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O aumento de casos de ansiedade no Brasil. (Com nota pfvr <3)
Fryda
Olá Ana, vamos lá? C1_ 160 impõem * erro de concordância.Visto que a palavra se refere a famílias brasileiras. tenha como consequência vários * Erro de concordância. Consequência está se referindo a “ um transtorno" a fim* - gramática ensino do país, profissionais * retirar essa vírgula. Separa verbLeia mais
Olá Ana, vamos lá?
C1_ 160
impõem * erro de concordância.Visto que a palavra se refere a famílias brasileiras.
tenha como consequência vários * Erro de concordância. Consequência está se referindo a “ um transtorno”
a fim* – gramática
ensino do país, profissionais * retirar essa vírgula. Separa verbo e complemento.
C2- 120
Perfeita abordagem do tema! Falou sobre o tema de forma clara e objetiva, apresentou bem as teses e utilizou ótimos repertórios para embasamento, pertinentes ao tema; contudo, vc não fez uso produtivo do repertório. Falta de planejamento textual. APOSTE EM FAZER UM PROJETO DE TEXTO.
Ex: A série “13 reasons why” da “Netflix”, conta a história de Hannah Backer, uma adolescente que cometeu suicídio e gravou fitas explicando os motivos que levaram a garota a comenter o triste acontecimento, sendo alguns desses a depressão e a ansiedade que assolavam a vida da protagonista. Fora da ficção, no Brasil hodierno, vários são os casos semelhantes ao de Hannah que muitas vezes passam despercebidos ao olhos da sociedade, levando ao aumento de casos de ansiedade em todo o país. Logo, é imperioso analisar como a pressão constante imposta pelos familiares e a falta de apoio psicológico afeta o cotidiano dos jovens.( uma ideia de melhora para a introdução, não esta 100% mas notou a diferença ?)
UMA FORMA DE TORNAR SEU REPERTÓRIO PRODUTIVO É RETOMAR A IDEIA CENTRAL DELE ( PALAVRAS-CHAVE)
C3- 120
D1-
“ seja por arrumar emprego ou passar em um vestibular” – pq as familias impõem tais responsabilidades sobre os filhos? é uma questão com raízes mais profundas ? Como a desigualdade econômica ?
“a vários problemas tanto físicos quanto mentais” – quais seriam esses problemas físicos e mentais ? dê um exemplo de cada e estaria ótimo.
“Sua dedicação e compromisso diário se entrelaçam por várias questões que potencializam seu sentimento de incapacidade,” – várias questões ?Descreva! Como a familia contribui para esse sentimento de incapacidade? Não ficou claro! Seria o fato de a familiar julgar como errado tudo que o jovem faz?Não incentivando para que ele corra atrás de seus sonhos ou ainda, por ter de colocar necessidades básicas como a alimentação, saúde e moradia como prioridade sendo incubido ao jovem o cargo de trabalhador para sustentar a casa? Enfim… pense mais no assunto antes de escrever, selecione informações e faça uma uma espécie de funil , escolhendo as melhores e mais importantes para a sua argumentação.
D2-
“todas as especificações” – Quais especificações seriam essas ? Não entendi direito!
“ainda há pessoas que menosprezam o transtorno de ansiedade devido à falta de informação” – O que indica que elas menosprezam ? e pq pela falta de informação ? vc não fez um paralelo/uma ligação entre esse dois argumentos. Tá vendo como tem várias informações no seu texto que vc não desenvolve, deixando tal responsabilidade a cargo do corretor ? Isso não deve ocorrer, vc deve ser o mais clara possível naquilo que quer passar .
Em especial nesse parágrafo é claro que vc não planejou uma estrutura. Vc colocou um tópico frasal ( que poderia ter sido mais curto e melhor elaborado) e um repertório. E o restante do parágrafo ?Argumentação e fechamento crítico. Vc poderia ter desenvolvido melhor as informações não só nesse parágrafo, mas ao longo de todo o texto.
C4- 120
Apesar de apresentar ótimos conectivos no início dos seus parágrafos, ao longo da dissertação, entre os períodos, é evidente a falta de elementos que conectem o texto dando continuidade à escrita. Em todos os locais onde que sinal com (!) deveria ter sido colocado um conceito ou algum elemento de ligação para deixar o texto com maior fluidez.
Cuidado com a repetição de palavras ( ansiedade 4x )
Abuse dos conectivos, mas de forma moderada e correta. ;)
C5- 120
A proposta de intervenção respeita os direitos humanos e apresenta 3 dos 5 elementos exigidos; não estando presente na proposta o meio/modo e o detalhamento de um dos elementos da proposta.
Total- 640
Boa sorte, pratique e vc irá conseguir ! : )
See lessBjs!
A questão da fome no Brasil e seus fatores motivadores.
