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A QUESTÃO DO DESCARTE DO LIXO NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - a carência de debates: Debates sobre o quê? Ausência de complemento. Sugiro colocar: ausência de debates acerca do tema. - que as poucas discussõLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– a carência de debates: Debates sobre o quê? Ausência de complemento. Sugiro
colocar: ausência de debates acerca do tema.
– que as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática como um obstáculo: reformule essa estrutura sintática, uma vez que há ausência de verbo. Reescrevendo: as poucas discussões nas instituições de ensino sobre a temática têm sido um obstáculo…
– Dispensa-se o “a”: pela participação não efetiva
-Remover vírgula, pois não se separa sujeito de predicado verbal: o direito assegurado pela Constituição será algo factível na sociedade brasileira.
– MEC, IBOPE: Por mais que a sigla seja conhecida, o ideal é escrevê-la por extenso.
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Excelente introdução: Apresentou uma contextualização do tema, um problema de texto e, por fim, levantou as teses que serão defendidas ao longo do texto.
– Além disso, trouxe repertórios socioculturais pertinentes à discussão desenvolvida no texto. Muito bem!
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– No seu texto, eu gostei da forma como os seus argumentos foram trabalhados, mas faltou desenvolver alguns argumentos. Por exemplo, em seu primeiro parágrafo de argumentação, você diz que há ausência de debates em relação ao tema nas escolas, mas, no decorrer do parágrafo, você não diz o porquê disso acontecer. Dessa forma, quais são as causas para que, por parte das escolas, não haja debates acerca da reciclagem? Seria a falta de conhecimento dos professores? Seria por causa da negligência dos professores? Qual seria, de fato, a causa para que esses diálogos não sejam propagados, deixando, com isso, as crianças, futuros adultos, desnorteados acerca do problema? Então, fica aí a dica: planeje a sua redação e o modo como vai trabalhar os seus argumentos.
–
Competência IV (200): Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Você usou conectivos entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Ótimo!
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima. Parabéns!
–
Logo, cabe às escolas, em parceria com o MEC (AGENTES), produzir uma semana de discussões sobre a questão do lixo (AÇÃO), com a participação ativa dos docentes de ciências e geografia, juntamente aos representantes do sindicato de coletores de resíduos (DETALHAMENTO DA AÇÃO) . Em soma, será executado por meio de palestras e oficinas, mostrando a importância e como separar e descartar o lixo (MODO/MEIO), a fim de fomentar boas condutas da população e evitar danos à natureza (FINALIDADE).
–
Nota: 920
Um problema anual no Brasil chamado “enchente”
GiovanaSuassuna18
Meu Deus,sei nem por onde começar... falta de vírgula e crase,frases não muito legais pra essa redação e provavelmente essas frases ferem os direitos humanos,te levando a zerar a redação. Recomendo que procure estudar mais,estudar as 5 competências,ler exemplos de redações modelo e treinando bastantLeia mais
Meu Deus,sei nem por onde começar… falta de vírgula e crase,frases não muito legais pra essa redação e provavelmente essas frases ferem os direitos humanos,te levando a zerar a redação. Recomendo que procure estudar mais,estudar as 5 competências,ler exemplos de redações modelo e treinando bastante. Procure também aumentar o seu vocabulário e aprender sobre sinônimos. Se precisar de ajuda,pode me mandar mensagem <3
See lessO sistema carcerário e os seus efeitos no SÉC. XXI
Jobson
Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - maus-tratos - Embora no Brasil - O “mesmo” não é pronome pessoal em nenhuma situação. Ele é um pronome demonstrativo e deve ser utilizado parLeia mais
Competência l (120): Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– maus-tratos
– Embora no Brasil
– O “mesmo” não é pronome pessoal em nenhuma situação. Ele é um pronome demonstrativo e deve ser utilizado para retomar uma oração ou realçar um substantivo.
