Os principais obstáculos para o combate ao tráfico de pessoas no Brasil (Por favor corrigir e dar a nota de cada competência)

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Apesar de ser um tema que já hoje em dia não se comenta muito, o trafico de pessoas no Brasil é algo ainda recorrente e medidas precisam ser tomadas. Segundo o Blog travessia, as vítimas, na maioria das vezes são crianças, adolescentes e meninas, na maioria dos casos são traficadas para exploração sexual. Nesta pandemia do covid-19 os casos de tráfico de pessoas só amentaram, pois como os pais precisam trabalhar deixam as crianças em casa. Em outro viés, as vezes ate os próprios pais, em relação aos efeitos socioeconômicos do país, negociam os próprios filhos para doação, remoção de órgãos…

No livro “O menino do Pijama Listrado” do John Boyer, fala sobre a 2° guerra mundial, na qual os judeus era traficados para servir numa fábrica, depois eram mortos. Desde muito tempo o mercado negro trafica seres humanos, tanto para exploração sexual, adoção, ou até mesmo a retirada dos órgãos. No decorrer dos anos esse tema foi esquecido, mas ainda assim é uma ação que ainda acontece nos dias de hoje. De acordo com os dados do site correio braziliense, desde os anos 2000 mais de 2 mil pessoas já foram traficadas.

De acordo com o decreto 5948, o país tem por direito aplicar ações de prevenção e repressão ao tráfico de pessoas e de atenção às vítimas, conforme as normas e instrumentos nacionais e internacionais de direitos humanos e a legislação pátria. A pandemia do covid-19 trouxe um cenário totalmente diferente para o nosso pais, trazendo efeitos socioeconômicos. E por isso nem todos os pais podem ficar em casa com os filhos. Como algumas crianças ficam em casa sozinhas, a facilidade em sequestra-las fica mais fácil.

Sabemos que por mais que tentemos lutar contra o tráfico humano ele ainda vai existir, mas algumas medidas podem ser tomadas para que os casos diminuam. Como a maioria dos casos de trafego são os internacionais, o governo deveria reforçar a segurança física e tecnológica das  rodoviárias. Outro meio de combate é o contato diário com a família, sendo assim, caso não haja mais a comunicação a família ira suspeitar.

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6 Correções

  1. OLÁ Vicente, tudo bem?

    Achei o tema ótimo, muito importante de se pensar, entretanto, um pouco complicado, também, é necessário um bom embasamento crítico. Infelizmente, o seu texto não atende aos moldes exigidos pelos ENEM (dissertativo-argumentativo), o seu texta está muito expositivo, vc cita muitas informações, muitos dados, mas não defende um ponto de vista claro acerca do assunto, vc não critica, não aponta as falhas do governo perante a situação e trata do assunto de forma mais global( lembre-se o ENEM cobra problemas a serem resolvidas e melhorados dentro do país, na nossa nação e não internacionalmente)

    Algumas indicações para melhoria:

    INTRODUÇÃO
    “Apesar de ser um tema que já hoje em dia não se comenta muito”== coloquialidade. O ENEM exige que o texto seja escrito na norma-padrão, evite termos e expressões que se relembram a forma falada da língua.
    “o trafico de pessoas no Brasil é algo ainda recorrente e medidas precisam ser tomadas” == Vc inicia seu paragárfo de introdução com uma frase que remete a conclusão/fechamento do texto.Na introdução não é hora de vc apresentar soluções é o momento de vc apresentar o problema, associar ele à realidade brasileira e por fim defender argumentos que o leva a pensar “o pq do problemas ter chegado a tal ponto”.

    “, as vítimas, na maioria das vezes são crianças, ” O CORRETO SERIA = , as vítimas, na maioria das vezes, são crianças, ….”

    O correto é ” da COVID- 19″, pois estamos nos referindo a doença, que é uma palavra feminina.

