Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A necessidade de inclusão e educação digital para idosos
João Henrique
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais. C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada. C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos cLeia mais
C1 Não encontrei erros semânticos, nem gramaticais.
C2 Bom domínio do gênero dissertativo argumentativo. C3 Bom projeto de texto e argumentos bem coerentes. Seu desenvolvimento poderia ser maior, você só escreveu dois períodos em cada.
C4 Repetiu muito o termo idosos, não utilizou nenhum sinônimos como “os mais velhos” ou pronome, isso pode descontar pontos seus, já que uma das coisas analisadas nos vestibulares é justamente o domínio linguístico do participante. Além disso você repetiu “DESSE MODO” como conectivo de conclusão nos dois desenvolvimentos.
C5 A sua conclusão não está padrão ENEM, mas acredito que você não tinha a intensão de estar. Então, boa conclusão.
Nota (ilustrativa): 920
Ps: Você escreve muito bem e é muito acertiva nos seus argumentos! Deveria escrever mais, no entanto, pois geralmente em textos pequenos, os erros pequenos são mais destacáveis. Lembrando que sou um mero estudante sofredor, então desconta se minhas análises estiverem equivocadas em seu ponto de vista. Bons estudos!
See lessA segunda língua como mecanismo de acesso a informações e culturas
João Henrique
Analisando de acordo com as competências: C1 1 - Aqui ouve uma falha no uso da preposição, "dificuldade DE não conseguirem". "Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema." 2 - Talvez tenha acontecido um pequeno erLeia mais
Analisando de acordo com as competências:
C1
1 – Aqui ouve uma falha no uso da preposição, “dificuldade DE não conseguirem”.
“Outrossim, a dificuldade existente para muitas pessoas (de) não conseguirem ter acesso a uma segunda língua intensifica o problema.”
2 – Talvez tenha acontecido um pequeno erro de concordância aqui:
“[Essas tecnologias] podem ser, por exemplo, [o aplicativo “Duolingo]”, que fornece a possibilidade de aprendizado de diversos idiomas de maneira gratuita, auxiliando no aprendizado dos alunos.”
Você poderia ter posto: UMA DESSAS TECNOLOGIAS PODE…
3 – “Isto se torna”, certo seria “isto torna-se”
C1: 160
C2
Você domina a escrita do modelo de texto dissertativo argumentativo, apresentou as 3 partes do texto com repertório legítimo, pertinente e produtivo.
C2: 200
C3
Os seus parágrafos de desenvolvimento foram bem construídos e é perceptível a presença de um projeto de texto.
Entretanto, há pequenas partes contrastantes dentro dele. Por exemplo, na sua tese você aponta: “gerando um prejuízo a esses indivíduos e os distanciando de aproveitar o mundo globalizado”, você não especificou qual era o prejuízo, o que pode fazer a relação com seu desenvolvimento um pouco confusa. Talvez não tenha sido sua intenção colocar na sua tese os pontos principais a serem discutidos em D1 e D2, mas essa foi a impressão que ficou. Dessa forma, apesar dos parágrafos SEPARADAMENTE estarem bem descritos, pensando no texto articulado, as ideias ficaram um pouco confusas, descontando alguns pontos seus nessa competência.
C3: 160
C4
1 – “Segunda língua” – Você repete muito essas duas palavras, trocando algumas vezes pra “segundo idioma”. Mesmo fazendo parte do tema, fica um pouco repetitivo.
Obs: Sei que é chatíssimo essa coisa de repetição e sinônimos, mas fazer oq né?
2 – Consequentemente, essas pessoas [são prejudicadas] e sofrem uma limitação quando comparadas com indivíduos que possuem uma segunda língua, o que [prejudica os menos favorecidos] em relação a experiências e oportunidades.
– Há uma repetição de ideias aqui, acarretando uma incoesão no texto.
3 – Você repete o GERANDO nos parágrafos 1 e 2 como conclusão de uma ideia. Além de ser posto no gerúndio, o que deixa o texto cansativo, há outros sinônimos que podem ser usados para evitar repetição como “implicar, acarretar, etc”.
No mais, você usou bem os conectivos, atenção só para esses outros fatores.
C4: 160
C5
Apresenta todos os fatores necessários: ação, agente, modo, efeito e detalhamentos.
