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A IMPORTÂNCIA DA VISIBILIDADE DA MULHER NO ESPORTE
Thamirysbds
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;) INTRODUÇÃO -- Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente.Leia mais
Oi! Vi que você colocou 2 redações, vou dar uma olhada nessa e espero que, de alguma forma, possa ajudá-la com os possíveis erros da outra. Desde já, peço que me corrija, caso eu erre em algum ponto, ok? ;)
INTRODUÇÃO —
Sobre a estrutura nesse parágrafo, não há muito o que falar, fez corretamente. Entretanto, percebi 3 erros quanto à gramática:
-> Ausência de vírgula: “No filme “Mulan”[,] a personagem…” a preposição “no” pede a vírgula
-> Vírgula desnecessária: “…bem como[,] a carência…” a vírgula em “bem como” você só coloca antes do termo
-> Uso do ‘mesmo’: “gera a desvalorização do mesmo.” o termo ‘mesmo’ é adjetivo de igualdade, jamais o use para retomar palavras/termos anteriores, pois é gramaticalmente errado.
Tenho 2 observações:
-> Você repetiu “personagem”
-> Adjunto adnominal deslocado com 3/+ palavras você coloca entre vírgulas: “no exército[,] disfarçada de homem[,] para substituir…” deixa o texto e a leitura mais organizada.
D1 —
É fato que um parágrafo pequeno, principalmente os de argumentação, não dá pra você defender sua ideia com “unhas e dentes”. Por outro lado, um parágrafo enorme, cansa o leitor e dá a impressão que você está “enchendo linguiça”, em outras palavras, tá enrolando. Então, é sempre bom um parágrafo de tamanho mediano, cuja fundamentação seja a maior parte.
Não há muito o que falar sobre a estrtura, está correta, só está vazia. Você discorreu de forma enxuta sobre o assunto, tão enxuta que eu não consegui ligar a invisibilidade (dito na introdução) com o problema salarial (dito no presente parágrafo). Em uma argumentação mais elaborada, eu tenho certeza que você teria atingido seu objetivo, mas, infelizmente, não foi o caso.
Outro problema foi seu tópico frasal. Acredito que você saiba que o tópico é o “coração” do parágrafo, se você trouxer um tópico falando que 1+1 = 3, vai ter que discorrer e provar isso durante todo o seu parágrafo, trazendo fatos de outras áreas (C2) e, lógico, sua opinião (C3). Seguindo, você começou falando que a mídia não cobre os jogos femininos, porém, na hora de defender isso você acabou trazendo outro assunto, a falta de investimento salarial. Discrepância nítida. Ambos os assuntos têm a ver com a invisibilidade da mulher no esporte, mas faltou fundamentação, ou seja, conexões. Como fazer tais conexões? Simples, basta argumentar mais, defender seu ponto e sua opinião, mostrar ao corretor o que passa na sua cabeça, é isso que o Enem (ou a FGV) vai pedir de você.
Erros:
-> Adjunto adverbial deslocado: “midiática não cobre[,] em horários nobres[,] jogos femininos”
-> Concordância: “entre [a] seleção masculina e [a] feminina”
-> Concordância: “que é refletid[a] em várias áreas” o que é refletida? ‘a diferença de investimento’
D2 —
Aqui cabe tudo que eu falei sobre o D1
Seu tópico, o modo como você escreveu, está sem sentido. ‘Outrossim’ significa “igualmente”, esse “é” logo após não é necessário, ficou parecendo que você queria falar alguma coisa, mas desistiu no meio da frase e encerrou ela logo.
Cadê a tese? Foi ótima a citação de Freud, mas onde que eu leio a parte que você coloca seu ponto de vista? Seu maior problema é a quase ausência de opinião, procure trabalhar mais esse aspecto para poder subir a C3.
Erros:
-Vírgula: “e, por isso, são mais”, no meio da frase, você isola os termos conclusivos
-Uso do ‘mesmo’
CONCLUSÃO —
Completa.
