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Valorização do professor
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Bom dia Eloisa! Você escreve muito bem, e sabe articular bem suas ideias. Vou separar sua redação por blocos e tecer alguns comentários. Introdução: Não detectei nenhum desvio gramatical. Você evidenciou bem sua tese e escreveu com clareza. Nada a corrigir aqui. D1: Aqui você utilizou o vocábulo "poLeia mais
Bom dia Eloisa! Você escreve muito bem, e sabe articular bem suas ideias.
Vou separar sua redação por blocos e tecer alguns comentários.
Introdução: Não detectei nenhum desvio gramatical. Você evidenciou bem sua tese e escreveu com clareza. Nada a corrigir aqui.
D1: Aqui você utilizou o vocábulo “posto que” com a ideia de “uma vez que/visto que”. Cuidado! “Posto que” estabelece uma relação concessiva, não é o caso nesse periodo.
Sugestão de reescrita: “Uma vez que muitos professores não têm uma sala de aula estruturada – sem lousa, quadro, ou até mesmo mesas e cadeiras – o desafio…”
D2: “Ademais, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), aponta que” vírgula incorreta antes de “aponta”
Outro ponto a ser destacado: “À medida que” indica proporção. Não ficou muito bem encaixado nesse periodo.
Conclusão: “De modo que, tais ações, assim então, possibilitem o avanço no processo de educação dentro e fora das salas de aula.” -> vírgula incorreta antes de “tais ações”.
Algumas dicas: evite a intercalação em excesso. isso pode deixar o texto cansativo.
See lessNo mais, parabéns pelo texto!!
Os efeitos da violência sofrida e exercida pela polícia brasileira
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Primeiramente, parabéns pelo texto! você se posicionou bem e deixou bem clara a sua tese. Preciso destacar aqui alguns erros de pontuação. Você gosta muito de usar adjuntos adverbiais deslocados nos períodos. Cuidado, pois uma vírgula errada acaba com toda a coerência do período. Também deve tomar cLeia mais
Primeiramente, parabéns pelo texto! você se posicionou bem e deixou bem clara a sua tese.
Preciso destacar aqui alguns erros de pontuação. Você gosta muito de usar adjuntos adverbiais deslocados nos períodos. Cuidado, pois uma vírgula errada acaba com toda a coerência do período. Também deve tomar cuidado com um padrão de escrita muito rebuscado, isso pode deixar seu texto prolixo. Vou destacar alguns pontos em sua redação que, ao meu ver, estão errados:
“Ao analisarmos essa questão” -> evite usar verbos na primeira pessoa. Sugestão: “Ao analisar-se tal questão”
“a média de mortes por dia era de 17,5, sendo dessas, 13,5% provocadas por civis e militares e 75% correspondente a pessoas negras” -> achei esse trecho um pouco confuso. talvez seria melhor pensar em outra maneira de escrevê-lo a fim de evitar ambiguidades.
“já que tais vítimas residem muitas vezes, em bairros periféricos” -> ou tira a vírgula após ‘muitas vezes’, ou insere uma nova vírgula após ‘residem’.
“Como prova, basta analisar as notícias diárias, que se passam nas favelas, atingem pretos, crianças e inocentes, como a chacina do Jacarezinho, uma operação ilegal com 28 mortes e o caso do adolescente João Pedro.” -> esse pronome ‘que’ retoma o vocábulo notícias, e introduz uma oração adjetiva explicativa. você está dizendo que todas as noticias diárias se passam nas favelas. Além disso, o texto continua “atingem pretos, crianças […] João Pedro”, isso deu a entender que a ‘notícia’ pratica os verbos, o que é incoerente.
“Por fim, a fala do cantor Emicida, não representará a realidade do Brasil.” -> vírgula incorreta antes de ‘não’. Você separou o sujeito do verbo.
See lessImpactos do isolamento social na saúde mental dos idosos durante a quarentena
Cris_cruz03
Olá, vou analisar sua redação. OBS: não sou profissional, estarei corrigindo conforme meus conhecimentos.. INTRODUÇÃO: Não encontrei uma tese.. você iniciou com um repertório (o que foi ótimo), mas não apresentou seus argumentos que desenvolveria em D1 e D2.. E também não trouxe um encaminhamento (dLeia mais
Olá, vou analisar sua redação.
