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Combate ao abuso sexual contra as crianças e adolescentes no Brasil.
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80 (revise a construção de suas frases para que elas estabeleçam um sentido entre si. Em alguns trechos do texto, não ficou clara a ideia a ser transmitida, busque aperfeiçoar também a pontuação e cuide com o uso excessivo de vírgulas. AlLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 80
(revise a construção de suas frases para que elas estabeleçam um sentido entre si. Em alguns trechos do texto, não ficou clara a ideia a ser transmitida, busque aperfeiçoar também a pontuação e cuide com o uso excessivo de vírgulas. Alem disso, jamais deixe termos subentendidos como houve cmo p*****, creio que tenha sido um problema de digitação ou formatação do site, portanto busque revisar a redação para facilitar a correção.)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 80
(Preze por variar o repertório sociocultural. Ao mencionar um sociológo e um pensador, seu texto contou com uma repetição de conhecimento, o que pode empobrecê-lo, também senti falta de uma referência no segundo parágrafo de desenvolvimento.)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 80
(Vale a pena elaborar melhor a tese e esclarecê-la melhor ao final do parágrafo introdutório, ela norteará toda a argumentação, verifico que algumas informações trazidas não se conectam muito bem com a ideia defendida.)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 120 (Você lembrou de usar conectivos entre parágrafos e no interior deles, mas cuidado para que não mudem de significado por conta da pontuação incorreta em seu uso.)
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 80
(Sua proposta é ótima em teoria, e você citou diversas ações para solucionar o problema em questão, mas faltou explicar como serão efetuadas e para quem se destinam, lembrando que há 5 elementos que devem ser ressaltados na proposta de intervenção. É preferível focar em somente uma alternativa de solução e desenvolvê-la bem ao invés de mencionar diversas possibilidades incompletas. Não esqueça que você tem um papel ativo no texto e deve buscar a melhor saída para a resolução! Gostei da conclusão com a retomada da referência filosófica.)
Nota final: 440
Bons estudos!
See less“ O indivíduo frente à ética nacional”
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120 Revise principalmente os conteúdos de concordância e regência, eles são fundamentais em um texto dissertativo-argumentativo, e te ajudarão muito com os próximos textos. Na primeira linha, por exemplo, é desnecessário o termo "dizia",Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120
Revise principalmente os conteúdos de concordância e regência, eles são fundamentais em um texto dissertativo-argumentativo, e te ajudarão muito com os próximos textos. Na primeira linha, por exemplo, é desnecessário o termo “dizia”, já que a palavra “consonante” deixa o verbo subentendido. Reveja também as regras de crase e certifique-se sempre de que as palavras estão sendo escritas da maneira correta. Busque não obscurecer seu texto com palavras demasiado rebuscadas, preze pela clareza e objetividade de suas ideias, isso demonstrará maior transparência, organização e facilitará a correção.
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160
Seu texto é rico em informações que embasam seus argumentos. Mas perceba que tanto no parágrafo introdutório quanto no segundo parágrafo de argumentação, você utilizou como repertório ideias de sociólogos. Apesar de muito bem fundamentadas e inseridas na redação, é interessante variar as áreas de conhecimento.
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
Seus argumentos são compatíveis com os pontos de sua tese. No entanto, procure dar maior atenção à sua tese e detalhá-la melhor, pois ela é a principal norteadora do seu texto.
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Excelente uso de conectivos entre frases e parágrafos.
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
A redação modelo ENEM tem um forte caráter interventivo, e certamente o último parágrafo é um dos mais exigentes. É imprescindível esclarecer para quem especificamente o projeto se destina e trazer mais características sobre ele. A proposta de intervenção deve ser bem pensada para que não se torne abstrata. É nesse momento que se verifica a capacidade de o aluno concretizar suas ideias descritas anteriormente e transformá-las em uma situação real. Ótima retomada da tese! O fechamento de seu texto ficou bastante criativo e circular. Parabéns pelo empenho, continue sempre se dedicando!
Nota final: 800/1000
See lessA cultura do cancelamento nas redes sociais. (alguém responde de maneira correta, por favor!!!)
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120 Revise uso da crase, pontuação e atente-se à escrita correta das palavras. Evite expressões que possam provocar dupla interpretação e opte por construções frasais com termos que não remetam às marcas de oralidade. Competência 2- ComprLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120
Revise uso da crase, pontuação e atente-se à escrita correta das palavras. Evite expressões que possam provocar dupla interpretação e opte por construções frasais com termos que não remetam às marcas de oralidade.