C5: 200
Nota final: 880
Ps: Desculpa se errei em algo estou aprendendo assim como você! As notas são meramente ilustrativas, mais pra você se basear mesmo, não sou nenhum especialista. Ótima redação, ótima escrita. Questão de detalhes pra aprimorar seu texto, que já está bom, bons estudos!
See lessPrincipais problemas habitacionais nas grandes cidades brasileiras.
João Henrique
Intro - Sua intro tá bem correta exceto por dois erros: 1. "existe negligencias..." é um erro de concordância, certo seria "existeM". 2. Além disso, ficaria mais coeso escrever: "Tal problemática ocorre, devido à irresponsabilidade de empresas e , também, [à] negligência governamental." D1 - RepertóLeia mais
Intro – Sua intro tá bem correta exceto por dois erros:
1. “existe negligencias…” é um erro de concordância, certo seria “existeM”.
2. Além disso, ficaria mais coeso escrever: “Tal problemática ocorre, devido à irresponsabilidade de empresas e , também, [à] negligência governamental.”
D1 – Repertório perfeito, argumentação muito boa e interligação bem enxuta dos fatos.
1 – “São (uma das) irresponsáveis…”, está errado. O correto seria “São responsáveis” pois você se refere às empresas, no plural.
D2 –
1 – Devido (à) muitas pessoas, está errado. Esse a é sem crase. Sempre que o a tiver crase antes de palavra plural ele tbm vai estar no plural (às).
2 – cuidado na utilização do gerúndio, isso deixa o texto cansativo.
Conclusão –
Proposta completa, teria os 200. Agora você poderia ter colocado que as empresas poderiam migrar para pequenas cidades fornecendo empregos em outras regiões menos populosas, fica a dica pra outra vez.
Análise geral: Você teve um bom projeto de texto e entende bem o gênero dissertativo-argumentativo. Precisa se atentar a alguns erros gramaticais e semânticos.
Nota: 800 – 900.
See lessFormas de organização da sociedade para o enfrentamento de problemas econômicos no Brasil – 30 linhas
João Henrique
Intro - Repertório muito bom, porém parágrafo curto com só 2 períodos, poderia ter desenvolvido um pouco mais. Eu não entendi o que você quis dizer em "no que concerne aos problemas econômicos do Brasil", qual foi a relação que você pretendeu criar? Ficou confuso para mim. Sem contar que você não deLeia mais
Intro – Repertório muito bom, porém parágrafo curto com só 2 períodos, poderia ter desenvolvido um pouco mais. Eu não entendi o que você quis dizer em “no que concerne aos problemas econômicos do Brasil”, qual foi a relação que você pretendeu criar? Ficou confuso para mim. Sem contar que você não deixou tese, não expressou seu ponto de vista sobre o tema.
D1 – Você não deixou repertório, claro que não é obrigatório mas é bom colocar para cituar o leitor do seu texto. Por que não citar um fato histórico? Você aponta o “efeito dominó histórico” e “corrupção” e depois diz que “medidas precisam ser assertivas”, mas não relaciona as duas informações, nem dá exemplo de medidas.
D2 – Bem desenvolvido, gostei muito.
Conclusão – Se for no modelo ENEM, faltou o meio. Mas em suma boa proposta de intervenção.
Análise geral:
1- Definitivamente, escreva mais! Faça numa folha de caderno primeiro e copie aqui depois pra saber a margem de linhas, vc teria um texto muito mais desenvolvido.
2- Seja confortável na sua escrita. Muitos termos difíceis que não são necessários e podem estar aplicados de forma errada.
3 – Você tem um bom domínio da gramática, parabéns.
See lessComo promover a inclusão social de ex-presidiários no Brasil
João Henrique
CORRIGINDO DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM Competência 1 (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa) - Falha na semântica [parag. 1]= "Segundo Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”(,) partindo desta...) = Deveria ter concluído o período, com um ponLeia mais
CORRIGINDO DE ACORDO COM AS COMPETÊNCIAS DO ENEM
Competência 1 (Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa)
– Falha na semântica [parag. 1]= “Segundo Immanuel Kant “O homem é aquilo que a educação faz dele”(,) partindo desta…) = Deveria ter concluído o período, com um ponto (.).
Falha na semântica [parag.1] = “Assim, ao solucionar esses problemas () a reinserção dos ex-presidiários será mais fácil.” = Indicado em parênteses deveria ter uma vírgula.