Observação:
-> Coloca ‘atravessar’ no lugar de ‘através’ e veja se faz algum sentido, porque é isso que a palavra significa. O Enem releva tal erro, mas o correto seria “por meio/intermédio de”.
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Bons estudos!
See lessBrincadeiras de Luta Devem Ser Estimuladas ou Evitadas?
Thamirysbds
Oioi :) Intro- "se reúnem para lutarem como uma forma de terapia." eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor "homens usam a luta como uma forma de terapia". Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação. Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo "convLeia mais
Oioi :)
Intro-
“se reúnem para lutarem como uma forma de terapia.” eu achei a construção da frase meio estranha, ficaria melhor “homens usam a luta como uma forma de terapia”. Enfim, acredito que não há erro, apenas uma má colocação.
Olha, Thiago não te aconselho a terminar o parágrafo dizendo “convém analisar os motivos…” e pipipi popopo. Sim, é uma forma não errônea de estruturação, entretanto não é indicada. A “magia” da introdução é você fazer com que o leitor antes mesmo de ler seus desenvolvimentos já saiba do que ambos irão tratar. Se isso facilita pro leitor, imagine pro corretor.
Ah, “levam a evitar…”
D1-
A princípio (não é conectivo, mas você não perdeu pontos)
Concordância: “DanoSS físicoSS e psicológicoSS”
Evita a repetição [diversas]: “bem como, outras incentivando”
Vírgulas:
-> “apenas uma brincadeira[,] existe a possibilidade” (‘locução conj. concessiva “mesmo que”)
-> “na internet[,] causando danos” (assindética, normalmente antes de gerundio tem)
Tempo verbal: “o que deveria ser…” (a construção da frase exige o futuro do pretérito, por ser algo que deveria acontecer, mas não acontece). Ao usar o “devia” (pretérito perfeito) você estar se referindo a algo que aconteceu e foi inacabado.
Sua argumentação está ótima, mas acredito que faltou um “tikinho” de informação para explicar onde exatamente a ansiedade/depressão entra nisso.
D2-
” e alcançaram os mesmos…” você sabe que ta errado, eu sei que sabe, foi apenas um deslizÃO da sua parte
“fisicamente e mentalmente.” quando tiver assim, você escreve assim: “físico e mentalmente” o primeiro termo normal e o segundo com a terminação, senão causa o famigerado eco sonoro.
Argumentação excelente.
Conclusão-
” que serviram para educar…” ai ai Thiago…
ÃO: futuro | servirÃÃÃÃÃOOOO
M: passado | SERVIram
Crase: “ensino as artes marciais”: às artes
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 200
= 940
Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado (ENEM 2011)
Thamirysbds
Oi, Ângelo! Intro- Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: "Hollywood Arts" e "The Slap". Outra coisa, faltou uma crase em "leva à obsessão" D1- Tenho certeza que você colocaLeia mais
Oi, Ângelo!
Intro-
Cara, a introdução ficou bem boa, sem muitos erros e com um excelente tamanho e estrutura. O que tenho a dizer é: toda palavra estrangeira vem entre aspas, é regra: “Hollywood Arts” e “The Slap”. Outra coisa, faltou uma crase em “leva à obsessão”
D1-
Tenho certeza que você coloca “Segundo fulano de tal” e não “Segundo o fulano de tal”, então, por que seria “Segundo [uma] pesquisa?”. O correto é “Segundo pesquisa da…”
Olha só, quase deixei passar esse erro de concordância verbal: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações podem ser acessados”.
-O que mesmo que “podem ser acessados?”
-> o conteúdo [singular] :)
Correto: “tendo em vista que seu conteúdo de notícias e informações pode ser acessado”
Cara, você conhece a estrutura da redação, eu sei disso. Entretando, porém, todavia, lê essa sua tese de fechamento do D1 de novo. Parece que você tá concluindo o pensamento do parágrafo ou acrescentando novas informações? Pois é, você não concluiu nada, cuidado com isso, principalmente pelo uso do “por isso”, que exige um fechamento.