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140
Seu texto tem bastante embasamento filosófico, mas note que em todos os parágrafos, você aludiu a pensadores, valendo-se de um único ramo de conhecimento: a filosofia. Busque sempre variar suas referências socioculturais, isso enriquecerá muito o seu texto.
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
Procure elaborar melhor sua tese, especificando-a. Vale a pena dar mais atenção a essa parte fundamental do texto dissertativo-argumentativo, pois ela guiará todo o seu raciocínio mais adiante.
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
Ótimos e diversificados conectivos!
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160
Perceba que sua proposta ficou um pouco vaga. O questionamento que fica é: “será que tal plano de fato soluciona a problemática apresentada pelo tema em discussão?”
Nota final: 800
See lessPobreza Menstrual no Brasil
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/180 (Cuide com a escrita de palavras específicas, como "perdurar" ao invés de "pendurar", "infraestrutura" ao invés de "inflaestrutura", e preste atenção na escrita do nome do autor de suas citações, pois o nome é "Zygmunt", sem H noLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/180
(Cuide com a escrita de palavras específicas, como “perdurar” ao invés de “pendurar”, “infraestrutura” ao invés de “inflaestrutura”, e preste atenção na escrita do nome do autor de suas citações, pois o nome é “Zygmunt”, sem H no final. Revise também o uso de crase e pontuação. Não esqueça que a vírgula não pode separar sujeito de predicado. Procure também evitar repetições de palavras, como observado com a repetição desnecessária da palavra “absorvente”, opte sempre por sinônimos)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140/200
(É interessante variar seu repertório sociocultural ao longo do texto. Por exemplo, você citou Bauman em ambos os parágrafos de desenvolvimento. Ao invés disso, poderia ter utilizado como o referência algum filme, livro ou música para variar um pouco e enriquecer sua argumentação. Ótimo repertório de introdução”)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180/200
(Seu texto é bastante fluido e seu desenvolvimento está bem relacionado com sua tese. Se possível, busque trazer mais detalhes para a sua tese, ela guiará toda a argumentação)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140/200
(Seu texto está bem desenvolvido, mas a impressão que passa é a de que o fechamento teve que ser escrito às pressas e de forma muito enxuta para caber no determinado número de linhas. Não esqueça que a proposta de intervenção tem um peso muito forte no ENEM e merece uma atenção especial. Por isso, deixe bem claro o que será feito. Troque o termo “garantindo” por “garanta”. Falta um detalhamento maior de como será realizada a distribuição de absorventes. Busque detalhar e desenvolver melhor. Excelente retomada de tese e circularidade!”
Nota final: 780
See lessSuas ideias são ótimas e você escreve bem! Está no caminho certo, continue estudando e se aperfeiçoando
Bons estudos!!
O saneamento básico no Brasil
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200 (Você tem um bom vocabulário, cuide apenas com a pontuação e regência. Evite construções frasais muito longas, elas comprometam a clareza do texto) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias árLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200
(Você tem um bom vocabulário, cuide apenas com a pontuação e regência. Evite construções frasais muito longas, elas comprometam a clareza do texto)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 160/200
(Busque aplicar seu repertório sociocultural em ambos os parágrafos de argumentação. Ótimo conteúdo na introdução e no primeiro parágrafo de desenvolvimento, mas senti falta de repertório no segundo parágrafo do desenvolvimento. Ele auxiliaria inclusive na elaboração de uma melhor argumentação)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
(Suas ideias ao longo do texto estão claramente bem vinculadas à tese. No entanto, procure detalhar melhor ainda no parágrafo introdutório, de que maneira o governo e a coletividade são omissos. Também é interessante desenvolver melhor a contextualização do repertório inicial com os dias atuais, já facilitando o detalhamento da tese e tornando o trecho mais fluido)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 180/200
(Ótimos conectivos interparágrafos. Busque explorá-los mais no interior dos parágrafos, durante sua argumentação. Opte por substituir sinais de travessão por conjunções, por exemplo)
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 160/200
(É preferível focar em apenas uma solução para o problema contendo todos os elementos ao invés de escrever duas propstas incompletas. Na segunda, faltou o modo sobre como os mutirões serão feitos e um detalhamento maior. Cuide bastante com essa parte do texto, ela tem um peso muito significativo na nota do ENEM. Ótimo efeito relacionado à introdução da redação)
Nota final: 820/1000
See lessResiliência e medidas diante dos desastres da natureza
IsadoraWelzel
Primeiramente, parabéns por se desafiar na escrita sobre um tema tão relevante e que tem sido motivo de preocupação principalmente nesses últimos dias. Corrigirei a redação com base nos critérios do ENEM. Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200 (Você tem um bom vocabuláLeia mais
Primeiramente, parabéns por se desafiar na escrita sobre um tema tão relevante e que tem sido motivo de preocupação principalmente nesses últimos dias. Corrigirei a redação com base nos critérios do ENEM.
