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Redação Enem- Tema: “Desafios para a promoção da cultura de adoção no Brasil”
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 - 160 Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática Competência 2 - 200 - Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero Competência 3 – 200 - Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com aLeia mais
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– Apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 960 Parabéns. Continue escrevendo
See lesso impacto negativo das redes sociais em relação à saúde mental do brasileiro
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 - 160 Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática Competência 2 - 200 - Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero Competência 3 – 200 - Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com aLeia mais
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 200
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele.
Competência 4 – 200
– Apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 960 Parabéns. Continue escrevendo
See lessA saúde mental nas escolas públicas
FRANCISCOFONTENELLE
Competência 1 - 160 Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática Competência 2 - 200 - Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero Competência 3 – 160 - Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com aLeia mais
Competência 1 – 160
Apresenta poucos desvios de regras dedicadas à produção de texto com obediência às regras da gramática
Competência 2 – 200
– Entendeu a proposta e se manteve fiel às exigências do gênero
Competência 3 – 160
– Primeiro parágrafo – Contextualizado, tematizado e problematizado com apresentação do projeto de texto.
– Segundo e terceiro parágrafos – Houve retomada do argumento prescrito no projeto de texto, seguido de crítica, envolvendo o tema. Também houve uso de repertório legitimado, pertinente e produtivo com explicação extensiva a ele. Faltou apenas o fecho crítico.
Competência 4 – 160
– Não apresenta pelo menos dois operadores argumentativos inter parágrafos
– apresenta vários conectivos intra parágrafos
Competência 5 – 200
– Apresenta todos os elementos da proposta de intervenção
Nota – 880 Parabéns. Continue escrevendo
See lessA desmonetização no Brasil
FRANCISCOFONTENELLE
Olá, seguem algumas observações que vão te ajudar a escrever o texto com mais produtividade: Falhas na introdução: 1) Falta de contextualização 2) Tangenciamento do tema 3) Falta de compreensão do tema 4) Falta de tese (projeto de texto) que aponte ao corretor que argumentos se quer discutir. FalhasLeia mais
Olá, seguem algumas observações que vão te ajudar a escrever o texto com mais produtividade:
Falhas na introdução:
1) Falta de contextualização
2) Tangenciamento do tema
3) Falta de compreensão do tema
4) Falta de tese (projeto de texto) que aponte ao corretor que argumentos se quer discutir.
Falhas observadas no 1º parágrafo de desenvolvimento:
1) Ausência de estratégia de conexão intra parágrafo (conectivo);
2) Ausência de estratégia de conexão inter parágrafo (conectivo)
3) Falta de estratégia de argumentação comprobatória com Repertório social;
4) Faltou estratégias para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Falhas observadas no 2º parágrafo de desenvolvimento:
1) Ausência de estratégia de conexão inter parágrafo (conectivo);
2) Falta de estratégia de argumentação comprobatória com Repertório social;
3) Faltou estratégias para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Falhas observadas no parágrafo de conclusão:
1) Ausência dos elementos da Proposta de intervenção;
Correção pela competências (Matriz Enem)
Competência 1: Falhou em não demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2: Falhou em não compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
Competência 3: Falhou em não atentar para selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Competência 4: Falhou em pouco demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Competência 5: Falhou em não elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, apresentando os elementos solicitados para a proposta.
See lessDIFERENTES INTERESSES DE EMPRESAS E CLIENTES E OS LIMITES DA PRIVACIDADE DIGITAL
FRANCISCOFONTENELLE
O texto ganha status de boa produção, com atenção às competências 1 e 3, uso da linguagem formal e argumentação, assim avaliadas. (Se for de encontro com suas expectativas, favor desconsiderar uma avaliação ainda feita sob a égide de um leigo na tarefa de correção) Competência 1: 160 Competência 2:Leia mais
O texto ganha status de boa produção, com atenção às competências 1 e 3, uso da linguagem formal e argumentação, assim avaliadas. (Se for de encontro com suas expectativas, favor desconsiderar uma avaliação ainda feita sob a égide de um leigo na tarefa de correção)
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 120
Competência 4: 200
Competência 5: 200
Não deixe de escrever. Rumo aos 1000
See lessDesafios para se promover o consumo consciente no Brasil
FRANCISCOFONTENELLE
Olá! =) Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação. Considerações: Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com maisLeia mais
Olá! =)
Primeiramente, gostaria de destacar que não sou corretor, por isso, perdoe-me qualquer equívoco que cometer durante a correção da sua redação.
