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Impactos da hiperconectividade na sociedade
Dio_Hyun~
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade INTRODUÇÃO: A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramentaLeia mais
TEMA: Impactos da hiperconectividade na sociedade
INTRODUÇÃO:
A internet surgiu na guerra fria (*Guerra Fria), uma vez que, por ter (*terem) medo (?) ataques soviéticos (*Vírgula aqui) (*os) americanos criaram um mecanismo de compartilhamento de informações. Passando anos, a criação dessa ferramenta proporcionou a (*à) sociedade moderna muitos avanços. No entanto, no Brasil, o seu acesso traz inúmeros problemas, tais como a hiperconectividade. Logo (*vírgula aqui) é visível a mudança de comportamento e a angústia respectivamente, (s/vírgula aqui) causas desse fenômeno|1|.
1 – Aqui houve uma certa falta de coerência, seria: “Logo, é visível a mudança de comportamento e a angústia que são causadas por esse fenômeno”?
— Essa introdução cumpriu o seu papel. possui uma tese (o acesso a internet traz à sociedade problemas, como a hiperconectividade) e trouxe um repertório legítimo, pertinente e produtivo; apenas a conclusão que deixou a desejar pela falta de coerência associada a erros coesivos.
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DESENVOLVIMENTO 01:
É relevante abordar, primeiramente, que a transição de conduta é uma das razões pela qual o problema persiste. Acerca disso, de acordo com o filósofo alemão Émile Durkheim, as atitudes humanas decorrem da coerção exercida por padrões sociais estabelecidos. Nessa lógica, devido a (à) prioridade de estar conectado com as notícias do mundo afora (*vírgula) muitos perdem o controle e se tornam ansiosos, caso esteja (*estejam) sem o acesso à internet.
— Esse desenvolvimento está bem estruturado (Com intro, des e conclusão), no entanto, ainda está vago, pois sua conexão com o repertório está muito superficial. Acredito que se você tivesse explicado o porquê damos (nós, brasileiros) tanta primazia à conexão, que é por sermos influenciados pelas mídias que massifica nossa mente (como bem diz Adorno), estaria muito bem ligado com a premissa de Durkheim sobre as atitudes humanas serem influenciadas pela padronização.
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DESENVOLVIMENTO 02:
Ademais, a inquietação dificulta a superação do uso excessivo da tecnologia. O medo de perder informações importantes é extremamente assustador na vida de pessoas que desempenham seu trabalho através deste meio. O uso sem supervisão dos pais intensifica o isolamento social e a convergência a conteúdos inapropriados para menores de idade.
— Aqui tivemos uma estrutura não tão adequada para um texto dissertativo-argumentativo, visto que frases soltas deixam um sentido vago. Não há desenvolvimento, tampouco conclusão.
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CONCLUSÃO:
Portanto, com urgência, é preciso desconstruir as bases da conexão redundante. Para isso, cabe à família (AGENTE) (*vírgula aqui) por meio (MEIO) das discussões pertinentes e o controle dos acontecimentos virtuais |1| (*vírgula aqui) estabelecer (AÇÃO) modos para que (OBJETIVO) os adolescentes não sejam alvos da dependência da internet.
1 – Controle dos acontecimentos virtuais? Como assim?
— Uma conclusão vaga, e com uma proposta não tão completa (falta o Detalhamento de algum elemento).
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C1: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
C2: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
C3: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
C4: 160 – Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
C5: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 840
— Muito bem!! Apenas seja mais cautelosa quanto à estrutura dos parágrafos, tente estudar um pouco mais sobre esse tipo de estruturação. Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte, e cuide-se!!
See lessIntolerância religiosa no Brasil
Dio_Hyun~
Tema: Intolerância religiosa no Brasil INTRODUÇÃO: Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em recLeia mais
Tema:
Intolerância religiosa no Brasil
INTRODUÇÃO:
Em meados do século XXI, a Intolerância religiosa tem se problematizado no Brasil. Por um lado (vírgula aqui) o país é laico, (s/ vírgula aqui) e defende a liberdade de crenças. Por outro (vírgula aqui) tem a falta de habilidade ou da vontade em reconhecer e respeitar essas praticas (práticas).
Essa introdução é um tanto contraditória, como seria um país laico e que defende a liberdade de crença, mas, simultaneamente, não possui a vontade de reconhecer e respeitar as crenças? Seria bom que você usasse algum tipo de estratégia para encabeçar essa argumentação, como exemplo: “Embora o país tupiniquim seja considerado laico, o índice crescente da intolerância revela que tal adjetivo não se conecta com a atual realidade brasileira.” Seja direto e claro quanto a sua tese.
