Aprendiz

PRÓS E CONTRAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA INTERNET DAS COISAS

  • 1

A Internet das Coisas – IoT – é um conceito que integra a realidade e o virtual, de modo que os objetos físicos estejam conectados, comunicando-se entre si e os usuários. Tal conceito é normalmente atribuído à tramas de filmes futuristas, contudo essa realidade está mais próxima do que se imagina. A exemplo disso está o EaD – Educação à Distância – bastante impulsionado nos tempos de pandemia, além de sensores de segurança no trabalho e em automóveis, no entanto, ao mesmo tempo tem-se vazamento de informações confidenciais e invasão de sistemas e de privacidade. Logo, percebe-se que há prós e contras na construção da Internet das Coisas.

Em essência, o IoT é o objeto comum que se torna capaz de analisar dados e identificar padrões. De forma a atuar como um facilitador de vida cotidiana, pois essa tecnologia torna os serviços melhores e mais rápidos, além de diminuir a probabilidade de erro. Com isso, amplia-se o nível de automação nos processos, pois substitui o esforço humano pelo tecnológico, gerando assim menos custos e mais produtividade. Isso é o futuro, assim como na frase atribuída a Steve Jobs “A tecnologia move o mundo” é fato que a tecnologia é o principal fator responsável pela evolução e melhoria na sociedade, otimizando assim, tempo e esforço com tarefas agora realizadas por dispositivos inteligentes, sem dúvida, uma vantagem irrefutável que proporciona maior qualidade de vida aos indivíduos.

Entretanto, essa enorme conectividade e trânsito de informações fomenta um problema já muito conhecido: a falta de privacidade. Pois agora objetos simples têm acesso aos dados pessoais do ser, que passa a ser visto como um número depois de perder o controle sob suas informações, ficando à mercê de Hackers e empresas. Além disso, com essa hiperconexão vêm também a enorme dependência dos indivíduos para com a tecnologia, por ser sua “amiga de todas as horas” estando presente em tudo, gerando assim imediatismo e consumismo desenfreado, pois o usuário se acostuma com a velocidade da rede do dispositivo.

Logo, percebe-se que o advento da Internet das Coisas apresenta pontos positivos e negativos acerca de suas consequências. Porém, enfatiza-se que a solução para amenizar os prejuízos não partem da interrupção dos processos e dos estudos de desenvolvimento, e sim da busca pelo equilíbrio entre as partes, pois o crescimento e evolução é irrefreável. Com isso, torna-se necessário responsabilidade e segurança, responsabilidade ao fazer uso de tal tecnologia, compreendendo e respeitando os limites da privacidade, e segurança para garantir a inexistência de frestas que possam apresentar perigo ao indivíduo.

 

Favor, não colocar nota com base no ENEM, não analisar a conclusão com base no ENEM, tenho foco em outro vestibular. Apontar erros na dissertação como de fato dissertação, como concordância, coerência, coesão, pontuação e /ou ortografia… Apontem erros.

Compartilhar

3 Correções

  1. Olá, Laís!

    Gostei muito do seu texto. Não farei apontamentos de ortografia e gramática, porque estou em processo de reaprendizagem. Deixo para os mais experientes.

    Gostaria de deixar sugestôes para o desenvolvimento do tema: creio que para o texto ficar mais rico, poderia ter citado exemplos reais dessa invasão de privacidade, que você citou como o principal desafio.

    Situações que você poderia ter citado:

    – As polêmicas envolvendo compartilhamento de dados pelo Facebook, gerando debates em todo o mundo, alvo de notícias e de documentários.

    – As polêmicas envolvendo assistentes de voz inteligentes como Google e Alexa. Suspeita-se que eles sejam capazes de ouvir o usuário até mesmo sem solicitação. O Google, por exemplo, enfrenta um processo judicial após denúncia de funcionário.

    – O aplicativo Pokémon GO, que é um jogo de realidade virtual, que gerou muita polêmica no seu lançamento em razão dos seus termos de uso que poderia coletar muitos dados dos seus usuários.

    • 1
  2. Sobre gramática e semântica —-
    desvio gramatical (parágrafo 1) = “atribuído À tramas” = O certo seria “atribuido a tramas”, sem a crase. Talvez se você tivesse posto “às tramas” (no plural), faria algum sentido, mas ainda assim a (sem crase) é a melhor opção, pois veja: se substituirmos por um adjetivo masculino “atribuidos a/aos ENREDOS” os dois mantém sentido.

    Falha sintática (parágrafo 2) = “Em essência, o IoT é o objeto comum que se torna capaz de analisar dados e identificar padrões. [,] De forma a atuar como … ” = Na minha concepção, você deveria ter continuado com vírgula, não ter o interrompido. Isso atrapalhou a continuidade da sua ideia.

    Falha sintática (parágrafo 2) = Dependendo do sentido que você queria dar (continuidade ou interrupção da oração) você deveria ter usado vírgula ou ponto no lugar que está representado por colchete. “Isso é o futuro, assim como na frase atribuída a Steve Jobs “A tecnologia move o mundo”[, ou .] é fato que a tecnologia…”

    desvio gramatical (parágrafo 3) = “com essa hiperconexão VÊM também a enorme dependência”. A palavra vem nesse caso estaria sem acento pois remete a um termo no singular (dependência).

    Falha de concordância = “A exemplo disso está O EaD – Educação à distância – bastante impulsinadO…”, = Nesse caso como você frisou EDUCAÇÃO deveria usar o pronome A Ead e por conseguinte impulsonadA.

    Você interpretou bem o tema e usou repertorio válido. Não sei se seu vestibular cobra projeto de texto (provavelmente cobra), mas de qualquer jeito, o seu projeto tá ótimo. Argumentou o que prometeu na introdução (os prós e contras). e a conclusão também se adequa ao resto do texto. Argumentos claros e acertivos, bom também.

    Como não sei qual é o seu vestibular de aplicação, não há como atribuir nota. Em um esquema geral de dissertações e com a análise de um mero estudante, diria que você conseguria entre 80% a 90% da nota pela estrutura de argumentação. Precisa se atentar mais aos erros gramaticais e à semântica (desculpe por qualquer erro também).

    • 1
  3. Nota: 720
    Adorei a frase de Steve Jobs como repertorio sociocultural! Gostei que você falou mais um pouco sobre a citação e isso agregou no texto. Continue usando citações e vai se sair muito bem! Ache excelente o pensamento crítico que foi apresentando no trecho ´´Logo, percebe-se que há prós e contras na construção da Internet das Coisas.´´. A introdução está boa, pois você apresentou o tema e exemplificou uma ação boa que o tema carrega. Substitua ´´depois de´´ por ´´após´´. ´´Pois agora´´ deveria ser escrito ´´Pois, agora´´. ´´fazer uso de´´ pode ser trocado por ”recorrer a”. Continue escrevendo e você irá longe!!!!!!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.