– inserir vírgula: que, consequentemente,
– crase: leva à morte
– caracterizando um conflito maior
– ausência de preposição: morte de muitos presidiários
– não separar sujeito de predicado verbal: O excesso de lotação prisional e alta precariedade são os principais
– crase: devido à falência
– Entre os anos de 2010 e 2013
– não separar sujeito de predicado verbal: o excesso de lotação nos cárceres tornam-se
– concordância: torna-se (o excesso de lotação)
– concordância: nulo (o excesso de lotação)
– isolar conectivo de realce: torna-se ,por sua vez, nulo ao convívio social
– concordância: faz-se necessária a atuação
– inserir vírgula: faz-se necessária a atuação do Governo Brasileiro, em parceria com a CNJ
– concordância: com o CNJ
– Excesso de gerúndio no texto pode ser considerado um vício de linguagem, além de empobrecer o vocabulário do seu texto.
– Organize os períodos da conclusão, pois há quebra de estrutura sintática.
–
Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– Você apresentou uma boa contextualização para seu texto. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, ou seja, seu posicionamento crítico, de forma mais direta.
– Desenvolvimento 2: Citações de autoridade do assunto em questão, no desenvolvimento do texto é um ótimo recurso para enriquecer sua discussão e argumentação. Ao elaborar sua argumentação, faça análises, comparações de dados e informações relacionadas ao assunto, pois assim, certamente sua argumentação ficará melhor.
–
Competência lll (120): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, mas de forma pouca organizada, em defesa de um ponto de vista.
– Sempre feche os argumentos ao final, por meio de incitação à solução, síntese de idéias ou consequência, a fim de apresentar autoria: projeto de texto prévio em que há a hierarquia das ideias.
– No segundo parágrafo, você trouxe um bom dado, mas esqueceu-se de ampliar a reflexão sobre ele.
– A base de um texto dissertativo-argumentativo é o comentário crítico. Isso quer dizer que muito mais que informar, é imprescindível que você se posicione em defesa de um ponto de vista. É preciso que você problematize o tema e apresente dados que sustentem seus argumentos. Se os dados apenas forem apresentados, o texto não atenderá ao gênero solicitado.
– Desenvolvimento 2: Faltou você abordar sobre as mortes dos presidiários, em consequência do excesso de lotação nos presídios, conforme você apresentou na introdução. Organize seu texto, para que haja maior planejamento textual.
–
Competência lV (160): Articula as partes do texto com algumas inadequações, e apresenta repertório diversificado de elementos coesivos.
– O ideal é iniciar os desenvolvimentos com conectivos, para que haja maior articulação de ideias. Assim, no desenvolvimento 1, você poderia iniciá-lo com conectivos de relevância: em primeiro lugar, em primeira analise, a princípio…
– Não utilize “Através de” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Utilize “por meio de” ou “por intermédio de”.
– utilize mais os conectores a fim de ligar os períodos de forma adequada.
– Houve repetição do conectivo “portanto”
– Organize os períodos da conclusão:
– Além disso, deve criar programas de incentivo ao público carcerário, tendo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social.
– Dessa forma, haverá o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior.
–
Competência V (120): Elabora de forma mediana a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A Competência V agora pede que a sua intervenção possua 5 elementos para obter a nota máxima: o agente (quem executa?); a ação (o que deve ser feito?); o modo/meio (como deve ser feito?); o efeito (a fim de que deve ser feito?) e o detalhamento, que deve acrescentar alguma informação a qualquer um dos elementos. Ainda que a sua redação possua mais de uma intervenção, apenas a mais completa será pontuada pelo corretor do Enem.
– Sua proposta de intervenção não está completa. Falta o detalhamento e o modo/meio.
– Observação: Qual governo? Estadual, Federal, Municipal? Especifique.
Nesse sentido, faz-se necessário a atuação do Governo Brasileiro (?), em parceria com a CNJ (Conselho Nacional de Justiça) (AGENTE), atuando através de um melhor investimento para a expansão carcerária (AÇÃO), evitando assim as lotações presidiárias (EFEITO). Além, da criação de programas de incentivo ao público carcerário (AÇÃO), vindo como base o desenvolvimento de um melhor convívio social. Surgindo como efeito, o baixo índice de conflitos prisionários e uma melhor relação social com o mundo exterior. (EFEITO)
–
Nota: 680
TEMA: A crise hídrica em questão no Brasil (modelo ENEM)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fique de olho! - tem tornado-se – tem-se tornado: nas locuções verbais em que o verbo principal está no particípio, o pronome deve permanecer depoiLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. Fique de olho!
