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Mobilidade urbana, tempo é qualidade de vida.
keycaroline
Olá!! Colocarei em caps lock o que você pode melhorar, ok? Leia a minha biografia para mais informações, se puder :) Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país tem direito AO amplo acesso A uma boa qualidade de vida. No entanto, na prática, tal gaLeia mais
Olá!! Colocarei em caps lock o que você pode melhorar, ok?
Leia a minha biografia para mais informações, se puder :)
Segundo a Constituição Federal de 1988, todos os brasileiros ou estrangeiros residentes no país tem direito AO amplo acesso A uma boa qualidade de vida. No entanto, na prática, tal garantia é deturpada (,) visto que a mobilidade nos centros urbanos se torna limitada (EXPLIQUE MELHOR) na sociedade nacional. Esse cenário nefasto ocorre não só em razão do deficitário sistema de transporte público, mas (SEM ,) também devido à falta de incentivo escolar, (CONFUSO>) a utilização de transportes alternativos, como por exemplo a bicicleta. Logo, faz-se imperiosa a análise dessa CONJUNTURA, com o intuito de mitigar os entraves para a consolidação dos direitos constitucionais. (ficou perfeito, tudo bem separado e os períodos bem definidos)
Em primeiro plano (USE UM CONECTIVO, COMO SOB ESSE VIÉS P/LIGAR A I AO D1), evidencia-se, por parte do (Estado), a ausência de políticas públicas suficientemente efetivas para aprimorar o transporte público no país. Essa lógica é comprovada pelo papel passivo (SEM ,) que o (Ministério de transportes) exerce na administração do país. Instituído com o objetivo de ser um órgão que promova a fluidez no deslocamento no território nacional, tal (M)inistério ignora ações que poderiam, potencialmente, fomentar o deslocamento rápido e ágil em centros urbanos brasileiros, como a implantação de um maior número de ciclovias e COMO a adoção de mais linhas de transporte ferroviário. Desse modo o (G)overno (SEM ,) atua como UM agente perpetuador do processo de atrofiação das vias urbanas. Logo (,) é (NOTÓRIO QUE A POSTURA GOVERNAMENTAL É UM EMPECILHO). (NESSE ÚLTIMO PERÍODO RECOMENDO QUE USE A REAFIRMAÇÃO DA TESE PRA NÃO FICAR REPETITIVO)
Outrossim (,) é imperativo pontuar que a negligência das instituições de ensino (SEM ,)também COLABORA para a dificuldade de se locomover NAS grandes cidades. Isso decorre, principalmente(,) em razão da postura conteudista adotada PELAS ESCOLAS, a qual prioriza o desenvolvimento de conhecimento técnico em detrimento do impacto (NÃO É EM DETRIMENTO DO IMPACTO, EM DETRIMENTO DA FORMAÇÃO…) social causado pela formação de jovens socialmente conscientes . Nesse sentido, há, de fato uma visão elitista (POR QUE ELITISTA?) advinda das escolas (SEM ,) com relação aos conteúdos a serem passados. Consequentemente (USE UM CONECTIVO DE CONCLUSÃO), a utilização da bicicletas e outros meios de transportes alternativos ficam no esquecimento da população. (NÃO FICOU BEM EXPLICADO PQ O TÓPICO FRASAL FOI SOBRE A DIFICULDADE DE LOCOMOÇÃO)
É necessário, portanto, que medidas sejam tomadas para facilitar o desenvolvimento do transporte urbano no país. Posto isso (,) o Ministério dos transportes deve (,) por meio de um amplo debate entre O estado E A sociedade civil (FICOU CORTADO PARECE QUE FALTAVA A INTERVENÇÃO) Ministério da (E)ducação e profissionais da área, lançar um Plano Nacional de Fluidez do Deslocamento urbano no Brasil, A FIM de fazer com que o maior número de indivíduos presentes no território nacional TENHAM uma forma eficaz de se movimentar nesse território. Tal plano deve focar principalmente em adotar novos meios de transportes públicos como a malha ferroviária, e incentivar a população a UTILIZAR meios de transporte alternativos. Assim(,) torna-se possível a construção de uma sociedade permeada pela efetivação dos elementos alencados na Magna Carta.
