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TEMA ”COMO COMBATER O RACISMO ESTRUTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA”
LuannaFOliveira
No texto, eu abordei o racismo ESTRUTURAL. Por isso, meu objetivo era apenas criar medidas para acabar com esse racismo que muitas vezes nem percebemos, mas que sempre está ali. Meu foco não foi o racismo em seu sentido mais amplo. O que tentei criar não foram medidas para acabar o racismo como a maLeia mais
No texto, eu abordei o racismo ESTRUTURAL. Por isso, meu objetivo era apenas criar medidas para acabar com esse racismo que muitas vezes nem percebemos, mas que sempre está ali. Meu foco não foi o racismo em seu sentido mais amplo. O que tentei criar não foram medidas para acabar o racismo como a maioria conhece, esse não é o tema da redação.
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No terceiro parágrafo realmente, cadê as vírgulas? Kkkkkkkk juro que no texto a mão eu coloquei kkkkkkk
TEMA ”COMO COMBATER O RACISMO ESTRUTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA”
LuannaFOliveira
Coube sim. 30 linhas em uma folha de caderno, sem contar que a folha oficial do Enem é mais larga, então caberia até mais. . Sobre essa parte da "ética do discurso" eu ficava muito na dúvida se eu colocava ou não, mas agora acho melhor não mesmo kkkkkk . Sobre a falta de conectivo no início do segunLeia mais
Coube sim. 30 linhas em uma folha de caderno, sem contar que a folha oficial do Enem é mais larga, então caberia até mais.
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Sobre essa parte da “ética do discurso” eu ficava muito na dúvida se eu colocava ou não, mas agora acho melhor não mesmo kkkkkk
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Sobre a falta de conectivo no início do segundo parágrafo… Bom, eu nunca gostei de colocar. Felizmente nunca fui prejudicada por isso e meus profs sempre concordaram. Mas acho que vai de cada um, algumas alunos tbm já me questionaram por conta disso.
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Na conclusão, o “impede-se” foi um erro de digitação, o certo seria “impende-se” kkkkk
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Sobre os livros e materiais… concordo, faz muito sentido. Gostei da colocação.
TEMA ”COMO COMBATER O RACISMO ESTRUTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA”
LuannaFOliveira
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Ops, comentário errado. :|
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TEMA ”COMO COMBATER O RACISMO ESTRUTURAL NA SOCIEDADE BRASILEIRA”
LuannaFOliveira
No texto, eu abordei o racismo ESTRUTURAL. Por isso, meu objetivo era apenas criar medidas para acabar com esse racismo que muitas vezes nem percebemos, mas que sempre está ali. Meu foco não foi o racismo em seu sentido mais amplo. O que tentei criar não foram medidas para acabar o racismo como a maLeia mais
No texto, eu abordei o racismo ESTRUTURAL. Por isso, meu objetivo era apenas criar medidas para acabar com esse racismo que muitas vezes nem percebemos, mas que sempre está ali. Meu foco não foi o racismo em seu sentido mais amplo. O que tentei criar não foram medidas para acabar o racismo como a maioria conhece, esse não é o tema da redação.
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No terceiro parágrafo realmente, cadê as vírgulas? Kkkkkkkk juro que no texto a mão eu coloquei kkkkkkk
O desmatamento na Amazônia e suas consequências
LuannaFOliveira
Oie! . -- Você apresenta um bom repertório cultural. Continue assim! . — A competência 5 da redação do Enem exige que o aluno faça um detalhamento da proposta de intervenção. É importante lembrar que a proposta deve responder a quatro perguntas fundamentais: O que? Quem? Como? Para que? Foque bastanLeia mais
Oie!
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— Você apresenta um bom repertório cultural. Continue assim!
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— A competência 5 da redação do Enem exige que o aluno faça um detalhamento da proposta de intervenção. É importante lembrar que a proposta deve responder a quatro perguntas fundamentais:
O que?
Quem?
Como?
Para que?
Foque bastante em responder essas perguntas, elas são responsáveis pelo detalhamento da conclusão e lhe garantirá uma boa nota.
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— Você possui domínio da norma escrita, com alguns deslizes na pontuação. Também possui domínio da estrutura de uma dissertação, sabe posicionar os elementos que a compõe, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
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Espero que tenha gostado da correção. Beijinhos! :)
O problema da mobilidade urbana no Brasil
LuannaFOliveira
Oii Cristina! -- Evite usar pontos finais separando orações com o mesmo período. Isso causa uma quebra na linearidade do desenvolvimento. EXEMPLO: ''Ao analisar o tema o problema da mobilidade urbana no Brasil. Percebe-se que há muito..." O ponto final utilizado quebrou essa linearidade, deve-se utiLeia mais
Oii Cristina!