Fryda
Olá Ana, Vamos lá. Como o correção gramatical do Lucas.B foi excelente, concordo com todos os levantamentos feito por ele, não farei a correção gramatical do seu texto. Faça as correções sugeridas pelo Lucas e seu texto texto ficará ótimo e atente-se a esses mesmos erros para que eles não ocorram coLeia mais
Olá Ana,
Vamos lá. Como o correção gramatical do Lucas.B foi excelente, concordo com todos os levantamentos feito por ele, não farei a correção gramatical do seu texto. Faça as correções sugeridas pelo Lucas e seu texto texto ficará ótimo e atente-se a esses mesmos erros para que eles não ocorram com tanta frequência em seus textos. :)
Repetição das palavras fome, problema, desperdício/desperdiçar e do conectivo “de acordo com ” e ” por meio de ” ambos repetidos 2x. Cuidado com repetições de modo geral, elas custam 40 pontos na C4. Recorra ao uso de sinônimos, hipônimos e hiperônimos. Isso deixará o texto menos repetitivo e cansativo de se ler.
Logo, faz-se necessário evitar o desperdício nas casas com leis que controlem a quantidade e qualidade dos alimentos desperdiçados ( Aqui vc sugere uma outra ação com leis, mas não diz quem e nem como ela será aplicada) . A mídia( AGENTE) deve influenciar as pessoas a terem consciência do que jogam (AÇÃO) , por meio de propagandas informativas acerca do assunto ( MEIO/MODO) , uma vez que o corpo social são também responsáveis. Além disso, o governo(AGENTE) deve oferecer condições para que o cidadão tenha mais possibilidade de se auto sustentar(AÇÃO) por meio de trabalho e uma remuneração digna ( MEIO/MODO).
Como vc já sabe, a proposta de intervenção sozinha vale 200 pontos. Então ao invés de fazer várias propostas dispersas, foque em uma ou duas que solucione as duas teses que vc apresentou ao longo do seu texto. A proposta não precisa ser grande só deve ser completa. Foque nisso. Vc não precisa propor muitas formas para solucionar seu problema, seja direta e objetiva.
Com relação ao tema vc abordou ele de forma completa e fez uso de bons repertórios, pertinentes ao tema, contudo, vc não fez uso produtivo do seus repertórios em nenhum momento do texto. Por exemplo : “De acordo com o IBGE, 25,4% da população vive na linha da pobreza e o maior índice se dá no Nordeste onde 43,5% da população se enquadra na situação por falta de distribuição de renda e de educação.” Vc colocou esse dado no fim do D1, vc simplismente colocou ele lá e não fez mais nada com ele, parece que ele está lá a título de curiosidade, mas não! O repertório deve embasar a sua argumentação, dar veracidade àquilo que vc está dizendo. “De acordo com o IBGE, 25,4% da população vive na linha da pobreza” e aí ? qual a relação com tese que vc está defendo ? Vc deveria ter deixado claro, por mais que pareça óbvio, de exemplos; cite como a pobreza é geradora da fome, que as pessoas trabalham horas para conseguir um simples prato de comida( isso quando conseguem)…
No D2 eu senti falta da argumentação, vc colocou 2 repertórios ( dados estatísticos) e praticamente não argumentou nada. Eu recomendo que vc estabeleça uma estrutura para os desenvolvimentos contendo Tópico frasal, repertório, argumentação ( relacionada ao repertório) – a ordem entre argumento e repertório vc deve estabelecer a forma em que vc mais se identifica- e finalize com uma crítica acerca do asunto. O que está bem precário no seu texto, vc não realiza um fechamento dos parágrafos e deixa de lado a criticidade ( onde vc irá de fato expressar sua indignação em relação ao tema )
Falta explicar mais, dê mais exemplos do cotidiano ( exemplos curtos e diretos)
C1- 80 – Estrutura sintátiva deficitária e muitos desvios
C2- 160 – Abordagem completa do tema, repertório pertinente, mas sem uso produtivo)
C3- 120 Falta estabelecer uma melhor relação entre seus argumentos.
C4- 160 – Repetição de palavras e de conectivos
C5-120 – Ausência da finalidade e detalhamento da proposta de intervenção
Boa sorte, continue estudando!
Vc consegue : )
See lessO vício em games como distúrbio mental e suas implicações.
Fryda
OLÁ, Ana! Vamos lá, INTRODUÇÃO " free fire"* deve vir entre aspas por ser uma palavra estrangeira. tinha muita visibilidade, mas* preposição adversativa mas é sempre precedida por vírgula. maior número* Erro de concordância distúrbios mentais provocados * Erro de concordância Cuidado com a repetiçãoLeia mais
OLÁ, Ana!
Vamos lá,
INTRODUÇÃO
” free fire”* deve vir entre aspas por ser uma palavra estrangeira.
tinha muita visibilidade, mas* preposição adversativa mas é sempre precedida por vírgula.
maior número* Erro de concordância
distúrbios mentais provocados * Erro de concordância
Cuidado com a repetição de palavras, só na introdução vc repetiu Vício 4 vezes.
