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A PERSISTÊNCIA DA VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NA SOCIEDADE BRASILEIRA
Joãopedro1000
Crie uma linha de argumentação. ... Preste atenção à estrutura do texto. ... Utilize informações confiáveis. ... Não fuja do tema. ... Pratique bastante. ... Utilize técnicas para a produção de textos argumentativos Como iniciar uma redação independentemente do tema? Quando a redação tem um tema deLeia mais
Crie uma linha de argumentação. …
Preste atenção à estrutura do texto. …
Utilize informações confiáveis. …
Não fuja do tema. …
Pratique bastante. …
Utilize técnicas para a produção de textos argumentativos
Como iniciar uma redação independentemente do tema?
Quando a redação tem um tema de base, fica mais fácil saber como começar.
Mas, quando o assunto é livre, a tela ou o papel em branco podem demorar para ver as primeiras letras.
E, convenhamos, a introdução da redação é uma das partes mais difíceis. No entanto, com algumas dicas, fica mais fácil dar o pontapé inicial.
A primeira delas é ter frases prontas na manga como:
“Atualmente, __________ atinge x% da população brasileira.”
Ou:
“Considerando __________, é de se esperar que isso ocorra com frequência.”
Você também pode pegar como gancho um acontecimento passado ou uma época anterior.
Assim, é possível começar a redação com sentenças como “Antigamente” ou “Na década”, por exemplo.
Outra dica valiosa é ter na cabeça algumas citações que se encaixam em diferentes temas.
Vale, portanto, procurar estudiosos nos ramos da saúde, educação, meio ambiente, dentre outros, e memorizar as falas deles.
See lessboa continue assim
A constância na evolução humana.
Joãopedro1000
boa redação mas dicas pra vc Priorize as competências exigidas As competências exigidas pelo Enem são: Dominar a escrita formal da língua portuguesa; Um dos critérios básicos de uma redação, seja ela do Enem ou de qualquer outro processo seletivo, é, sem dúvida, a utilização correta das regras gramaLeia mais
boa redação mas dicas pra vc
Priorize as competências exigidas
As competências exigidas pelo Enem são:
Dominar a escrita formal da língua portuguesa; Um dos critérios básicos de uma redação, seja ela do Enem ou de qualquer outro processo seletivo, é, sem dúvida, a utilização correta das regras gramaticais. Portanto, separe um tempinho para estudar temas como acentuação, concordância verbal e nominal, pontuação, crase e separação silábica, por exemplo.
Compreender o tema e não fugir do que é proposto; Os corretores são experientes e sabem muito bem quando um candidato está “enrolando” na redação. Portanto, deixe bem claro por meio do seu texto que você compreendeu o tema e que organiza bem as suas ideias.
See lessSelecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;As informações, fatos e argumentos que apresentar ao longo do texto precisam ser consistentes e organizados. Ou seja, ao menor sinal de contradição, lá se vão os seus pontos.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;De nada adianta ser uma enciclopédia de informações, citações e referências se, na redação do Enem, você simplesmente não usa as ferramentas do português a seu favor. Usar corretamente os advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais, pois elas dão coesão ao texto e, principalmente, fazem com que suas ideias se relacionem.
Respeito aos direitos humanos. Mais do que avaliar a sua escrita e argumentação, a redação do Enem sempre traz uma reflexão importante para os temas propostos. Dessa forma, uma das competências avaliadas é o exercício da cidadania baseado em uma proposta de intervenção, ou seja, qual seria a sua iniciativa para enfrentar, em maior ou menor grau, o problema apresentado.
Percebeu como todas as competências estão interligadas? Além disso, vale lembrar que existem algumas regrinhas que podem fazer você zerar na redação do Enem. Olha só:
-Fazer desenhos ou usar linguagem não verbal;
-Escrever menos de 8 linhas;
-Escrever em outro idioma;
-Inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado.
“Efeitos da disseminação de Fake News nas redes sociais”
Joãopedro1000
boa redação mas dicas pra vc -1 paragrafo de desenvolvimento coloque algo como Diante desse cenário, De acordo com, Por outro lado. dicas de competências. Priorize as competências exigidas As competências exigidas pelo Enem são: Dominar a escrita formal da língua portuguesa; Um dos critérios básicosLeia mais
boa redação mas dicas pra vc
-1 paragrafo de desenvolvimento coloque algo como Diante desse cenário, De acordo com, Por outro lado.
dicas de competências.
Priorize as competências exigidas
As competências exigidas pelo Enem são:
Dominar a escrita formal da língua portuguesa; Um dos critérios básicos de uma redação, seja ela do Enem ou de qualquer outro processo seletivo, é, sem dúvida, a utilização correta das regras gramaticais. Portanto, separe um tempinho para estudar temas como acentuação, concordância verbal e nominal, pontuação, crase e separação silábica, por exemplo.