See less– tem tornado-se – tem-se tornado: nas locuções verbais em que o verbo principal está no particípio, o pronome deve permanecer depois do verbo auxiliar.
– Inserir vírgula: “Uma verdade inconveniente” –, correspondem
– Inserir vírgula: São Paulo, que: Como pronome relativo, o “que” é precedido de vírgula, quando inicia orações explicativas.
–
Competência ll (200): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
– Ótima introdução: Contextualizou o tema, problematizou e trouxe teses explícitas.
– Notei que você trouxe para a redação mais de um repertório sociocultural de áreas diferentes para enriquecer sua argumentação, entre eles um pensamento de Francis Bacon. Além disso, você relacionou as citações com a discussão que estava sendo desenvolvida na dissertação. Excelente!
– Observação: Retome as teses no início da conclusão. Após isso, inicie a proposta de intervenção.
– Por fim, retomou a área do conhecimento no último período da conclusão, configurando circularidade no texto. Ótimo!
–
Competência lll (200): Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
– Na introdução, apresentou uma tese e antecipou os argumentos (o aumento da temperatura do clima e as intervenções antrópicas), estes que foram desenvolvidos com profundidade, demonstrando posicionamento e criticidade. Excelente!
–
Competência IV (200): Articula muito bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
– Você usou conectores entre os parágrafos e dentro deles, sem nenhum uso inadequado. Ótimo!
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– Você apresentou uma proposta de intervenção com os 5 elementos necessários para obter a nota máxima:
–
Portanto, infere-se que o Governo Federal (AGENTE) – instância máxima do Poder Executivo (DETALHAMENTO DO AGENTE) – deve criar projetos de desenvolvimento sustentável no uso da água (AÇÃO). Essa medida poderá ser executada por meio de campanhas explicativas sobre os impactos da ausência de água (MODO/MEIO), além de incluir aulas interdisciplinares na grade curricular escolar sobre gestão ambiental, com o fito de reverter a situação da questão hídrica no Brasil. (FINALIDADE)
–
Comentário final: Olá, você compreendeu o tema e trouxe excelentes ideias para o seu texto, além de ter trabalhado com um repertório sociocultural diversificado e bem produtivo. Para atingir a nota máxima, basta que você estude o que foi corrigido gramaticalmente em seu texto, sobretudo em relação aos usos de vírgula. Bons estudos e sucesso!
–
Nota: 960
Os problemas da saúde pública em questão na sociedade brasileira
rubialeite
Olá, sua redação está boa A conclusão apresenta os 5 elementos, parabéns. Argumentação também está boa. Apresenta bons conectivos. Cuidado com a pontuação e com a concordância. Não fugiu do tema e apresentou ótimos argumentos para desenvolve-lo. Meus parabéns, ótimo texto! C1:120 C2:180 C3:180 C4:20Leia mais
Olá, sua redação está boa
See lessA conclusão apresenta os 5 elementos, parabéns.
Argumentação também está boa.
Apresenta bons conectivos.
Cuidado com a pontuação e com a concordância.
Não fugiu do tema e apresentou ótimos argumentos para desenvolve-lo.
Meus parabéns, ótimo texto!
C1:120
C2:180
C3:180
C4:200
C5:200
Intolerância à minorias sociais.
rubialeite
Olá, sua redação está boa, mas, onde esta a tese da sua introdução? Você não apresentou os argumentos para o corretor já sabe o que você vai falar. A conclusão apresenta os 5 elementos, parabéns. Argumentação também está boa. Apresenta bons conectivos. E poucos desvios gramaticais. Apresenta domínioLeia mais
Olá, sua redação está boa, mas, onde esta a tese da sua introdução? Você não apresentou os argumentos para o corretor já sabe o que você vai falar.
See lessA conclusão apresenta os 5 elementos, parabéns.
Argumentação também está boa.
Apresenta bons conectivos.
E poucos desvios gramaticais.
Apresenta domínio da norma culta, não fugiu do tema e apresentou ótimos argumentos para desenvolve-lo.
Meus parabéns, ótimo texto!