D2-
Erro de colocação pronominal: “que mostrou-se exemplar”. Há partícular que “puxam” a próclise, isto é, o pronome oblíquo antes do verbo e uma dessas partículas é o uso do “que” (e demais pronomes relativos). Então, o correto seria: “que se mostrou exemplar”
Eu te aconselho a pegar essas aspas de “furando” e colocar em “exemplar” -visto que logo após você “desmente” isso- e trocar aquele por “infringir”, não precisaria de mais aspas e é de uso formal.
Outra coisa, nem todo mundo sabe o que é “exposed” -ou até mesmo cancelamento- visto que é um termo/expressão bastante atual. Não é um erro pavoroso, claro que não, nem é um erro, basicamente, mas, para que fique completo, eu aconselho a você trazer uma breve (MAS BREVE MSM) explicação só para “matar” qualquer dúvida que possa surgir ao leitor.
E, por último, senti falta de uma problematização maior hein, tem muita citação. Lembra que o que mais conta é sua argumentação e seu poder de persuasão, a citação é só para ti dar uma moralzinha mesmo.
Conclusão-
Completa e bem elaborada. Só uma coisa, antes desse “a fim” é uma vírgula, cuidado com o truncamento hein.
Vou te dar uma nota só para fins avaliativos, não tenho competência ou autoridade para isso, mas caso queira:
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Ótima redação, parabéns! Bons estudos, se precisar, só chamar. =)
See lessComo combater o abuso de autoridade do agente policial?
Thamirysbds
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?! Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar. INTRODUÇÃO --- -> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse "fim" com letra maiuscula, pq não tem necessidade. -> "paraLeia mais
Hello, Thiago! quem é vivo sempre aparece né?!?!
Não vou repetir as observações de Willyans, ele pontuou bem. Vou falar apenas o que ele deixou escapar.
INTRODUÇÃO —
-> Se você pegar um corretor chatão, ele tiraria pontos até desse “fim” com letra maiuscula, pq não tem necessidade.
-> “para ser perfeita” o Brasil será perfeita? Desvio de concordância
-> Sua introdução está boa e dentro do padrão. Entretanto, se fosse pra mudar, eu te aconselho a mudar a parte “analisar as principais maneiras de combater essa atitude” para algo que enfatize que tais coisas são o problema:
“convém analisar aque tais atitudes são reflexos de problemas como a falta de punições mais efetivas…”
—-> Isso por que a parte de combater o problema é na conclusão
D1 —
-> Se me permite uma dica, tente evitar citações diretas, as indiretas mostram mais autoria
-> olha o erro de paralelismo quase despercebido “poder nas abordagens, principalmente, da polícia militar.” -> […] principalmente, NAS da polícia militar. [‘nas’ o que? abordagens da pm]
-> Carlos Lacerda: citação 1 | consequências: citação 2 | argumentos? esse problema acarreta oq na sociedade? Faltou o seu posicionamento nesse parágrafo.
D2 —
-> “é necessário uma reestruturação” reestruturação é uma mocinha: necessária
-> olha o isolamento: “e, diante das inúmeras filmagens de abordagens, é possível”
-> evita essa locução “acaba (verbo no gerundio)” você não ta acabando com nada ne
-> “acabam resultando em um trabalho” aprenda: resultar com sentido de acarretar, é VTD, ou seja, não tem preposição:
resulta um trabalho | acarreta um trabalho
-> isolamento: “agente, como a do abordado, em risco.”
-> “melhora” é mais pra paciente, prefira “melhoria”
-> “treinamento do policial(,) que conta…” pq teve a vírgula? pelo simples fato de vc estar se referindo ao conjunto de policiais, todos nessa mesma situação -com poucas horas de curso e pouca eficácia-, caso fosse a um grupo especifico de policiais, vc não precisaria da vírgula, seria uma restrição. Assunto, caso precise: OS Adj.
