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A sub-representação da mulher na política brasileira
DanielVM
Pessoal!!! Corrigindo de antemão. Sei que o certo é perspectiva. Eu tive um infarto quando vi"perpectiva".😮 Reviso o texto muitas e muitas vezes e ainda assim não detectei. Quanto à palavra última* foi meu teclado. Enfim, desde já muito obrigado pelas correções, me ajudam bastante!!!!
Pessoal!!! Corrigindo de antemão. Sei que o certo é perspectiva. Eu tive um infarto quando vi”perpectiva”.😮
See lessReviso o texto muitas e muitas vezes e ainda assim não detectei.
Quanto à palavra última* foi meu teclado.
Enfim, desde já muito obrigado pelas correções, me ajudam bastante!!!!
{ENEM} A conservação dos patrimônios históricos e culturais no Brasil
DanielVM
Olá! Fiz a correção parágrafo por parágrafo. 1°: *Você iniciou com um excelente repertório, mas faltou desenvolver sua introdução. Segundo o ‘’Blog do Enem’’, ela tem o contexto, tema e tese. Assim, você inicou com o contexto, depois o resumiu e deixou a tese de lado, o que é fundamental. *Cuidado cLeia mais
Olá! Fiz a correção parágrafo por parágrafo.
1°: *Você iniciou com um excelente repertório, mas faltou desenvolver sua introdução. Segundo o ‘’Blog do Enem’’, ela tem o contexto, tema e tese. Assim, você inicou com o contexto, depois o resumiu e deixou a tese de lado, o que é fundamental.
*Cuidado com o vício de linguagem chamado de eco (promoção/ preservação/governamental/social)!
*Ocorre em razão de algo/ em vista de (pede preposição);
*Você repetiu muito as palavras, um exemplo foi a palavra patrimônio, então já perderia pontos na competência 4 que trata dos mecanismos de construção do texto.
Uma sugestão, mantendo seu ponto de vista: ‘’Segundo a Constituição de 1988, é dever do Estado preservar o patrimônio cultural e histórico brasileiro. (TEMA) Entretanto, essa garantia não é concretizada tendo em vista que muitos monumentos históricos, como o Parque Estadual de Monte Alegre- que fica no Pará- se encontram degradados devido ou ao vandalismo ou à ação do tempo. (MOSTREI COMO É VÍSIVEL) Isso ocorre em razão da inoperância governamental e da ausência de conscientização da sociedade. (TESE/ PONTO DE VISTA) Assim, é nítido o descaso quanto ao assunto em questão.’’
2° O segundo parágrafo ficou mais desenvolvido, mas se atente:
* Redundância: (…) “Os quais deveriam ser conservados, sofrem com a falta de conservação.’’ Se deveriam ser conservados, então já dá para deduzir o resto;
* (..)” É comum constatar que diversos artefatos (…)” Faltou exemplificar;
*já que (sem vírgula);
* Coerência: ‘’Tal fato promove o desgaste dos bens culturais’’ (..) Essa afirmação causou estranheza, pois ‘’tal fato’’ retoma a falta de conservação, aí em seguida vem o verbo ‘’desgaste’’.
*O restante ficou muito bom!!!
3° O trecho teve os mesmos problemas anteriores, como eco (individualismo/ altruísmo/social/patrimonial), além de ideias que não foram bem desenvolvidas.
*Atos de.
4° Você apresentou os elementos da conclusão (agente,ação modo e finalidade);
*Ao falar do governo já está implícita sua função;
*Finalizo com a seguintr observação: Se concentre em apenas uma proposta. É uma dica importante, porque evita gasto de tempo e linhas focando em duas. Além disso, lendo as redações nota 1000 dá para perceber que o pessoal se foca em detalhar apenas uma.
Vá no Blog do Enem, pois tem muitas dicas que me ajudaram. Sucesso na prova!!!!
See lessEstratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil
DanielVM
Olá, já te parabenizo pelo farto vocabulário e uso de conectivos. Além disso, você teve muitos repertórios. *Correção em cada parágrafo* 1° parágrafo: Errinho de ortografia. 1.1: Seguiu a fórmula que é contextualização, tema, tese- o que é ótimo; 1.2: Talvez tenha sido a digitação, mas a letra ‘’o’’Leia mais
Olá, já te parabenizo pelo farto vocabulário e uso de conectivos. Além disso, você teve muitos repertórios.