Vc começou sua redação com um repertório e já acrescentou outro o de Sêneca : ele não foi desenvolvido, uma vez que vc só colocou ele lá e não argumentou sobre.
Eu indico muitoo que vc coloque apenas um repertório na introdução ( não é uma regra, apenas uma dica ), pois assim vc consegue desenvolver melhor a apresentação do tema e das teses. Gostei bastante das teses que vc defendeu, entretanto, acho que vc poderia ter escrito elas de outra forma.
Depois que vc escreveu “o jogo foi se tornando um vício. Sugiro trocar isso : “Segundo Sêneca, escritor do Império Romano “os vícios são próprios dos homens e não dos tempos.” por algo assim : logo, em decorrência dessa situação é válido analisar como sem o controle da família com os jovens e adolescentes, o vício gera isolamento e sedentarismo, além de distúrbios mentais provocados pelo vício.
DESENVOLVIMENTOS
D1
quanto pelo jovem* Erro de concordância
Traz* Trás: com sinal agudo e com “s” é sinônimo de atrás, após, detrás. E Traz: escrito com “z” é conjugação do verbo “trazer” na terceira pessoa do singular do indicativo e na primeira pessoa do singular do imperativo. Significa transportar, ocasionar, oferecer, conduzir.
Achei interessante vc citar o livro O Poder do Hábito, só que vc colocou ele ao final do paragráfo e vc não desenvolveu a ideia que que vc queria passar. Vc não estabeleceu uma estrutura para o seu paragráfo.
O seu primeiro período do D1 tem 5 linhas, isso pesa a leitura e deixa o texto chato de ler, sugiro que vc melhore a periodização nos seu paragráfos, faça períodos curtas de 2 linhas ou um pouco mais… Divida o Desenvolvimento em Tópico frasal, repertório, aprofundamento argumentativo ( que é onde vc fará uso produtivo do seu repertório além de argumentar sobre o tema, traga sempre exemplos – curtos- para sustentar sua argumentação) e crítica/ fechamento ( onde vc irá colocar seu posicionamento acerca do tema, demosntrar sua indignação…use palavras fortes… como inadmissível, inaceitável, enfim.
D2
Está ótimo, só faltou fechar o desenvolvimento com uma crítica.
Eu recomendo que vc não inverta a ordem da apresentação das teses, parece que vc contradiz o seu projeto de texto. A primeira tese que vc apresentou que no caso foi o isolamento deveria ter sido apresentada no D1 e a sobre sedentarismo deveria estar no D2.
CONCLUSÃO
se mostra* Concorda com “o vício”
Na sua proposta de intervenção faltou o detalhamento. E eu recomendo que vc coloque além de medidas de conscientação – sem intervenção de nenhum órgão- uma proposta que dê sugestões de ações efetivas que sejam apresentadas à população, como palestras para os jovens nas escolas durante todos os anos escolares.
E faça a retomada do repertório da intodução ao fim da conclusão, isso deixa o teto mais cíclico( é opcional, vc não perde ponto por isso).
C1- 120 – erros de concordância, vírgula e ortografia.
C2- 200- apesar de ter repertórios sem desenvolver, um único repertório legitimado e pertinente garante nota máxima, no caso, o da introdução.
C3- 160 – Não desenvolveu algumas informações e não realizou o fechamento dos parágrafos (sem marca de autoria).
C4- 180 – Repetição de palvras.
C5- 160 – Faltou detalhamento .
Nota=820
Continue assim :)
See lessA demarcação de terras e a sobrevivência da cultura indígenas.
Fryda
OLÁ ! vamos lá, INTRODUÇÃO *DESVIOS -e, não, desejavelmente, na prática e a* - atente-se às locuções no meio das frases. -devido à * Crase -intrinsecamente* -direitos constitucionais, ou seja* Vc apresentou o tema e as teses de forma clara e coesa. Parabéns!! Vc utilizou um repertório pertinente aoLeia mais
OLÁ !
vamos lá,
INTRODUÇÃO
*DESVIOS
-e, não, desejavelmente, na prática e a* – atente-se às locuções no meio das frases.
-devido à * Crase
-intrinsecamente*
-direitos constitucionais, ou seja*
Vc apresentou o tema e as teses de forma clara e coesa. Parabéns!! Vc utilizou um repertório pertinente ao tema e com uso produtivo. Amei!
DESENVOLVIMENTOS
* DESVIOS
-pois, ESTES sofrem* – vc está retomando algo que está “próximo” que no caso seriam os nativos.