    às vezes*

    Não recomendo o uso de reticências na redação. A redação é o local para vc escrever de forma clara e concisa sobre o assunto, quando vc coloca esse recurso vc deixa a crago do corretor imaginar o que vc queria colocar ali, o que vc pensou, o que acaba afetando coerência da C3.

    VC não apresenta de forma clara o tema e, também, não apresenta as teses a serem defendidas nos desenvolvimentos( isso desconta ponto da C3, pois, demonstra a falta de um projeto de texto. Tente fazer a introdução da seguinte forma: apresente uma repertório, relacione ele com o tema, seja de forma análoga ou contrária, e por fim apresente as teses que seram defendidas.

    Em outro viés* inadequação ao usar esse conectivo.

    O seu repertório é pertinete ao tema.Contudo, vc não consegue relacioná-lo com o tema abordado.

    DESENVOLVIMENTO 1

    Vc cita muitos dados, mas não foca em um somente para embasar sua argumentação, falta conectivos, organização no parágrafo e há bastante erros de gramática, principalmente, concordância verbal e nominal. VC não apresenta marca de autoria e não faz uso produtivos dos seus repertórios e tbm não deixou clara a tese que seria defendida. Estruture seu paragráfo da seguinte forma: tópico frasal, repertório para embasamento, argumentação e fechamento. Dessa forma, seu texto fica mais organizado e fácil de entender.

    DESENVOLVIMENTO 2

    nosso pais,*** NÃO escreva em primeira pessoal, oteto dissertativo-argumentativo exige a impessoalidade, tome cuidado com isso. E cuidado com a coloquialidade também.

    “Como algumas crianças ficam em casa sozinhas, a facilidade em sequestra-las fica mais fácil” isso ocorre realmente ? quem sequestra essas crianças ? como isso é feito? existe uma organzação ? quais crianças são sequestradas ? de qual classe social ?

    “trazendo efeitos socioeconômicos” , quais efeitos são esse ? o que impede os pais de ficarem com os filhos ? pq a situação se agravou com a COVID -19 ? o que mudou ?

    De que serviu seu repertório nesse desenvolvimento, não o vi relacionado a nenhum argumento. O repertório não é colocado na redação para encher linha e pontuar na C2 ele tem um proposito: embasar sua argumentação, dar peso/ veracidade àquilo que vc esta dizendo. Pense bem em qual repertório colocar e o use de forma produtiva.

    esse paragráfo contém tbm erros de gramática ( recomendo que dê uma revisada no seu antes de passá-lo a limpo.

    CONCLUSÃO

    “Sabemos que por mais que tentemos lutar contra o tráfico humano” ATENTE-SE à coloquialidade. A proposta de intervenção é composta por 5 elementos, sendo eles: ação, agente, meio/ modo, finalidade e detalhamento da ação. Vc apresentou apenas 2 a ação e o agente. Não se esqueça que Governo é sempre com letra maiúscula.

    Espero muito que o que escrevi contribua para seu desenvolvimento na escrita.Não irei pontuar, pois vc ainda não tema a base da redação, mas julgo que ficaria entre 450-550.

    Boa sorte nos estudos, continue praticando, quato mais cedo corrigir seus erros mais rápido irá evoluir.

    Bjos! Se precisar estou à disposição ;)

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  2. Olá Vicente! Adorei o tema escolhido, é uma pauta muito importante a ser discutida, entretanto é um tema muito polêmico e difícil de ser trabalhado, vou colocar as competências de acordo com todo o conhecimento que eu tenho e espero ter te ajudado!

    COMPETÊNCIA 1: 80 pontos, demostra domínio mediano da norma padrão.
    COMPETÊNCIA 2: 120 pontos, desenvolve de forma adequada e de uma abordagem superficial sobre as questões relacionadas.
    COMPETÊNCIA 3: 120 faltou um pouco de coesão entre as orações.
    COMPETÊNCIA 4: 160 ótimo encadeamento se textual
    COMPETÊNCIA 5: 120 um posicionamento não esclarecido.
    Nota: 600

    Continue treinando e evoluindo!

