nominal, vírgula, translineação ( separação silábica) , Ortografia ( escrever as palavras de forma certa e essas coisas de gramática tendeu foque bastante nisso que sua competência 1 vai subir mais…
Mas no geral mesmo entenda o que é um texto dissertativo-argumentativo e suas 5 competências e se aprofundi no que cada uma delas requer de você e é isso… Boa sorte na sua caminhada vc vai conseguir só estudar gramática + estrutura de texto dissertativo-argumentativo + 5 competências da redação que vai dar tudo certo. 🥰
See lessImpactos da hiperconectividade na sociedade
Dio_Hyun~
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade INTRODUÇÃO: A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramentaLeia mais
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade
INTRODUÇÃO:
A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramenta proporcionou a (*à) sociedade moderna muitos avanços. No entanto, no Brasil, o seu acesso traz inúmeros problemas, tais como a hiperconectividade. Logo (*vírgula aqui) é visível a mudança de comportamento e a angústia respectivamente, (s/vírgula aqui) causas desse fenômeno|1|.
1 – Aqui houve uma certa falta de coerência, seria: “Logo, é visível a mudança de comportamento e a angústia que são causadas por esse fenômeno”?
— Essa introdução cumpriu o seu papel. possui uma tese (o acesso a internet traz à sociedade problemas, como a hiperconectividade) e trouxe um repertório legítimo, pertinente e produtivo; apenas a conclusão que deixou a desejar pela falta de coerência associada a erros coesivos.
___________________________
DESENVOLVIMENTO 01:
É relevante abordar, primeiramente, que a transição de conduta é uma das razões pela qual o problema persiste. Acerca disso, de acordo com o filósofo alemão Émile Durkheim, as atitudes humanas decorrem da coerção exercida por padrões sociais estabelecidos. Nessa lógica, devido a (à) prioridade de estar conectado com as notícias do mundo afora (*vírgula) muitos perdem o controle e se tornam ansiosos, caso esteja (*estejam) sem o acesso à internet.
— Esse desenvolvimento está bem estruturado (Com intro, des e conclusão), no entanto, ainda está vago, pois sua conexão com o repertório está muito superficial. Acredito que se você tivesse explicado o porquê damos (nós, brasileiros) tanta primazia à conexão, que é por sermos influenciados pelas mídias que massifica nossa mente (como bem diz Adorno), estaria muito bem ligado com a premissa de Durkheim sobre as atitudes humanas serem influenciadas pela padronização.
_______________________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, a inquietação dificulta a superação do uso excessivo da tecnologia. O medo de perder informações importantes é extremamente assustador na vida de pessoas que desempenham seu trabalho através deste meio. O uso sem supervisão dos pais intensifica o isolamento social e a convergência a conteúdos inapropriados para menores de idade.
— Aqui tivemos uma estrutura não tão adequada para um texto dissertativo-argumentativo, visto que frases soltas deixam um sentido vago. Não há desenvolvimento, tampouco conclusão.
________________________________
CONCLUSÃO:
Portanto, com urgência, é preciso desconstruir as bases da conexão redundante. Para isso, cabe à família (AGENTE) (*vírgula aqui) por meio (MEIO) das discussões pertinentes e o controle dos acontecimentos virtuais |1| (*vírgula aqui) estabelecer (AÇÃO) modos para que (OBJETIVO) os adolescentes não sejam alvos da dependência da internet.
1 – Controle dos acontecimentos virtuais? Como assim?
— Uma conclusão vaga, e com uma proposta não tão completa (falta o Detalhamento de algum elemento).
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C1: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 840
— Muito bem!! Apenas seja mais cautelosa quanto à estrutura dos parágrafos, tente estudar um pouco mais sobre esse tipo de estruturação. Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte, e cuide-se!!
See lessIntolerância religiosa no Brasil
Dio_Hyun~
Tema: Intolerância religiosa no Brasil INTRODUÇÃO: Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em recLeia mais
Tema:
Intolerância religiosa no Brasil
INTRODUÇÃO:
Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em reconhecer e respeitar essas praticas (práticas).
Essa introdução é um tanto contraditória, como seria um país laico e que defende a liberdade de crença, mas, simultaneamente, não possui a vontade de reconhecer e respeitar as crenças? Seria bom que você usasse algum tipo de estratégia para encabeçar essa argumentação, como exemplo: “Embora o país tupiniquim seja considerado laico, o índice crescente da intolerância revela que tal adjetivo não se conecta com a atual realidade brasileira.” Seja direto e claro quanto a sua tese.