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DESENVOLVIMENTO 01:
O Brasil é uma mistura |1| de religiões e etnias, e perante a Constituição Federal que |2| a escolha de religião é totalmente livre. Diante disso, a legislação que assegura a liberdade de crenças religiosa (religiosas), quando vista em prática não são bem aceitas e respeitadas|3|. Assim, romantizar essa situação não é bem uma opção, mas um motivo de preocupação.|4|
1 – Substitua o termo “mistura”, para algo como “diversidade”, ou seja, o Brasil possui uma diversidade de religiões e etnias. Entendi o sentido, mas acredito que o termo “misturar” traz uma certa informalidade para o texto dissertativo.
2 – Aqui há um típico erro quanto à coesão do texto, o qual interfere na leitura, você poderá perceber se lê-lo.
3 – Por quê? O que não é aceito e respeitado e por que não é aceito e respeitado? Tente sempre explicar e preencher a sua argumentação com fatos, opiniões.
4 – Por que seria um motivo de preocupação? Quais são as consequências?
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DESENVOLVIMENTO 02:
Segundo dados do Instituto de Pesquisa do (*da) USP, a cada mês são registrados (*registradas) pelo menos 10 |1| denúncias de intolerância religiosa (*vírgula aqui) e dessas 15% envolvem violência física, sendo as principais vitimas (vítimas) fieis (fiéis) afro-brasileiras. Partindo disso, esse problema está causando um grande desrespeito|2|, por algo que é liberado. Além de causar perseguições, pode haver espancamentos, e esses são mais um dos motivos para o combate, e só assim torna o Brasil mais tolerante.|!|
1 – Regra geral p/ redação – Escreva por extenso os números de zero a dez. Escreva com algarismos os números de 11 a 999. A partir de mil, escreva com algarismo mais a palavra dos números redondos, como 5 mil, 77 milhões, 1,3 bilhão. Números não redondos devem ser apresentados com algarismos por completo: 98.765. Não use 1 mil, apenas mil.
2 – Seria mais apropriado escrever que esta situação de intolerância está causando violência ou caos ou desarmonia.
Senti falta de uma conclusão mais fechada, aliás, esse final está desconexo.
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CONCLUSÃO:
Portanto, a adoção de medidas que venham amenizar o desrespeito com as religiões|1|. Com isso, cabe a Constituição Federal (AGENTE) usar |2| (*Vírgula aqui) através |2| da mídia e da educação, anúncios e o aprendizado (MEIO), com o intuito (OBJETIVO) de solucionar essa controversa (controvérsia), assim, as pessoas serem (*serão) cada vez mais influenciadas a compartilhar o respeito no mundo (DETALHAMENTO DO OBJ).
1 – Essa frase está incompleta.
2 – Esqueceu da ação.
Conclusão boa, embora tenha esquecido de um elemento essencial como é o caso da ação.
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1C: 120 – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 160 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão
3C: 80 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados e contraditórios, em defesa de um ponto de vista.
4C: 160 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 160 – Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 680
Não tenha medo de usar mais linhas para explicar suas ideias, pelo contrário, aproveite-as o máximo que puder para deixar as suas ideias claras e bem explicadas! Lembre-se: a prática leva à excelência! Boa sorte na sua jornada, cuide-se!!
See lessCyberbullying e crimes virtuais
Dio_Hyun~
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais INTRODUÇÃO: “O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora dLeia mais
Tema: Cyberbullying e crimes virtuais
INTRODUÇÃO:
“O mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles”. A frase da escritora e filósofa Simone de Beauvoir serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade. Tal conjuntura corrobora da |1| inobservância não só das instituições educacionais, mas também do poder público.
1 – Pelo que entendi dessa frase, o verbo “corroborar” está no sentido de ‘confirmar’, ou seja, “Tal conjuntura confirma a inobservância não só…”, isso significa que sua transitividade é direta, não é necessário usar a prep. “de” aqui.
– Esse parágrafo está agradável, você apresentou repertório e foi objetivo na tese “a conjuntura de crimes virtuais (sabendo que cyberbulling se encaixa nessa espécie) acontece devido às questões educacionais e governamentais.”
Entretanto, ao ler o começo fiquei tipo “Por que a citação de Simone serve como metáfora a conjuntura dada?”.
Então, lhe sugiro que tente conectar o repertório à tese para uma melhor compreensão da sua proposta.
Por exemplo: “(…) serve de metáfora para a problemática do cyberbullying e crimes em ambientes virtuais na contemporaneidade, uma vez que boa parte dos internautas sequer buscam denunciar crimes desse gênero ao pensarem que tais atitudes no ambiente online é algo banal.” Entende?
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DESENVOLVIMENTO 01:
Primeiramente, nota-se a ausência de medidas coercitivas a esse tipo de violência dentro do ambiente escolar. Segundo Paulo Freire, a educação essencialmente deve possuir caráter liberador, à medida que nos paramenta com ferramentas e nos torna capazes de questionar a realidade. Contudo, o contexto escolar muitas vezes é reduzido apenas ao aprendizado tecnicista, se distanciando (*segundo a regra de colocação pronominal, aqui deveria estar “distanciando-se”) do modelo pedagógico do educador brasileiro.