– Desvio de concordância (Gramática) [parag. 1]= “…Brasil (é preciso) políticas públicas para a reinserção do…” = o verbo não concorda com o sujeito nem com o gênero, o correto seria “SÃO NECESSÁRIAS políticas públicas…”.
– Desvio de pontuação (Gramática) [parag. 2]= “É notório(,) = Não há vírgula .
– Falha na semântica [parag. 2] = “…tento em vista que dados do Conselho Nacional de Justiça(,) apontam que apenas 30% dos agressores não voltam a cometer crimes. = Não se separa sujeito do verbo!!!
– Falha na pontuação [parag.2] = “Sob essa perspectiva () é notável…” = Faltou vírgula.
– Falha na pontuação [parag.3] = A falta de confiança nos indivíduos(,)faz que inclusão destes na sociedade ainda mais difícil. = Não separa sujeito do verbo!!!
– Desvio de concordância [parag. 4] = É necessário que a sociedade confie na mudança do ex-preso e (os deem) oportunidades = Pronome e verbo não concordam com o tempo verbal de “ex-preso”.
Nota: 120
Competência 2 (Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo argumentativo )
– Entendeu o tema e não o tangenciou.
– Predomínio do gênero dissertativo-argumentativo
– Apresentou as três partes do texto (introdução, desenvolvimento, conclusão)
Nota:200
Competência 3 (Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. )
– Você organizou bem as ideias, entretanto, analisando o projeto de texto há uma inadequação em um de suas direçõs argumentativas: (é preciso políticas públicas para a reinserção do detento na sociedade). Talvez seria mais adequado citar explicitamente a FALTA de políticas públicas para desenvolver e encadear melhor isso ao seu segundo parágrafo, considerando que você já iria falar da necessidade delas no parágrafo de conclusão.
Nota: 140
Competência 4 (Demonstrar conhecimento dos mecanismos
linguísticos para a construção da argumentação. )
– Não encontrei problemas sobre coesão no seu texto, talvez quando você repete a palavra sociedade duas vezes no 1º paragrafo seja um pouco desconfortável à leitura, não vale um desconto.
Nota: 200
Competência 5 (Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos)
– Apresenta os 5 quesitos da competência 5.
Nota: 200
C1: 120
C2: 200
C3: 140
C4: 200
C5: 200
Nota final: 860
PS: Sou um mero estudante, posso cometer erros tbm. Bons estudos!
See lessPRÓS E CONTRAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA INTERNET DAS COISAS
João Henrique
Sobre gramática e semântica ---- desvio gramatical (parágrafo 1) = "atribuído À tramas" = O certo seria "atribuido a tramas", sem a crase. Talvez se você tivesse posto "às tramas" (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjLeia mais
Sobre gramática e semântica —-
desvio gramatical (parágrafo 1) = “atribuído À tramas” = O certo seria “atribuido a tramas”, sem a crase. Talvez se você tivesse posto “às tramas” (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjetivo masculino “atribuidos a/aos ENREDOS” os dois mantém sentido.
Falha sintática (parágrafo 2) = “Em essência, o IoT é o objeto comum que se torna capaz de analisar dados e identificar padrões. [,] De forma a atuar como … ” = Na minha concepção, você deveria ter continuado com vírgula, não ter o interrompido. Isso atrapalhou a continuidade da sua ideia.
Falha sintática (parágrafo 2) = Dependendo do sentido que você queria dar (continuidade ou interrupção da oração) você deveria ter usado vírgula ou ponto no lugar que está representado por colchete. “Isso é o futuro, assim como na frase atribuída a Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”[, ou .] é fato que a tecnologia…”
desvio gramatical (parágrafo 3) = “com essa hiperconexão VÊM também a enorme dependência”. A palavra vem nesse caso estaria sem acento pois remete a um termo no singular (dependência).
Falha de concordância = “A exemplo disso está O EaD – Educação à distância – bastante impulsinadO…”, = Nesse caso como você frisou EDUCAÇÃO deveria usar o pronome A Ead e por conseguinte impulsonadA.
Você interpretou bem o tema e usou repertorio válido. Não sei se seu vestibular cobra projeto de texto (provavelmente cobra), mas de qualquer jeito, o seu projeto tá ótimo. Argumentou o que prometeu na introdução (os prós e contras). e a conclusão também se adequa ao resto do texto. Argumentos claros e acertivos, bom também.