________________________________
DESENVOLVIMENTO 01:
O Brasil é uma mistura |1| de religiões e etnias, e perante a Constituição Federal que |2| a escolha de religião é totalmente livre. Diante disso, a legislação que assegura a liberdade de crenças religiosa (religiosas), quando vista em prática não são bem aceitas e respeitadas|3|. Assim, romantizar essa situação não é bem uma opção, mas um motivo de preocupação.|4|
1 – Substitua o termo “mistura”, para algo como “diversidade”, ou seja, o Brasil possui uma diversidade de religiões e etnias. Entendi o sentido, mas acredito que o termo “misturar” traz uma certa informalidade para o texto dissertativo.
2 – Aqui há um típico erro quanto à coesão do texto, o qual interfere na leitura, você poderá perceber se lê-lo.
3 – Por quê? O que não é aceito e respeitado e por que não é aceito e respeitado? Tente sempre explicar e preencher a sua argumentação com fatos, opiniões.
4 – Por que seria um motivo de preocupação? Quais são as consequências?
_________________________________________
DESENVOLVIMENTO 02:
Segundo dados do Instituto de Pesquisa do (*da) USP, a cada mês são registrados (*registradas) pelo menos 10 |1| denúncias de intolerância religiosa (*vírgula aqui) e dessas 15% envolvem violência física, sendo as principais vitimas (vítimas) fieis (fiéis) afro-brasileiras. Partindo disso, esse problema está causando um grande desrespeito|2|, por algo que é liberado. Além de causar perseguições, pode haver espancamentos, e esses são mais um dos motivos para o combate, e só assim torna o Brasil mais tolerante.|!|
1 – Regra geral p/ redação – Escreva por extenso os números de zero a dez. Escreva com algarismos os números de 11 a 999. A partir de mil, escreva com algarismo mais a palavra dos números redondos, como 5 mil, 77 milhões, 1,3 bilhão. Números não redondos devem ser apresentados com algarismos por completo: 98.765. Não use 1 mil, apenas mil.
2 – Seria mais apropriado escrever que esta situação de intolerância está causando violência ou caos ou desarmonia.
Senti falta de uma conclusão mais fechada, aliás, esse final está desconexo.
________________________
CONCLUSÃO:
Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões|1|. Com isso, cabe a Constituição Federal (AGENTE) usar |2| (*Vírgula aqui) através |2| da mídia e da educação, anúncios e o aprendizado (MEIO), com o intuito (OBJETIVO) de solucionar essa controversa (controvérsia), assim, as pessoas serem (*serão) cada vez mais influenciadas a compartilhar o respeito no mundo (DETALHAMENTO DO OBJ).
1 – Essa frase está incompleta.
2 – Esqueceu da ação.
Conclusão boa, embora tenha esquecido de um elemento essencial como é o caso da ação.
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1C: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
3C: 80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados e contraditórios, em defesa de um ponto de vista.
4C: 160 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 680
Não tenha medo de usar mais linhas para explicar suas ideias, pelo contrário, aproveite-as o máximo que puder para deixar as suas ideias claras e bem explicadas! Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte na sua jornada, cuide-se!!
See lessCyberbullying e crimes virtuais
Dio_Hyun~
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais INTRODUÇÃO: “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora dLeia mais
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais
INTRODUÇÃO:
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora da |1| inobservância não só das instituições educacionais, mas também do poder público.
1 – Pelo que entendi dessa frase, o verbo “corroborar” está no sentido de ‘confirmar’, ou seja, “Tal conjuntura confirma a inobservância não só…”, isso significa que sua transitividade é direta, não é necessário usar a prep. “de” aqui.
– Esse parágrafo está agradável, você apresentou repertório e foi objetivo na tese “a conjuntura de crimes virtuais (sabendo que cyberbulling se encaixa nessa espécie) acontece devido às questões educacionais e governamentais.”
Entretanto, ao ler o começo fiquei tipo “Por que a citação de Simone serve como metáfora a conjuntura dada?”.
Então, lhe sugiro que tente conectar o repertório à tese para uma melhor compreensão da sua proposta.
Por exemplo: “(…) serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade, uma vez que boa parte dos internautas sequer buscam denunciar crimes desse gênero ao pensarem que tais atitudes no ambiente online é algo banal.” Entende?
