Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A gordofobia com mulheres brasileiras.
AnaJu1511
Oiee, tudo bem!? Sei um pouco de Redação e vou tentar te ajudar. Introdução - Nesse parágrafo você escreveu: "Isso ocorre pelo padrão imposto pela sociedade, principalmente com mulheres brasileiras". Temos aí o primeiro argumento que deve ser desenvolvido e explorado ao longo do texto (padrão impostLeia mais
Oiee, tudo bem!? Sei um pouco de Redação e vou tentar te ajudar.
Introdução – Nesse parágrafo você escreveu: “Isso ocorre pelo padrão imposto pela sociedade, principalmente com mulheres brasileiras”. Temos aí o primeiro argumento que deve ser desenvolvido e explorado ao longo do texto (padrão imposto pela sociedade), mas o seu segundo argumento não aparece na sua introdução =(
Desenvolvimento – No seu primeiro parágrafo de desenvolvimento aparece assim: ” Torna-se evidente, portanto a ineficácia de uma lei específica para quem pratica a gordofobia”. Você fala sobre uma lei que não está sendo executada quando me diz que ela está sendo ineficaz. O problema disso é que o seu corretor pode se perguntar “qual lei?” e aí teremos uma brecha no seu desenvolvimento.
No seu desenvolvimento 2, a citação não foi tão desenvolvida. Você pode perder pontos por isso, pois é necessária uma melhor conexão dessa citação com o parágrafo.
Conclusão – No início da sua conclusão há “interfere-se”, mas o verbo “interferir” possui o mesmo sentido de “intervir” e “intrometer”. Portanto, acredito que você queria dizer “infere-se”, já que o verbo “inferir” representa o mesmo que “concluir”.
Proposta de Intervenção – A proposta necessita de 5 elementos: agente, modo/meio, ação, detalhamento e finalidade. Entretanto, não encontrei o seu modo/meio – que seria facilmente identificado se você utiliza-se “por meio de” ou “através de”. Tente deixar esses elementos o mais claro possível no seu texto.
Queria aproveitar e dizer que duas propostas de intervenção, infelizmente, não vão te render mais pontos – isso está escrito no manual de correção Enem da competência V. Os corretores avaliam e pontuam apenas a proposta mais completa. Por isso, é melhor você fazer uma única proposta apresentando os cinco elementos que citei acima do que duas propostas incompletas.
Quero fazer mais uma observação nesse fim de correção: Seus desenvolvimentos precisam ser mais desenvolvidos, entende? Você precisa se aprofundar mais nos argumentos e explorar o quanto eles são um problema. Assim, indico que você leia algumas redações nota 1000 para que vocês as tenha mais ou menos como forma de referência.
Não pare de escrever, certo? Tenho certeza que se você continuar treinando, irá longe e conseguirá uma nota muitoo boa!
See lessTema: o estigma relacionado a doenças mentais no Brasil
AnaJu1511
Oii, tudo bem!? Sei um pouquinho de Redação e vou fazer algumas ressalvas certo? Introdução - A sua introdução apresenta justaposição (ocorre quando orações que deveriam ser divididas em períodos distintos, permanecem em apenas um) e a repetição de palavras. Vou marcar a justaposição com * e a repetLeia mais
Oii, tudo bem!? Sei um pouquinho de Redação e vou fazer algumas ressalvas certo?
Introdução – A sua introdução apresenta justaposição (ocorre quando orações que deveriam ser divididas em períodos distintos, permanecem em apenas um) e a repetição de palavras. Vou marcar a justaposição com * e a repetição com # para que fique mais claro para você.
O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar *,* Fleck é negligenciado, ignorado e humilhado pela população*,* o longa-metragem mostra a violência e o preconceito #que que# Arthur sofre dia após dia. Igualmente ,no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Vou tentar reformular ok?
O filme “Coringa” apresenta a história de Arthur Fleck – um palhaço de rua que sofre da síndrome pseudobulbar – e encontra-se negligenciado, ignorado e humilhado pela população. O longa-metragem mostra a violência e o preconceito que Arthur sofre dia após dia. Igualmente, no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Na sua introdução eu ainda tenho mais uma observação a fazer. É que quando você diz: “no Brasil é difícil a convivência de grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade”, dá a entender que esses grupos não conseguem conviver entre si – mesmo que você tenha citado a sociedade depois. Isso mudaria se você substituísse o “de” por “com”.
Ficaria assim: no Brasil é difícil a convivência com grupos que tem transtornos mentais, devido ao preconceito da sociedade.