*Correção em cada parágrafo*
1° parágrafo: Errinho de ortografia.
1.1: Seguiu a fórmula que é contextualização, tema, tese- o que é ótimo;
1.2: Talvez tenha sido a digitação, mas a letra ‘’o’’ tinha que estar minúscula.
2° parágrafo: Estruturação/coerência/ uso da vírgula
2.1: Leio bastante redações nota mil e nos parágrafos de desenvolvimento eles afirmam (argumentos), explicam, dão exemplos e concluem. Observe: ‘’Diante desse quadro, é válido evidenciar, antes de tudo que as leis vigentes (INDICE NO TEXTO PELO MENOS UMA LEI) que tratam do tópico são carentes de aplicação no caso concreto, fato que corrobora a perpetuação dos pontos urbanos de uso da substância.” (POR QUE A CARÊNCIA DAS LEIS INTERFERE?)
2.2: A expressão ”no caso concreto” soou estranha.
2.3: Você usou o pronome ‘’dessa’’ que retoma cracolândia e não a droga em si. Então, ficaria incoerente.
2.4: *, Porque*
Sugestão geral: “Diante desse quadro, é válido evidenciar, antes de tudo, que as leis vigentes que tratam do tópico são carentes de aplicação mais efetiva, fato que aumenta o número de cracolândias. *Isso porque elas resolvem temporariamente o problema, como é o caso da nova Lei de Drogas sancionada em 2019 que prevê, inclusive, a internação compulsória. Sob essa ótica, no Brasil, 97% dos municípios tem centros de consumo do entorpecente, apesar do decreto que proíbe seu uso, que por sua vez causa dependência e prejudica o cérebro, coração, pulmões e rins.”
*Usei sinônimos para evitar repetir.*
*Mudei alguns termos, mas a originalidade permanece.
3° parágrafo: Estruturação.
3.1: Mesmo erro do p.2!
4° parágrafo: Somente ortografia e uma observação breve.
4.1: O termo policiais complementa instituições, logo o pronome tem que ficar no feminino: ‘’estas’’.
*Observação: usar o termo dependentes químicos mais acima situa o leitor: “(… ) nas áreas onde se concentram os dependentes químicos. Ademais, o setor de Assistência Social deve elaborar campanhas divulgadas por meio das mídias digitais a fim de oferecer a esses indivíduos uma reabilitação financiada pelo Estado, para reverter esse cenário e evitar o aumento de suas taxas no país. “
Bons estudos!!!!!
See lessReconhecimento da Contribuição das Mulheres nas Ciências da Saúde
DanielVM
Olá! Ressalto que entendi que tem o olhar crítico. Além disso usou vários repertórios. Mas, se atente: *O Enem cobra os temas no contexto do Brasil, tanto é que as soluções estão dentro do mesmo. Logo, vou considerar isso na correção, 1) Você mostrou os argumentos. Mas, ressalto que deixe um espaçoLeia mais
Olá! Ressalto que entendi que tem o olhar crítico. Além disso usou vários repertórios. Mas, se atente:
*O Enem cobra os temas no contexto do Brasil, tanto é que as soluções estão dentro do mesmo. Logo, vou considerar isso na correção,
1) Você mostrou os argumentos. Mas, ressalto que deixe um espaço para informar sua tese. Por exemplo: ”(…) desigualdade de gênero e a falta de incentivo para que as mulheres ocupassem lugares nas ciências da saúde. Dessa forma, é imprescindível debater tal situação e encontrar medidas que visem mitigá-la NO PAÍS.”
* O verbo enunciar pode ser transitivo ou bitransitivo. Na sua redação é bitransitivo, pois algo é enunciado em algum lugar. Como você inverteu, o adjunto adverbial se deslocou, portanto vem acompanhado com vírgulas.
”Declarada em 1988, a Constituição Federal enuncia, *em seu artigo 6°,* o direito à educação, à saúde e ao trabalho como essencial a todo indivíduo no Brasil.”
*Se quisesse poderia usar o travessão também.