—————————–
DESENVOLVIMENTO 01:
Primeiramente, nota-se a ausência de medidas coercitivas a esse tipo de violência dentro do ambiente escolar. Segundo Paulo Freire, a educação essencialmente deve possuir caráter liberador, à medida que nos paramenta com ferramentas e nos torna capazes de questionar a realidade. Contudo, o contexto escolar muitas vezes é reduzido apenas ao aprendizado tecnicista, se distanciando (*segundo a regra de colocação pronominal, aqui deveria estar “distanciando-se”) do modelo pedagógico do educador brasileiro.
– Seria pertinente, na conclusão desse desenvolvimento, reforçar mais a questão de que o meio escolar sofre de escassez quanto ao incentivo de pensamento crítico nos estudantes, o que colabora com a permanência da violência e a ausência de métodos intervencionistas nas relações virtuais. Apesar de ser um pouco estranho colocar “ medidas coercitivas” em um ambiente de ensino, preferiria que esse meio conscientizasse mais os alunos sobre esse tipo de violência que se estende na internet.
————–
DESENVOLVIMENTO 02:
Em segundo plano, a lacuna na atuação Estatal (*estatal) também contribui na potencialização da problemática. Esse contexto ilustra o Estado Natural (*vírgula aqui) que, segundo os contratualistas, não se observava (*observa) nenhuma organização política, ameaçando, assim, os direitos naturais humanos. Paralelamente, hoje a condução inicial de procedimentos judiciais para crimes virtuais ainda se mantém restrita a grandes centros urbanos, dificultando a assistência em comunidades remotas.
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CONCLUSÃO:
Portanto, observa-se que (*a) educação e (*a) atuação governamental possuem papeis (papéis) fundamentais na manutenção dos direitos básicos. Desse modo, a fim de instruir as novas gerações para a melhoria do corpo social |OBJETIVO|, é necessário que as instituições de ensino |AGENTE| abranjam |AÇÃO| também temáticas que se incorporem ao contexto da vida real, através |1| de disciplinas específicas ou tarefas extracurriculares |MEIOS|. Não somente, cabe ao poder público |AGENTE2| a melhoria da assistência legal para todo o território nacional|AÇÃO2|, através |!| de departamentos especializados nas delegacias de polícia |MEIO|. Sendo assim, é possível se distanciar do contexto deplorável observado por Simone de Beauvoir |DETALHAMENTO|.
1 – Não mais use a expressão “através de”, pois remete mais ao ato de atravessar algo, prefira o “por meio” e seus sinônimos.
ps: evite omitir os artigos.
– Excelente conclusão. Só uma dica, para que não gastes tantas linhas para a conclusão, não é necessário fazer mais de uma proposta de intervenção, uma vez que sua nota não aumenta, apenas cresce as chances de você acabar se perdendo em alguma coisa, só faça uma proposta completa (com agente, ação, meio, objetivo e o detalhamento) e que esteja coesa com sua proposta.
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1C: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3C: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4C: 200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 920
Você está indo muito bem! Lembre-se: a prática leva à excelência. Boa sorte em sua jornada, cuide-se!
See lessA Cultura do Assédio no Brasil
Abigail
Introdução: Foi feito um uso pertinente do repertório. Acho que no lugar de "a qual" deveria ser "na qual". O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram apresentados de forma clara. Só achei que o parágrafo ficou meio longo (parece maior que os desenvolvimentos), entãoLeia mais
Introdução: Foi feito um uso pertinente do repertório. Acho que no lugar de “a qual” deveria ser “na qual”. O tema e os dois argumentos que serão abordados nos desenvolvimentos foram apresentados de forma clara. Só achei que o parágrafo ficou meio longo (parece maior que os desenvolvimentos), então eu recomendo tentar ser mais concisa para sobrar mais linhas para você argumentar. Para evitar repetir palavras (falta), use sinônimos como: ausência, carência.
See lessDesenvolvimento 1: A parte “…desde as primeiras civilizações…” ficou meio desconectada do que é tratado no parágrafo. O repertório é pertinente ao tema, mas achei que a argumentação ficou um pouco superficial, faltou explicar como e porque essa orientação das crianças vai amenizar o problema.
Desenvolvimento 2: Achei que o repertório não foi bem relacionado no parágrafo. Após o ponto final, comece a frase com letra maiúscula: “Ou seja…”. Faltou explorar melhor a questão, escrevendo, por exemplo, porque não ocorrem as punições: as vítimas não são incentivadas a denunciar ou são desacreditadas quando procuram as autoridades.