– Seria pertinente, na conclusão desse desenvolvimento, reforçar mais a questão de que o meio escolar sofre de escassez quanto ao incentivo de pensamento crítico nos estudantes, o que colabora com a permanência da violência e a ausência de métodos intervencionistas nas relações virtuais. Apesar de ser um pouco estranho colocar “ medidas coercitivas” em um ambiente de ensino, preferiria que esse meio conscientizasse mais os alunos sobre esse tipo de violência que se estende na internet.
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DESENVOLVIMENTO 02:
Em segundo plano, a lacuna na atuação Estatal (*estatal) também contribui na potencialização da problemática. Esse contexto ilustra o Estado Natural (*vírgula aqui) que, segundo os contratualistas, não se observava (*observa) nenhuma organização política, ameaçando, assim, os direitos naturais humanos. Paralelamente, hoje a condução inicial de procedimentos judiciais para crimes virtuais ainda se mantém restrita a grandes centros urbanos, dificultando a assistência em comunidades remotas.
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CONCLUSÃO:
Portanto, observa-se que (*a) educação e (*a) atuação governamental possuem papeis (papéis) fundamentais na manutenção dos direitos básicos. Desse modo, a fim de instruir as novas gerações para a melhoria do corpo social |OBJETIVO|, é necessário que as instituições de ensino |AGENTE| abranjam |AÇÃO| também temáticas que se incorporem ao contexto da vida real, através |1| de disciplinas específicas ou tarefas extracurriculares |MEIOS|. Não somente, cabe ao poder público |AGENTE2| a melhoria da assistência legal para todo o território nacional|AÇÃO2|, através |!| de departamentos especializados nas delegacias de polícia |MEIO|. Sendo assim, é possível se distanciar do contexto deplorável observado por Simone de Beauvoir |DETALHAMENTO|.
1 – Não mais use a expressão “através de”, pois remete mais ao ato de atravessar algo, prefira o “por meio” e seus sinônimos.
ps: evite omitir os artigos.
– Excelente conclusão. Só uma dica, para que não gastes tantas linhas para a conclusão, não é necessário fazer mais de uma proposta de intervenção, uma vez que sua nota não aumenta, apenas cresce as chances de você acabar se perdendo em alguma coisa, só faça uma proposta completa (com agente, ação, meio, objetivo e o detalhamento) e que esteja coesa com sua proposta.
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1C: 160 – Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
2C: 200 – Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
3C: 160 – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
4C: 200 – Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
5C: 200 – Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
TOTAL: 920
Você está indo muito bem! Lembre-se: a prática leva à excelência. Boa sorte em sua jornada, cuide-se!
See lessPobreza menstrual em questão no Brasil
Anaazeved
Introdução: Erro de concordância, correção: No documentário “ Absorvendo o Tabu” são retratados os impactos da menstruação em mulheres indianas. O verbo retratar acompanha o sujeito “impactos”. Cuidado pra não exagerar no gerundismo, pode ser usado gerúndio, mas cuide pra não exagerar. Tese bem estaLeia mais
Introdução:
Erro de concordância, correção: No documentário “ Absorvendo o Tabu” são retratados os impactos da menstruação em mulheres indianas. O verbo retratar acompanha o sujeito “impactos”.
Cuidado pra não exagerar no gerundismo, pode ser usado gerúndio, mas cuide pra não exagerar.
Tese bem estabelecida.
Frase sem sentido nenhum: “Outrossim, é a evasão escolar por problemas relacionados a esse ciclo biológico, afetando a vida principalmente de adolescentes, sendo necessário, dessa forma, pensar em medidas para solucionar este impasse.” Como assim “é a evasão?”, a oração ficou totalmente sem nexo.
É interessante colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual e planejamento.
Parabéns pelo uso do repertório legitimado.
1° parágrafo:
Não são utilizados mais conectivos de início de parágrafo que expressam ordem: antes de tudo, primeiramente, em primeira análise, em primeiro lugar, substitua por conectivos que indicam continuidade: sob esse viés, nesse sentido, sob essa perspectiva.
Legal seu argumento, e muito inclusiva a forma como você coloca “pessoas que menstruam”, gostei bastante. No entanto, cuidado com a repetição de palavras.
Mais uma frase sem coesão e escrita de forma informal: “Sendo assim, isso reforça que é um problema de saúde pública e necessita ser solucionado urgentemente.”
Você precisa focar seu primeiro desenvolvimento em uma argumentação central, você fala sobre o tabu, depois sobre a falta de preço acessível devido aos impostos e depois da evasão escolar. Acabou que não argumentou profundamente sobre nenhum dos tópicos, por isso é tão importante colocar seu argumento na introdução, ele vai te guiar e não te deixa fugir do eixo e soltar muitas informações sem se aprofundar em nenhuma, como você fez.