Considerações:
Sua redação está bem escrita. Apenas peço atentar mais às questões gramaticais avaliadas pela C1 e à questão da argumentação com mais produtividade (nos parágrafos de desenvolvimento). Ademais, aconselho continuar escrevendo. Mãos à obra, então.
Notas:
See lessC1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 200
Total: 920
As implicações da degradação ambiental no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:
Esse pensamento pode fazer apologia a questões → Esse pensamento pode fazer apologia às questões
Segundo a organização das nações unidas (ONU), → Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU),
bem estar afetado → bem-estar afetado para saúde. → para a saúde.
devido a degradação ambiental → devido à degradação ambiental
3,2 bilhões de pessoas tem → 3,2 bilhões de pessoas têm
No geral, é recomendável se atentar a esses pequenos detalhes em relação à gramática, pois podem te prejudicar na competência 1.
A introdução, ao meu ver, está quase completa. Porém, eu não consegui identificar a sua tese e, consequentemente, não foi possível analisar os argumentos que seriam utilizados durante a redação. Recomendo a utilização dela, pois, além de contribuir para a estrutura do texto, é um fator avaliado pela banca.
Ademais, não há a presença de um tópico frasal e nem de um conectivo inicial no começo do segundo parágrafo. A falta desses itens pode prejudicar a sua nota na competência que avalia a organização da redação. Eu faria uma pequena reformulação nesse parágrafo, tendo entendido que o argumento utilizado foi a falta de consciência por parte da população, por exemplo:
Diante desse cenário, é importante abordar a nula consciência da população em relação aos seus atos com o meio ambiente como um fator agravante da problemática. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 3,2 bilhões de pessoas têm o bem estar afetado devido à degradação ambiental. As sequelas envoltas desse fato são resultados de ações humanas, tais quais: queimadas, tem grande liberação de CO2 que modifica negativamente a camada de ozônio, desmatamento, parâmetro considerável para o aquecimento global, entre outros. As ações inconsequentes do homem não afetam somente a flora, mas também, é um fator prejudicial para todos.
Além disso, foram citados os atos derivados desse empecilho, mas o que causa eles? Ou seja, por que a nação brasileira continua promovendo ações que degradam o meio ambiente? Quais são os fatores que colaboram para que isso ocorra? Acredito que, ao responder algumas dessas perguntas, o desenvolvimento estaria mais completo e poderia auxiliá-la na conclusão, tendo em vista que poderiam ser propostas medidas que possam mitigar tais fatores.
Outrossim, o segundo desenvolvimento aparenta ser uma continuação do primeiro desenvolvimento, pois você continuou batendo na mesma tecla das inconsequências dos atos humanos. Além de não conter os mesmos itens que faltaram o D1
Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto. Na minha visão, faltou um detalhamento maior na proposta de intervenção. Quem são esses agentes remunerados pelo governo? Como será feita a identificação dos indivíduos que colaboram com a poluição ambiental? No mais, ele está de acordo com as exigências do ENEM.
Olha, você escreve bem, mas é preciso que haja uma melhora na estrutura e na organização dos parágrafos, veja alguns conteúdos acerca desse tema e tenho certeza que haverá uma evolução.
Espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar.
See lessO reconhecimento do funk como cultura nacional do Brasil.