Compreender o tema e não fugir do que é proposto; Os corretores são experientes e sabem muito bem quando um candidato está “enrolando” na redação. Portanto, deixe bem claro por meio do seu texto que você compreendeu o tema e que organiza bem as suas ideias.
See lessSelecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;As informações, fatos e argumentos que apresentar ao longo do texto precisam ser consistentes e organizados. Ou seja, ao menor sinal de contradição, lá se vão os seus pontos.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;De nada adianta ser uma enciclopédia de informações, citações e referências se, na redação do Enem, você simplesmente não usa as ferramentas do português a seu favor. Usar corretamente os advérbios, preposições, conjunções e locuções adverbiais, pois elas dão coesão ao texto e, principalmente, fazem com que suas ideias se relacionem.
Respeito aos direitos humanos. Mais do que avaliar a sua escrita e argumentação, a redação do Enem sempre traz uma reflexão importante para os temas propostos. Dessa forma, uma das competências avaliadas é o exercício da cidadania baseado em uma proposta de intervenção, ou seja, qual seria a sua iniciativa para enfrentar, em maior ou menor grau, o problema apresentado.
Percebeu como todas as competências estão interligadas? Além disso, vale lembrar que existem algumas regrinhas que podem fazer você zerar na redação do Enem. Olha só:
-Fazer desenhos ou usar linguagem não verbal;
-Escrever menos de 8 linhas;
-Escrever em outro idioma;
-Inserir qualquer tipo de identificação fora do lugar designado.
o combate a gordofóbia e o direito a dignidade humana
Joãopedro1000
obg cardigã boas dicas! nada sempre é bom o conhecimento. principalmente nessa daqui obg Competência 3 1- Apresentar duas teses (causas) na introdução. 2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2. 3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a aLeia mais
obg cardigã boas dicas! nada sempre é bom o conhecimento. principalmente nessa daqui obg
See lessCompetência 3
1- Apresentar duas teses (causas) na introdução.
2- Argumentar sobre a tese 1 no desenvolvimento 1 e sobre a tese 2 no d2.
3- Aprofundar suas teses em cada parágrafo de desenvolvimento, de modo a apresentar a consequência de cada 1 delas.,
Combate à gordofobia e direito à dignidade no Brasil
Joãopedro1000
Boa noite! Sua redação esta boa!, Vinícius! Introdução boa, porém eu senti falta dos conectivos como: combate, gordo fobia, dignidade humana etc. Desenvolvimentos bons, porém tem que ser mais crítica nos desfechos finais e fazer uma bom fechamento de conclusão de resto a sua redação ficou ótima paraLeia mais
Boa noite!
Sua redação esta boa!, Vinícius!
Introdução boa, porém eu senti falta dos conectivos como: combate, gordo fobia, dignidade humana etc.
See lessDesenvolvimentos bons, porém tem que ser mais crítica nos desfechos finais e fazer uma bom fechamento de conclusão
de resto a sua redação ficou ótima parabéns e boas provas!
Violência doméstica contra crianças e adolescentes
Joãopedro1000
no 3 paragrafo pra não ficar meio estranho vc pode botar palavras como: Ademais, Por outro lado etc. como mera “forma de ensino nesse trecho aqui o mera ficou meio desleixo só basta colocar: como forma de ensino. sem essas aspas. na minha visão está tudo explicativo só basta mudar algumas coisinhas
no 3 paragrafo pra não ficar meio estranho vc pode botar palavras como: Ademais, Por outro lado etc. como mera “forma de ensino nesse trecho aqui o mera ficou meio desleixo só basta colocar: como forma de ensino. sem essas aspas. na minha visão está tudo explicativo só basta mudar algumas coisinhas
See lessA alfabetização como questão prioritária no Brasil
Layzanhaa
Vamos lá!! Correções: Parágrafo 1: Mazelas sociais. Crase no "à negligência". Falta de condições fica muito subjetivo. Parágrafo 2: Escola gratuita para todos e deficiência estrutural. Essa frase não fez muito sentido. Conscientização não resolve o problema Parágrafo 3: Falta aprofundamento. "muitosLeia mais
Vamos lá!!
Correções:
Parágrafo 1: Mazelas sociais. Crase no “à negligência”. Falta de condições fica muito subjetivo.
Parágrafo 2: Escola gratuita para todos e deficiência estrutural. Essa frase não fez muito sentido. Conscientização não resolve o problema
Parágrafo 3: Falta aprofundamento. “muitos pais acabam tirando o filho da escola”, “arranjar”, cuidado com a coloquialidade.
Parágrafo 4: “que se instala”. “Desse modo, as mazelas sociais, possa ser uma realidade na conjuntura brasileira”, não fez sentido essa oração.