CONCLUSÃO —
-> truncamento sintático: “novas medidas. Afim de desenvolver melhores”, se você ainda não completou o pensamento (vc ainda ia falar da finalidade), pq vc fechou o período? Não faz isso, corta o pensamento bem na metade. Caso queria encerrar o período e deixar a finalidade separada, puxe à ideia anterior:
” Tal ação será feita a fim…” [acho que já comentei isso com o senhor]
Afim = afinidade | Comprei banana, maçã, uva e afins. (outras frutas)
A fim = finalidade.
C1: 160
See lessC2: 200
C3: 160
C4: 160
C5: 200
= 880
Os desafios para a reciclagem no Brasil
sandykarolline
C1: DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL 160 = há alguns erros no uso das vírgulas, uso de gerundismo C2: COMPREENDER O TEMA E USO DE REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL PRODUTIVO 200 C3: DEFESA DO PONTO DO VISTA E ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM | PROJETO DE TEXTO 160 = fale mais do motivo da reciclagem ser impopular no BrasLeia mais
C1: DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL
160 = há alguns erros no uso das vírgulas, uso de gerundismo
C2: COMPREENDER O TEMA E USO DE REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL PRODUTIVO
200
C3: DEFESA DO PONTO DO VISTA E ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM | PROJETO DE TEXTO
160 = fale mais do motivo da reciclagem ser impopular no Brasil e porquê as empresas não quererem reciclar
C4: COERÊNCIA, COESÃO E USO VARIADO DE CONECTIVOS
160
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
200
Nota: 880, parabéns!
See lesstema: A INFORMAÇÃO NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: quantidade significa qualidade?
Thamirysbds
Thiago, olá, desculpa a demora! Sua redação está muito boa, o único problema na argumentação foi o D2. Por eu ter visto o texto motivador, eu sei que tudo ou quase tudo você tirou de lá para montar sua fundamentação, o que é errado, pois enquanto vc tava tirando informação de lá, tudo isso conta comLeia mais
Thiago, olá, desculpa a demora! Sua redação está muito boa, o único problema na argumentação foi o D2. Por eu ter visto o texto motivador, eu sei que tudo ou quase tudo você tirou de lá para montar sua fundamentação, o que é errado, pois enquanto vc tava tirando informação de lá, tudo isso conta como a citação, ou seja, seu D2 não ha o fundamento.
Sobre a argumentação foi apenas isso, tome cuidado pq a C3 é bastante afetada. Ja sobre a norma culta encontrei alguns erros de vírgula e concordância, são eles:
Intro: (no) Brasil hodierno[,] o excesso…
Intro: problemas[,] como (fake news e o desinteresse) em aprender
D1: “discerminação” existe? acho que é “disseminação”
D1: use o “este/a” para evitar repetições, caberia melhor “estas” depois de “Decerto”
D1: “fake news” são palavras estrangeiras, precisa ter aspas
D1: “atinge[m] seus usuários…”
D1: “que[,] se desatentos e não forem atrás de fontes confiáveis para verificar a veracidade dos fatos[,] ficam…”
D1: “ nessa informação” o plural cabe melhor para enfatizar uma visão indefinida
D1: “ temos a comunidade” você não tem nada, tem-se
D1: “ que espalham” espalha
D2: “ respostas, causa” tira a virgula
D2: “ acarreta em uma sociedade” quem acarreta acarreta alguma coisa – VTD tire o “em”
Conclusão: “ quais visaram desenvolver “ visem – subjuntivo
C1: 3
See lessC2: 5
C3: 4
C4: 5
= 17
Tema: Fome no Brasil: Como enfrentar esse problema?
sandykarolline
A Revolução Verde constituiu-se na modernização da agricultura buscando a elevação da produção agrícola com o objetivo de combater a miséria em países subdesenvolvidos. Infelizmente, o contexto difere-se da realidade atual, não só pelo acesso desigual alimentar, mas também o foco na produção energétLeia mais
A Revolução Verde constituiu-se na modernização da agricultura buscando a elevação da produção agrícola com o objetivo de combater a miséria em países subdesenvolvidos. Infelizmente, o contexto difere-se da realidade atual, não só pelo acesso desigual alimentar, mas também o foco na produção energética dificultando o enfrentamento da fome no Brasil. Diante disso, é importante analisar fatores contribuintes para a persistência da problemática.