OBS: não sou profissional, estarei corrigindo conforme meus conhecimentos..
INTRODUÇÃO: Não encontrei uma tese.. você iniciou com um repertório (o que foi ótimo), mas não apresentou seus argumentos que desenvolveria em D1 e D2.. E também não trouxe um encaminhamento (deixou as informações um pouco “jogadas”).
DESENVOLVIMENTOS: Novamente, você usou repertórios mas não apresentou O SEU PONTO DE VISTA sobre o assunto, sua indignação com os problemas relacionados ao tema. Lembre-se que no ENEM o texto deve ser dissertativo-argumentativo, e você escreveu praticamente um texto expositivo..
CONCLUSÃO: “que as prefeituras invistam em atividades remotas que incluam os idosos mesmo em tempos pandêmicos”. Vejo a ação (investir), porém não encontrei o meio.. Além disso, creio que desenvolver melhor o Ministério da Fazenda (letra maiúscula), ou outro Ministério, seria melhor que dizer da prefeitura, pois seria um agente mais focado.
Aconselho primeiramente que você desenvolva sua parte argumentativa, durante todo o texto, para que sua tese fique bem CLARA, pois isso não pode faltar de jeito nenhum.. Além disso, atente-se ao tamanho do seu texto: você escreveu 19 linhas e no ENEM você poderia escrever 30, ou seja, isso pode demonstrar falta de argumentos (e foi o que ocorreu mesmo).
Espero que eu tenha lhe ajudado, qualquer coisa só chamar.
See lessBons estudos! ;)
Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet
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Olá Alice, tudo bem? Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa! Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto. 1º Parágrafo: L3: "Partido", no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você uLeia mais
Olá Alice, tudo bem?
Você escreve muito bem. Gostei muito da sua referência à obra de George Orwell, ficou muito boa!
Tenho alguns detalhes a pontuar no seu texto.
1º Parágrafo:
L3: “Partido”, no livro, é um nome próprio, portanto deve ser grafado com a inicial em maiúsculo. Ainda na linha 3, você utilizou “onde” para retornar ao “Partido”; substitua por “em que/no qual”. Utilize “onde” apenas para se referir a lugares.
L4: Aqui você isola um aposto explicativo por meio de travessões. No entanto, como a frase termina com ponto final, apenas o travessão do início basta.
L7: Acredito que faltou o sinal de crase em “conteúdos lucrativos a rede”.
2º Parágrafo em geral: Novamente, sua argumentação está impecável, não detectei erros gramaticais. Só uma dica, evite o uso demasiado do gerúndio. Isso pode deixar a leitura um pouco cansativa.
3° Parágrafo:
L2: “estabelecer poder sob o usuário”, o correto seria “poder sobre o usuário”.
L6: Conquanto é uma conjunção concessiva. Neste período você apresenta uma contraposição de ideias, assim, seria mais coerente utilizar uma conjunção adversativa (entretanto/contuto/porém).
4° Parágrafo:
L1: ” …o Marco Civil da Internet e o Ministério das Comunicações, devem proteger a…”. Cuidado, quem devem proteger? O Marco Civil e o Ministério, logo, eles exercem a função de sujeito da oração. Assim, não podem ser separados por vírgula do verbo.
L6: Aqui ocorre o mesmo problema de “sob/sobre”.
No mais, como disse antes, gostei muito da sua redação. A obra ‘1984’ ainda se mostra muito atual, e por isso, achei muito interessante você ter feito essa correlação entre a ficção e a realidade atual em seu texto. Parabéns, Alice!
See lessA grande pandemia do século 21(Deem nota Ex:400/700)
Cris_cruz03
Olá, vou analisar sua redação. OBS: não sou profissional, estarei corrigindo conforme meus conhecimentos.. INTRODUÇÃO: Curta e sem projeto de texto. Note que você apresentou um repertorio, mas não assumiu um ponto de vista, uma tese em relação ao tema que seria abordado nos demais parágrafos. PortanLeia mais
Olá, vou analisar sua redação.