*Porém,* *tristemente, nos dias de hoje e diariamente são termos clichês. Evite-os. Como substituí-los? Explore o repertório que você já tem, assim mostra que o problema é atual;
2) Você tem bases argumentativas, mas é o que te falei. O tema tem que ser explorado dentro do contexto brasileiro. Óbvio que o repertório não precisa ser nacional, mas deve seguir uma lógica.
*Outra questão: tanto o 2° parágrafo quanto o 3° estão muito pouco desenvolvidos.
*´Para não se perder mais, siga essa dica: nos parágrafos de desenvolvimento, comece pelo que quer defender. Depois explique, dê exemplos e retome. Por exemplo: ”Em primeiro lugar, vale ressaltar que o patriarcado consoante à Grécia clássica não era inclusivo quanto às mulheres nessas ciências. Isso porque…” Percebeu a diferença? Não mudei seu repertório, mas desenvolvi um possível começo.
*Use termos estrangeiros quando for muito necessário. No seu caso não houve excesso, mas fique atento;
3) *Mesmo problema do 2°.
*falta de*
*”Marie Curie, famosa cientista de *física e *química do século 20, para ter acesso ao ensino superior precisou mudar-se da Polônia para a França devido a uma proibição política que negou o ensino superior às mulheres polonesas.”
*Cuidado com repetições. Houve muita repetição do termo mulheres, por exemplo. Para evitar isso use sinônimos ou pronomes.
*Se invés de repetir ensino superior você usasse ”esse ensino” soaria melhor também;
4) *Seria mais viável substituir o ”status quo” por um termo brasileiro, já que há formas mais claras de falar sobre uma situação. Quando há um termo estrangeiro que tem equivalência evite-o.
*A redação já é voltada à reflexão, portanto fica muito redundante essa forma de iniciar.
*O Enem-para a conclusão- exige agente, ação, modo, e finalidade;
No geral, indico que deixe seu texto mais coerente com os repertórios que você já tem.
Dica: O ”blogdoEnem” me ajudou bastante no desenvolvimento. Vá lá!!! Sucesso!!!!
See lessOs problemas do saneamento básico no Brasil
DanielVM
Olá! É notável que você sabe usar conectivos que interligam parágrafos, mas se atente: 1) Cuidado com repetições. Por exemplo, se você mencionasse somente ideal, já daria para saber que era democrático. Você também mencionou muito a palavra ‘’saneamento’’ e ‘’ brasileiros’’ no decorrer da sua redaçãLeia mais
Olá! É notável que você sabe usar conectivos que interligam parágrafos, mas se atente:
1) Cuidado com repetições. Por exemplo, se você mencionasse somente ideal, já daria para saber que era democrático. Você também mencionou muito a palavra ‘’saneamento’’ e ‘’ brasileiros’’ no decorrer da sua redação. Para evitar isso, use sinônimos ou conectivos;
*Cuidado com o eco. Percebeu a rima que dá ao ler o trecho que tem as palavras democrático/ básico/ qualidade/atualidade? Eco é vício de linguagem. No texto em prosa, isso é despontuado.
*Quanto ao trecho: (..) São problemas na atualidade’’, pense que se está caindo no Enem, então é um problema… Sugestão: ‘’(…) Isso porque, os desafios em oferecer um saneamento eficaz à população perpassam a esfera governamental, o que por sua vez, recai nos gastos públicos. Em consequência disso, aumenta-se a desigualdade que atinge, sobretudo, crianças de periferia, o que fere a Carta Magna. Por isso, convém (..) ‘’
*Dessa forma, você fala que o problema é atual, mas mostrando repertório. Além disso, citar a desigualdade explora mais da introdução e fortalece o seu texto.
2) Você explicou bem como funciona a negligência na primeira parte. Mas, quanto à parte do impasse, faltou explorar um pouco mais. Observe: ‘’(…) Se transforma em um impasse mais complexo de se combater quando começa a envolver esferas tangíveis da saúde brasileira (…)’’ Quais esferas? Em seguida, você fala de consequências, mas quais?
*Eco em estrutural/ nacional/ qualidade/sociedade/ nacional/ municipal/.
*Cuidado com períodos longos. Prejudicam a a clareza do texto.*
3) No Enem são usados dois argumentos. Mas, você usou apenas um, já que você usou os gastos públicos como consequência. Além disso, o período também ficou extenso.