Comentário: Texto estruturado com 4 desenvolvimentos. Falta um pouco mais de aprofundamento. Excelente tese e introdução e conclusão bem completa.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 200
Total: 880
See lessEquidade de gênero.
Layzanhaa
Vamos lá!! Correções: Parágrafo 1: Excelente repertório e tese. Parágrafo 2: Desde "o" início. Evite palavras sentimentalistas como: malévolo, frenético etc Parágrafo 3: Cuidado com o excesso de informação. Parágrafo 4: "Deve aderir À..". Falta o meio. Comentário: Redação bem escrita, com bons argumLeia mais
Vamos lá!!
Correções:
Parágrafo 1: Excelente repertório e tese.
Parágrafo 2: Desde “o” início. Evite palavras sentimentalistas como: malévolo, frenético etc
Parágrafo 3: Cuidado com o excesso de informação.
Parágrafo 4: “Deve aderir À..”. Falta o meio.
Comentário:
Redação bem escrita, com bons argumentos, conectivos e repertórios. Atente-se no meio/modo da conclusão.
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total: 920
See lessO sexismo no trabalho na sociedade brasileira
Layzanhaa
Vamos lá!! Correções: Parágrafo 1: Repertório bacana e tese clara e objetiva. Parágrafo 2: Vírgula após "a princípio" e sem vírgula depois de "destacar". "A princípio, vale destacar que a diferença...". Evite o uso de "de", para uma melhor fluidez, opte por: "...esta lei dispõe sobre normas de equidLeia mais
Vamos lá!!
Correções:
Parágrafo 1: Repertório bacana e tese clara e objetiva.
Parágrafo 2: Vírgula após “a princípio” e sem vírgula depois de “destacar”. “A princípio, vale destacar que a diferença…”.
Evite o uso de “de”, para uma melhor fluidez, opte por: “…esta lei dispõe sobre normas de equidade de gênero e raça, condições de trabalho e, remuneração no serviço público..”.
“Inferiores AOS homens”
-Evite palavras sentimentalistas como: inaceitável, lamentável etc.
Parágrafo 3: Troque “lícito” por: importante, mister, necessário etc.
“..de persistir o problema” opte por: persistência do problema.
“direitoS doS cidadãoS” descritos na Carta Magna…
Parágrafo 4: Conscientização da população é senso comum, é preciso colocar ações palpáveis como: criação de projetos, leis, fiscalização etc. Falta detalhamento.
Comentário:
Redação com uma boa estrutura, uso de conectivos e excelente repertório sociocultural.
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 200
Competência 4: 200
Competência 5: 160
Total: 880
See lessO consumo de álcool entre os jovens brasileiros
Layzanhaa
Vamos lá!! Correções: Parágrafo 1: "o qual", deve concordar com a obra, nesse caso seria "a qual". Evite usar palavras sentimentalistas, como: infelizmente, lamentavelmente etc. " Parágrafo 2: "Ver". "Tal droga" pode ser retirado e não vai prejudicar o entendimento do parágrafo. Vírgula antes de "poLeia mais
Vamos lá!!
Correções:
Parágrafo 1: “o qual”, deve concordar com a obra, nesse caso seria “a qual”. Evite usar palavras sentimentalistas, como: infelizmente, lamentavelmente etc. ”
Parágrafo 2: “Ver”. “Tal droga” pode ser retirado e não vai prejudicar o entendimento do parágrafo. Vírgula antes de “postula”. Para evitar a repetição de “jovens”, pode substituir por “pela juventude”. Vírgula após “assim”. AdolescenteS (plural).
Parágrafo 3: Evite “segundamente”, prefira: em segundo lugar, em uma segunda análise. Vírgula após “poemas”. Frase (singular). Parágrafo bastante raso e sem aprofundamento. Exemplo de substituição: Parafraseando o poeta Carlos Drummond de Andrade, em sua obra “No meio do caminho”…
Parágrafo 4: Secretários (plural). Falta meio/modo, finalidade e detalhamento. Como o governo vai resolver a problemática?
Opte por: Cabe ao governo federal, em parceria com o Ministério da Educação- órgão responsável pela elaboração e execução da educação brasileira-, DETALHAMENTO, criar, elaborar, promover (explique a ação, como ela deve acontecer, e qual a finalidade).
Faça uma retomada à obra Utopia.
Comentário:
O texto foi dividido corretamente, porém, falta estruturação e aprofundamento, especialmente no parágrafo 4. Tente escrever 3 frases em cada parágrafo para uma melhor organização. Atente-se a erros gramaticais, expressões sentimentalistas, uso de vírgulas e pluralidade.
Caso queira falar comigo, estou à disposição :) (35) 991354209
Competência 1: 160
Competência 2: 200
Competência 3: 160
Competência 4: 160
Competência 5: 120
Total: 800
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