Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
Os desafios para a inserção da cultura do empreendedorismo na educação
Anne02021
Oiiee, sou estudante também, mas vou tentar ajudar conforme meus conhecimentos, ok? :d C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa -> 200: Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente. C2) Compreensão do tema e aLeia mais
Oiiee, sou estudante também, mas vou tentar ajudar conforme meus conhecimentos, ok? :d
C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa
-> 200: Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
–> Sobre o repertório utilizando a situação do covid-19, pode ser persistentes para outros temas, porém vc até que conseguiu contextualizar com sua argumentação, só não indico utilizar mt em algumas redações, para não tangenciar ao que é proposto, pois dependendo, o texto pode ficar sem lógica.
C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 200
Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria.
C4) Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 160
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
C5) Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 160
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
—> faltou o meio/modo
Total: 880
See lessPara avaliar, eu utilizei o site: https://faro.edu.br/blog/quais-os-criterios-de-avaliacao-da-redacao-do-enem/
Porém, indico vc também fazer uma autoavaliação da sua redação. : )
ALTERNATIVAS PARA REDUZIR A PRODUÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO NO BRASIL
Anne02021
Oiie, também sou estudante, mas vou tentar ajudar conforme meus estudo, ok? :d 1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa 200: Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente. 2) Compreensão do tema e aplicação das áreLeia mais
Oiie, também sou estudante, mas vou tentar ajudar conforme meus estudo, ok? :d
1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa
200: Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
3) Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
—–> aconselho que na D1, vc argumente mais sobre ALTERNATIVAS para reduzir a produção de lixo eletrônico, pois vai ficar mais consistente sua redação, não tangenciando um pouco a proposta.
4)Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 200
Sabe articular as partes do texto com uso diversificado de recursos de coesão.
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 200
Consegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação.
Total: 960
See lessA questão da pirataria no Brasil
Anne02021
O filósofo John Locke acredita que o Estado deve proporcionar aos cidadãos direitos imprescindíveis, para alcançar o bem-estar social (1). Analogamente, é visível que a pirataria brasileira é contraditória ao ideal do empirista, visto que,(2) ela é causada pela segregação de oportunidades. Nesse priLeia mais
O filósofo John Locke acredita que o Estado deve proporcionar aos cidadãos direitos imprescindíveis, para alcançar o bem-estar social (1). Analogamente, é visível que a pirataria brasileira é contraditória ao ideal do empirista, visto que,(2) ela é causada pela segregação de oportunidades. Nesse prisma, destaca-se dois aspectos a serem analisados: as lacunas informacionais e de infraestrutura.
1) Seu repertório é ótimo, mas para ter mais coerência EU colocaria assim:
“John Locke, filósofo inglês, acredita que o Estado deve proporcionar…
2) Não precisa de vírgula
Em primeiro plano, é notório a falta de democratização do conhecimento. Conforme o sociólogo Bauman (1) , a globalização criou uma desigualdade a(2) de informação, advindas dos governantes(3) não oferecerem subsídios que incentivam a inclusão de pessoas marginalizadas nos movimentos artísticos,(4) fazendo com que essas sejam levadas a veículos ilícitos, como sites e compra de “DVDS” manipulados ilegalmente, pois, é a única maneira de usufruírem de obras culturais. Em suma, tornou-se inquestionável sobre projetos que inserem periféricos na cultura nacional.
1) Não é nada de mais, apenas sugiro que coloque o nome e sobrenome do filósofo, nesse caso seria, Zygmunt Bauman.
2) Acredito que esse “a” seja um erro de digitação.
3) acrescente “que”
4) Se terminou o repertório, coloque ponto final e inicie com um conectivo ( sua redação terá mais coerência).