Desenvolvimento – Os seus desenvolvimentos apresentam algumas vírgulas em lugares que não eram necessários (*) e erro de concordância (#).
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares*,* eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Assim como*,* na atualidade muitos ainda são excluso#
,pois,infelizmente, a coletividade se importa apenas com físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice,da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade,a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre ,desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião*,* e falta de vontade *,* por não terem conhecimento,acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Eu colocaria assim:
Na idade moderna seres que manifestassem sinais de loucura eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares. Eles eram vistos como ameaça e considerados fora do padrão. Da mesma maneira, na atualidade muitos ainda são exclusos, pois, infelizmente, a coletividade se importa apenas com o físico deixando a saúde mental em segundo plano.
Segundo o autor brasileiro Paulo Autran “Todo preconceito é fruto da burrice, da ignorância, e qualquer atividade contra preconceitos é válida”. Em conformidade, a ignorância é um defeito que a humanidade carrega desde sempre, desqualificando e deturpando a verdade sobre determinado argumento. Quando é falado sobre transtornos mentais, muitos prescrevem como: frescura, falta de religião e falta de vontade. Por não terem conhecimento, estas pessoas acabam criando suas próprias ideias, a fim de anular os fatos sobre quaisquer assuntos comprovados cientificamente e logicamente.
Mais uma observação que quero fazer é: quando você diz ” eram expulsos das cidades, jogados no mar ou deixado em outros lugares”, tenha em mente que o seu corretor vai se perguntar “quais são esses outros lugares?”. Portanto, procure fechar essas brechas.
Conclusão – Seu último parágrafo apresenta um período incompleto, utilização inadequada de vírgula e erro de acentuação.
Você escreveu: “Sabendo, portanto, que o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim ,cabe ao Ministério da Saúde…” -, mas consegue perceber que parece que está faltando alguma coisa? Acredito que isso ocorreu porque você utilizou um verbo no gerúndio (sabendo) e deu a entender que você iria completar.
Reformulação sem o verbo no gerúndio: Portanto, o prejulgamento e a incompreensão é o mal da comunidade brasileira. Sendo assim, cabe ao Ministério da Saúde…
Na sua terceira linha do último parágrafo aparece assim: “desenvolver palestras para exibir a sociedade a importância de se discutir…”, Esse “a” de “exibir a” deveria ter crase, ou seja, ficaria da seguinte forma: desenvolver palestras para exibir à sociedade a importância de se discutir…
Depois aparece assim: “diminuindo o estigma social e conscientizando em massa *,*com isso o tabu será quebrado e as pessoas terão conhecimento e poderão acolher, ajudar sem preconceito *,* tornando o ambiente de convívio agradável*,*e livre da maldade e do desconhecimento.”
Reescrevendo eu colocaria assim: diminuindo o estigma social e conscientizando em massa. Com isso, o tabu será quebrado, as pessoas terão conhecimento, poderão acolher e ajudar sem preconceito. Assim, o ambiente terá um convívio agradável, livre da maldade e do desconhecimento.
Agora vou falar sobre a sua proposta de intervenção. A proposta deve ter agente, modo, ação, finalidade e detalhamento. No entanto, não consegui identificar o modo e a finalidade na sua intervenção. Tente tornar isso mais claro. Você pode colocar “por meio de/através de/por intermédio de” para explicitar o modo, e “a fim de” para deixar clara a finalidade.
Recomendo que você estude mais sobre o uso de vírgulas. Isso te ajudará muitoo no planejamento do próximo texto que você fizer. Não pare de escrever certo? Continue estudando e você irá longe ;)
See lessO Estigma Associado às Doenças Mentais na Sociedade Brasileira
Vitoria1
Olá, espero conseguir te ajudar de alguma forma! * Introdução: - Na sua introdução achei que você soube organizar bem suas idéias, além de trazer um repertório produtivo, pertinente e legitimado (isso é fundamental para a competência 2). Contudo, algo importante de se pontuar é que no final do seu pLeia mais
Olá, espero conseguir te ajudar de alguma forma!
* Introdução:
– Na sua introdução achei que você soube organizar bem suas idéias, além de trazer um repertório produtivo, pertinente e legitimado (isso é fundamental para a competência 2). Contudo, algo importante de se pontuar é que no final do seu parágrafo, você cita “estigmas associados à SAÚDE MENTAL”, saúde mental e doenças mentais são coisas que, aparentemente, parecem iguais, mas, na verdade são bem distintas, então para que você não tenha nenhum problema com tangenciamento tenta colocar todas as palavras tal qual estão presentes no tema.