A DESVALORIZAÇÃO DA CULTURA NO BRASIL CONTEMPORÂNEO (SEJAM CRÍTICOS)
Jobson
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita. - É preferível usar o verbo no passado: Em 1985, o governo Sarney CRIOU - Inserir vírgula: Conquanto, no Brasil hodierno, - Remover vírgula e isolaLeia mais
Competência l (160): Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com alguns desvios gramaticais e de convenções de escrita.
See less– É preferível usar o verbo no passado: Em 1985, o governo Sarney CRIOU
– Inserir vírgula: Conquanto, no Brasil hodierno,
– Remover vírgula e isolar conectivo de realce: Deve-se pontuar, de início,
– apesar DE A Constituição afirmar (sujeito não vem preposicionado)
– É preferível usar o nome e sobrenome do presidente: Michel Temer
– Inserir vírgula: Como consequência do desrespeito com essa temática, surgem acidentes
– 42% não consomem cultura: inadequação vocabular e falta o sujeito (quem não consome?). Reescrevendo: 42% dos cidadãos brasileiros não praticam atividades culturais.
– concordância: cultura popular
– Evite o excesso de gerúndio no texto, pois é marca da oralidade, pode ser considerado um vício de linguagem pelo corretor, além de empobrecer o vocabulário do seu texto.
–
Competência ll (160): Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
– Você apresentou uma boa contextualização para seu texto, parabéns. Entretanto, é necessário que você explicite a tese, ou seja, seu posicionamento crítico, de forma mais clara. Se o acesso é ineficiente, como há democratização do acesso? No caso, apenas coloque ” o acesso cultural ineficiente”. Além disso, seria ideal trocar “desrespeito do Estado” por “a ausência de importância/reconhecimento cultural por parte do Estado”, já que você fala da desvalorização estatal nessa área.
– Você traz a extinção do Minc na introdução e no desenvolvimento. Por isso, diversifique os repertórios.
– Retome as teses no início da conclusão, para que o seu texto fique mais circular.
–
Competência lll (160): Apresenta informações, fatos e opiniões a respeito do tema, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
– com os cortes de verbas, em 2016, por Temer: Traga fontes que comprovem esse argumento.
– Após citar o dado, seria bom você enfatizar que tipo de público não possui acesso a esses locais, como cidadãos carentes e com uma posição econômica desprivilegiada. Amplie mais a reflexão sobre os dados!
– Como os cortes na cultura influenciaram no acidente do Museu Nacional? Problematize mais!
–
Competência lV (160): Articula o texto com algumas inadequações e possui repertório diversificado de elementos coesivos.
– Não utilize “Através de” na escrita, já que é um termo com o sentido de “atravessar”. Utilize “por meio de” ou “por intermédio de”.
– apesar de a Constituição afirmar que todos têm o direito à cultura, sendo dever do Estado apoiar, incentivar e difundir as questões culturais, tal premissa não é colocada em prática no país.
– “elitizando” a participação: elitiza a participação de quem ou do que? Os referentes precisam aparecer aqui.
– Por conseguinte, impedem que os cidadãos tenham contato, influenciando negativamente na concepção de cultura dos populares. Quem impede? Retome o referente.
–
Competência V (200): Elabora muito bem a proposta de intervenção, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
– A sua proposta de intervenção apresenta os 5 elementos necessários para obter a nota máxima.
– OBSERVAÇÃO: O Ministério da Cultura foi extinto no começo do governo Bolsonaro, sendo reincorporado pelo Ministério da Cidadania. Logo, evite colocar Ministérios inexistentes como agentes interventores.
–
– Portanto, para que a valorização da cultura seja algo factível no país, urge que o Ministério da cultura (AGENTE), com apoio das empresas privadas, forneça descontos nos ingressos e incentive a participação do corpo social em ações culturais (AÇÃO). Ademais, será realizado por meio de incentivos às empresas (MODO/MEIO) como desconto em impostos fiscais (DETALHAMENTO) a fim de fomentar um maior engajamento da população (FINALIDADE). Paralelamente, o Minc deve fornecer verbas para as reformas dos espaços públicos culturais e propagar campanhas nas mídias sociais (AÇÃO)
–
Nota: 840
“A importância de combater o bullying no Brasil” (PADRÃO ENEM)
LucasAlvesGaldino
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!! DeLeia mais
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!!