Como não sei qual é o seu vestibular de aplicação, não há como atribuir nota. Em um esquema geral de dissertações e com a análise de um mero estudante, diria que você conseguria entre 80% a 90% da nota pela estrutura de argumentação. Precisa se atentar mais aos erros gramaticais e à semântica (desculpe por qualquer erro também).
See lessA gordofobia com mulheres brasileiras.
AnaJu1511
Oiee, tudo bem!? Sei um pouco de Redação e vou tentar te ajudar. Introdução - Nesse parágrafo você escreveu: "Isso ocorre pelo padrão imposto pela sociedade, principalmente com mulheres brasileiras". Temos aí o primeiro argumento que deve ser desenvolvido e explorado ao longo do texto (padrão impostLeia mais
Oiee, tudo bem!? Sei um pouco de Redação e vou tentar te ajudar.
Introdução – Nesse parágrafo você escreveu: “Isso ocorre pelo padrão imposto pela sociedade, principalmente com mulheres brasileiras”. Temos aí o primeiro argumento que deve ser desenvolvido e explorado ao longo do texto (padrão imposto pela sociedade), mas o seu segundo argumento não aparece na sua introdução =(
Desenvolvimento – No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento aparece assim: ” Torna-se evidente, portanto a ineficácia de uma lei específica para quem pratica a gordofobia”. Você fala sobre uma lei que não está sendo executada quando me diz que ela está sendo ineficaz. O problema disso é que o seu corretor pode se perguntar “qual lei?” e aí teremos uma brecha no seu desenvolvimento.
No seu desenvolvimento 2, a citação não foi tão desenvolvida. Você pode perder pontos por isso, pois é necessária uma melhor conexão dessa citação com o parágrafo.
Conclusão – No início da sua conclusão há “interfere-se”, mas o verbo “interferir” possui o mesmo sentido de “intervir” e “intrometer”. Portanto, acredito que você queria dizer “infere-se”, já que o verbo “inferir” representa o mesmo que “concluir”.
Proposta de Intervenção – A proposta necessita de 5 elementos: agente, modo/meio, ação, detalhamento e finalidade. Entretanto, não encontrei o seu modo/meio – que seria facilmente identificado se você utiliza-se “por meio de” ou “através de”. Tente deixar esses elementos o mais claro possível no seu texto.
Queria aproveitar e dizer que duas propostas de intervenção, infelizmente, não vão te render mais pontos – isso está escrito no manual de correção Enem da competência V. Os corretores avaliam e pontuam apenas a proposta mais completa. Por isso, é melhor você fazer uma única proposta apresentando os cinco elementos que citei acima do que duas propostas incompletas.
Quero fazer mais uma observação nesse fim de correção: Seus desenvolvimentos precisam ser mais desenvolvidos, entende? Você precisa se aprofundar mais nos argumentos e explorar o quanto eles são um problema. Assim, indico que você leia algumas redações nota 1000 para que vocês as tenha mais ou menos como forma de referência.
Não pare de escrever, certo? Tenho certeza que se você continuar treinando, irá longe e conseguirá uma nota muitoo boa!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
Beatriz_aj2
Olá! Achei sua tese bem marcada, introdução ficou muito boa, porém evite repetir a mesma palavra no mesmo parágrafo, como você fez com ''sociedade''. Achei seu segundo desenvolvimento muito bom, falando realmente do tema em si, já o primeiro, na minha opinião não combinou muito bem com o que o temaLeia mais
Olá!
See lessAchei sua tese bem marcada, introdução ficou muito boa, porém evite repetir a mesma palavra no mesmo parágrafo, como você fez com ”sociedade”.
Achei seu segundo desenvolvimento muito bom, falando realmente do tema em si, já o primeiro, na minha opinião não combinou muito bem com o que o tema pediu.
Sua conclusão está completíssima, bastante detalhada.
A gordofobia com mulheres brasileiras.
Beatriz_aj2
Olá! Na introdução achei sua tese e repertório bem marcados isso foi muito bom! No seu primeiro desenvolvimento, na minha opinião, faltou uma contextualização, ficou mais parecido com uma conclusão do que um desenvolvimento de fato. Sua conclusão ficou pequena, sugiro detalhar mais e se possível façLeia mais
Olá! Na introdução achei sua tese e repertório bem marcados isso foi muito bom!
See lessNo seu primeiro desenvolvimento, na minha opinião, faltou uma contextualização, ficou mais parecido com uma conclusão do que um desenvolvimento de fato.