## Muito boa a introdução. Mas evite usar palavras como “infelizmente”
A princípio, o elitismo alimentar é alavancado com a desigualdade social. Segundo o site Agência Brasil, em 2021, cerca de 52% dos lares brasileiros, no final de 2020, conviveram com algum grau de insegurança alimentar. Consequentemente, a diminuição do poder aquisitivo do indivíduo é um dos reflexos da pandemia do Coronavírus (COVID-19). Dessa forma, o “recorrente” [1] atraso estrutural de políticas públicas no país, como o auxílio emergencial e as normas do trabalho remoto, acentuaram a vulnerabilidade e a desigualdade alimentar do brasileiro.
## [1]: não entendi o uso das aspas
Faltou argumentar o porquê das políticas e o auxílio acentuarem o problema.
Outrossim [2], a mudança na produção de alimentos modifica a cadeia agrícola tradicional. O termo Commodities refere-se a produtos naturais de origem agrícola ou de extração mineral, com alto valor, destinados a [3] exportação. No entanto, à [4] falta de subsídios públicos para a agricultura tradicional prejudica o mercado interno, pois antigos e novos agricultores migram suas produções ao modelo externo visando maior lucro. Logo, a redução da oferta interna encarece e dificulta a compra de alimentos.
## [2]: é um termo arcaico, acredito que não tire pontos, mas para dar melhor impressão aos corretores, utilize “ademais, em segundo plano”.
[3]: faltou crase
[4]: não tem crase
Faz-se necessário, portanto, ações para remediar o impasse. Para tanto cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento democratizar o acesso alimentar, por meio da criação de uma Entidade Agrícola Cidadã, estruturada com fundos fiscais para a doação e o barateamento estratégico de alimentos, além de incentivos financeiros aos agricultores do mercado interno, como juros menores, a fim de garantir a acessibilidade dos meios de produção, amparar a agricultura tradicional e combater a desigualdade social. Assim, o propósito humano da Revolução Verde será estimulado na agricultura brasileira.
## possui os 5 elementos exigidos pelo Enem, mas se atente ao tamanho do seu período, ficou mt longo.
C1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA NORMA PADRÃO DA LÍNGUA
160
C2: COMPREENDER O TEMA E USO DE REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL PRODUTIVO
160
C3: DEFESA DO PONTO DO VISTA E ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM | PROJETO DE TEXTO
160
C4: COERÊNCIA, COESÃO E USO VARIADO DE CONECTIVOS
200
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO
200
NOTA: 880 PARABÉNS!
See lessPreservação ambiental no país
sandykarolline
Desde a primeira revolução industrial o advento de tecnologias vem trazendo [1] um aumento na produtividade, industrialização e conseqüente [2] urbanização, mas os impactos dessas profundas modificações estão cada vez mais claros, como pode ser visto, por exemplo,[3] no constante desmatamento da floLeia mais
Desde a primeira revolução industrial o advento de tecnologias vem trazendo [1] um aumento na produtividade, industrialização e conseqüente [2] urbanização, mas os impactos dessas profundas modificações estão cada vez mais claros, como pode ser visto, por exemplo,[3] no constante desmatamento da floresta Amazônica. Segundo o romancista, poeta, dramaturgo e ativista pelos direitos humanos francês, Victor Hugo: “É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve”.