See lessDesenvolvimentos: colocou os tópicos frasais, demonstrando planejamento textual. Além disso, utilizou conectivos de uma forma agradável, argumentos e contextualizações interessantes, bem como fora do senso comum. Entretantanto, atente-se para não deixar o desenvolvimento sem uma problematização ativa com a sua opinião indireta.
Ahh, tente conectar o primeiro período de desenvolvimento ao segundo. Embora penso que não tirariam nota sua por isso, mas é bom garantir, blz?
Conclusão: ficou legal, mas ficou concisa. Lembre-se que é necessário detalhar… Hordiernamente o banca corretora do ENEM aceita apenas uma proposta inteventiva, com intuito de possuir todos os critérios exigidos, juntamente ao detalhamento.
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 200 (Não notei erros visíveis a partir de uma visão geral, nem termos incompreensíveis. Contudo, se tiver, são poucos. Lembrando que tem a tolerância de erros)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Enfim, não comentei muitas críticas, pois não notei erros alarmantes e você escreveu magnificamente. Se deixei passar alguma coisa, desculpa! Espero que tenha te ajudado, continue estudando. Está no caminho certo, abraço!!!
Obs.: Se quiser trocar correções mande mensagem!
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Tema: caminhos para combater o preconceito linguístico no Brasil
LucasAlvesGaldino
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!! DeLeia mais
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!!
See lessDesenvolvimentos: colocou os tópicos frasais, demonstrando planejamento textual. Além disso, utilizou conectivos de uma forma agradável, argumentos e contextualizações interessantes, bem como fora do senso comum. Entretantanto, atente-se para não deixar o desenvolvimento sem uma problematização ativa com a sua opinião indireta.
Ahh, tente conectar o primeiro período de desenvolvimento ao segundo. Embora penso que não tirariam nota sua por isso, mas é bom garantir, blz?
Conclusão: ficou legal, mas ficou concisa. Lembre-se que é necessário detalhar… Hordiernamente o banca corretora do ENEM aceita apenas uma proposta inteventiva, com intuito de possuir todos os critérios exigidos, juntamente ao detalhamento.
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 200 (Não notei erros visíveis a partir de uma visão geral, nem termos incompreensíveis. Contudo, se tiver, são poucos. Lembrando que tem a tolerância de erros)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Enfim, não comentei muitas críticas, pois não notei erros alarmantes e você escreveu magnificamente. Se deixei passar alguma coisa, desculpa! Espero que tenha te ajudado, continue estudando. Está no caminho certo, abraço!!!
Obs.: Se quiser trocar correções mande mensagem!
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O preconceito linguístico e seus efeitos em discussão no Brasil
LucasAlvesGaldino
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!! DeLeia mais
Na introdução foi adicionado uma contextualização singular e bem articulada com a temática. Ademais, relacionou adequadamente com o tema e propôs uma tese interessante com dois núcleos argumentativos. Em suma, a estrutura está completa e com as informações apresentadas interligadas . Muito bem!!!
See lessDesenvolvimentos: colocou os tópicos frasais, demonstrando planejamento textual. Além disso, utilizou conectivos de uma forma agradável, argumentos e contextualizações interessantes, bem como fora do senso comum. Entretantanto, atente-se para não deixar o desenvolvimento sem uma problematização ativa com a sua opinião indireta.
Ahh, tente conectar o primeiro período de desenvolvimento ao segundo. Embora penso que não tirariam nota sua por isso, mas é bom garantir, blz?
Conclusão: ficou legal, mas ficou concisa. Lembre-se que é necessário detalhar… Hordiernamente o banca corretora do ENEM aceita apenas uma proposta inteventiva, com intuito de possuir todos os critérios exigidos, juntamente ao detalhamento.
Na minha perspectiva sua nota por competência:
C1: 200 (Não notei erros visíveis a partir de uma visão geral, nem termos incompreensíveis. Contudo, se tiver, são poucos. Lembrando que tem a tolerância de erros)
C2: 200
C3: 200
C4: 200
C5: 160
Enfim, não comentei muitas críticas, pois não notei erros alarmantes e você escreveu magnificamente. Se deixei passar alguma coisa, desculpa! Espero que tenha te ajudado, continue estudando. Está no caminho certo, abraço!!!
Obs.: Se quiser trocar correções mande mensagem!
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