* Desenvolvimenro 1:
No seu primeiro argumento, vejo que há um probleminha de organização de ideias, apesar de você ter utilizado um ótimo repertório sociocultural, sua tese ficou um pouco solta, esse é um problema comum, mas que pode ser facilmente resolvido, é só você se atentar mas ao uso dos conectivos e também reler o seu texto antes de passar a limpo.
* Desenvolvimento 2:
No seu D2, as ideias ficaram mais interligadas e coesas, o que auxilia demais na competência 3 e 4!
* Conclusão:
See lessNo desfecho do seu texto, você apresentou uma propostade intervenção completa, com: Agente, ação, meio, finalidade e detalhamento. Parabéns!
o estigma associado as doenças mentais na sociedade brasileira (correção modelo ENEM se possível)
Vitoria1
Olá, espero conseguir te ajudar! * Introdução: 1- Na sua introdução senti muito a falta da palavra "Estigma", que por ser o termo chave do tema é de extrema importância que já esteja logo de cara na sua introdução, para que não haja o tangenciamento do tema, então, te indico que nas próximas redaçõeLeia mais
Olá, espero conseguir te ajudar!
* Introdução:
1- Na sua introdução senti muito a falta da palavra “Estigma”, que por ser o termo chave do tema é de extrema importância que já esteja logo de cara na sua introdução, para que não haja o tangenciamento do tema, então, te indico que nas próximas redações você se atente bastante a essa questão!
2 – Outro aspecto importante de se citar, é que você falou sobre as consequências do uso das REDES SOCIAIS na saúde mental dos indivíduos, mas o tema é os ESTIGMAS associados às doenças mentais na sociedade brasileira, portanto, infelizmente, você tangenciou o tema, já que você trouxe uma abordagem totalmente diferente da proposta de redação.
3- “Cada vez mais estressantes e perigosos. com…” A palavra “com” deve começar com letra maiúscula.
* Desenvolvimenro 1:
Aqui, novamente, você foge do tema proposto, citando os impactos das redes sociais, sem citar os estigmas relacionados às doenças psíquicas.
* Desenvolvimento 2:
Essa, é a única parte do seu texto onde, de fato, você cita os estigmas relacionados à tais distúrbios, mas você poderia ter desenvolvido de forma mais coesa, relacionando o seu repertório com o seu argumento, você apenas citou a frase de Mahatma Gandi, sem fazer uma conexão com o seu ponto de vista, e isso prejudica tanto a competência 2, quanto a competência 3.
*Conclusão:
Na conclusão você apresentou duas propostas de intervenção. (apenas uma completa)
Proposta 1:
Agente: Ministério da ciência e tecnologia
Ação: Anúncios nas mídias sociais
Meio: ?
Finalidade: ?
Detalhamento: sobre o uso das redes sociais
Proposta 2:
Agente: Ministério da Saúde
Ação: campanhas
Meio: parcerias com as famílias
Finalidade: visando dessa forma…
Detalhamento: sobre a importância…
*Considerações finais: olha, infelizmente, como eu já citei anteriormente, você tangenciou o tema, e isso te prejudica em diversas competências, principalmente a 2, mas não só ela, então, toma bastante cuidado nas próximas redações, leia de forma cautelosa o tema proposto e também os textos apoio, para que isso não ocorra novamente. Espero ter ajudado de alguma forma!
See lessA questão da pedofilia no Brasil
Idinara
Boa noite, então acabei de analisar sua redação e espero ajudar. Antes de começar queria dizer que você tem uma ótima escrita, parabéns. MAS, VAMOS LÁ. A sua contextualização está ótima, os dois argumentos são bem claros e sua opinião (tese) ficou bem colocada (isso é muito importante), porém sentiLeia mais
Boa noite, então acabei de analisar sua redação e espero ajudar. Antes de começar queria dizer que você tem uma ótima escrita, parabéns. MAS, VAMOS LÁ.