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 120/200
(Você tem um bom vocabulário. No entanto, opte pela construção de frases mais curtas, isso tornará seu texto mais claro e organizado. Cuide com a escrita em primeira pessoa, busque sempre a impessoalidade no texto dissertativo-argumentativo)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 20/200
(É importante enriquecer sua argumentação com repertório sociocultural em todas as partes do texto. Filmes, livros, citações,
músicas, pinturas e teorias são ótimas maneiras de demonstrar seu conhecimento de mundo. Uma dica já é iniciar introduzindo seu texto com uma referência externa)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 60/200
(Pode-se entender sua linha de raciocínio e sua posição pessoal, mas perceba que em seu texto há muitas exemplificações e pouco desenvolvimento de ideias. É imprescindível que você elabore uma tese no parágrafo de introdução, que guiará as suas ideias a serem desenvolvidas)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 40/200
(Para tornar seu texto mais coeso e para vincular melhor suas ideias, é importante o uso de conectivos ‘conjunções’)
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 0/200
(Proposta de intervinção inexistente. Para pontuar nessa competência, é importante elaborar uma solução para o problema que vem sendo discutido ao longo do texto, contendo os elementos: agente, meio, modo, finalidade, efeito e detalhamento)
Nota final: 240/1000
Obs: Sugiro que estude a estrutura da redação do ENEM ou do vestibular que pretende fazer, revise estratégias de argumentação, e treine a construção da proposta de intervenção.
See lessContinue sempre se empenhando, bons estudos!
Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200 (Cuide com pontuação, crase e regência, opte por um vocabulário claro e objetivo, de fácil compreensão) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema,Leia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 160/200
(Cuide com pontuação, crase e regência, opte por um vocabulário claro e objetivo, de fácil compreensão)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
(Excelente repertório!)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 200/200
(Ótima agrumentação vinculada à tese, percebe-se uma linearidade e fluidez no seu texto)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 960/1000
See lessA persistência da violência contra a mulher no Brasil
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200 (Cuide com pontuação e cuidado com a coloquialidade, revise regência verbal e nominal) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limitLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
(Cuide com pontuação e cuidado com a coloquialidade, revise regência verbal e nominal)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 100/200
(Procure diversificar seu repertório sociocultural e inserir ao menos uma informação exterior em todas as partes do texto. Uma dica é já introduzir a redação com uma referência)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140/200
(Busque especificar melhor sua tese e deixá-la mais clara)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 100/200
(Detalhe melhor sua proposta de intervenção e não esqueça que ela deve conter todos os elementos. Ao invés de propor duas soluções, uma sugestão é focar em apenas uma e especificar exatamente o que será feito, como, para quem, com qual finalidade e efeito)
Nota final: 680/1000
See lessÓtima redação, você está no caminho certo
Continue se dedicando, bons estudos!
O desaparecimento de pessoas no Brasil no século XXI
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200 (cuidado com a repetição excessiva, principalmente no segundo parágrafo e revise os usos da vírgula) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, deLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
(cuidado com a repetição excessiva, principalmente no segundo parágrafo e revise os usos da vírgula)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 200/200
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160/200
(ótimos pontos de exploração durante o texto, mas tente deixar mais clara qual é a sua tese e quem sabe até detalhá-la melhor, já que ela guiará todo o seu desenvolvimento)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 200/200
Nota final: 900/1000
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia do acesso à cidadania no
IsadoraWelzel
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200 (revise principalmente tópicos sobre concordância e regência) Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dLeia mais
Competência 1- Demonstrar domínio da norma da língua escrita: 140/200
(revise principalmente tópicos sobre concordância e regência)
Competência 2- Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: 140/200
(busque trazer repertórios mais específicos vinculados ao tema ou mais objetivos para a contextualização dos seus argumentos. No segundo parágrafo de argumentação, por exemplo, há falta de repertório)
Competência 3- Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140/200
(sua tese está um pouco vaga e não contempla uma prévia de todas as informações trazidas ao longo do texto)
Competência 4- Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200/200
Competência 5- Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 120/200
(opte por detalhar melhor sua proposta e responder sobre como serão efetuados tal projetos, ótimo fechamento)
Nota final: 740/1000
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