O repertório é bom.
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2° parágrafo:
Não são usados conectivos de ordem como: segundamente, em segundo lugar… Substitua agora por “Outrossim/ademais/além disso”.
Você coloca uma pesquisa gigantesca, mas não argumenta. A redação modelo Enem é um texto argumentativo, nesse parágrafo você faz um texto expositivo (apenas expondo fatos), procure a diferença entre os dois tipos.
Você deve explicar a sigla do IBGE. É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),… Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE…
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Erro de vírgulas e de concordância (plural) correção: Destarte, o Ministério da Saúde e o Ministério da Economia devem retirar os impostos adicionados aos valores dos absorventes higiênicos, para que eles se tornem acessíveis, além de promover a distribuição gratuita desse item básico de higiene nas escolas públicas…
“fazer” fica muito informal, tente “promover”
Muita repetição de “para que”
Seus períodos são muito longos, pro texto ficar coeso é legal períodos medianos, frase nem muito pequenas nem muito grandes.
Índia é com letra maiúscula, um país.
Agente: correto (ministério da saúde)
Ação: correto. (retirar impostos)
Modo/meio: correto (projeto de lei)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (extinção da pobreza menstrual)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) erros recorrentes de concordância e vírgula
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 120 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) não argumenta apenas expõe fatos
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 160 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) muitas frases sem sentido e conectivos inadequados, além de frase gigantes que deixam a estética do texto menos agradável
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.
NOTA FINAL: 760
Você escreve bem, está acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado, fiz uma redação sobre o mesmo tema, se você puder corrigir pra mim também :)
See lessO tabagismo como problema de saúde pública no Brasil [Modelo ENEM]
Anaazeved
Introdução: Erro de vírgulas, sempre tem antes do “mas”, correção: Destarte, são necessárias medidas para mudar tal realidade, fomentada não só pela omissão do Estado no que tange à saúde preventiva, mas também pelo cotidiano estressante do mundo globalizado. Os verbos, quando inseridos na expressãoLeia mais
Introdução:
Erro de vírgulas, sempre tem antes do “mas”, correção: Destarte, são necessárias medidas para mudar tal realidade, fomentada não só pela omissão do Estado no que tange à saúde preventiva, mas também pelo cotidiano estressante do mundo globalizado.
Os verbos, quando inseridos na expressão no que [verbo] a, tornam-se transitivos indiretos. Com isso, temos a junção da preposição “a” da expressão com o artigo definido feminino “a” que acompanha o substantivo feminino. Então, a forma correta é no que tange à – com crase.
Introdução impecável se não fosse pelos erros da C1. Tese bem estabelecida e você coloca os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual.
1° parágrafo:
Não são utilizados mais conectivos de início de parágrafo que expressam ordem: antes de tudo, primeiramente, em primeira análise, substitua por conectivos que indicam continuidade: sob esse viés, nesse sentido, sob essa perspectiva.
Essa frase ficou totalmente sem nexo, é imprescindível que o problema do tabagismo continue a permear o Brasil? Mas o correto não é justamente abolir essa problemática? >> “Assim, é imprescindível que a problemática continue a permear o Brasil, pois é dever administrativo do governo zelar por sua população.”
Você tem bom argumento, mas não argumentou e problematizou o máximo que poderia. É recomendado usar apenas UM repertório legitimado para que sobre mais espaço para a problematização, escolha um dos dois.
Faltou aproveitar mais o espaço e argumentar com mais afinco.
——————————————————————————————————————
2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Outrossim”.
Erro de concordância, correção: Paralelamente, a análise de Han torna-se base sólida para explicar a tendência ao uso de nicotina…
Tira esse “algum”, dá a impressão que não tem certeza sobre o que está falando.
Seu argumento é bom, é muito difícil relacionar o tabagismo aos transtornos psicológicos, sugiro se apegar a argumentos mais gerais. Apesar da difícil relação você se saiu bem, não tanto quanto num argumento mais sólido, mas você argumenta bem. Infelizmente na redação a criatividade não é tão pontuada como o treino e estruturas decoradas.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
De acordo com o inep, se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção (assim como o seu), deve ser avaliada somente a mais completa delas.
Aconselho fazer apenas uma proposta que esteja completa. A proposta cujo o agente são as escolas não foi avaliada, então ela te daria espaço pra aprofundar seu detalhamento.
Agente: correto (ministerio da saude)
Ação: correto. (providenciar atendimento)
Modo/meio: correto (por meio de políticas)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (amparar e conscientizar)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) falta argumentar melhor no d1 e talvez relacionar melhor seus argumentos no d2
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.
NOTA FINAL: 880
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessDesafios para diminuir as diferenças existentes entre as regiões do Brasil.
