Crimes cibernéticos no Brasil

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Espionagem, roubo de dados, extorsão, entre outros, são alguns dos crimes cibernéticos que acometem várias pessoas como, por exemplo, Dilma Roussef ex-presidente do Brasil que foi vítima de espionagem pelos Estados Unidos. Logo, nota-se que o fácil acesso à internet traz tanto benefícios como malefícios para a população. Visto isso, dois fatores que contribuem para o aumento desse problema são a dificuldade em encontrar esses criminosos e o baixo entendimento sobre segurança digital.

A princípio, é indiscutível que o anonimato desses criminosos contribui para esses crimes. De acordo com o jornalista brasileiro Carlos Lacerda, a impunidade gera a audácia dos maus. Logo, percebe-se que a facilidade desses criminosos se esconderem por trás dos computadores dificulta a punição destes, consequentemente aumentando o número de crimes e vítimas. Sendo assim, é necessário o desenvolvimento de tecnologias e pessoas capacitadas para enfrentar esse tipo de criminosos.

Outrossim, é importante ressaltar que a falta de conhecimento sobre a internet e a segurança digital fomentam esse problema. Segundo a Norton, empresa de segurança digital, cerca de 65% dos internautas já foram vitimas de cibercrimes. Diante disso, é possível ver a facilidade dos criminosos em fazer vítimas, contudo essa facilidade está principalmente nas pessoas leigas sobre o assunto que são os principais alvos já que acessam facilmente a internet, mas desconhecem dos riscos que estão expostas. Assim sendo, diante do grande número de pessoas conectadas medidas devem ser tomadas para a população aumentar seu nível de segurança digital.

Portanto, é notável a necessidade de intervenção do Estado para atenuar esse problema. A priori, cabe ao Governo Federal por meio do ministério da ciência e tecnologia desenvolver programas e meios mais eficientes de identificar esses criminosos, a fim de puni-los adequadamente, em paralelo, deve o ministério da educação (MEC) adiciona a grade curricular das escolas a matéria de informática, com o intuito de ensinar os alunos sobre segurança digital.

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2 Correções

  1. Não sou éxpert em redação mas espero te ajudar!

    Introdução – “Dilma Roussef ex-presidente do Brasil que foi vítima de espionagem pelos Estados Unidos.” Acredito eu que a vírgula correta seria “Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil, que foi vítima de espionagem pelos Estados Unidos.” E também seria interessante antes de citar o nome dela dizer alguma informação referente a ela, como “a economista Dilma Rousseff, ex-presidente…”.

    Mais adiante você escreveu: “Visto isso, dois fatores que contribuem para o aumento desse problema são a dificuldade em encontrar esses criminosos e o baixo entendimento sobre segurança digital.” – Acredito que seria melhor a troca do conectivo “Visto isso” para “Logo” ou “Neste contexto”. Sugiro tal mudança neste trecho: ” Neste Contexto, existem dois fatores quem contribuem para o aumento dessa problemática: o baixo entendimento populacional sobre conceitos básicos da segurança digital e a dificuldade em encontrar tais criminosos.

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    Desenvolvimento 1 – “A princípio, é indiscutível que o anonimato desses criminosos contribui para esses crimes.” – Primeiramente seria interessante você contextualizar… Quem são “esses criminosos”? e também poderia colocar a palavra “salientar” (ou qualquer outra palavra parecida) após o “é indiscutível”. Eu deixaria assim: “A princípio, é indiscutível salientar que, uma das principais causas dos crimes onlines serem tão presentes nacionalmente, se dá por conta da facilidade que os criminosos tem para cometer tais crimes anonimamente.”

    “Logo, percebe-se que a facilidade desses criminosos se esconderem por trás dos computadores dificulta a punição destes” – unicamente mudaria o “destes” para “deles”.

    “Sendo assim, é necessário o desenvolvimento de tecnologias e pessoas capacitadas para enfrentar esse tipo de criminosos.” – Acho que aqui você deu uma “mini” proposta de intervenção que normalmente é feita somente na conclusão!

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    Desenvolvimento 2 – “Diante disso, é possível ver a facilidade dos criminosos em fazer vítimas, contudo essa facilidade está principalmente nas pessoas leigas sobre o assunto…” – Trocaria a palavra facilidade por outra palavra para não haver uma repetição tão perto. Deixaria assim: “Diante disso, é possível perceber a facilidade dos criminosos em fazer novas vítimas, pois esta aptidão é encontrada facilmente no encontro cibernético entre pessoas leigas e os criminosos.”