Eu, particulamente, adorei o D1. Ele foi bem explicadinho, vc relacionou muito bem os argumentos com o repertório, fez uso produtivo dele e citou exemplos para reafirmar seu ponto de vista. Só gostaria de fazer uma observação: “De maneira análoga, é possível” vc meio que contradiz o que vc escreve ao usar esse conectivo, pois, o que vc argumenta vai em oposição/ constrate à frase de Aristóteles, portanto , busque um conectivo de constrate/oposição. Aaaah, é senti falta de maraca de autoria/ fechamento do parágrafo , tente dizer com mais ênfase, com palavras fortes sua indiganção com a problemática.
Quanto ao D2 eu achei ele perfeito tbm, a argumentação está toda amarrada, os períodos conversam entre si. Só reforço a questão da marca de autoria/ fechamento do paragráfo que ficou um pouco vago. Isso prejudiga seu projeto de texto e desconta ponto da C3, dedica um tempo em estudar isso…vc vai pegar rapidinho. :)
CONCLUSÃO
“programe políticas que” AQUI EU SENTI FALTA DE UM VERBO DE COMANDO. Por exemplo, faça , deve, crie… Deu uma quebrada na leitura.
Faltou o detalhamento. E tente retomar o repertório da introdução no fim da conclusão, para fazer um fechamento e deixar o texto mais cíclico.
Parabéns, o texto ficou ótimo!
Continue assim ;)
C1- 160( erros gramaticais e de estrutura sintática)
See lessC2- 200
C3- 160 ( fechamento/ marca de autoria dos parágrafos)
C4- 200
C5- 160 ( faltou o detalhamento de um dos elementos da proposta de intervenção)
As mídias sociais como impulsionadoras na busca pela perfeição. NOTA PFVR <3
Fryda
Olá Ana, tudo bem ? Farei a correção por competências, fique a vontade para discordar daquilo que vc não entender de forma clara. C1- 120 Tome cuidado com a concordância de número ( plural e singular ) de sujeito, verbo e complemento. Evite usar a palavra através para expressar "por meio de...", proLeia mais
Olá Ana, tudo bem ?
Farei a correção por competências, fique a vontade para discordar daquilo que vc não entender de forma clara.
C1- 120
Tome cuidado com a concordância de número ( plural e singular ) de sujeito, verbo e complemento.
Evite usar a palavra através para expressar “por meio de…”, procure o significado de através e verá o que estou dizendo, preze sempre a escrita formal da língua.
“Porém, no Brasil hodierno, as mídias sociais mostraM uma realidade que apenas influências digitais vivem” * Eu reescreveria desta forma….
as mídias sociais podeM*
Traz*
depois é só ir Ao banheiro e vomitar*, Concordância: quem vai, vai A algum lugar… no caso, o banheiro. Preposição+ artigo.
“instagram” * deve vir também entre aspas.
Influências *
C2- 160
Vc abordou de forma completa o tema, mas daria para ter sido mais clara na apresentação do mesmo, assim como na apresentação das teses… Dúvidas que surgem no corretor ao longo da correção do seu texto, podem descontar uma boa quantia de pontos, não de espaço para que isso ocorra. SEJA CLARA!
Os repertórios que vc utilizou são pertinentes ao tema e tem legitimidade, porém vc não fez uso produtivo deles, por exemplo: o conceito de beleza ideal na Grécia era difundido por meio de esculturas, blz. Agr na atualidade é difundido por meio das redes sociais, televisão, e afins… qual a relação desses dois fatos ? o que eles tem em comum OU em que eles divergem ? como os dois influenciavam/ influeciam a vidas das pesoas ? Seria válido dizer que ambos cometem o mesmo tipo de repressão- visual e psicológica- Pensa comigo, Vc poderia ter relacionado esses dois fatos dizendo que assim como na Grécia antiga, o ideal de beleza universal é uma imposição ainda vigente na atualidade, que em diversas ocasiões acabam degradando a saúde física e mental dos cidadãos que buscam incansávelmente alcançar a perfeição difundida pelas redes.
C3- 120
Argumentação ainda está falha. Falta um melhor planejamento de texto, para organizar as ideias e decidir quais são mais e menos relevantes. Marca de autoria precária e o texto tende a ter fortes traços de uma produção expositiva e não argumentativa.
mostra uma realidade que apenas digitais influencias vivem — qual realidade seria essa ? não está claro no texto.
mostra apenas os momentos bons, — quais momentos ?
em primeiro plano que a busca pelo corpo perfeito trás frustrações— quais tipos de frustrações ? como elas interferem na vida das pessoas que sofrem com elas ?
C4- 200
Fez uma boa distribuição dos conectivos ao longo do texto. Entretanto, atente-se ao uso em excesso, como no D1, não há ncessidade de dois conectivos juntos, apenas um( nesse início de parágrafo) já garante nota máxima nessa competência.
E outra, vc não fez uma relação direta do repertório da introdução com o tema, eu usário aqui, em vez de “porém” um conectivo de analogia, como: de forma análoga, analogamente, Indo de encontro àrealidade brasileira… Existem vários
C5- 160
Sua proposta de intervenção mais completa apresenta 4 dos 5 elementos exigidos. Contudo, recomendo que vc melhore na sua finalidade, traga algo direto, sem muita enrolação. E procure detalhar melhor sua proposta, não ficou claro o detalhamento das suas intervenções.