Anaazeved
Introdução: Constituição e sinônimos são com letra maiúscula: Carta Magna, Lei Magna, Constituição federal, Carta Cidadã Erro de vírgulas: Quando o “e” é utilizado com o sentido de oposição, expresso por uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, entretanto, todavia, etc.), utilizamos a vírgulaLeia mais
Introdução:
Constituição e sinônimos são com letra maiúscula: Carta Magna, Lei Magna, Constituição federal, Carta Cidadã
Erro de vírgulas: Quando o “e” é utilizado com o sentido de oposição, expresso por uma conjunção adversativa (mas, porém, contudo, entretanto, todavia, etc.), utilizamos a vírgula. Correção: tal princípio constitucional é identificado na teoria, e não desejavelmente na prática.
Você concorda comigo que essas orações não estão muito coesas e poderiam ser escritas de outra forma para o texto ficar mais fluido?
É um pouco difícil identificar sua tese, mas ela está ali.
Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual.
1° parágrafo:
Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.
Erro de vírgulas, termos explicativos ficam entre vírgulas, correção: “Resultando, em última análise, no aumento exponencial das desigualdades.”
A frase que citei acima está muito curta, é importante pra manter a estética e coesão do texto você fazer orações nem muito grandes e nem muito pequenas, seguindo um padrão.
Erro de vírgulas, correção: Tudo isso é reflexo da distribuição desigual dos recursos destinados pelo Estado, inviabilizando, por sua vez, o “bem-estar” proposto por Hobbes.
Você tem uma argumentação forte e problematiza muito bem, mas buscou reescrever esse parágrafo numa folha modelo enem? Ele parece muito grande, talvez sua letra seja pequena, mas cuidado pra não ultrapassar o número de 30 linhas ou dar a impressão de que você está “enchendo linguiça”.
Essa mini conclusão que você fez ao fim do parágrafo não é necessária, talvez você possa retirá-la.
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2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Ademais”.
Você deve explicar a sigla do IBGE. É necessário que o aluno indique o nome inteiro pelo menos no momento de apresentação do órgão, por exemplo: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),… Posteriormente, quando o candidato for retomar alguma ideia ou apresentar novos dados da mesma referência, ele pode utilizar somente as siglas, por exemplo: De acordo com o IBGE…
Eu creio que foi erro de digitação, mas mesmo assim perde pontos com essa repetição de palavras tirando toda coesão, correção: é imperativo ressaltar a falta de fomento econômico como um agente promotor do impasse.
Seria interessante um conectivo antes do dado do IBGE, além de novamente se atentar pro tamanho das orações, seu texto não está esteticamente bonito, visto que algumas frases estão gigantes e outras pequenas.
Erro de vírgulas, correção: “Constata-se, então, que tal realidade é corroborada pelo baixo fomento das relações econômicas, visto que as regiões que tem um baixo produto interno bruto também são as que mais sofrem com as mazelas da pobreza.”
Erro ortográfico e de virgula, correção: Dessa forma, é de suma importância a ajuda dos governos estaduais no que tange aos incentivos fiscais para abertura de empresas e a desburocratização das relações econômicas…
Você usa muito “já que”, repetição.
Você argumenta muito bem, mas a falta de coesão deixa o parágrafo sem clareza, tornando o argumento fraco.
Não é interessante usar muito o futuro na redação, é bom sempre usar o tempo verbal no presente, evite o passado e futuro, pois os temas do enem sempre são atuais.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Erro de vírgulas, nunca separe o sujeito da oração, correção: Assim, medidas exequíveis são necessárias para conter o avanço do problema no tecido social brasileiro.
Brasil é com letra maiúscula.
Dois Erro de vírgulas novamente,correção: Dessarte, com o intuito de mitigar o problema, o Estado, por meio do Ministério da economia, deve criar um projeto de distribuição igualitária dos recursos entre as regiões do Brasil, bem como incentivar microempreendedores através de auxílios fiscais. Diante disso, nesse projeto estarão presentes economistas, empresários e especialistas. Desse modo, atenuar-se-á em médio e longo prazo o impacto nocivo dessa querela. Construindo-se, então, uma sociedade fiel a sua Carta Magna. (Quando o pronome possessivo é adjetivo e feminino (sua, minha, nossas, tua, etc.), o uso da crase é facultativo.)
Fica muito estranho esse tempo verbal que você ta usando, tente ler redações nota mil e se inspirar.
Agente: correto (estado)
Ação: correto. (criar projeto)
Modo/meio: correto (ministerio da economia)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (atenuar o impacto nocivo)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) muitos erros de virgula, crase e ortografia
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) sua dificuldade na c4 afeta a c3.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) atente-se ao que eu pontuei em casa parágrafo
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) falta 1 elemento.
