A alfabetização como questão prioritária no Brasil

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O filósofo Thomas More, em sua obra “utopia”, apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sócias. No entanto, ao analizar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a carência de alfabetização, compromete a harmonia coletiva nacional. Dessa forma, essa realidade se deve a negligência governamental e a falta de condições.

    Sob essa perspectiva, percebe-se que ausência de medidas governamentais , simboliza uma deficiência estrutural, uma vez que a escola é gratuita para todos. Entretanto, ela tem custos como uniforme, material, trabalhos em sala de aula que nem todos podem custear, dificultado a permanência de algumas pessoas no âmbito escolar. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado fermentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sócias, através verbas públicas e conscientização em massa. No entanto, tais garantias não são cumpridas pelo órgão, ao passo que a alfabetização tornou-se um reflexo dessa ineficiência estatal.

  Ademais, é fundamental apontar a falta de conhecimento como impulsionador da problemática no Brasil. Já que uma parcela da sociedade não compreende a importância que é estudar, muitos pais acabam tirando o filho da escola. Segundo dados do IBGE, 11 milhões de pessoas não são alfabetizadas no pais, isso ocorre,pois os brasileiros acham que vale a pena estudar e buscam logo arranjar um emprego para ajudar em casa.

    Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal deve criar uma agência econômica mais democrática, por meio da destinação de recursos para esse grupo, afim de reverter a desigualdade que se estala no analfabetismo. Tal ação, pode conter uma divulgação na Mídia para conscientizar os cidadãos sobre a importância de se manter na escola. Paralelamente é preciso intervir sobre a falta de conhecimento presente no problema. Desse modo, as mazelas sociais, possa ser uma realidade na conjuntura brasileira.

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3 Correções

  1. C1-160 revisar os sinais de pontuação
    C2-160 tente explorar mais os repertórios apresentados
    C3-160 carência de uma melhor explicação sobre a argumentação feita
    C4-160 busque utilizar mais elementos conectivos
    C5-200, ótimo detalhamento, sua conclusão está completa, com todos os elementos necessários

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  2. Vamos lá!!

    Correções:

    Parágrafo 1: Mazelas sociais. Crase no “à negligência”. Falta de condições fica muito subjetivo.

    Parágrafo 2: Escola gratuita para todos e deficiência estrutural. Essa frase não fez muito sentido. Conscientização não resolve o problema

    Parágrafo 3: Falta aprofundamento. “muitos pais acabam tirando o filho da escola”, “arranjar”, cuidado com a coloquialidade.

    Parágrafo 4: “que se instala”. “Desse modo, as mazelas sociais, possa ser uma realidade na conjuntura brasileira”, não fez sentido essa oração.

    Comentário: Texto estruturado com 4 desenvolvimentos. Falta um pouco mais de aprofundamento. Excelente tese e introdução e conclusão bem completa.

    Competência 1: 160
    Competência 2: 200
    Competência 3: 160
    Competência 4: 160
    Competência 5: 200

    Total: 880

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  3. O filósofo Thomas More, em sua obra “utopia”, apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sócias. No entanto, ao analisar a conjuntura brasileira, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a carência de alfabetização, compromete a harmonia coletiva nacional. Dessa forma, essa realidade se deve a negligência governamental e a falta de condições.
    Sob essa perspectiva, percebe-se que ausência de medidas governamentais, simboliza uma deficiência estrutural, uma vez que a escola é gratuita para todos. Entretanto, ela tem custos como uniforme, material, trabalhos em sala de aula que nem todos podem custear, dificultado a permanência de algumas pessoas no âmbito escolar. De acordo com a Constituição Federal de 1988, é dever do Estado fermentar mecanismos capazes de reduzir os problemas sócias, através verbas públicas e conscientização em massa. No entanto, tais garantias não são cumpridas pelo órgão, ao passo que a alfabetização tornou-se um reflexo dessa ineficiência estatal.
    Ademais, é fundamental apontar a falta de conhecimento como impulsionador da problemática no Brasil. Já que uma parcela da sociedade não compreende a importância que é estudar, muitos pais acabam tirando o filho da escola. Segundo dados do IBGE, 11 milhões de pessoas não são alfabetizadas no país, isso ocorre, pois, os brasileiros pensam que vale a pena estudar e buscam logo arranjar um emprego para ajudar em casa.
    Portanto, medidas devem ser tomadas para combater esses obstáculos. Para isso, o Governo Federal deve criar uma agência econômica mais democrática, por meio da destinação de recursos para esse grupo, de modo em reverter a desigualdade que se estala no analfabetismo. Tal ação, pode conter uma divulgação na Mídia para conscientizar os cidadãos sobre a importância de se manter na escola. Paralelamente é preciso intervir sobre a falta de conhecimento presente no problema. Desse modo, as mazelas sociais, possa ser uma realidade na conjuntura brasileira.

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