E tente retomar o repertório que vc usou na introdução na conclusão , isso deixa o texto mais cíclico e coerente. Mas claro, não é algo cobrado pelo Enem, faça apenas se tiver espaço ( grande parte das redações nota mil retomam o repertório, Fica a dica :) )
Espero que te ajude, beijos !!
Continue assim, a prática leva a perfeição! BOA SORTE
See lessOs perigos da automedicação na cultura brasileira.
Fryda
OLÁ Ana, tudo bem ? Achei o seu texto muito expositivo/tendendo ao senso comum. Vc poderia ter argumentado mais, ter sido mais pontual acerca dos malefícios causados pela automedicação bem como fatores que levam a sociedade a tal problemática. A pergunta que fica é: quais os perigos da automedicaçãoLeia mais
OLÁ Ana, tudo bem ?
Achei o seu texto muito expositivo/tendendo ao senso comum. Vc poderia ter argumentado mais, ter sido mais pontual acerca dos malefícios causados pela automedicação bem como fatores que levam a sociedade a tal problemática. A pergunta que fica é: quais os perigos da automedicação ? Seria o fortalecimento de microrganismos patogênicos, tais como: vírus e bactérias ? O que esse fortalecimento dos microrganismos acarretaria na saúde do indivíduo e no Sistema ùnico de Saúde ? VC acha que o aparecimento de superbactérias ( como assim são chamadas) poderia eventualmente sobregarregar o SUS e colapsar nosso sistema de aúde assim como hoje presenciamos na pandemia da Covid-19 ? ESSA PODERIA TER SIDO UMA LINHA DE RACIOCÍNIO PARA MONTAR SUA ARGUMENTAÇÃO, NÃO ESTOU DIZENDO QUE A SUA ESTÁ ERRADA, MAS PODERIA TER TRAZIDO DE FORMA MAIS CRÍTICA ESSA SITUAÇÃO .
VAMOS ÀS COMPETÊNCIAS
C1- 160
todas AS informações* erro de concordância de gênero
indivíduo*
leva aO óbito*
Fiscalizem*
Ainda convém lembrar que se automedicar trás sérios riscos à saúde. De acordo com*, ao colocar a vírgula desse modo vc deu continuidade em um mesmo período sobre assuntos diferentes.Isso se chama Justaposição de períodos, dê uma estudada à respeito
“entre outros” não recomendo uso de temos como esse na redação, assim como o uso de reticências e “etc”. Esse é o momento de vc ser mais clara e direta posível. Não dê espaço para segundas interpretações acerca do que vc escreve.
Governo*
C2- 160
Vc faz abordagem completa do tema e também atende à tipologia do texto dissertativo- argumentativo. No entanto ao apresentar os repertórios ambos são pertinentes ao tema( mesmo que o de Kant não tenha uma ligação direta é possível torná-lo pertinente por meio da argumentação- assim como vc o fez). E é evidente que vc não fez uso produtivo deles.
O ideal é que vc cite primeiro seu repertório e fortaleça sua argumentação por meio dele, dando veracidade àquilo que vc está afirmando. Para torná-lo produtivo vc deve fazer uma “mini” retomada do seu rerpertório, voltando o nome do autor da citação, ou o que a personagem em um filme passou, ou ainda retomando a ideia central daquele repertório.
C3- 120
“É notório que nos dias atuais, a automedicação na cultura brasileira tem se tornado mais recorrente”, qual dado ou qual fonte comprova essa sua arfimação ?
“não tem condições de pagar uma consulta com o médico para averiguar a possível causa da doença e tratá-la corretamente, então a pessoa busca por alívio imediato tomando um remédio que o próprio farmacêutico indicou.” Muito expositivo, qual seu posicionamento acerca disso, vc acha isso certo ? não acha que a desigualdade socioeconômica é um entrave para a resolução da problemática ? Não acha que o ideial seria que os postos de saúde atendessem esses indivíduos ? O que vc acha do fato de as pessoas buscarem assintência nas farmácias, não acha que poderia ser uma consciência coletiva, de que doenças ditas “não graves” dispensam a ida aos médicos.
Não fez sentido vc falar de educação e não incrementar esse eixo na sua argumentação. “Informação é educação” o que essa expreessão revela sobre o assunto ? Em que a educação pode ajudar, será que vai mesmo fazer diferença? E que tipo de educação seria essa ? sobre o que ?
VC TRAZ INDÍCIOS DE UMA ARGUMENTAÇÃO. NO ENTANDO ELA FICA PERDIDA EM MEIO AS DESCRIÇÕES. VC TBM TROUXE POUQUÍSSIMOS ELEMENTOS DE MARCA DE AUTORIA BEM COMO CONFUSÃO DE INFORMAÇÕES. ATENTE-SE À ISSO.