See less— Evite usar pontos finais separando orações com o mesmo período. Isso causa uma quebra na linearidade do desenvolvimento.
EXEMPLO: ”Ao analisar o tema o problema da mobilidade urbana no Brasil. Percebe-se que há muito…” O ponto final utilizado quebrou essa linearidade, deve-se utilizar vírgulas nestes casos.
— Há casos onde o emprego da vírgula também é feito de maneira errônea ou está ausente. Sugiro uma pesquisadinha rápida de como utilizar esse recurso ;)
— A competência 5 da redação do Enem exige que o aluno faça um detalhamento da proposta de intervenção. É importante lembrar que a proposta deve responder a quatro perguntas fundamentais:
O que?
Quem?
Como?
Para que?
Foque bastante em responder essas perguntas, elas são responsáveis pelo detalhamento da conclusão.
— Alguns corretores consideram que colocar o agente da proposta de intervenção como ”o Governo” e ”o Estado” como algo muito vago, ou seja, não limita quem é responsável direto pela execução da medida. Por isso, é importante indicar qual órgão público, ministério ou empresas/indivíduos devem agir.
— A competência 3 da redação do Enem espera que o aluno apresente argumentos que não sejam previsíveis, ou seja, que vá além do senso comum. Apenas relacionar aquilo que já é de conhecimento popular não lhe garantirá uma tese, o que prejudicará a sua nota.
— Atente-se a não focar apenas em jogar informações no texto, mas sim a problematizá-las. Isso quer dizer que ao jogar uma informação no texto, você deve mostrar para o leitor em que aquilo pode afetar a sociedade.
— Você possui domínio da norma escrita, apenas com deslizes mais graves na pontuação. Também possui domínio da estrutura de uma dissertação, sabe posicionar os elementos que a compõe, como a introdução, o desenvolvimento e a conclusão.
Espero que tenha gostado da correção. Beijinhos! :)
tema: Bullying
LuannaFOliveira
--A competência 3 da redação do Enem espera que o aluno apresente argumentos não previsíveis pela banca. No texto apresentado, as informações expostas, ainda que coerentes, não possuem indícios de autoria por não ser algo além do senso comum. --Em relação conclusão, a competência 5 da prova exige quLeia mais
–A competência 3 da redação do Enem espera que o aluno apresente argumentos não previsíveis pela banca. No texto apresentado, as informações expostas, ainda que coerentes, não possuem indícios de autoria por não ser algo além do senso comum.
See less–Em relação conclusão, a competência 5 da prova exige que o aluno desenvolva uma proposta de intervenção muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada. O detalhamento da conclusão é ponto chave para que o estudante alcance uma boa nota. Não há problemas em apresentar uma única proposta de intervenção que envolva mais de um agente, o problema está na ausência de informações que explicariam como a campanha deve ser desenvolvida pelos órgãos. Evite proposta relacionadas a campanhas ou conscientização. Como já mencionei, a prova espera que aluno fuja do previsto.
A importância do Esporte como instrumento de modificação social
LuannaFOliveira
--Deve-se atentar a contrariedade gerada na introdução, quando diz que o Estado dá atenção exclusiva ao futebol e um precário incentivo ao esporte, sendo que o futebol também é um esporte. Compreendo que queira se referir à falta de apoio do governo à outros esportes, mas a forma como foi exposto nãLeia mais
–Deve-se atentar a contrariedade gerada na introdução, quando diz que o Estado dá atenção exclusiva ao futebol e um precário incentivo ao esporte, sendo que o futebol também é um esporte. Compreendo que queira se referir à falta de apoio do governo à outros esportes, mas a forma como foi exposto não esta de acordo com a ideia.
See less–Outro ponto importante é dizer que a atenção do Estado é exclusiva do futebol, o que não é verdade. Os maiores investimento são sim para essa modalidade, mas atente-se ao fato que a mídia também tem grande culpa no enaltecimento desse esporte, que acaba por ofuscar os outros. Muito dinheiro também é investido em ginástica, atletismo, natação… Cuidado com as palavras que generalizam uma situação.
–Atente-se a assonância na primeira linha da conclusão: ”Portanto” e ”Para tanto”.
–Afim ≠ a fim
–NOTA GERAL: quando comecei a ler, gostei muito do jogo de palavras, gostei muito da citação do Pelé, achei que se encaixou perfeitamente no tema. Entretanto, ao decorrer do texto, os argumentos e a conclusão ficaram um pouco fracos, nada além do previsível como pede o Enem. Você demonstra domínio da estrutura de uma dissertação, sabe posicionar os elementos, ainda que estes já sejam o esperado.