    *

    Conclusão – “A priori, cabe ao Governo Federal por meio do ministério da ciência e tecnologia desenvolver programas…” – Coloque vírgula e deixe maiúsculo o nome do ministério: “[…] cabe ao Governo Federal, por meio do Ministério da Ciência e Tecnologia, desenvolver programas…”

    “[…] a fim de puni-los adequadamente, em paralelo, deve o ministério da educação (MEC) adiciona a grade curricular das escolas a matéria de informática” – Após o adequadamente trocar a vírgula por um ponto pois você encerrou um ciclo e iniciou outro: “puni-los adequadamente. Em paralelo, deve…”. Novamente saliento que é importante colocar o nome do ministério com letra maiúscula na primeira letra, sendo assim: “Ministério da Educação” – e por último, ao invés de “adiciona” colocar “adicionar”, com R no final.

    Competência 1 – 100
    Competência 2 – 140
    Competência 3 – 180
    Competência 4 – 160
    Competência 5 – 180

    Nota final = 760

    Parabéns pelo texto!

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  2. Oi, Thiago :)

    Leandro fez uma ótima correção, teve apenas alguns erros, principalmente na nota das competências. É por isso que eu insisto sempre em dizer para não se apegar às notas, pois aqui somos todos amadores, ninguém conhece de fato os critérios, mas as dicas que são dadas por aqui -as vezes- são muito boas!

    INTRODUÇÃO —
    -> não entendi o primeiro ponto do Leandro, pois você disse sim logo após “ex-presidente do Brasil”. Atente-se: [pessoa] + [informação sobre a pessoa] esse último é aposto, sempre deve vir isolado entre vírgulas: “Dilma Roussef[,] ex-presidente do Brasil[,] que…”

    -> Quanto ao uso do conectivo, concordo com Leandro. Você precisa, necessariamente usar 3 conectivos conclusivos durante o texto (2 teses de fechamento e na conclusão), então, procure diversificar mais os outros, para não usar somente um tipo de conjunção.

    -> estruturação completa (citação + fundamento + teses)

    D1 —
    -> Thiago, Thiago…. quando você pegar uma frase de algum autor e não modificá-la, ou seja, transcrever em seu formato original, deve sempre colocá-la entre aspas, isso se chama citação direta. Eu sempre aconselho a fazer citações indiretas, pq é uma forma de pegar a frase do autor (nesse caso não precisa de aspas) e modificar com suas próprias palavras, claro que sem fugir da essência, revelando autoria.

    -> “consequentemente” é advérbio deslocado, o isolamento entre vírgulas é facultado, mas ou você isola (virgula antes e depois) ou não coloca vírgula nenhuma

    -> só pra chamar sua atenção, perceba que você usou “logo” e “sendo assim”, dois conclusivos, percebeu o que eu disse ? é tudo do mesmo tipo, procura diversificar mais

    -> sua argumentação aqui, ta melhor que a outra que eu corrigi. Ta melhor que AQUELA, a evolução é notória, mas não quer dizer que esteja bom. Você tem que ser mais crítico, você fala apenas o óbvio: “não tem punição, logo, aumenta as vítimas”, mas é claro! Não discorra o superficial, mostre posicionamento:

    – como esses criminosos atuam ?
    – esse problema possui um público-alvo? adolescentes? idosos?
    – o que isso implica na vida das vítimas ?

    -> Pense nas perguntas que poderiam surgir al decorrer da leitura e já monstando seu desenvolvimento.

    -> Outra coisa que Leandro falou e eu super concordo, fuge dessas teses de fechamento que vc fez, deixa as propostas para a conclusão, aproveita o espaço e detalhe mais tua opinião. Isso vale para as 2 teses de fechamento (D1 e D2).

    D2 —
    -> Cuidado com a concordância, rapaz! é ‘fomenta’: “a falta de conhecimento sobre a internet e a segurança digital fomentam esse problema”
    o que FOMENTAM (plural) esse problema ? -> A FALTA de conhecimento (sing)

    -> ausência de vírgula: “alvos[,] já que…” oração explicativa

    -> ausência de vírgula: “pessoas conectadas[,] medidas” fechar o termo acessório

    -> ausência de vírgula: isola do “contudo”, ta no meio da frase e é conclusivo

    -> Sim, Leandro está certissimo quanto à repetição de “facilidade”. A repetição só é descontada na C1 quando é feita justamente da forma que você fez: “a facilidade é isso, contudo a facilidade…” é desnecessário rs basta dizer:
    “Diante disso, é possível ver a facilidade dos criminosos em fazer vítimas, principalmente as pessoas leigas sobre o assunto[,] que…”

    -> Nesse eu gostei da tua argumentação, se tivesse feito o D1 assim teria sido ótimo, pois você focou no problema e na população afetada.

    CONCLUSÃO
    -> ‘governo federal

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