C4- 100
Contudo. Uso incorreto de conectivo, o ideal seria vc utilizar um conectivo de adição/soma, uma vez que vc está acrescentando sua segunda tese.
Precariedade de conectivos ao longo de todo o texto, recomendo o uso de um conectivo conclusivo no último parágrafo. Além de que o uso de operadores argumentativos entre os períodos e entre os parágrafos é crucial para um(a) bom desenrolar/ fluidez da sua argumentação, o que não é perceptível no seu texto.
USE E ABUSE DE CONECTIVOS ELES SÃO ESSENCIAIS, TANTO É QUE UMA COMPETÊNCIA SE DESTINA JUSTAMENTE A ELES.
C5- 120
A sua proposta está faltando a finalidade e o detalhamento.
É importante que vc resolva todas as duas teses.Sua conclusão ficou bem curta. Tente reescrevê-la novamente. Completando sua primeira e segunda proposta. Vai dá certo é só ser direta que cabe tudo.
Espero que te ajude ;)
See lessBjos!!
A importância dos museus para a preservação da memória social
Fryda
OLÁ Giulia! Não sei se vc tentou escrever uma redação modelo ENEM. Caso seja, sinto lhe dizer que o seu texto não atende aos moldes exigidos pela prova. Primeiramente, queria dizer que o seu texto está muito expositivo e pouco argumentativo, isso decore do fato de vc colocar muitas informações( citaLeia mais
OLÁ Giulia!
Não sei se vc tentou escrever uma redação modelo ENEM. Caso seja, sinto lhe dizer que o seu texto não atende aos moldes exigidos pela prova.
Primeiramente, queria dizer que o seu texto está muito expositivo e pouco argumentativo, isso decore do fato de vc colocar muitas informações( citações, fatos, livro…) e não relacioná-las com a sua argumentação, ou seja, seu ponto de vista. E outro ponto, vc não apresentou as teses de forma clara, e lembrando que as propostas de redação do ENEM são sempre um problema. Então o ideal seria vc escrever sobre o “Pq dos museus não serem valorizados!” Quais são atitudes que a sociedade e o Governo toman para que os museus não sejam considerados mais tão importantes ? SEMPRE problematize o tema, quando este não vier problematizado.
INTRODUÇÃO
Ela ficou perfeita, até vc introduzir “O incêndio no Museu Nacional do Brasil, por exemplo, resultou na perda de Luzia, o fóssil mais antigo encontrado no continente americano, que oferecia inúmeras reflexões sobre os contextos antropológicos do passado.” Vc apresentou um repertório, fez uma analogia dele com o tema e pela ordem pensei que vc introzuria suas teses.No entanto, vc colocou essa informação sobre o incêndio do Museu Nacional ,vc percebe que ela não agrega em nada no seu texto ? Vc simplismente coclocou ela lá e pronto, não fez nenhuma relação entre ela e sua argumentação. Isso afeta tanto a C2 quanto C3, prejudicando a organização do texto.
DESENVOLVIMENTO 1
Tente iniciá-lo com um conectivo ( ajuda a ganhar ponti na C4)
“Nesse viés, infere-se que as origens brasileiras são compostas pela negligência com a própria cultura e história.” Pq ? Qual a relação das origens e a negligência cultural ? percebe que vc não fez um paralelo entre o li
See lessA relevância de uma infância saudável na formação do cidadão brasileiro.
Fryda
OLÁ ANA! Adorei a forma como escreveu!!! Irei pontuar e falar mais sobre o que achei de acordo com as competências, para que assim vc saiba onde necessita melhorar, vamos lá :) Competência 1 ======== 200 "intrinsicamente", o correto seria 'intrinsecamente' direcionar capital* , regência. Grámatica iLeia mais
OLÁ ANA!
Adorei a forma como escreveu!!! Irei pontuar e falar mais sobre o que achei de acordo com as competências, para que assim vc saiba onde necessita melhorar, vamos lá :)
Competência 1 ======== 200
“intrinsicamente”, o correto seria ‘intrinsecamente’
direcionar capital* , regência.
Grámatica impecável, apesar dos erros. Eles não são suficientes para tirar ponto na competência.
Competência 2 ======== 160
Vc fez a abordagem completa do tema, apresentou repertórios legitimados e petinentes. No entanto, não consegui enxergar no texto uma ligação entre os repertório que vc utilizou e a sua argumentação. Veja:
“Desde o iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. No entanto, ao se observar a infância saudável de uma criança no Brasil, hodiernamente, verifica-se que esse ideal iluminista é constatado na teoria e não desejavelmente na prática(…)” Pq ele não é constatado na prática ? O que a sociedade NÃO faz ? Pq ela não se moblliza com o problema do outro, que no caso é ” uma infância saudável para as crianças brasileiras ? Não vejos essas respostas ao longo do texto, o que acaba prejudicando tbm na C3, uma vez que vc deixa a cargo do corretor fazer essas relações.
