Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A prática do bullying e cyberbullying nas escolas brasileiras. ( Se possível deem nota pfv)
idougglas
Parte técnica - Atenção ao uso de vírgulas e adjuntos deslocados; exemplos: "No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física". Correto: "No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonistaLeia mais
Parte técnica
– Atenção ao uso de vírgulas e adjuntos deslocados; exemplos:
“No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física”.
Correto: “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta, em seu meio escolar, e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física” – ordem usual do período é o verbo seguido do complemento, porém, como o complemento verbal “inúmeras situações…” foi interpelado por um adjunto deslocado, necessário uso de vírgulas.
– Atenção a concordância:
“No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal até física”.
Correto 1) “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbal e até mesmo físicO”.
Correto 2) “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações, verbais e até mesmo físicas, de bullying”.
Correto 3) “No seriado ‘’ Todo Mundo Odeia o Chris’’, o protagonista Chris enfrenta em seu meio escolar e fora dele, inúmeras situações de bullying verbaIS e até mesmo físicAS”. (Acho que esse é o pior estilísiticamente).
– Palavras bullying e cyberbullying por serem estrangeiras devem vir entre aspas ou em itálico.
Parte de conteúdo:
– Faltou desenvolver no texto, porque a proposta de intervenção poderia ajudar na solução do problema (por que está comprovado que essas ações ajudam? por que especialistas recomendam? por que o bullying causa consequências permanentes?), ou seja, evidenciar a relação de causa e efeito da proposta com as nuances do tema.
See lessAumentar nem sempre é a solução
idougglas
Reitero as correções da Ana Letícia; e ainda gostaria de deixar mais um apontamento: No Enem, não é obrigatório o uso do título, porém, se você optar pela utilização, o texto deve conter o que o título anuncia. Você falou muito sobre aumento de impostos sem citar as fontes e não explicou bem porqueLeia mais
Reitero as correções da Ana Letícia; e ainda gostaria de deixar mais um apontamento:
No Enem, não é obrigatório o uso do título, porém, se você optar pela utilização, o texto deve conter o que o título anuncia.
Você falou muito sobre aumento de impostos sem citar as fontes e não explicou bem porque o aumento não é a solução: não apresentou fatos, argumentos, evidências, nem demonstrou de forma lógica essa tese.
See lessRedação de concurso, não é do Enem. https://blog.grancursosonline.com.br/concurso-pcdf-prova-discursiva-temas/
idougglas
Hugo, você corrigiu a minha redação. Muito obrigado! Segue minha opinião sobre o seu texto: Parte técnica: - Se a banca for conservadora, embora na moda, ela pode implicar com o uso do termo "fake news", visto que pode ser considerado neologismo ou estrangeirismo. A palavra não é formalmente reconheLeia mais
Hugo, você corrigiu a minha redação. Muito obrigado!
Segue minha opinião sobre o seu texto:
Parte técnica:
– Se a banca for conservadora, embora na moda, ela pode implicar com o uso do termo “fake news”, visto que pode ser considerado neologismo ou estrangeirismo. A palavra não é formalmente reconhecida pelo VOLP (vocabulário oficialmente reconhecido no português brasileiro). Gramáticos tradicionais indicam a necessidade de uso de aspas ou de itálico para demarcar neologismos e estrangeirismos.
– Percebi problema no uso das vírgulas com adjuntos adverbiais deslocados:
No primeiro parágrafo, o termo “2018” ou: 1) deve vir entre duas vírgulas por se tratar de adjunto adverbial deslocado; ou: 2) deve-se retirar a vírgula antecedente e colocar uma vírgula posterior, visto que o termo anterior “Conforme a Revista Veja Saúde” exerce a mesma função sintática que também aparece deslocado.
No quarto parágrafo, a oração “por estimularem a produção de anticorpos para combater os microorganismos invasores e treinar o sistema imunológico contra esses” deve vir entre DUAS vírgulas também por exercer função de adjunto adverbial que aparece deslocado da ordem usal.
Parte de conteúdo:
– Como seu objetivo é concurso, especialmente se for para área jurídica, atentar para as recentes discussões sobre o tema: STF decidiu que a Constituição não admite a vacinação compulsória, isto é, forçada, com o uso da coerção, porém, admite vacinação obrigatória.