5)
Outrossim, salienta-se também a insuficiência de recursos gratuitos em bairros operários, essa realidade é mostrada no livro “O Cortiço” de Aluísio de Azevedo, onde os moradores eram privados pelo Estado de artifícios naturais, como erudição, fato ainda hodierno. (1) Um exemplo, é a nova proposta política que elimina as meias entradas de estudantes em ambientes históricos e educacionais, como cinema, teatro, musical entre outros. Isso faz com que medidas ilícitas sejam erradicadas, acarretando ainda mais os membros do corpo social a irem buscar esses métodos e os privando gradativamente de direitos constitucionais. Devido a isso, é alarmante a importância de intervenção que solucione a problemática no Brasil.
1) Só uma sugestão, não coloque dois repertórios em um mesmo parágrafo, pois há mais chance de seu texto ficar mais expositivo que argumentativo.
2)”Um exemplo, é a nova proposta política que elimina as meias entradas de”
Detalhe mais, por exemplo, ” a nova proposta política implementada em x mês de y ano, …”
Frente a tal dilema, faz-se urgente, que o Ministério da Cultura destine verbas na criação de bibliotecas, museus, cinemas comunitários gratuitos virtuais e presenciais(1). Além disso, parcerias com redes privadas para garantir acesso dos proletários em eventos informacionais, de modo a erradicar a pirataria e democratizar a cultura de forma igualitária no Brasil. Somente assim, o problema será solucionado pelo seu órgão responsável e o bem-estar efetivado como defende o iluminista John Locke.
1) faltou o “por meio de”, só fazer a pergunta, se ele vai destinar x coisa, o agente vai fazer isso por meio de que? verbas governamentais?
1. Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
2. Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
3.Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
4. Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 160
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
5. Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 120
See lessProposta de intervenção mediana, mas articulada com a argumentação desenvolvida no texto.
Total; 800
Origens e soluções para o problema dos relacionamentos abusivos na sociedade brasileira
Anne02021
Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudá-la conforme meus estudos. : ) 1- Sua introdução está muito boa, só acrescento que poderia explicar mais sobre o repertório. 2- Seu D1 está bom, porém, pontuo que acrescente um fechamento crítico ( para possuir mais coerência). 3- No seu D2 falta tópico frLeia mais
Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudá-la conforme meus estudos. : )
1- Sua introdução está muito boa, só acrescento que poderia explicar mais sobre o repertório.
2- Seu D1 está bom, porém, pontuo que acrescente um fechamento crítico ( para possuir mais coerência).
3- No seu D2 falta tópico frasal e fechamento crítico, um exemplo de TÓPICO FRASAL:
“Outrossim, é válido salientar que a falta de debate sobre relações abusivas na sociedade brasileira, tem estreita relação para a persistência do imbróglio.”
4- Conclusão
1) Sugiro que comece com um tópico frasal.
2) “o Ministério da Justiça e Segurança Pública, juntamente com o Governo Federal,”
–> Os ministérios compõem o Governo Federal, ou seja, não conseguem trabalhar sem a participação do governo, logo, não precisa mencionar os dois ( menciona só o ministério).
C1) Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 160
Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios.
C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 160
Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes.
C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 160
Defende uma tese de forma organizada, com indícios de autoria. Capaz de apresentar opiniões, fatos e informações relacionados ao tema.
C4)Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 120
Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.
–> Para chegar aos 200, sugiro que estude mais sobre tópico frasal e fechamento crítico, se acrescentar esses dois pontos em sua redação, ficará show!
C5) Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 160
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
—> faltou ” por meio de “…
Total: 760
See lessTema: Queimadas
ortenzio.escritor
Olá, tudo bem Lucas? Sua redação está muito boa, mas queria destacar alguns pontos. 1 - Introdução Percebi alguns desvios na estrutura padrão ENEM, siga este modelo: Contextualização Geral Contextualização Específica Tese bifurcada Frase de fecho 2 - Desenvolvimento No geral está muito bom, mas sentLeia mais
Olá, tudo bem Lucas?
Sua redação está muito boa, mas queria destacar alguns pontos.