“Segundo o filósofo grego Aristóteles, a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a falta de acesso a educação rompe essa harmonia(…)” Onde entra a política ? Como ela está relacionada com a falta de acessoa à educação ? E pq a falta de educação rompe com esssa harmonia ? O que e/ou quem fica prejudicado? Quais as consequências disso e como isso afeta na infância saudavél das crianças ?
Competência 3 ======== 120
Ao colocar a citação de Freire no final do seu parágrafo, vc não a desenvolveu, o que afeta sua argumentação ao não selecionar e relacionar corretamente suas ideias à do pensador. Recomendo que no último período do desenvolvimento vc conclua sua argumentação, dexando claro seu posicionamento crítico acerca da situação, ou seja, sua indignação com a problemática.
falta de acesso à educação—-essa e sua tese.
É indubitável que a questão constitucional e a sua aplicação estejam entre as causas do problema—— essa a forma como retomou ela. Percebe como ficou muito superficial e abrangente a forma como fez a retomada. Vc diz que a edução é uma causa para a problemática e retoma ela com a Constituição. Não está errado, contudo, não retoma de forma fiel sua tese. VC poderia ter ao menos usado o artigo 205 que se refere à educação, assim vc deixaria claro a relação da Contituição e a educação.
Alguns pontos que levantei na C2 quanto a argumentação/ relação de suas ideias e o repertório tbm entram aqui.
Competência 4 ======== 200
Ótimo uso dos elementos coesivos, parabéns!!
Competência 5 ======== 200
A sua proposta de intervenção está completa. Entretanto, não nego que tive um poquinho de dificuldade para separar cada elemento. Recomendo que deixe mais claro
( por meio de conectivos, tais como: a fim de, com a finalidade, com o intuito- para a finalidade) a introdução de cada elemento, assim não tem como o corretor ter dúvidas quanto à presença deles no texto.
E tente detalhar melhor sua proposta, ficou bem superficial.
Tirando esse pontos a sua redação ficou perfeita, continue assim.
Vc tem erros pontuais que trabalhados corretamente podem ser corrigidos muito rápido
Bons estudos ;)
See lessDesafios para o Combate à desvalorização do Sistema Único de Saúde (SUS
Fryda
OLÁ Anny! Sua introdução ficou perfeita! Apresentou um repertório pertinente e fez uso produtivo dele, fez um contraste entre o que está no papel e a realidade e, ainda, apresentou as teses de forma clara. Parabéns!! Desenvolvimento 1 " baixo repasse orçamentário" Essa era a tese que vc iria desenvoLeia mais
OLÁ Anny!
Sua introdução ficou perfeita! Apresentou um repertório pertinente e fez uso produtivo dele, fez um contraste entre o que está no papel e a realidade e, ainda, apresentou as teses de forma clara. Parabéns!!
Desenvolvimento 1
” baixo repasse orçamentário” Essa era a tese que vc iria desenvolver. No entanto, vc não argumentou sobre como esse repasse precário contribui para a desvalorização do SUS. Será que o fato de faltar dinheiro afeta na infraestrutura, que por sua vez influi no atentedimento ineficiente e não igualitário, criando na mente da população uma inagem negativa do SUS…. ? Esse desacordo entre sua tese e a argumentação no seu parágrafo é penalizado na C3.
“Visto que atualmente o país passa por um período de instabilidade política e econômica(…)” qual período? Ao longo da sua argumentação não é apresentado, como o corretor irá saber de qual momento da história vc está falando.
“as políticas públicas para a saúde do atual governo não estão sendo prioritárias” . Quais políticas públicas ele vem tomando e pq não são prioritárias ? Dê exemplos, cite fatos que acontecem na realidade brasileira para sustentar sua argumentação.
Quais desigualdades no atendimento e afins são enfrentadas pelo povo brasileiro ? Pderia ter citado pelo menos um exemplo.
Senti falta de um repertório nesse parágrafo!
Governo* -com letra maiúscula.
PROCURE PARAFRASEAR A SUA TESE QUANDO FOR RETOMAR ELA NO INÍCIO DE CADA PARÁGRAFO, ISSO EVITA A REPETIÇÃO DAS PALAVRAS. PROCURE SINÔNIMOS
DESNVOLVIMENTO 2
“A desigualdade social e a recessão econômica, são fatores que influenciam na alta demanda de pacientes de uma região”
See lessOs principais obstáculos para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil (Por favor corrigir e dar a nota de cada competência)
Fryda
OLÁ Vicente, tudo bem? Achei o tema ótimo, muito importante de se pensar, entretanto, um pouco complicado, também, é necessário um bom embasamento crítico. Infelizmente, o seu texto não atende aos moldes exigidos pelos ENEM (dissertativo-argumentativo), o seu texta está muito expositivo, vc cita muiLeia mais
OLÁ Vicente, tudo bem?