NOTA FINAL: 760
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessA importância da inclusão: o combate ao capacitismo nas escolas
Anaazeved
Introdução: “da escritora” soa meio informal, que tal: O livro “O Extraordinário”, escrito pela autora americana R. J. Palácio, retrata a história... Não é necessário colocar a nacionalidade ou muitos detalhes sobre a autora, mas é uma boa estratégia se você julga que sua introdução vai ficar muitoLeia mais
Introdução:
“da escritora” soa meio informal, que tal: O livro “O Extraordinário”, escrito pela autora americana R. J. Palácio, retrata a história…
Não é necessário colocar a nacionalidade ou muitos detalhes sobre a autora, mas é uma boa estratégia se você julga que sua introdução vai ficar muito pequena.
O uso do similarmente não está errado, mas é interessante utilizar um conectivo que demonstre a separação do que é fictício e o que é real, exemplo: “fora da ficção” “De maneira análoga à obra…” (opcional)
Sua tese está explícita e colocou os dois argumentos na introdução, demonstrando organização e planejamento textual, parabéns.
Ótimo repertório.
1° parágrafo:
Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.
Seria interessante colocar um conectivo antes do seu dado.
Achei muito interessante você ter colocado que ele venceu o Nobel da Paz, mas cuidado com dados muito detalhados que você pode não se lembrar na hora da prova. Todavia, se você conseguir lembrar, achei muito legal essa escolha.
Não pode colocar uma frase com letra maiúscula dessa forma dentro de um texto, seria mais fácil (e correto) você parafrasear o que ele disse e tirar as aspas para não perde pontos na c1, correção:
Ademais, de acordo com Nelson Mandela, vencedor do Prêmio Nobel da Paz, a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo.
Você tem um argumento muito bom, que o Estado não proporciona a estrutura adequada e por isso o capacitismo é presente nas escolas. Todavia, tenho alguns pontos:
Ficou meio vaga a parte da “equipe de funcionários” e “grade curricular”, se você vai colocar no seu texto é necessário explicar, não entendi muito bem o que tem a ver a grade curricular, exemplo: talvez falar que não existem profissionais treinados pra lidar com as diversas divergências. Como eu sei que o espaço é curto, é melhor tirar ou substituir informações que você não consegue explicar.
Erro de vírgulas: o “mas” sempre tem uma vírgula antes. Correção: o sistema educacional proporcionado pelo Estado não é adaptado a essas pessoas, não só na estrutura das escolas, como também na grade curricular…
Essa oração do meio está muito extensa, é bom optar por dividir pra facilitar a leitura pro corretor e também tornar o texto mais coeso.
Seu repertório é bom e você tem argumentos fortes, faltou uma argumentação mais precisa como eu já pontuei acima.
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2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Outrossim”.
Novamente, o mesmo erro do desenvolvimento acima, correção: Diante disso, parafraseando Albert Einstein, físico alemão, é mais fácil desintegrar um átomo do que um pensamento preconceituoso.
Muita repetição de preconceito e capacitismo.
Ótimo repertório, mas cuidado ao se limitar apenas a citações, talvez seja interessante decorar dados estatísticos. (opcional)
Ótima argumentação até citar o Ministro da Educação, você deve colocar apenas UM repertório no seu desenvolvimento e utilizar todo o resto para argumentar. Além disso, devemos pensar bastante nas críticas ao Governo nas redações, principalmente agora no Governo Bolsonaro.
Seu argumento estava muito forte, você problematiza muito bem, se tivesse tirado aquela citação do Milton e argumentado mais ficaria perfeito.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Você faz duas propostas, o INEP diz: “se o texto apresentar mais de uma proposta de intervenção, deve ser avaliada somente a mais completa delas”
Ambas faltam o detalhamento, justamente por ter feitos duas propostas você acaba dividindo o espaço e falta muitos detalhes, eu indico fazer apenas uma proposta e focar para que ela fique completa.
Agente: correto (governo federal)
Ação: correto. (investir no sistema educacional)
Modo/meio: correto (destinação de verbas)
Detalhamento: incorreto (falta detalhes)
Efeito: correto (ampliar inclusão nas escolas)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) melhore a argumentação através do que eu pontuei sobre cada desenvolvimento.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação)
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 160 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)
NOTA FINAL: 880
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessA questão da maternidade solo na sociedade
PedroEnrryke
A Constituição Federal de 1988, [1] prevê em seu artigo 6°, [1] o direito a saúde, educação e moradia como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa o número de mães solo no país. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revLeia mais
A Constituição Federal de 1988, [1] prevê em seu artigo 6°, [1] o direito a saúde, educação e moradia como inerente a todo cidadão. Conquanto, tal prerrogativa não tem se reverberado com ênfase quando se observa o número de mães solo no país. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a falta de leis severas para o adulto responsável pelo abandono da criança.
FEEDBACK:
Na introdução, o assunto, o tema e a tese foram bem explicado. Repertório foi bem utilizado.