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Antes de tudo, vou apontar os erroLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Antes de tudo, vou apontar os erros gramaticais que identifiquei:
Nessa lógica é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam o funk, são mortos ou ligados à drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais. → Nessa lógica, é imprescindível destacar que pessoas no qual cantam funk são mortas ou ligadas às drogas, como um fator que potencializa o problema e, consequentemente, corrobora com ações policiais.
ligada aos indíviduos → ligada aos indivíduos
resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os estraves presentes na sociedade → resulta em uma dificuldade de enxergar e combater os entraves presentes na sociedade.
eventos nas cidade, → eventos nas cidades
Há, também, erros de pontuações. Recomendo se atentar nesses detalhes, pois podem prejudicar a redação na competência 1
Apesar de não ser obrigatório, recomendo a utilização de, mesmo que coringa, um repertório na introdução, pois, além de contribuir para uma maior contextualização do tema, é o melhor parágrafo para inserir um repertório sócio cultural. Sua redação não seria penalizada por isso, mas acredito que seria uma estratégia interessante a inserção de um repertório na introdução. Ademais, o que o fato do cantor de funk ser morto(cuidado com a generação, não são todos que morrem) contribui para difícil aceitação do funk como uma cultura nacional? No mais, o seu parágrafo segue, de maneira positiva, as exigências da banca.
Ao meu ver, o primeiro parágrafo de desenvolvimento ficou um pouco confuso. Acredito que você quis criticar o preconceito da população com a música. Porém, a sua frase inicial deixa a entender que o texto concorda com a problemática. Seria mais interessante reformular essa frase, por exemplo:
Primeiramente, deve-se abordar o pensamento comum e equivocado de que o funk é de bandido como um fator que fermenta os obstáculos para o reconhecimento do funk no Brasil.
Além disso, há uma escassez de argumentos. Por que esse preconceito ocorre? Quais são os principais colaboradores para isso? Quais são as consequências que este estigma proporciona para a sociedade? Acredito que, ao responder essa perguntas durante a escrita, haverá uma maior argumentação
O segundo parágrafo também carece de argumentos. Como assim e por que todas as áreas da vida social se relacionam com o funk?
Recomendo que, na conclusão, faça uma breve citação dos argumentos utilizados na redação antes de propor medidas intervencionistas. Outrossim, por que deve-se propagar músicas estadunidenses? Certamente, não iria colaborar para uma maior aceitação do funk que é uma música nacional.
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
See lessEstratégicas para mitigar as problematicas das Cracolândia no Brasil
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Ante de tudo, vou apontar os errosLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:
Nesse sentido e evidente, a Cracolândia → Nesse sentido, é evidente que a Cracolândia
De outro parte, a família também pode ser apontado como promotor → De outra parte, a família também pode ser apontada como promotora. (Não era necessário colocar um ponto final e depois escrever “De acordo..”, apenas uma vírgula era o suficiente.)
as pessoas vai usar a droga pela primeira vez está com problema em casa.→ as pessoas vão usar a droga pela primeira vez quando estão com problemas em casa. (acredito que tenha faltado palavras para colaborar com a coesão textual, então fiz uma suposição do que seria.)
No Brasil é muito comum pessoas próxima consumir drogas → No Brasil, é muito comum pessoas próximas consumirem drogas
a Cracolândia só existe por causa de pessoas que tem → a Cracolândia só existe por causa de pessoas que têm
3% do municípios têm Cracolândia → 3% dos municípios têm Cracolândia
Em 2020 caíram as doações faltou → Em 2020 caíram as doações e faltou
Há outros erros relacionados à utilização da vírgula e alguns que, ao meu ver, tenham sido cometidos apenas no momento de digitar a redação. No geral, nota-se que há uma grande quantidade de erros de concordância e de pontuações. Recomendo que se atente mais a eles, pois podem te prejudicar na competência 1.
Sua introdução segue, de maneira positiva as exigências do Enem, mas há um ponto que eu não entendi na sua tese: O tema é relacionado com estratégias para mitigar as problemáticas das Cracolândias, entretanto o argumento utilizado para que essas problemáticas existam é a própria Cracolândia. Sendo assim, ficou um pouco confuso e acredito que seria melhor apontar fatores que contribuem para a sua existência.