1 – Introdução
Percebi alguns desvios na estrutura padrão ENEM, siga este modelo:
Contextualização Geral
Contextualização Específica
Tese bifurcada
Frase de fecho
2 – Desenvolvimento
No geral está muito bom, mas senti a falta de algum argumento de autoridade. Você apresenta muitas informações, procure apresentar menos e explorar mais cada uma.
3 – Conclusão
A conclusão está certinha, parabéns!
Continue escrevendo, bons estudos Lucas! Para mais ajudas me siga aqui no escreveronline!
See lessO combate ao sedentarismo infanto-juvenil
ortenzio.escritor
Olá Nildaline, tudo bem? Sua redação está muito boa, mas percebi alguns pontos a melhorar, são os seguintes: 1 - Na introdução procure seguir a norma do ENEM, ou seja: Contextualização Geral Contextualização Específica Tese bifurcada Frase de fecho Procure também qual vai ser o tipo da sua introduçãLeia mais
Olá Nildaline, tudo bem?
Sua redação está muito boa, mas percebi alguns pontos a melhorar, são os seguintes:
1 – Na introdução procure seguir a norma do ENEM, ou seja:
Contextualização Geral
Contextualização Específica
Tese bifurcada
Frase de fecho
Procure também qual vai ser o tipo da sua introdução, alusão história, exemplificação…
Recomendo rever mais sobre conectivos.
2 – O desenvolvimento foi muito bom, mas como disse procure seguir as normas do ENEM.
3 – Conclusão muito boa, citou os agentes, meios, efeito e detalhes.
Continue escrevendo, caso queira mais alguma ajuda me siga aqui no escrever online, obrigado! Abraços e bons estudos!
See lessTEMA: O SUICÍDIO ENTRE OS JOVENS BRASILEIROS
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- "No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto qLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
“No livro “Bird Box”, é retrato(1) um mundo caótico(2)dominado por criaturas obscuras. Ao longo da trama é revelado que os humanos são afetados mentalmente e(3) logo após o contato com esses seres, executam o suicídio. Fora da ficção, essa realidade não é distinta, visto que as criaturas são análogas aos transtornos psíquicos e em como a sociedade se posiciona diante dessa problemática.(4)* Contudo, discutir sobre os transtornos mentais e os perigos para os jovens ainda é considerado “tabu” em uma sociedade marcadamente preconceituosa e em um Estado descrente que não propaga ações suficientes para evitar consequências desastrosas(5)*.”
1- retratado
2- coloque uma vírgula
3- coloque uma vírgula depois do “e”
4*- parabéns! Problematização impecável, juntamente com um repertório de uso produtivo
5*- sua tese é notadamente diferente daquelas que estou acostumada a fazer (e corrigir). No entanto, isso não significa que a sua maneira de deixar clara sua opinião ao leitor esteja errada. Pelo contrário, foi muito bem construída.
Exceto por esses erros de português, sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese.
Desenvolvimento 1
“Primeiramente, é necessário analisar que os casos de suicídio são mais recorrentes entre jovens. De acordo com a Falcso (Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais), jovens de 16 a 19 anos são os mais comuns a cometer suicídio, responsáveis por 3% dos casos,(1) e(2) as redes de comunicação exercem uma influência, visto que um padrão de vida “perfeito” é criado e propagado para toda uma comunidade, uma sociedade cega pela ideia de vida “perfeita”, excluindo qualquer indivíduo que não se encaixa nesse padrão utópico. Assim, os jovens ou até a família brasileira não é encorajada a abordar sobre essa temática.”
1- retire a vírgula
2- coloque uma vírgula
Ótima argumentação. Consistente e bem elaborada.
No entanto, o repertório sociocultural utilizado, embora legítimo e pertinente, não é de uso produtivo.
Desenvolvimento 2
Boa argumentação.
Bom uso do repertório.