Achei o tema ótimo, muito importante de se pensar, entretanto, um pouco complicado, também, é necessário um bom embasamento crítico. Infelizmente, o seu texto não atende aos moldes exigidos pelos ENEM (dissertativo-argumentativo), o seu texta está muito expositivo, vc cita muitas informações, muitos dados, mas não defende um ponto de vista claro acerca do assunto, vc não critica, não aponta as falhas do governo perante a situação e trata do assunto de forma mais global( lembre-se o ENEM cobra problemas a serem resolvidas e melhorados dentro do país, na nossa nação e não internacionalmente)
Algumas indicações para melhoria:
INTRODUÇÃO
“Apesar de ser um tema que já hoje em dia não se comenta muito”== coloquialidade. O ENEM exige que o texto seja escrito na norma-padrão, evite termos e expressões que se relembram a forma falada da língua.
“o trafico de pessoas no Brasil é algo ainda recorrente e medidas precisam ser tomadas” == Vc inicia seu paragárfo de introdução com uma frase que remete a conclusão/fechamento do texto.Na introdução não é hora de vc apresentar soluções é o momento de vc apresentar o problema, associar ele à realidade brasileira e por fim defender argumentos que o leva a pensar “o pq do problemas ter chegado a tal ponto”.
“, as vítimas, na maioria das vezes são crianças, ” O CORRETO SERIA = , as vítimas, na maioria das vezes, são crianças, ….”
O correto é ” da COVID- 19″, pois estamos nos referindo a doença, que é uma palavra feminina.
às vezes*
Não recomendo o uso de reticências na redação. A redação é o local para vc escrever de forma clara e concisa sobre o assunto, quando vc coloca esse recurso vc deixa a crago do corretor imaginar o que vc queria colocar ali, o que vc pensou, o que acaba afetando coerência da C3.
VC não apresenta de forma clara o tema e, também, não apresenta as teses a serem defendidas nos desenvolvimentos( isso desconta ponto da C3, pois, demonstra a falta de um projeto de texto. Tente fazer a introdução da seguinte forma: apresente uma repertório, relacione ele com o tema, seja de forma análoga ou contrária, e por fim apresente as teses que seram defendidas.
Em outro viés* inadequação ao usar esse conectivo.
O seu repertório é pertinete ao tema.Contudo, vc não consegue relacioná-lo com o tema abordado.
DESENVOLVIMENTO 1
Vc cita muitos dados, mas não foca em um somente para embasar sua argumentação, falta conectivos, organização no parágrafo e há bastante erros de gramática, principalmente, concordância verbal e nominal. VC não apresenta marca de autoria e não faz uso produtivos dos seus repertórios e tbm não deixou clara a tese que seria defendida. Estruture seu paragráfo da seguinte forma: tópico frasal, repertório para embasamento, argumentação e fechamento. Dessa forma, seu texto fica mais organizado e fácil de entender.
DESENVOLVIMENTO 2
nosso pais,*** NÃO escreva em primeira pessoal, oteto dissertativo-argumentativo exige a impessoalidade, tome cuidado com isso. E cuidado com a coloquialidade também.
“Como algumas crianças ficam em casa sozinhas, a facilidade em sequestra-las fica mais fácil” isso ocorre realmente ? quem sequestra essas crianças ? como isso é feito? existe uma organzação ? quais crianças são sequestradas ? de qual classe social ?
“trazendo efeitos socioeconômicos” , quais efeitos são esse ? o que impede os pais de ficarem com os filhos ? pq a situação se agravou com a COVID -19 ? o que mudou ?
De que serviu seu repertório nesse desenvolvimento, não o vi relacionado a nenhum argumento. O repertório não é colocado na redação para encher linha e pontuar na C2 ele tem um proposito: embasar sua argumentação, dar peso/ veracidade àquilo que vc esta dizendo. Pense bem em qual repertório colocar e o use de forma produtiva.
esse paragráfo contém tbm erros de gramática ( recomendo que dê uma revisada no seu antes de passá-lo a limpo.
CONCLUSÃO
“Sabemos que por mais que tentemos lutar contra o tráfico humano” ATENTE-SE à coloquialidade. A proposta de intervenção é composta por 5 elementos, sendo eles: ação, agente, meio/ modo, finalidade e detalhamento da ação. Vc apresentou apenas 2 a ação e o agente. Não se esqueça que Governo é sempre com letra maiúscula.
Espero muito que o que escrevi contribua para seu desenvolvimento na escrita.Não irei pontuar, pois vc ainda não tema a base da redação, mas julgo que ficaria entre 450-550.
Boa sorte nos estudos, continue praticando, quato mais cedo corrigir seus erros mais rápido irá evoluir.
Bjos! Se precisar estou à disposição ;)
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