OBS: não sou profissional, estarei corrigindo conforme meus conhecimentos..
INTRODUÇÃO: Curta e sem projeto de texto. Note que você apresentou um repertorio, mas não assumiu um ponto de vista, uma tese em relação ao tema que seria abordado nos demais parágrafos. Portanto, indico estudar bem a estrutura da redação e o projeto de texto. CUIDADO também com erros básicos de acentuação: Distúrbios tem acento. Esses erros podem te custar pontos.
DESENVOLVIMENTO 1: Seu parágrafo está mais expositivo do que dissertativo-argumentativo (o tipo textual exigido pela banca), você só apresenta informações sobre o combate à pandemia mas não traz um argumento.
DESENVOLVIMENTO 2: Sem repertório, sem marcas de autoria, e novamente só apresentando informações..
CONCLUSÃO: Só acho que poderia deixar todos os elementos mais claros (AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO).
Não tenho certeza das notas, mas suponho que fique próximo a isso:
C1: 80 (erros de pontuação, acentuação, crase, concordância…)
C2: 160
C3: 40 (procure se posicionar mais durante todo o texto, demonstrar marcas de autoria)
C4: 80 (Estude o uso de conectivos para garantir coesão e coerência entre os parágrafos e frases; A falta de projeto de texto também implicou na organização das informações)
C5: 160 (Como já disse, precisa deixar as informações exigidas na conclusão mais claras e objetivas)
TOTAL: 520
Espero que eu tenha lhe ajudado, qualquer coisa só chamar.
See lessBons estudos! ;)
a promoção da saúde por meio do saneamento básico no Brasil ( por favor vcs podem escrever qual nota me daria ?, obg )
Cris_cruz03
Olá, vou analisar sua redação. OBS: não sou profissional, estarei corrigindo conforme meus conhecimentos.. INTRODUÇÃO: Curta e sem projeto de texto. Note que você só apresentou as consequências da falta de saneamento, mas não assumiu um ponto de vista, uma tese em relação ao tema e muito menos mostrLeia mais
Olá, vou analisar sua redação.
See lessOBS: não sou profissional, estarei corrigindo conforme meus conhecimentos..
INTRODUÇÃO: Curta e sem projeto de texto. Note que você só apresentou as consequências da falta de saneamento, mas não assumiu um ponto de vista, uma tese em relação ao tema e muito menos mostrou um repertório/alusão histórica. Portanto, indico estudar bem a estrutura da redação.
DESENVOLVIMENTO 1: O que é SNIS? Lembre-se que toda sigla usada pela primeira vez no texto deve ser explicada.
DESENVOLVIMENTO: Sem repertório; sem marcas de autoria. Lembre-se que o texto do ENEM deve ser dissertativo-argumentativo, e você fez mais um texto expositivo, informativo sabe? Você falou das doenças, deu exemplos, mas não ARGUMENTOU.
CONCLUSÃO: Estude a proposta de intervenção exigida pelo ENEM, pois você precisa deixar todos os elementos bem claros (AGENTE, AÇÃO, MODO, FINALIDADE E DETALHAMENTO). Na sua não consegui identificar a ação, só meios. EVITE também a repetição de palavras, troque por sinônimos.
Não tenho certeza das notas, mas suponho que fique próximo a isso:
C1: 20 (muitos erros de pontuação, acentuação, crase, concordância…)
C2: 120
C3: 40 (só apresentou um repertório no D1, e ainda não foi muito bem articulado com o argumento; procure se posicionar mais também durante o texto, demonstrar marcas de autoria)
C4: 80 (Estude o uso de conectivos para garantir coesão e coerência entre os parágrafos; A falta de projeto de texto também implicou na organização das informações)
C5: 120 (Como já disse, precisa deixar as informações exigidas na conclusão mais claras e objetivas)
TOTAL: 380
Espero que eu tenha lhe ajudado, qualquer coisa só chamar.
Bons estudos! ;)
Desafios para a inclusão da pessoa autista
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Olá, Giulia, tudo ótimo? Achei sua redação bem legal, você fez uma correlação bacana entre o seriado e o problema atual. Eu só anexaria esse quarto parágrafo ao terceiro para a redação ficar mais "enxuta". Não achei nenhum erro de pontuação ou erro gramatical; você faz muito bem as intercalações deLeia mais
Olá, Giulia, tudo ótimo?