Muito bom, desculpa “gritar” com você KKKKK
See lessC1- 160 ERRINHOS PONTUADOS
C2- 200 ÓTIMO
C3- 160 ALGUMAS PARTES SEM EXPLICAÇÃO
C4- 200 PERFEITOO
C5- 200, SEPARE OS AGENTES EM PERÍODOS!!
Tema: Problemas da mobilidade urbana no Brasil
keycaroline
Oláa!! Você arrasou, estou orgulhosa de você Peço que leia a minha biografia para mais informações :) C1- 160 C2- 200 C3- 160 C4- 200 C5- 200 920 Os períodos estão bem organizados, todos ligados por conectivos bem empregados. A palavra "entrave" foi repetida algumas vezes, substitua por sinônimos coLeia mais
Oláa!! Você arrasou, estou orgulhosa de você
Peço que leia a minha biografia para mais informações :)
C1- 160
C2- 200
C3- 160
C4- 200
C5- 200
920
Os períodos estão bem organizados, todos ligados por conectivos bem empregados.
A palavra “entrave” foi repetida algumas vezes, substitua por sinônimos como “obstáculo” ou “empecilho”.
O repertório do D1 não está relacionado ao tópico frasal e prejudicou a argumentação.
Enriqueça os últimos períodos dos desenvolvimentos, recomendo que no do D2 vc cite algo do tipo “Dessa forma, mostra-se que o aumento da violência decorrente dos acidentes automobilísticos precisa ser minimizado urgentemente.”
Busque repertórios diversificados e não fique presa à dados pois é decoreba e na hora da prova pode te confundir/vc pode não lembrar/não saber sobre o tema/não saber usar os do texto motivador. Você gosta de séries? Use. Livros? Filosofia? Use-os, é difícil no começo mas vc pega as “manhas” kkkkkk
A conclusão fechadinha com os 5 elementos, show!!
Alguns erros de vírgula e de concordância.
Bons estudos :)
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keycaroline
Olá!! Que bom te ver por aqui, antes de tudo peço para que leia a minha biografia :) Vamos as avaliações? Laysa, a redação no ENEM é avaliada da seguinte forma: Intro, D1, D2 e Conclusão. Parabéns pela estrutura, porém recomendo que faça uma tabela de conectivos (no google mesmo você acha) e que busLeia mais
Olá!! Que bom te ver por aqui, antes de tudo peço para que leia a minha biografia :)
Vamos as avaliações?
Laysa, a redação no ENEM é avaliada da seguinte forma: Intro, D1, D2 e Conclusão.
Parabéns pela estrutura, porém recomendo que faça uma tabela de conectivos (no google mesmo você acha) e que busque, na próxima redação, fazer uso de três períodos por parágrafo (ou seja, “Conectivo -menos na introdução-, texto texto texto. Conectivo, texto texto texto. Conectivo, texto texto texto.”).
Busque equilibrar a quantidade de linhas, o seu D2 tá muito mais extenso que o D1.
Tente aprofundar mais a argumentação, explicando melhor o seu ponto de vista e desenvolvendo os repertórios.
Evite ao máaaaximo usar palavras como “a gente”, “nós”, “podemos” na redação, visto que primeira/terceira pessoa não são permitidas.
Sobre a conclusão são necessários 5 elementos:
É preciso que o Governo (AGENTE) tome uma iniciativa (AÇÃO), exportamos demais e importamos de menos. Crie Ongs (MEIO) para ajudar os mais necessitados (FINALIDADE), buscar também ajudar através de auxílios. Distribuir a renda da sociedade de forma justa também é necessário, para que a fome venha a ser diminuída.
Sua conclusão apresenta muitos agentes e propostas de intervenção, mas sem nenhuma completa. Busque modelos prontos sobre a conclusão na internet pois vai ajudar a organizar os 5 elementos necessários!!