Proposta de intervenção
See lessAgente ok
Ação ok
Meio / modo ok
Detalhamento ok
Finalidade ok
Notas
C1- 160
C2-180
C3- 160
C4- 200
C5- 200
A família contemporânea e o que ela representa na sociedade
Anne02021
No Brasil contemporâneo, as formações das famílias que antes eram compostas por um único modelo ideal, protagonizado pelo pai, mãe e filhos, agora é visto os variados tipos de união familiar (1). Neste contexto, a multiplicidade que ela é caracterizada precisa ser mais debatida no meio social e políLeia mais
No Brasil contemporâneo, as formações das famílias que antes eram compostas por um único modelo ideal, protagonizado pelo pai, mãe e filhos, agora é visto os variados tipos de união familiar (1). Neste contexto, a multiplicidade que ela é caracterizada precisa ser mais debatida no meio social e políticas públicas sobre essa questão e o que ela representa na sociedade devem ser efetivadas, como consta na Constituição Federal de 1988, todos os cidadãos têm o direito à vida e a liberdade de escolha.(2)
—> (1) Explique mais sobre, quais são esses variados tipos?
(2) Ficou confuso também, sua teses não estão explicitas.
A princípio, para maximizar o respeito que todas as famílias devem receber, que muitas das vezes não é bem assim, é preciso informar e debater no cenário brasileiro.(1) Nessa óptica, consoante com o filósofo Jürgen Habermans, a linguagem é uma verdadeira forma de mudança, (1) dessa forma, a ação comunicativa pode resultar mudanças positivas na sociedade, como nesse caso, conscientizar à população o quanto é importante a aceitação e o respeito da diversidade familiar, para que assim, os mesmos erros do passado não sejam cometidos, no qual, as pessoas e seus atos que não se enquadravam nos “bons modos” eram oprimidos. (2)
1) Aconselho a por ponto final
2) coloque fechamento crítico
Ademais, é mister uma posição mais energética do governo para efetivar essa realidade. Nessa lógica, de acordo com o padre São Tomas de Aquino, todos os indivíduos têm a mesma importância, (1) nesta perspectiva, as instituições familiares modernas devem ser zeladas, com a sua dignidade humana assegurada pelo poder público, sejam as formações de casais homossexuais, mães solteiras, famílias tradicionais, entre outros.(2)
1) Coloque ponto final
2) Falta mais detalhamento e argumentação, por exemplo, “, as instituições familiares modernas devem ser zeladas, com a sua dignidade humana assegurada pelo poder público, sejam as formações de casais homossexuais, mães solteiras, famílias tradicionais, entre outros.” —> explique, porque as famílias precisam ser zeladas? Para ficar mais claro, utilize causa e consequência.
3) faltou fechamento crítico
Portanto, com o posicionamento assumido(1), o Ministério Público deve proporcionar políticas de conscientização na mídia e redes sociais e centros de apoio para as famílias que se sintam oprimidas, por através(2) de liberação de verbas e participações de profissionais capacitados e, caberá(3) a população terem um pensamento mais aberto e consciente perante essa nova realidade, essas ações são para o objetivo de que as diversas uniões familiares sejam bem acolhidas e respeitadas. Por fim espera-se que o Brasil se torne gradualmente mais harmônico.
1) Aconselho a utilizar tópico frasal
2)Não indico utilizar ‘através de”, uma dica é usar “por meio de”.
3) Ao invés de caberá, use isso como um ” a fim de..” pois “caberá” fica algo meio incerto
C1) 120
Domínio mediano, com alguns desvios gramaticais e de convenções do registro em língua portuguesa.
C2) 120
Fundamentação previsível e conhecimento mediano do texto dissertativo-argumentativo.
C3) 120
C4) 120
Coesão pouco diversificada, articulando o texto de forma mediana.
C5) 160
Apresenta proposta relacionada ao tema e articulada com a argumentação desenvolvida.
See lessTotal; 640
Consequências da busca por padrões de beleza idealizados
Anne02021
Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudar com base nos meus estudos, ok? Bom, sua redação está ótima, utilizou os conectivos de forma adequada, fez bom uso de repertório e poucos desvios gramaticais. Parabéns!! C1)Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200 Domínio excelente da escrita fLeia mais
Olá, sou estudante tbm, mas vou tentar ajudar com base nos meus estudos, ok?