Achei sua redação bem legal, você fez uma correlação bacana entre o seriado e o problema atual. Eu só anexaria esse quarto parágrafo ao terceiro para a redação ficar mais “enxuta”.
Não achei nenhum erro de pontuação ou erro gramatical; você faz muito bem as intercalações de período, parabéns!
O único detalhe que eu acho que poderia te prejudicar é que você não explicou o que significa as siglas (TEA e MEC). No mais, parabéns pelo texto!
See lessOs desafios para a inclusão das pessoas autistas ( caso for possível coloquem uma nota )
Cris_cruz03
"o direito a educação" faltou crase. "Conquanto não é isso" cadê a vírgula depois de conquanto? "filosofo" tem acento. Faltam vírgulas em algumas partes do texto também. Enfim, reveja seu texto pois tem bastante erros de gramática.. Não tenho certeza das notas, porém suponho que seja isso: C1: 80 C2Leia mais
“o direito a educação” faltou crase. “Conquanto não é isso” cadê a vírgula depois de conquanto? “filosofo” tem acento. Faltam vírgulas em algumas partes do texto também. Enfim, reveja seu texto pois tem bastante erros de gramática..
Não tenho certeza das notas, porém suponho que seja isso:
C1: 80
C2: 200
C3: 200 (Apresentou bons repertórios na introdução e nos desenvolvimentos, articulando-os com os argumentos apresentados)
C4: 120
C5: 200 (apresentou os 5 elementos respeitando os direitos humanos)
Total: 800
Espero que eu tenha lhe ajudado, bons estudos! ;)
See lessCaminhos para o combate à corrupção no Brasil.
Cris_cruz03
Atenção a ortografia das palavras: "deSmasiadas" não existe, o correto é demasiadas. "intruir os jovens" = instruir. "desevolvam"= desenvolvam. Reveja seu texto pois tem muitas palavras escritas erradas.. "ex-prisioneiros e comerciantes e militares", não seria melhor usar uma vírgula? Não tenho certLeia mais
Atenção a ortografia das palavras: “deSmasiadas” não existe, o correto é demasiadas. “intruir os jovens” = instruir. “desevolvam”= desenvolvam. Reveja seu texto pois tem muitas palavras escritas erradas..
“ex-prisioneiros e comerciantes e militares”, não seria melhor usar uma vírgula?
Não tenho certeza da nota, porém creio que fique em torno disso:
C1: 120 (pelos erros de portugês)
C2: 200
C3: 200 (usou bons repertórios e conectou com os argumentos)
C4: 160
C5: 200 (colocou todos os 5 elementos exigidos e respeitou os direitos humanos)
Total: 880
Espero que eu tenha ajudado, bons estudos! ;)
See lessTema: o aquecimento global e a emissão de gases no efeito estufa
Cris_cruz03
Primeiramente, antes mesmo de começar a ler sua redação, me veio a mente se você conseguiria escrevê-la completa em 30 linhas, pois está muito extensa… Então pense nisso quando for escrever (recomendo até escrever no papel antes, caso não faça isso ainda) Mas enfim, vamos lá.. "das pessoas sobreviveLeia mais
Primeiramente, antes mesmo de começar a ler sua redação, me veio a mente se você conseguiria escrevê-la completa em 30 linhas, pois está muito extensa… Então pense nisso quando for escrever (recomendo até escrever no papel antes, caso não faça isso ainda)
See lessMas enfim, vamos lá..
“das pessoas sobreviverem as condições terrestres”, não está faltando uma crase aqui?
“que o Ministério da Educação crie, por meio de investimentos, palestras e campanhas de conscientização das atividades humanas.” Crie o que exatamente? Você disse o meio, mas criar o que?
Não tenho certeza da nota, porém acredito que fique próximo a isso:
C1: 160
C2: 200
C3: 200 (ótimos repertórios, e soube conectá-los bem aos seus argumentos)
C4: 200
C5: 160/200
Espero que eu tenha lhe ajudado e bons estudos! ;)