[1] Vírgula colocada indevidamente, pois ela, no 1º caso, está separando sujeito do predicado. No 2º, está separando o verbo de seu complemento, ambas condenadas pela gramática normativa.
A princípio, é imprescindível notar que a ausência do Estado potencializa as más condições de mães solteiras para a criação de seus filhos. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Bauman [2] que as descreve como presentes na sociedade, porém, sem cumprirem sua função. Sob esse contexto, devido a baixa atuação das autoridades, durante a pandemia [2] chegou a 64% o número de famílias que passam fome chefiadas por mulheres.
Gostei da argumentação. Nenhum defeito nesse quesito.
[2] É necessário colocar uma vírgula.
Ademais, é fundamental apontar a total irrelevância dos homens pais dessas crianças como outro fator para a manutenção da maternidade solo. De acordo com dados [3], o número de denúncias por falta de pagamento de pensão aumentou drasticamente, principalmente na pandemia, fazendo com que mães desesperadas busquem soluções através de seus familiares e doações. Logo [4] é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
[3] Que dados? Seria imprescindível colocar o nome do órgão de onde foram retiradas a estatística.
[4] Vírgula faltando.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar a dificuldade da maternidade solo no país. Para isso, é imprescindível que o Estado e o Governo [5] por meio de campanhas e leis [5] crie projetos para ajudar essas mães através de cestas básicas ou cartão alimentação, para que assim, não precisem enfrentar mais problemas com a criação de seus filhos.
[5] vírgula faltando
Observação: seria interessante retomar o repertório dito na introdução, ou seja, tu poderias ter falado da Constituição no final do teu parágrafo de conclusão (como última frase).
Notas:
C.I = 120
C.II = 160
C.III = 120
C.IV = 200
C.V = 160
Nota total: 760
See lessA precarização do trabalho no mundo contemporâneo
Anaazeved
Introdução: Erro de concordância, correções: “Durante a Revolução Industrial, no século XIX, as condições de trabalho eram extremamente precárias e não haviam leis trabalhistas em apoio ao trabalhador” “Dessa forma” esse conectivo não é usual no contexto em que está inserido, releia e perceba. GosteLeia mais
Introdução:
Erro de concordância, correções: “Durante a Revolução Industrial, no século XIX, as condições de trabalho eram extremamente precárias e não haviam leis trabalhistas em apoio ao trabalhador”
“Dessa forma” esse conectivo não é usual no contexto em que está inserido, releia e perceba.
Gostei do repertório.
Parabéns por colocar os dois argumentos na introdução, demonstrando organização textual.
1° parágrafo:
Parabéns pelo uso desse conectivo de início de parágrafo.
Seria interessante colocar um conectivo antes do seu dado: Ademais, segundo pesquisas do Nexo Jornal…
Seu dado foi infeliz, não é uma escolha inteligente pautar toda sua argumentação em uma data, como em 2020, por exemplo. Você pode ficar preso nesse acontecimento. Além disso, tem que agir como se sua redação fosse atemporal, uma pessoa leiga do passado ou uma leiga no futuro deve ler e entender, não é interessante assumir que o leitor sabe o que está acontecendo.
Cuidado, já tinha usado o conectivo “dessa forma” antes.
Seu argumento é interessante e sua problematização está boa, melhoraria se expandisse além do contexto da pandemia, até porque o tema é algo a nível global, e o próprio nome diz: pandemia, não ocorreu em todo o mundo.
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2° parágrafo:
Parabéns pelo uso do “Outrossim”.
Erro de vírgulas e coesão, correção: Sendo assim, os trabalhadores informais, aqueles que trabalham sem carteira assinada e por conta própria, são os principais prejudicados, pois não possuem acesso a direitos como seguro-desemprego, licença médica e férias.
Acho que poderia ter explorado mais a falta de investimento do governo, que é o seu tema central. No entanto, você argumentou muito bem.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Agente: correto (Ministério da Educação)
Ação: correto. (investir no sistema educacional brasileiro)
Modo/meio: correto (ampliação de vagas nas universidades de cursos qualificantes)
Detalhamento: correto
Efeito: correto (Espera-se, com isso, inibir a precariedade do trabalho característica da Revolução Industrial)
PARABÉNS POR FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 160 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) mais de 2 erros.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 160 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) melhore a argumentação do primeiro desenvolvimento.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 200 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) coloca mais conectivos e os corretos, e não repita o mesmo duas vezes
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 200 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural)
NOTA FINAL: 920
Você escreve muito bem, está muito acima da média dos outros estudantes, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
See lessEstratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil. (MODELO ENEM)
Anaazeved
Introdução: Erro de concordância, correções: “No documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – é retratado um problema...” ou “O documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – retrata um problema...” Não seria melhor colocar “esse fenômeno” para retomarLeia mais
Introdução:
Erro de concordância, correções: “No documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – é retratado um problema…” ou “O documentário “A Cracolândia” – escrito pelo cineasta Edu Felistoque – retrata um problema…”
Não seria melhor colocar “esse fenômeno” para retomar o que já foi dito? Você poderia incluir um conectivo também
Tese explícita, mas reflete uma visão mundial, estratégia não muito interessante, uma vez que o tema reflete apenas o Brasil.