– Isto, porque, na Constituição, existem outros princípios que são também direitos. E em caso de conflitos entre princípios, deve-se harmonizar e compatibilizar sua aplicação, de forma a permitir a convivência entre eles, visto que, no ordenamento jurídico brasileiro, não se admite hierarquia entre normas constuticionais originárias ou pétreas.
See lessPRÓS E CONTRAS DA CONSTRUÇÃO DE UMA INTERNET DAS COISAS
idougglas
Olá, Laís! Gostei muito do seu texto. Não farei apontamentos de ortografia e gramática, porque estou em processo de reaprendizagem. Deixo para os mais experientes. Gostaria de deixar sugestôes para o desenvolvimento do tema: creio que para o texto ficar mais rico, poderia ter citado exemplos reais dLeia mais
Olá, Laís!
Gostei muito do seu texto. Não farei apontamentos de ortografia e gramática, porque estou em processo de reaprendizagem. Deixo para os mais experientes.
Gostaria de deixar sugestôes para o desenvolvimento do tema: creio que para o texto ficar mais rico, poderia ter citado exemplos reais dessa invasão de privacidade, que você citou como o principal desafio.
Situações que você poderia ter citado:
– As polêmicas envolvendo compartilhamento de dados pelo Facebook, gerando debates em todo o mundo, alvo de notícias e de documentários.
– As polêmicas envolvendo assistentes de voz inteligentes como Google e Alexa. Suspeita-se que eles sejam capazes de ouvir o usuário até mesmo sem solicitação. O Google, por exemplo, enfrenta um processo judicial após denúncia de funcionário.
– O aplicativo Pokémon GO, que é um jogo de realidade virtual, que gerou muita polêmica no seu lançamento em razão dos seus termos de uso que poderia coletar muitos dados dos seus usuários.
See lessConsumo exagerado de cigarro no Brasil
idougglas
Olá, Vitória, você demonstra boa capacidade de escrita e de expressão. Vejo muito potencial nos seus textos. Entretanto, como meu objetivo é fazer com que você melhore ainda mais, seguem alguns apontamentos: Em relação à parte técnica, percebi problema no uso de vírgulas. Exemplo no primeiro parágraLeia mais
Olá,
Vitória, você demonstra boa capacidade de escrita e de expressão. Vejo muito potencial nos seus textos. Entretanto, como meu objetivo é fazer com que você melhore ainda mais, seguem alguns apontamentos:
Em relação à parte técnica, percebi problema no uso de vírgulas. Exemplo no primeiro parágrafo: “A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê EM SEU ARTIGO 6º o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro” – faltou a vírgula para separar o adjunto adverbial “em seu artigo 6º” que aparece deslocado. Segundo o gramático “Evanildo Bechara, faz-se necessário uso da vírgula para isolar elementos da oração que aparecem em forma invertida. O verbo prevê como é transitivo exige complemento verbal, e este tem precedência sobre o adjunto adverbial. Além disso, aplica-se a regra que não se pode separar o verbo do complemento, exigindo-se vírgula quando isso é feito.
Em relação ao conteúdo, eu entendi que sua tese é que o artigo 6º da Constituição Federal DO BRASIL não tem sido realizado plenamente pelo elevado número de dependentes DO BRASIL e pela falta de auxílio a dependentes e conscientização em geral. Porém, não apareceu em seu texto argumentos que corroborem sua tese. As suas citações – filme e Maquiavel – são exemplos de produções internacionais que não falam da realiddade brasileira.
Além disso, se você pegar uma banca que tem um professor muito exigente, certamente ele implicará com o fato de você ter sido Maquiavel num assunto completamente distoante da sua obra. Citações são boas quando elas tem haver com a temática tratada. Do contrário, é como abrir a Bíblia aleatoriamente e tirar uma frase fora do texto e contexto para que foi escrita. A obra de Maquiavel trata do Estado, da Política e da organização da sociedade. Não fala sobre vício e de desenvolvimento de políticas públicas.
É isso, espero ter contribuído com algo.
See lessGrande abraço!