*Teve bastante eco também*.
* Esses termo ‘’dias atuais’’ é muito clichê, porque a redação é justamente para falar disso.
4) A conclusão tem agente, meio, modo e finalidade. Mas, organize melhor a coerência e coesão. Pois, respectivamente, dizer que a falta de saneamento deve ser ‘’combatida’’, assim como o tamanho do período prejudicou a clareza.
*, de uma forma mais assertiva, *
*Fechou com a retomada da citação. Muito bom!!!
Dica: Explore mais o tema, os conectivos, sinônimos e siga a estrutura (introdução, argumento, argumento, conclusão). Sucesso!!!!!
See lessA persistência do racismo na sociedade brasileira
DanielVM
Olá! Observei erros que vão desde á repetição de termos- amor, por exemplo- à questão estrutural do texto, por outro lado percebi que usou citações, o que é importante. 1) ‘’Diante desse dado, é perceptível a persistência que essa intolerância, com raízes de meados do século XVI, época do tráfico eLeia mais
Olá! Observei erros que vão desde á repetição de termos- amor, por exemplo- à questão estrutural do texto, por outro lado percebi que usou citações, o que é importante.
1) ‘’Diante desse dado, é perceptível a persistência que essa intolerância, com raízes de meados do século XVI, época do tráfico e comércio de escravos, ainda é uma atribuição (…) ’’
No geral, entendi que você quer mostrar que o problema é antigo, mas a forma que você escreveu está confusa. Assim, fiz umas correções que mantiveram sua ideia, mas de forma mais clara: ‘’Segundo a pesquisa realizada em 2019, do jornal Datafolha, cerca de 22% dos brasileiros entrevistados afirmaram já ter sido vítimas de discriminação racial. Assim, diante desse dado, é perceptível que essa intolerância, cujas raízes vem desde a época do tráfico negreiro, ainda é recorrente no país.’’
* Antes de falar dos argumentos, acrescente mais um detalhe que reforce seu dado, pois conforme disse, ele precisa de mais desenvolvimento.
* ’’(..) perceptível a persistência (…)’’ Houve eco em ”per”. Isso é considerado vício de linguagem no texto em prosa.
*Creio que ‘’atribulição’’ seja erro na hora de digitar.
*Aliado a+ a falta (crase).
* Racismo é vasto, então falta de empatia é um argumento fraco, entende? O tema se relaciona à herança colonial, desigualdade, ao crime (a maioria dos presidiários são negros) e muito mais. Então, seria melhor usá-la para fortalecer um segundo argumento.
2) Qual a razão de ser dissociado? Faltou explicar. Depois você fundamentaria com Durkheim. Isso iria deixar o texto mais ‘’robusto’’.
* ‘’Diante disso, percebe-se que a escola tem forte influência social e que, desse modo, necessita-se debater essa adversidade nesta poderosa instituição.’’ Ficou redundante, pois nada novo foi acrescentado.
*O correto é o termo ‘’nessa’’, pois retoma um termo que não está perto.
3) Eco em falado/vivido/ amorosos/empáticos. No demais, ressalto que se atenha a ser mais crítico, claro que não usando termos ofensivos. Acredito, que entenda o quão importante é começar defendendo uma tese e sustentá-la durante o texto. E isso foi o que mais faltou.
4) Para a conclusão, use um conectivo como portanto, por conseguinte, assim e outros Além disso, se atente com o detalhamento da proposta: agente, ação, modo e finalidade.
*Portanto, conclui-se que.*
Dicas: quando for escrever pense em 4 parágrafos (introdução, argumento, argumento e conclusão). Use também sinônimos (mostram repertório). Por fim, estude bastante os conectivos e fundamente mais suas ideias. Sucesso!!!
See lessTema: Principais entraves para a redução das queimadas no Brasil
DanielVM
Olá!!! Quero destacar que fez uso de ótimos conectivos e se esforçou para seguir uma linha de raciocínio. * O meio ambiente, com o passar dos anos, (adjunto adverbial de tempo deslocado).* 1) Você repetiu demais o termo ‘’queimadas’’. O que torna o texto repetitivo. É bom fazer o uso de sinônimos (mLeia mais
Olá!!! Quero destacar que fez uso de ótimos conectivos e se esforçou para seguir uma linha de raciocínio.