## [1] = evitar o gerúndio (coloque “trouxe”)
[2]= sem trema
[3]= use apenas um dos conectivos para exemplificar para não ficar redundante
C1: DOMÍNIO DA ESCRITA FORMAL
## 160
C2: COMPREENDER O TEMA E NÃO FUGIR DO QUE É PROPOSTO E USO DE REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL PRODUTIVO
## 160 = explicar melhor sobre o filme e a relação com o tema
C3: DEFESA DO PONTO DO VISTA E ARGUMENTOS QUE JUSTIFIQUEM e PROJETO DE TEXTO
## 160 = faltou discutir mais seu ponto de vista
C4: COERÊNCIA, COESÃO E USO VARIADO DE CONECTIVOS
## 200
C5: PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPLETA
## 120
NOTA = 800
See lessTEMA: A PRESERVAÇÃO DOS VALORES HUMANOS NO NOSSO TEMPO: UM EXERCÍCIO POSSÍVEL!?
Thamirysbds
Relou, Thiago! INTRO-- Foi curto e objetivo na introdução. Toma cuidado com o uso do "onde" como pronome relativo. Nesse caso, vc o usou corretamente, pois estava se referindo a um 'lugar', não sei se foi uma coincidência ou se você já sabe do uso, mas não custa nada falar ;) D1-- -> a vírgula deLeia mais
Relou, Thiago!
INTRO–
Foi curto e objetivo na introdução. Toma cuidado com o uso do “onde” como pronome relativo. Nesse caso, vc o usou corretamente, pois estava se referindo a um ‘lugar’, não sei se foi uma coincidência ou se você já sabe do uso, mas não custa nada falar ;)
D1–
-> a vírgula depois do ‘que’ so se usa em dois casos: orações explicativas ou restritivas (Orações subordinadas adjetivas). É um assunto delicado para explciar aqui, sugiro que você dê uma olhada. Mas, adiantando, tira a vírgula depois de “ressaltar que”
-> cara, eu entendi que você quis dizer que praticar atos solidários para postar nas redes é apenas um ato para ‘aparecer’, mas você não soube defender isso não. Primeiro você disse ” é comum ver pessoas praticando atos de solidariedade, cidadania e justiça” e finalizou com um “alcançar objetivos irrelevantes para a sociedade.” isso é bem (?) Você deveria ter criticado mais isso, defendido sua ideia a respeito. É uma ideia bem difícil de defender, pq apesar de ser só pra aparecer e tal, eles estão ajudando aqueles que precisam, e isso -sendo falso ou não- já é um ato de humanidade.
-> “contudo” você coloca entre vírgulas, conectivo opositivo no meio da frase
D2–
Ademais, é indiscutível salientar que(1), o desinteresse do Estado em preservar esses valores fomenta esse problema. Segundo Thomas Hobbes, filósofo inglês, é dever do Estado garantir o bem-estar da população. Diante disso, vê-se que o Estado não (2) cumpri com essa responsabilidade, haja (3)visto que matérias importantes e que atuam diretamente na causa desse tema (4)como a sociologia e a filosofia(5) são desvalorizadas nas escolas(6) assim (7)afetando, principalmente, crianças e adolescentes que precisam dessas matérias para se desenvolverem como cidadãos. Dessa forma, a omissão do Estado também contribui para a falta de preservação dos valores humanos.
1. nem preciso falar da virgula
2. cumpre
3. vista
4|5. isole entre vírgulas, exemplificação termo acessório
6|7. isole entre virgulas, conectivo conclusivo no meio da frase
-> senti uma falta do efeito desse ensino lesado. Qual o problema desse ‘atraso da cidadania’ ? De qualquer forma, ficou muito bom e bem melhor argumentado que o D1.
CONCLUSÃO–
-> há uma diferença entre nos/nós, você errou o uso, deveria ser nos
-> trouxe 2 meio/modo por quê?
-> “devido à importância”
-> Thiago, cara, a conclusão é o parágrafo mais fácil! pode errar isso não, é só você colocar as palavras que definem os 4 critérios e detalhar/descrever um deles e pronto, 200 na C5. Cuidado pra não enfeitar demais, é muito simples fechar a ultima competencia.