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  3. Olá!
    Bom, no parágrafo: “Apesar de ser um tema que já hoje em dia não se comenta muito, o trafico de pessoas no Brasil é algo ainda recorrente e medidas precisam ser tomadas.” as informações ficaram um pouco confusas, já que é preciso introduzir o assunto de forma clara e abrangente.
    – Na introdução, não é recomendado apresentar fatos estatísticos, deixe esse tipo de argumento para o desenvolvimento.
    -Você fez a afirmação de que na pandemia, os números de tráfico de pessoas aumentaram, mas segundo que fonte de informação? É preciso de fontes no ato de afirmação.
    – “E por isso nem todos os pais podem ficar em casa com os filhos. Como algumas crianças ficam em casa sozinhas, a facilidade em sequestra-las fica mais fácil.” Esse parágrafo ficou muito confuso, é necessário clarear mais esse argumento, já que o problema é os pais não estrem em casa para impedir seus filhos de serem sequestrados ou impedir que bandidos façam isso?
    – Na conclusão, eu indico que não cite o “governo”, pois é algo muito pouco detalhado. Em vez disso, cite um Ministério que possa efetivar políticas públicas para tais problemas.
    -Alguns erros ortográficos e relacionados ao mal uso da virgula também.
    NOTA:620
    Você tem muita capacidade para melhorar, seus argumentos são muito ricos, mas é preciso saber encaixa-los na forma correta.
    Estou a disposição <3

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  4. oi espero ajudar

    Sua redação tem vários erros de escrita e concordância. Vc colocou reticências no final da sua intro, não faça isso vc perde ponto na C1, Alguns erros: “judeus era(m) traficados” “trafica(´)” seus desenvolvimentos ficaram confusos. Outra coisa é o uso de conectivos que não muito na sua redação para liga as ideias. Outrossim recomendo vc fazer um planejamento antes de começa o texto, pois a sua progressão textual não está muito boa. Além disso, sua suas duas intervenções estão incompletas.

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  5. Olá!
    vou fazer um breve resumo…No máximo você iraria 720 pontos, pois, a competência 1 você está fraco…fora isso, na minha opinião, você mandou bem!
    bom, continue treinando, nunca desista!
    competência 1; 120/80
    competência 2; 120/160
    competência 3; 200
    competência 4; 120
    competência 5; 180

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  6. Apesar de ser um tema que já hoje em dia não se comenta muito”== coloquialidade. O ENEM exige que o texto seja escrito na norma-padrão, evite termos e expressões que se relembram a forma falada da língua.
    “o trafico de pessoas no Brasil é algo ainda recorrente e medidas precisam ser tomadas” == Vc inicia seu paragárfo de introdução com uma frase que remete a conclusão/fechamento do texto.Na introdução não é hora de vc apresentar soluções é o momento de vc apresentar o problema, associar ele à realidade brasileira e por fim defender argumentos que o leva a pensar “o pq do problemas ter chegado a tal ponto”.

    “, as vítimas, na maioria das vezes são crianças, ” O CORRETO SERIA = , as vítimas, na maioria das vezes, são crianças, ….”

    O correto é ” da COVID- 19″, pois estamos nos referindo a doença, que é uma palavra feminina.

    às vezes*

    Não recomendo o uso de reticências na redação. A redação é o local para vc escrever de forma clara e concisa sobre o assunto, quando vc coloca esse recurso vc deixa a crago do corretor imaginar o que vc queria colocar ali, o que vc pensou, o que acaba afetando coerência da C3.

    VC não apresenta de forma clara o tema e, também, não apresenta as teses a serem defendidas nos desenvolvimentos( isso desconta ponto da C3, pois, demonstra a falta de um projeto de texto. Tente fazer a introdução da seguinte forma: apresente uma repertório, relacione ele com o tema, seja de forma análoga ou contrária, e por fim apresente as teses que seram defendidas.

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