* O meio ambiente, com o passar dos anos, (adjunto adverbial de tempo deslocado).*
1) Você repetiu demais o termo ‘’queimadas’’. O que torna o texto repetitivo. É bom fazer o uso de sinônimos (mostra repertório) ou substituir por pronomes. Por exemplo, você poderia usar ‘’redução destas’’ invés de redução das queimadas’’.
2) A redação do Enem é modelo em prosa, então o eco (rimas na mesma frase) é prejudicial ao texto: carência/ consciência/ palestras/campanhas/problemas/ queimas/pessoas/ poluição/população/destruição. Nesse último eco, sei que a intenção foi embasar através da Lei, contudo cite indiretamente nesse caso.
*Se você está se referindo só as queimadas, então é problemática, se por outro lado for aos seus argumentos, está correto. Mas, indico uma mudança possível: ‘’logo, soluções devem ser criadas para mitigar o problema;’’
3) Analisando sua redação, no geral, percebi que o desenvolvimento ficou vago. Por exemplo, quando você diz que ‘’o meio ambiente está cada vez mais degradado’’, ou que ‘’as pessoas precisam se conscientizar’’, fica muito ‘’clichê’’. São fatos, sim!!! Mas, é importante trazer o debate para uma nova perspectiva;
4) Falta de descuido? Falta de cuidado, não?
*o certo é polui que concorda com ”processo”.*
Aproveito para fazer uma consideração: você usou ”nesse” que retoma o argumento do cigarro, que causa queimadas, e aí fala de queimadas de novo. Ficou vago.
5) Na conclusão, você está no caminho. Só precisa se atentar a todos os detalhe (s) da (s) *proposta (s): ação, agente , modo, e finalidade. Faltou alguns.
*O mínimo é uma, mas você pode usar duas.*
Enfim, continue praticando. Tem bastante tempo ainda. Sucesso!!!!
See lessComo valorizar a arte de autoria feminina no Brasil
DanielVM
Olá! Vou corrigir parágrafo por parágrafo. 1° Cuidado com a estrutura das frases. Por exemplo, quando você escreveu: ‘’(...) Talentosa pintora italiana barroca (...)’’ ficou estranho para ler. * ‘’(...) auxilia na análise da falta da valorização da problemática da arte de autoria feminina no BrasilLeia mais
Olá! Vou corrigir parágrafo por parágrafo.
1° Cuidado com a estrutura das frases. Por exemplo, quando você escreveu: ‘’(…) Talentosa pintora italiana barroca (…)’’ ficou estranho para ler.
* ‘’(…) auxilia na análise da falta da valorização da problemática da arte de autoria feminina no Brasil (…) ‘’ Percebe que a frase ficou embolada também?*
* ,O QUE DIFICULTA*
*Eco em ‘’reconheciMENTO’’ e ‘’surgiMENTO’’*
2° Repetição de palavras.
*Reconhecimento*/artista/mulher…. É importante usar sinônimos (mostra repertório), ou um pronome que retome o termo.
*Usou dado para embasamento, muito válido. Mas, ainda precisa desenvolver mais seu texto, de forma geral. Ele precisa ser mais crítico.
* Você usou um apenas um argumento no texto todo (desigualdade de gênero). O ideal são dois.*
3° A única ideia nova é a questão do voto, assim ficou redundante, pois você afirma aquilo que já vinha dizendo antes.
4° *Você detalhou a proposta, muito bem!!! Mas, o período está enorme!!!
* APRESENTADAS (concordância com obras e biografias)
*Facilitaria (você expressa uma possiblidade, então essa é a forma correta)*
‘’(…) iria evitar que grandes fenômenos, como a Gentileschi, fossem esquecidos (…)’’
No geral te aconselharia a trabalhar mais coesão e coerência. Sucesso na jornada!!!
See lessA Rotina torna o ser humano menos feliz?