Espero ter ajudado, lembrando que não sou professora mas aprendi muitas coisas com os meus professores. Irei realizar a prova definitivamente esse ano e tirei 940 como treineira no ano passado. Bons estudos, arrase!! :)
Nota:
C1 120
C2 120
C3 80
C4 120
C5 160
R: 600
See lessDesafios para o combate ao capacitismo em questão no Brasil
ahyesterday
A aproximação temática da introdução está muito longa e confusa. Sobre o argumento 1, como a questão das classes se encaixa? Não está explícito. A palavra “entretanto” gerou uma quebra de ideias, como se tudo o que foi dito antes fosse uma ideia mais fraca e a ideia seguinte fosse a mais forte e corLeia mais
A aproximação temática da introdução está muito longa e confusa.
Sobre o argumento 1, como a questão das classes se encaixa? Não está explícito. A palavra “entretanto” gerou uma quebra de ideias, como se tudo o que foi dito antes fosse uma ideia mais fraca e a ideia seguinte fosse a mais forte e correta. Não acho q essa tenha sido sua intenção.
Não houve retomada da tese na conclusão
“ Ademais, tornando o país brasileiro um local respeitoso e de orgulho social.” Ficou solto no parágrafo. O ideal seria um conectivo conclusivo, o ademais não se encaixa nisso. O período ficou sem sentido algum.
Acho que você tiraria entre 840 e 920
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ahyesterday
Olá Troque o "através" por "por meio de" ou algo similar na primeira frase da introdução. A contextualização ficou um pouco prolixa, tente resumir um pouco. Entretanto, a aproximação temática ficou um pouco curta (tente dizer o motivo pela lei não ser efetivada). No primeiro argumento há uma discrepLeia mais
Olá
Troque o “através” por “por meio de” ou algo similar na primeira frase da introdução. A contextualização ficou um pouco prolixa, tente resumir um pouco. Entretanto, a aproximação temática ficou um pouco curta (tente dizer o motivo pela lei não ser efetivada).
No primeiro argumento há uma discrepância muito grande entre o tamanho dos períodos. O primeiro período está muito longo, enquanto o segundo é breve e sem aprofundamento. Você expôs o motivo para que, antigamente, fumar fosse considerado “moda”, mas não explicou o porquê da mídia hj mostrar o lado negativo desse hábito. Qual é o interesse? Senti falta tbm de uma referência intertextual.
No segundo argumento, o primeiro período poderia ser melhorado. Sugestão de reescrita: Em segunda análise, as políticas públicas voltadas a tal problemática não são efetivas no país, uma vez que, segundo o Ministério da Saúde, o índice de jovens fumantes está crescendo, com dados estimados em 100 mil adolescentes que adotaram esse hábito.
“Esse ato, pode acarretar diversos problemas de saúde” quais?
Também poderia haver aprofundamento da questão do sobrecarregamento do SUS
Acho que a proposta poderia ser mais detalhada e fiquei confusa quanto aos elementos.
Sua nota estaria entre 840 e 900, perdendo ponto nas competências II e III apenas
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ahyesterday
Erro de concordância na introdução. Também não houve separação da aproximação temática e da tese (creio q tenha sido erro de digitação :D mas de qualquer forma ficou um pouco sem sentido) “Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de informação presente na questão” Em que sentido? Falta de iLeia mais
Erro de concordância na introdução. Também não houve separação da aproximação temática e da tese (creio q tenha sido erro de digitação :D mas de qualquer forma ficou um pouco sem sentido)
“Em primeiro plano, é preciso atentar para a falta de informação presente na questão” Em que sentido? Falta de informação de quem? O argumento também ficou pouco conectado, pouco aprofundado.
Sobre o segundo argumento, você deixou a sua opinião em aberto. Falar em um argumento que cabe discutir algo não é discutir algo. Qual é a sua opinião sobre o assunto? Também faltou conexão entre as ideias.
Faltou desfecho da redação na conclusão
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ahyesterday
Olá, desculpe pela demora em retribuir a correção Intro -Primeiro período da introdução muito longo e vírgula inadequada -Faltou uma tese Arg 1 -Você iniciou um período com “Pois”, é errado nessa situação. O “Colaborando” também não se encaixou ali -Faltaram conectivos Arg 2 -Primeiro período do argLeia mais
Olá, desculpe pela demora em retribuir a correção
Intro
-Primeiro período da introdução muito longo e vírgula inadequada
-Faltou uma tese
Arg 1
-Você iniciou um período com “Pois”, é errado nessa situação. O “Colaborando” também não se encaixou ali
-Faltaram conectivos
Arg 2
-Primeiro período do argumento muito longo.