Conclusão: A primeira proposta de intervenção ficou meio genérica, porque o combate ao assédio não é tratado especificamente, mas apresentou os 5 elementos exigidos.
Nota: 840
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
A pirataria em questão no Brasil
marianailezyszyn
Olá, pelo que vi seu tema de redação foi sugerido pela equipe do O Salto, certo? Pois bem, sou ainda uma estudante que busca aprimorar a redação, mas vou contribuir da melhor forma que posso. Primeiro vou estabelecer as pontuações de acordo com a banca do ENEM e depois passo para as colocações maisLeia mais
Olá, pelo que vi seu tema de redação foi sugerido pela equipe do O Salto, certo? Pois bem, sou ainda uma estudante que busca aprimorar a redação, mas vou contribuir da melhor forma que posso. Primeiro vou estabelecer as pontuações de acordo com a banca do ENEM e depois passo para as colocações mais específicas:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160
TOTAL: 880
Agora, vamos trabalhar alguns detalhes do seu texto:
° “Na série televisiva “Todo mundo odeia o Chris”, o personagem “Perigo” é conhecido por vender produtos piratas[1]”. Acho que aqui caberia um detalhamento maior de seu repertório, pois é usual fazer a transição dele para a sua tese, conectando as duas ideias. Sugiro que para isso você use a a desigualdade (por exemplo) como um dos motores da pirataria, pois muitas pessoas que não têm condições de comprar determinado produto optam por consumi-lo de formas “alternativas” (até porque o personagem Perigo mora no bairro do Brooklyn, em Nova Iorque, que é um símbolo dos bairros periféricos e desiguais de metrópoles).
° “Tal problemática se deve, majoritariamente, à omissão governamental[2]”. E, continuando meu comentário anterior, daria para relacionar a questão da desigualdade socioeconômica com a omissão do governo, que deveria combatê-la.
° “[…]na medida em que o Estado isenta-se de suas garantias”. Não entendo mutio dde gramática, mas acho que a palavra “isenta-se”
See lessA questão da maternidade solo na sociedade
PedroEnrryke
A Constituição Federal de 1988, [1] prevê em seu artigo 6°, [1] o direito a saúde, educação e moradia como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa o número de mães solo no país. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revLeia mais
A Constituição Federal de 1988, [1] prevê em seu artigo 6°, [1] o direito a saúde, educação e moradia como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa o número de mães solo no país. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a falta de leis severas para o adulto responsável pelo abandono da criança.
FEEDBACK:
Na introdução, o assunto, o tema e a tese foram bem explicado. Repertório foi bem utilizado.
[1] Vírgula colocada indevidamente, pois ela, no 1º caso, está separando sujeito do predicado. No 2º, está separando o verbo de seu complemento, ambas condenadas pela gramática normativa.
A princípio, é imprescindível notar que a ausência do Estado potencializa as más condições de mães solteiras para a criação de seus filhos. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Bauman [2] que as descreve como presentes na sociedade, porém, sem cumprirem sua função. Sob esse contexto, devido a baixa atuação das autoridades, durante a pandemia [2] chegou a 64% o número de famílias que passam fome chefiadas por mulheres.
Gostei da argumentação. Nenhum defeito nesse quesito.
[2] É necessário colocar uma vírgula.
Ademais, é fundamental apontar a total irrelevância dos homens pais dessas crianças como outro fator para a manutenção da maternidade solo. De acordo com dados [3], o número de denúncias por falta de pagamento de pensão aumentou drasticamente, principalmente na pandemia, fazendo com que mães desesperadas busquem soluções através de seus familiares e doações. Logo [4] é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
[3] Que dados? Seria imprescindível colocar o nome do órgão de onde foram retiradas a estatística.
[4] Vírgula faltando.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a dificuldade da maternidade solo no país. Para isso, é imprescindível que o Estado e o Governo [5] por meio de campanhas e leis [5] crie projetos para ajudar essas mães através de cestas básicas ou cartão alimentação, para que assim, não precisem enfrentar mais problemas com a criação de seus filhos.
[5] vírgula faltando
Observação: seria interessante retomar o repertório dito na introdução, ou seja, tu poderias ter falado da Constituição no final do teu parágrafo de conclusão (como última frase).
Notas:
C.I = 120
C.II = 160
C.III = 120
C.IV = 200
C.V = 160
Nota total: 760
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