Sua conclusão ficou pequena, sugiro detalhar mais e se possível faça duas propostas de intervenção que deixa sua conclusão mais completa e te dará mais pontos.
Tema: o estigma relacionado a doenças mentais no Brasil
AnaJu1511
Oii, tudo bem!? Sei um pouquinho de Redação e vou fazer algumas ressalvas certo? Introdução - A sua introdução apresenta justaposição (ocorre quando orações que deveriam ser divididas em períodos distintos, permanecem em apenas um) e a repetição de palavras. Vou marcar a justaposição com * e a repetLeia mais
Oii, tudo bem!? Sei um pouquinho de Redação e vou fazer algumas ressalvas certo?
Introdução – A sua introdução apresenta justaposição (ocorre quando orações que deveriam ser divididas em períodos distintos, permanecem em apenas um) e a repetição de palavras. Vou marcar a justaposição com * e a repetição com # para que fique mais claro para você.
O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar *,* Fleck é negligenciado, ignorado e humilhado pela população*,* o longa-metragem mostra a violência e o preconceito #que que# Arthur sofre dia após dia. Igualmente ,no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Vou tentar reformular ok?
O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck – um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar – e encontra-se negligenciado, ignorado e humilhado pela população. O longa-metragem mostra a violência e o preconceito que Arthur sofre dia após dia. Igualmente, no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Na sua introdução eu ainda tenho mais uma observação a fazer. É que quando você diz: “no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade”, dá a entender que esses grupos não conseguem conviver entre si – mesmo que você tenha citado a sociedade depois. Isso mudaria se você substituísse o “de” por “com”.
Ficaria assim: no Brasil é difícil a convivência com grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Desenvolvimento – Os seus desenvolvimentos apresentam algumas vírgulas em lugares que não eram necessários (*) e erro de concordância (#).
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares*,* eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Assim como*,* na atualidade muitos ainda são excluso#
,pois,infelizmente, a coletividade se importa apenas com físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice,da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade,a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre ,desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião*,* e falta de vontade *,* por não terem conhecimento,acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Eu colocaria assim:
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares. Eles eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Da mesma maneira, na atualidade muitos ainda são exclusos, pois, infelizmente, a coletividade se importa apenas com o físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade, a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre, desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião e falta de vontade. Por não terem conhecimento, estas pessoas acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Mais uma observação que quero fazer é: quando você diz ” eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares”, tenha em mente que o seu corretor vai se perguntar “quais são esses outros lugares?”. Portanto, procure fechar essas brechas.
Conclusão – Seu último parágrafo apresenta um período incompleto, utilização inadequada de vírgula e erro de acentuação.
Você escreveu: “Sabendo, portanto, que o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim ,cabe ao Ministério da Saúde…” -, mas consegue perceber que parece que está faltando alguma coisa? Acredito que isso ocorreu porque você utilizou um verbo no gerúndio (sabendo) e deu a entender que você iria completar.
Reformulação sem o verbo no gerúndio: Portanto, o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde…
Na sua terceira linha do último parágrafo aparece assim: “desenvolver palestras para exibir a sociedade a importância de se discutir…”, Esse “a” de “exibir a” deveria ter crase, ou seja, ficaria da seguinte forma: desenvolver palestras para exibir à sociedade a importância de se discutir…
Depois aparece assim: “diminuindo o estigma social e conscientizando em massa *,*com isso o tabu será quebrado e as pessoas terão conhecimento e poderão acolher, ajudar sem preconceito *,* tornando o ambiente de convívio agradável*,*e livre da maldade e do desconhecimento.”
Reescrevendo eu colocaria assim: diminuindo o estigma social e conscientizando em massa. Com isso, o tabu será quebrado, as pessoas terão conhecimento, poderão acolher e ajudar sem preconceito. Assim, o ambiente terá um convívio agradável, livre da maldade e do desconhecimento.
Agora vou falar sobre a sua proposta de intervenção. A proposta deve ter agente, modo, ação, finalidade e detalhamento. No entanto, não consegui identificar o modo e a finalidade na sua intervenção. Tente tornar isso mais claro. Você pode colocar “por meio de/através de/por intermédio de” para explicitar o modo, e “a fim de” para deixar clara a finalidade.
Recomendo que você estude mais sobre o uso de vírgulas. Isso te ajudará muitoo no planejamento do próximo texto que você fizer. Não pare de escrever certo? Continue estudando e você irá longe ;)
See less