DanielVM
Olá!!! Parece que você escreveu no modelo dissertativo, pois não há proposta de intervenção. Mas, já que não está especificado, corrigi como se fosse para o Enem. 1° parágrafo: faltou desenvolver melhor, pois observe que ''uma vida exageradamente rotineira'' é o mesmo que ''monotonia diária constantLeia mais
Olá!!! Parece que você escreveu no modelo dissertativo, pois não há proposta de intervenção. Mas, já que não está especificado, corrigi como se fosse para o Enem.
1° parágrafo: faltou desenvolver melhor, pois observe que ”uma vida exageradamente rotineira” é o mesmo que ”monotonia diária constante”. Então, você não afirmou nada muito diferente. Além disso, o período está muito extenso. Você pode usar travessão invés da vírgula em alguns casos, por exemplo, ou usar o ponto final seguido de um conectivo também.
*Repetição de sons (te)/mente.
*Para evitar o uso demasiado da mesma palavra opte por sinônimos, pois mostram repertório.
2°: ”Primeiramente, é válido ressaltar que a pandemia da Covid-19 fez com que houvesse uma obrigação de restrições e isolamento em relação à sociedade, o que resultou em uma grande mudança na vida dos seres humanos” (…) x ”Um dos fatores depressivos da Covid-19 é que ela fez o tempo passar mais devagar e proporcionou menos alterações na vida dos indivíduos” (…)
*As ideias se anulam.*
*Repetição não só no parágrafo, mas no texto em geral, da palavra ”rotina” e ”monótona”.
3°: você afirmou o que já vinha propondo, então ficou vago.
*Ressaltar que por mais (…)
*Perceba que ainda que as vírgulas sejam postas no lugar, ainda fica difícil a compreensão.
*inimizade/felicidade.
4°: Sintetize o texto e traga ação (o que fazer), agente (quem), modo (como) e finalidade (para quê).
*Respeite seu processo e continue escrevendo. Boa sorte!!!!!*
See lessInvisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
DanielVM
Olá! Peço que na hora do envio dê espaço para os parágrafos, pois fica melhor para os corretores.* 1° parágrafo: usar Saramago foi muito bom. Contudo, se atente às repetições. Você usou muito a palavra cegueira, por exemplo. Isso quebra a sequência (dinâmica) do texto. Então, você seria despontuadaLeia mais
Olá! Peço que na hora do envio dê espaço para os parágrafos, pois fica melhor para os corretores.*
1° parágrafo: usar Saramago foi muito bom. Contudo, se atente às repetições. Você usou muito a palavra cegueira, por exemplo. Isso quebra a sequência (dinâmica) do texto. Então, você seria despontuada (o) na C1 no quesito paralelismo. Além disso, houve também quebra de sequência, quando você fala que a metáfora é para as mazelas, mas em seguida traz o problema em si de forma um pouco confusa.
*É uma ideia de construção, mas você pode fazer de outra forma. Apenas um exemplo.*
”O livro ‘Ensaios sobre a cegueira’ (…) retrata o drama da população de uma cidade inteira atingida pela perda da visão, a qual representa uma metáfora dentre as várias mazelas sociais na Federação: a invisibilidade diante do registro civil. Isso porque fora do mundo fictício, há um enorme número de anônimos” (…)
*gritante soaria informal*
*Se você deixou bem claro o tipo de registro, poderia omitir e usar artigo definido, mas vou corrigir como foi escrito*
* (…) Pessoas que sem registro civil são privadas do direito à cidadania e possuem direitos básicos, como a educação, negados.* Há repetição nesse trecho também*
2°: * Cuidado com período extenso. Então, a dica é que você pode optar pelo ponto e vírgula (se tiver dúvidas no uso pesquise sobre, pois vai te ajudar bastante) ou usar ponto final com uma palavra que retome sua ideia. Por exemplo: (…) ”do acesso ao serviço. ‘Isso porque’ necessitam percorrer longas e *dificultosas* distâncias (…).
*Sons repetidos: educação/ efetivação/ apresentação/ certidão…
*Organize melhor as ideias*
3° Apesar de algumas informações novas, faltou organizar melhor também.
*,pois*
4° Boas propostas e detalhamento.
*Mantenedores é um ótimo sinônimo*
É necessário que os governos estaduais *democratizem*. Através da presença (…) Fica mais coerente assim.
*Seu texto se adequou ao tema, só é questão de aprimorar mesmo. Bons estudos!!!!
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