-Sugiro pelo menos 2 períodos em um parágrafo
Conclusão
-“Além de, (…), o estado crie” ficou sem sentido
-O “a fim de que” ficou voando ali, ficou sem fundamento
-Faltou o desfecho da redação
C1: 120
See lessC2: 160 (há repertório mas o uso n é perfeito)
C3: 160
C4: 120 (faltam muitos conectivos)
C5: 120
A ”uberização” do trabalho na era tecnológica: precarização ou liberdade
ahyesterday
-Faltou a apresentação da tese. -O primeiro argumento está raso, falta aprofundamento. -Expressões como “sem dúvidas” devem ser, obviamente, evitadas em um texto argumentativo dissertativo-argumentativo. -No segundo argumento vc não indica a causa da “falta de conhecimento” (e faltou aprofundamentoLeia mais
-Faltou a apresentação da tese.
-O primeiro argumento está raso, falta aprofundamento.
-Expressões como “sem dúvidas” devem ser, obviamente, evitadas em um texto argumentativo dissertativo-argumentativo.
-No segundo argumento vc não indica a causa da “falta de conhecimento” (e faltou aprofundamento de novo)
Acho que vc perderia uns 40 pontos nas competências 2 e 3
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ahyesterday
Olá -Acho que a introdução ficou pouco aprofundada. Qual a razão para o aumento da adesão ao EAD? Você poderia discutir isso. -Vírgula inadequada e erro de concordância no primeiro período do parágrafo 2. Não entendi qual foi a estratégia argumentativa usada (se for causa e consequência ficou poucoLeia mais
Olá
See less-Acho que a introdução ficou pouco aprofundada. Qual a razão para o aumento da adesão ao EAD? Você poderia discutir isso.
-Vírgula inadequada e erro de concordância no primeiro período do parágrafo 2. Não entendi qual foi a estratégia argumentativa usada (se for causa e consequência ficou pouco aprofundado e sem conexão entre as ideias).
-De novo vírgula inadequada e erro de concordância no parágrafo 3. Você deveria especificar quem é a pessoa que vc citou no parágrafo. O último período ficou muito confuso.
-Você não fez a retomada da tese na conclusão. Erros de gramática tbm.
Evasão Escolar (Se puderem CORRIGIR COM NOTA eu agradeço :D)
ahyesterday
INTRO: -Tem uma vírgula inadequada no primeiro período da introdução. Não acho que a estratégia de conceituação seja muito boa, mas se vc gosta, tente citar um dicionário como base. -Evitar usar palavras pessoais, como "infelizmente". -A aproximação temática ficou curta, tente aprofundar. -No terceiLeia mais
INTRO:
-Tem uma vírgula inadequada no primeiro período da introdução. Não acho que a estratégia de conceituação seja muito boa, mas se vc gosta, tente citar um dicionário como base.
-Evitar usar palavras pessoais, como “infelizmente”.
-A aproximação temática ficou curta, tente aprofundar.
-No terceiro período da introdução, você acrescentou um dado que não se encaixaria ali: ou você usa na contextualização ou usa nos argumentos. Você não pode usar no lugar da tese.
-Faltou uma tese tbm, abordar o assunto da redação.
ARGS:
-Seus tópicos frasais foram muito vagos.
-Inadequação com as vírgulas
-Linguagem informal
-Falta de conectivos
-Problemas de gramática
-Uso da primeira pessoa do plural
-Argumentação inconsistente
CONCLUSÃO:
-Não consegui delimitar os agentes da proposta, ficou um pouco confuso
COMPETÊNCIA 1 – 80
COMPETÊNCIA 2 – 80/100
Argumentação fraca, sem organização. O formato dissertativo-argumentativo não foi seguido completamente.
COMPETÊNCIA 3 – 120
Uso do repertório um pouco confuso
COMPETÊNCIA 4 – 120
Falta de conectivos
COMPETÊNCIA 5 – 120
See lessProposta presente mas o parágrafo está desorganizado