Bom, sua redação está ótima, utilizou os conectivos de forma adequada, fez bom uso de repertório e poucos desvios gramaticais. Parabéns!!
C1)Domínio da escrita formal em língua portuguesa: 200
Domínio excelente da escrita formal em português. Pequenos erros gramaticais ou de convenções são aceitos excepcionalmente.
C2) Compreensão do tema e aplicação das áreas de conhecimento: 200
Apresenta uma argumentação consistente, com repertório sociocultural e um domínio excelente do texto dissertativo-argumentativo.
C3)Capacidade de interpretação das informações e organização dos argumentos: 200
Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria.
C4) Domínio dos mecanismos linguísticos de argumentação: 160
Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações.
—> Indico utilizar fechamento crítico.
C5)Capacidade de conclusão com propostas coerentes que respeitem os direitos humanos: 200
See lessConsegue apresentar proposta detalhada, coerente e relacionada à argumentação desenvolvida na redação
TOTAL:960
O Desafio na formação de professores no Brasil
Nildaline Rocha
Olá -Comentários iniciais- Introdução "Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil veLeia mais
Olá
-Comentários iniciais-
Introdução
“Na animação indicada ao Óscar em 2019, “Klaus”, é retratada uma personagem professora que deixou a sua vocação para ser comerciante devido às dificuldades que ela enfrentou para exercer a sua(1)profissão. Assim como no filme, a carreira da docência no Brasil vem passando por desafios ao longo dos anos, e (2)muitos deles envolvem a formação dos próprios docentes. Dentre esses impasses, é pertinente analisar acerca da baixa procura pela carreira, a qual está relacionada com o mau(3) investimento na graduação desses profissionais.”
1-retire o “sua”
2- vírgula depois do “e”
3- substitua “mau ” por “baixos”
Sua introdução está completa:
Apresenta repertório sociocultural legitimado, pertinente ao tema e produtivo;
Problematização;
Tese explícita.
Desenvolvimento 1
“É importante pontuar, de início, o pouco interesse entre os jovens pela profissão docente;(1)isso acontece devido aos desafios que o trabalho exige, e(2)que apesar de sua importância, não é remunerada(3) como deveria. Esta realidade é relatada pela humorista Criss Paiva, a qual trabalhou por dez anos na educação infantil,(4)e escolheu abrir mão da profissão devido à grande sobrecarga exigida. Assim, a disputa baixa pode acarretar na baixa qualidade dos profissionais que a escolhem e também da formação que eles recebem.”
1- retire o ponto e vírgula e coloque um ponto final
2- vírgula após o ” e”
3- remunerado
4- retire a vírgula
Ponto forte: tópico frasal
Erros: argumentação pouco consistente e repertório que não é produtivo
Desenvolvimento 2
“Paralelo a isso, a falta de investimentos para a excelência acadêmica dos profissionais está ligada diretamente à baixa valorização e procura da carreira, bem como à qualidade de todo o sistema educacional. Segundo a vice-presidente da fundação Carlos Chagas, Bernadete Gatti, se não cuidarmos dos professores da educação básica, estamos fadados a ter dados educacionais de baixo nível. Dessa forma, entende-se que uma vez que não há investimentos nos docentes, toda a educação do país é prejudicada.”
Mesmos erros do D1:
repertório que não é produtivo e argumentação expositiva.
Quando for argumentar, siga esse passo a passo:
Coloque o problema;
Explique como essa causa se dá no problema;
Relacione o repertório à discussão desenvolvida ao longo do parágrafo.
Proposta de intervenção
See lessAgente:ok
Ação:ok
Meio/ modo: inexistente
Detalhamento: inexistente
Finalidade: inexistente
Notas
C1: 160
C2: 180
C3: 160
C4: 200
C5: 80