Parabéns por colocar os argumentos na introdução. No entanto, poderia ter explicitado mais seus dois argumentos, ficou meio vago.
1° parágrafo:
É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “primordialmente, em primeira instância, primeiramente, sob um primeiro olhar etc.” Você pode substituir por: Sob esse viés/Sob essa perspectiva (expressam ideia de continuidade ligando as partes do seu texto).
Cuidado com esse “isso”, pode ser considerado marca de oralidade. Correção: Sob esse viés, é válido salientar que a problemática configura um impasse para a plenitude da saúde pública.
Falta conectivos, exemplo: Sob esse viés, é válido salientar que a problemática configura um impasse para a plenitude da saúde pública. Ademais, o uso crack gera aceleração dos batimentos cardíacos…
Ficou parecendo um texto científico, seu objetivo não é informar o leitor sobre os prejuízos do crack e sim problematizar a existência da cracolândia no Brasil.
Você poderia ter usado esse dado que usou no final como repertório, mas tem que argumentar em cima e fazer relação, você não argumentou, apenas expôs fatos. Procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.
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2° parágrafo:
É uma NORMA ENEM o uso do conectivo de começo de parágrafo, porém estão vetados conectivos que expressam ideia de ordem como: “sob um segundo olhar, segundamente, em segundo plano, etc” Você pode substituir por: Outrossim/Ademais/Além disso, que expressam ideia de continuidade.
Erro de concordância, correção: Outrossim, é vultoso destacar a ineficiência do sistema de justiça brasileiro.
FALTA CONECTIVOS, CORREÇÃO: Outrossim, é vultoso destacar a ineficiência do sistema de justiça brasileiro. Nesse contexto, segundo pesquisas da…
Esse dado é muito interessante e cai muito bem com o seu argumento, só faltou argumentar. Tente reescrever esse parágrafo utilizando o dado e argumentando corretamente. Parabéns pela escolha do repertório nesse desenvolvimento.
Esse final ficou parecendo um texto jornalístico, você está fazendo tudo menos um texto argumentativo.
Seus períodos estão muito curtos, tente balancear pro seu texto ficar mais coeso, ou seja, fazer frases medianas.
——————————————————————————————————————-Conclusão:
Esse conectivo da conclusão expressa uma ideia de informalidade, tente: Portanto, conforme o exposto, é notório que medidas são necessárias para solucionar tal problemática.
Parabéns pelo uso do ”Para tanto”.
Você fez duas propostas, é interessante fazer só uma que esteja completa. Nesse caso, se não me engano, o corretor avalia apenas a primeira proposta.
Sua proposta não tem coesão alguma, releia este parágrafos, as informações ficaram jogadas e confusas.
Agente: correto (polícia?) ficou muito vago, tente “Poder Legislativo”
Ação: correto. (combata a entrada do entorpecente na região )
Modo/meio: incorreto
Detalhamento: incorreto (falta detalhes, foca em uma proposta só para preenchê-la totalmente)
Efeito: incorreto
TENTE FINALIZAR A REDAÇÃO RETOMANDO UM REPERTÓRIO DO TEXTO.
Você tem que responder 5 perguntar na sua proposta:
Quem vai resolver o problema? (AGENTE)
O que ele fará? (AÇÃO)
Como ele vai fazer isso? Através do que? (MEIO/MODO)
Quais os detalhes dessa proposta? (DETALHAMENTO)
Que objetivo tem essa ação? (EFEITO)
C1: LÍNGUA PORTUGUESA 120 (demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa) erros de concordância, vírgula, ortografia.
C2: ABORDAGEM GÊNERO 200 (compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites ESTRUTURAIS do texto dissertativo-argumentativo).
C3: DEFESA E CORERÊNCIA 80 (selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista) Não argumentou apenas expôs fatos, procure a diferença entre texto expositivo e argumentativo.
C4: COESÃO E ARTICULAÇÃO 120 (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação) falta conectivos e um controle do tamanho e coesão e coerência entre as frases.
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO 120 (elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural) faltou 3 elementos.
NOTA FINAL: 640
Você escreve bem, vai evoluir cada vez mais, se precisar que eu corrija mais alguma redação me manda mensagem. Além disso, tente ler redações nota mil e assistir vídeos no Youtube do “CORRETOR SINCERÃO” que com certeza você vai evoluir mais ainda.
Espero ter ajudado!
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