See lessA sua contextualização está ótima, os dois argumentos são bem claros e sua opinião (tese) ficou bem colocada (isso é muito importante), porém senti a falta de alguns conectivos como por exemplo na linha 2 – colocaria o conectivo ” logo” antes de ” se deparando”. Ao invés de “ao seguir, ela é estrupada” colocar ” posteriormente, sendo estrupada”. E para finalizar a introdução seria interessante que você deixe claro que algo deve ser feito ” dessa forma, faz-se necessário que medidas sejam tomadas ” ou “indubitavelmente, faz-se imperiosa a análise de tais fatores, que problematizão a
situação do quadro”. No segundo parágrafo, como você irá abordar uma consequência, iniciar com uma frase alusiva a isso como “pode-se mencionar , por exemplo” e a seguir colocar o dado da OMS. e argumentar. No terceiro você poderia iniciar com “outra preocupação constante” ou alguma frase que você ache mais pertinente, mas que sobretudo lhe ajude a conectar um paragráfo a outro. Também antes de mencionar o filósofo colocar algo como ” só para ilustrar” ficaria ótimo. E novamente antes de concluir o parág. 2 bater na mesma “tecla” de que algo deve ser feito para minimizar tal cenário. No terceiro parágrafo ao invés de ” na figura” poderia ser ” o Estado, juntamente com o …”. Logo, na sua proposta de intervenção há o AGENTE, AÇÃO (DETALHAMENTO) mas, faltou o MEIO-MODO. Espero ter ajudado.
Relação entre alimentação e preservação do meio ambiente: questão de educação da sociedade?
AnaJu1511
Oii, tudo bem!? Sei um pouco de Redação e vou tentar te ajudar :) Introdução - Sua introdução possui um repertório, uma tese e os dois argumentos que você vai utilizar ao longo do texto. Parabéns, ficou muito boa! Desenvolvimento - Os seus desenvolvimentos apresentam ótimos conectivos e você explicaLeia mais
Oii, tudo bem!?
Sei um pouco de Redação e vou tentar te ajudar :)
Introdução – Sua introdução possui um repertório, uma tese e os dois argumentos que você vai utilizar ao longo do texto. Parabéns, ficou muito boa!
Desenvolvimento – Os seus desenvolvimentos apresentam ótimos conectivos e você explica muito bem os argumentos, utilizando repertórios muito interessantes. Além disso, conclui muito bem ambos os parágrafos.
Conclusão – Você mostra muito bem a necessidade da resolução do problema e retoma o primeiro repertório que utilizou. Ficou muito bom!
Proposta de Intervenção – A sua proposta de intervenção apresenta agente, modo, ação e detalhamento. Tente deixar mais clara a finalidade.
Competência 1: 200
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 160 (aposte em mais conectivos)
Competência 5: 160 (mostre a finalidade)
Total: 920
Parabéns pela Redação incrível! Você foi muito bem, continue assim!
See lessAnalfabetismo Digital
AnaJu1511
Oii, tudo bem!? Vou tentar te ajudar! O texto dissertativo-argumentativo possui uma estrutura um tanto complexa que deve ser seguida. Vou deixar aqui embaixo um pouquinho dela para que você possa entender da melhor forma. Introdução - Esse é o primeiro parágrafo do seu texto e ele precisa possuir umLeia mais
Oii, tudo bem!?
Vou tentar te ajudar!
O texto dissertativo-argumentativo possui uma estrutura um tanto complexa que deve ser seguida. Vou deixar aqui embaixo um pouquinho dela para que você possa entender da melhor forma.
Introdução – Esse é o primeiro parágrafo do seu texto e ele precisa possuir um repertório sociocultural (pode ser série, música, filme, algum artigo da constituição… enfim, algo que se relacione com o tema), uma tese (seu ponto de vista sobre aquele tema) e os dois argumentos que você vai utilizar durante o seu texto.
Desenvolvimento – O desenvolvimento é dividido em dois parágrafos em que, em cada um deles, você vai defender os seus argumentos predefinidos. Durante esses parágrafos você deve se utilizar de repertórios (geralmente dados de pesquisas) para mostrar bem o seu argumento e mostrar o quanto o tema possui problemas que devem ser solucionados da melhor forma.
Conclusão – A sua conclusão deve ter uma reafirmação da sua tese (ponto de vista) e uma proposta de intervenção completa. Tente incluir todos os fatores abaixo e complemente concluindo o seu parágrafo com alguma frase que mostre que a sua proposta de intervenção pode minimizar o problema como: “Assim, o cidadão verá seu direito sendo garantido”.
Proposta de Intervenção – A proposta de intervenção faz parte da Conclusão e ela deve apresentar 5 fatores: agente (quem pode fazer?), modo (por meio de que?/por intermédio de que?), ação (o que?), finalidade (para que?) e detalhamento (como?). A sua apresenta apenas ação.
Dica: durante o seu texto, use mais conectivos. Eles são extremamente importantes para uma boa argumentação! Fique atento a esses detalhes e procure treinar mais. Leia algumas redações nota mil e tente identificar esses elementos. Continue escrevendo e você evoluirá bastante!