Na minha visão, seu primeiro parágrafo de desenvolvimento é muito raso. É apontado que a falta de medidas para combater a Cracolândia contribui diretamente para a permanência deste empecilho, mas quais são essas ações que deveriam ser tomadas pelo governo? Quais são as intervenções que deveriam ser implementadas visando a combater a dependência das drogas, mas não são? Ademais, por que o crack vicia mais que as demais drogas? Qual substância colabora para isso? São algumas das várias perguntas que, a fim de proporcionar um maior conteúdo no parágrafo, poderiam ser respondidas no texto
Apesar de que poderia ter havido um maior detalhamento no D2, ele está bem argumentado, mas você não propôs medidas intervencionistas para a resolução deste problema na conclusão. É recomendável que, no momento das propostas de intervenção, as resoluções estejam ligadas com os argumentos. Caso contrário, a estrutura do texto pode ser prejudicada e, consequentemente, irá perder pontos
Em relação à conclusão, não recomendo a utilização de dados estatísticos ou quaisquer repertórios. Nesse momento do texto, eles não auxiliam tanto e ocupam linhas que poderiam ser melhor utilizadas. Ademais, se é feito a utilização de estatísticas, deve-se colocar a fonte. Acerca da proposta, faltou detalhes: A criação de clínicas é uma boa solução, mas a criação de barraquinhas não soluciona as problemáticas da existência da Cracolândia, apesar de contribuir para uma vida mais digna para os usuários. Qual o motivo para essas propostas? O que elas visam a propor?
Bem, espero ter contribuído de alguma maneira e, se ficou alguma dúvida em relação à minha correção, pode me chamar :)
Continue treinando e tenho certeza que evoluirá.
See lessa preservação do patrimônio cultural brasileiro ENEM
Vinícius13
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0 Ante de tudo, vou apontar os errosLeia mais
Olá, vou fazer uma correção com base nos meus conhecimentos acerca das competências exigidas pelo ENEM, então ela será feita com base na estrutura exigida por essa banca. Porém, não sou um especialista nesse assunto, fique livre para discordar da minha correção. ;0
Ante de tudo, vou apontar os erros gramaticais:
o filosofo grego → o filósofo grego
Entretanto os descuidos → Entretanto, os descuidos
brasil –> Brasil
Nesse viés e crucial analisar as causas desse revés. → Nesse viés, é crucial analisar as causas desse revés.
“um povo que não conhece sua história está fardado a repeti-la” → “um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la”
Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memorias do pais que está refletida em museus e diversos outros. → Ou seja, é de extrema necessidade a preservação das memórias do país que está refletida em museus e diversos outros.
seu passado em lugares reformado e agradáveis a vista → seu passado em lugares reformado e agradáveis à vista
Fazendo assim, com que eles sejam preservados é continuem → Fazendo assim, com que eles sejam preservados e continuem
Há, também, erros no emprego da virgulo. Recomendo se atentar tanto a eles quanto aos demais, pois podem te prejudicar na competência 1
Em relação à introdução, acredito que tenha faltado, em sua tese, a colocação do argumento utilizado no segundo parágrafo de desenvolvimento. Sendo assim, ela acabou ficando incompleta e prejudicou a estrutura da redação em geral.
O primeiro desenvolvimento ficou, ao meu ver, mais expositivo do que argumentativo, pois ele é muito curto e o repertório ocupa metade do parágrafo. Portanto, ele está bastante raso em relação ao conteúdo. Por que a negligência governamental pode acabar fazendo com que determinado patrimônio se torne obsoleto? Quais são as consequências disso tanto para a população quanto para o território nacional? Ademais, o repertório utilizado diz que “o povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la”. No entanto, não há informações no seu texto acerca do que pode acabar sendo repetido. Assim sendo, o repertório não foi muito produtivo.
O segundo desenvolvimento está um pouco mais argumentativo, mas há uma desorganização quanto aos argumentos, tendo em vista que é citado, primeiramente, a carência de educação em relação à preservação e, logo depois, é citado a inércia governamental novamente. Acredito que as principais causadoras e as que melhor se encaixam nesse parágrafo são as instituições de ensino, visto que é dever delas educar os cidadãos.
Na conclusão, recomendo que faça uma breve citação dos argumentos utilizados no texto antes de propor medidas intervencionistas. Além disso, poderia ter havido um maior detalhamento na proposta. É interessante utilizar palavras como “por meio de”, “a fim de”, para mostrar a sua ideia com maior clareza.
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