C1: 4
See lessC2: 5
C3: 3
C4: 4
= 16
Crimes cibernéticos no Brasil
Thamirysbds
Oi, Thiago :) Leandro fez uma ótima correção, teve apenas alguns erros, principalmente na nota das competências. É por isso que eu insisto sempre em dizer para não se apegar às notas, pois aqui somos todos amadores, ninguém conhece de fato os critérios, mas as dicas que são dadas por aqui -as vezes-Leia mais
Oi, Thiago :)
Leandro fez uma ótima correção, teve apenas alguns erros, principalmente na nota das competências. É por isso que eu insisto sempre em dizer para não se apegar às notas, pois aqui somos todos amadores, ninguém conhece de fato os critérios, mas as dicas que são dadas por aqui -as vezes- são muito boas!
INTRODUÇÃO —
-> não entendi o primeiro ponto do Leandro, pois você disse sim logo após “ex-presidente do Brasil”. Atente-se: [pessoa] + [informação sobre a pessoa] esse último é aposto, sempre deve vir isolado entre vírgulas: “Dilma Roussef[,] ex-presidente do Brasil[,] que…”
-> Quanto ao uso do conectivo, concordo com Leandro. Você precisa, necessariamente usar 3 conectivos conclusivos durante o texto (2 teses de fechamento e na conclusão), então, procure diversificar mais os outros, para não usar somente um tipo de conjunção.
-> estruturação completa (citação + fundamento + teses)
D1 —
-> Thiago, Thiago…. quando você pegar uma frase de algum autor e não modificá-la, ou seja, transcrever em seu formato original, deve sempre colocá-la entre aspas, isso se chama citação direta. Eu sempre aconselho a fazer citações indiretas, pq é uma forma de pegar a frase do autor (nesse caso não precisa de aspas) e modificar com suas próprias palavras, claro que sem fugir da essência, revelando autoria.
-> “consequentemente” é advérbio deslocado, o isolamento entre vírgulas é facultado, mas ou você isola (virgula antes e depois) ou não coloca vírgula nenhuma
-> só pra chamar sua atenção, perceba que você usou “logo” e “sendo assim”, dois conclusivos, percebeu o que eu disse ? é tudo do mesmo tipo, procura diversificar mais
-> sua argumentação aqui, ta melhor que a outra que eu corrigi. Ta melhor que AQUELA, a evolução é notória, mas não quer dizer que esteja bom. Você tem que ser mais crítico, você fala apenas o óbvio: “não tem punição, logo, aumenta as vítimas”, mas é claro! Não discorra o superficial, mostre posicionamento:
– como esses criminosos atuam ?
– esse problema possui um público-alvo? adolescentes? idosos?
– o que isso implica na vida das vítimas ?
-> Pense nas perguntas que poderiam surgir al decorrer da leitura e já monstando seu desenvolvimento.
-> Outra coisa que Leandro falou e eu super concordo, fuge dessas teses de fechamento que vc fez, deixa as propostas para a conclusão, aproveita o espaço e detalhe mais tua opinião. Isso vale para as 2 teses de fechamento (D1 e D2).
D2 —
-> Cuidado com a concordância, rapaz! é ‘fomenta’: “a falta de conhecimento sobre a internet e a segurança digital fomentam esse problema”
o que FOMENTAM (plural) esse problema ? -> A FALTA de conhecimento (sing)
-> ausência de vírgula: “alvos[,] já que…” oração explicativa
-> ausência de vírgula: “pessoas conectadas[,] medidas” fechar o termo acessório
-> ausência de vírgula: isola do “contudo”, ta no meio da frase e é conclusivo
-> Sim, Leandro está certissimo quanto à repetição de “facilidade”. A repetição só é descontada na C1 quando é feita justamente da forma que você fez: “a facilidade é isso, contudo a facilidade…” é desnecessário rs basta dizer:
“Diante disso, é possível ver a facilidade dos criminosos em fazer vítimas, principalmente as pessoas leigas sobre o assunto[,] que…”
-> Nesse eu gostei da tua argumentação, se tivesse feito o D1 assim teria sido ótimo, pois você focou no problema e na população afetada.
CONCLUSÃO
See less-> ‘governo federal