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (PADRÃO ENEM)
AnaJu1511
Oii, tudo bem!? Vou tentar te ajudar com o pouquinho que eu sei sobre Redação :) Introdução - O repertório que você utilizou foi ótimo! No entanto, você deve utilizar "o" ao invés de "u" (1º linha da introdução). Seu parágrafo apresenta a sua tese e os dois argumentos, deixando claro o seu ponto deLeia mais
Oii, tudo bem!?
Vou tentar te ajudar com o pouquinho que eu sei sobre Redação :)
Introdução – O repertório que você utilizou foi ótimo! No entanto, você deve utilizar “o” ao invés de “u” (1º linha da introdução). Seu parágrafo apresenta a sua tese e os dois argumentos, deixando claro o seu ponto de vista (ponto muito positivo!).
Desenvolvimento – Seus dois parágrafos de desenvolvimento estão ótimos, apresentando os dois argumentos e evidenciando o quanto eles são um problema, por meio de dados e alusão histórica. A palavra “país” (8º linha do segundo parágrafo de desenvolvimento) deve começar com letra minúscula.
Conclusão – A conclusão começa muito bem, reafirmando a necessidade de minimizar o problema e utilizou conectivos de maneira correta. Há leves desvios gramaticais nas palavras “abertas” (5º linha do seu 4º parágrafo) e “mostrar” (10º linha do seu 4º parágrafo).
Proposta de Intervenção – A sua proposta apresenta os fatores agente, ação, detalhamento e finalidade. Vi que você colocou o modo quando disse “com verbas governamentais”, porém você pode substituir “com” por “por meio de” ou “por intermédio de”. Dessa forma, ficará mais claro para o corretor identificar todos os fatores da sua proposta de intervenção.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total: 920
Parabéns! Seu texto ficou ótimo! Continue assim!
See lessDeficientes físicos e a inclusão na sociedade
AnaJu1511
Olá, tudo bem? Não sou profissional, mas posso tentar ajudar. Introdução - A sua introdução possui um repertório sociocultural, mas a tese não está muito clara e os dois argumentos que você vai utilizar não se encontram nesse primeiro parágrafo. Desenvolvimento - Seu segundo desenvolvimento está basLeia mais
Olá, tudo bem? Não sou profissional, mas posso tentar ajudar.
Introdução – A sua introdução possui um repertório sociocultural, mas a tese não está muito clara e os dois argumentos que você vai utilizar não se encontram nesse primeiro parágrafo.
Desenvolvimento – Seu segundo desenvolvimento está bastante expositivo. Tente deixar mais claro o seu ponto de vista.
Conclusão – A sua conclusão deve sempre começar com algum conectivo conclusivo. Você pode utilizar “portanto”, “logo”, “assim”, “desse modo”, “dessa forma” e etc.
Exemplo de início de conclusão: “Portanto (conectivo conclusivo), faz- se necessário que medidas assertivas sejam tomadas para minimizar os efeitos da exclusão dos deficientes físicos no Brasil.”
Proposta de Intervenção – A proposta de intervenção deve possuir agente, modo, ação, detalhamento e finalidade. A sua possui apenas agente e ação.
Continue escrevendo! Tenho certeza que treinando mais um pouquinho você conseguirá melhor bastante ;)
See lessO hábito de leitura entre os jovens
AnaJu1511
Olá, tudo bem!? Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar. Introdução - A sua introdução possui um bom repertório sociocultural, além de apresentar corretamente a problemática do texto e os dois argumentos de forma bem resumida. Porém, tente deixar os seus argumentos mais claros na sua introduçLeia mais
Olá, tudo bem!? Não sou profissional, mas vou tentar te ajudar.
Introdução – A sua introdução possui um bom repertório sociocultural, além de apresentar corretamente a problemática do texto e os dois argumentos de forma bem resumida. Porém, tente deixar os seus argumentos mais claros na sua introdução.
Desenvolvimento – O seu D1 apresenta um argumento (logo no início do parágrafo) e um repertório, mas não deixa muito claro o seu ponto de vista. Dessa forma, seu parágrafo ficou expositivo.
O D2 apresenta um repertório (dados), porém seu argumento não ficou claro no princípio do desenvolvimento.
Conclusão – A sua conclusão apresenta reafirmação da tese e a proposta de intervenção possui agente, modo, ação e finalidade. Tente detalhar mais a sua proposta.
Espero ter ajudado!
See less