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QUAL É O MELHOR MODO DE LIDAR COM O LIXO – CORREÇAO ENEM PFV –
Chokmah
Olá Júlia, tudo bem? Adorei sua redação! • A introdução ficou ótima, de modo a ensejar o que se propõe a expor nos dois argumentos que serão abordados no desenvolvimento Sua introdução está adequada de um texto dissertativo-argumentativo, pois aresenta, os seguintes elementos : 1.Explicitação do proLeia mais
Olá Júlia, tudo bem? Adorei sua redação!
See less• A introdução ficou ótima, de modo a ensejar o que se propõe a expor nos dois argumentos que serão abordados no desenvolvimento
Sua introdução está adequada de um texto dissertativo-argumentativo, pois aresenta, os seguintes elementos :
1.Explicitação do problema, de forma contextualizada;
2.Tese (afirmação ou negação de uma opinião impessoal, pautada em uma verdade com discurso de autoridade), ideia que será defendida, oração declarativa.
3. Apresentação dos argumentos.
•No desenvolvimento do texto você atentou-se quanto ao uso de conectivos que retomam o ponto que precisou ser abordado você o obteve ao usar o advérbios de forma coesa.
•Na conclusão senti falta apenas da intervenção do problema por outro agente, segundo os parâmetros e formas de avaliação do ENEM são dois agentes que irão atuar em condutas que tentar resolver o problema, ademais o texto ficou fenômenal.
Parabéns!
200 – Competência 1: Domínio da norma culta da língua escrita
200– Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema
200– Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista
200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
190 – Competência 5: Proposta de intervenção (atentar-se com o emprego de mais um agente que vai realizar o enfrentamento do problema)
TOTAL: 990
Parabéns!!
O papel da Polícia Civil na Repressão de crimes ambientais.
Chokmah
Fala Bruno, beleza? Li sua redação, eis a correção com foco em concursos públicos. 180– Competência 1: Alto domínio da norma culta da língua escrita. 170- Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Argumentação muito bem embasaLeia mais
Fala Bruno, beleza? Li sua redação, eis a correção com foco em concursos públicos.
See less180– Competência 1: Alto domínio da norma culta da língua escrita.
170- Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Argumentação muito bem embasada, todavia, faltou o uso de citações de argumentos de autoridade, ou sustentáculo em outras disciplinas combinadas com a epistemologia. Ex: Constituição Federal, Lei 9.605 que dispõe sobre crimes ambientais, História, Filosofia ou até mesmo notícias jornalisticas
150– Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista. O texto foi pautado em exposiçao de ideias e leva em conta inclusive o texto dissertativo-argumentativo (que e é aquele que apresenta juízo de valores) , o que a pessoa pensa a respeito sobre o tema, desta forma interferindo no processo de fala sobre determinado tema.
Cumpre ressaltar que Compete às polícias civis dirigidas por Delegados de polícia de carreira, incumbem ressalvada a competência da União , as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, (CARÁTER REPRESSIVO, POIS APURAM OS DELITOS APÓS A OCORRÊNCIA), exceto as militare. É o que dispõe o artigo 144, Parágrafo 4º da Constituição Federal. Nesse espírito é salutar observar que a questão é mais que abordada em concursos, a segurança pública especificamente às atribuições da polícia. Nesse contexto , não é demais enfatizar que o candidato deve conhecer todo o conteúdo pertinente às polícias dispostos no texto da Constituição Federal. Nesse sentid, de acordo com o artigo 144, I, parágrafo 1º da Constituição Federal, a polícia federal instituída por lei como órgão permanente, organizado é mantido pela união e estruturado em carreira, destina-se a dois pontos inciso primeiro apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou Internacional e exija repressão uniforme segundo se dispuser em lei. . E, inciso segundo, prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins o CONTRABANDO E O DESCAMINHO, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos na respectiva área de competência( SÓMENTE EM ÂMBITO FEDERAL, ou No caso de crimes políticos e as infrações penais praticadas em detrimento de bens serviços ou interesse da União ou de suas entidades autárquicas ou empresas públicas, excluídas as contravenções e ressalvada a competência da Justiça Militar e da Justiça Eleitoral (artigo 109,IV, CF/88). Logo, concluí-se por exclusão, se o delito praticado for com base na Lei de Crimes ambientais, a pena será de 6 meses à 1 ano, a depender do caso concreto, trata-se de contravenção penal, não sendo da competência da PF. Inciso quarto, exercer com exclusividade as funções de polícia judiciária da União, logo infere-se nesse teor , que cabe às polícias civis, as funções de polícia judiciária do Estado. Lembre-se que o inquérito policial é conduzido pela polícia de judiciária, função exercida no Estados pela Polícia Civil e, no âmbito da União , pela Polícia Federal, no entanto A PREVENÇÃO DE CRIMES CABE ÀS POLÍCIAS MILITARES dos Estados, a qual cabem a polícia ostensiva e a preservação da ordem pública, (pela disciplina e hierarquia tal competência recai sobre a POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL, além das atribuições definidas em lei incumbe a execução de atividades de Defesa Civil. ( no caso a coorporação competente para enfrentamento desse tipo de delito é da polícia que apuram crimes ambientais de menor potencial ofensivo. Só após constatado o delito, preso o autor, e instauradoco IP ou atraves do APF que será inciada a persecutio penalis, através da polícia judiciária. A proposta de aplicação imediata de pena restritiva de direitos ou multa prevista no artigo 76 da Lei 9099/95, somente poderá ser formulada, desde que tenha havido a prévia composição do dano ambiental, salvo em caso de comprovada impossibilidade.
150 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Mediano conhecimento na temática abordada.
120– Competência 5: Proposta de intervenção. Vejo que você não abordou a proposta de intervenção, através de um agente que resolverá o problema, ainda que não seja nos moldes do modelo ENEM, os concursos das bancas CESPE, Vunespe, FCC ou Fumarc, cobram na conclusão tal proposta de intervenção.
TOTAL: 770
Espero ter ajudado! (Qualquer dúvidas, às ordens).
Nunca desista. Avante!
Tema: “SUS: os desafios e importância da saúde pública no Brasil”
Chokmah
Olá Ace, beleza? Bom, analisei sua redação, segue os excertos. •Excelente redação! Não há erros gramaticais, todavia, considere atentar ao uso moderado de figuras de linguagens. "Da mesma forma, contemporaneamente, a população brasileira implora por acesso a saúde básica. Entretanto, o sucesso destaLeia mais
Olá Ace, beleza?
See lessBom, analisei sua redação, segue os excertos.
•Excelente redação! Não há erros gramaticais, todavia, considere atentar ao uso moderado de figuras de linguagens. “Da mesma forma, contemporaneamente, a população brasileira implora por acesso a saúde básica. Entretanto, o sucesso desta demanda aparenta ser menos provável que a obtenção do elixir fantasioso”. Tal trecho, denota a ideia de Paradoxo, a saber, consiste numa preposição aparentemente absurda, resultante da união de ideias contraditórias. Ora, como cabe ao SUS adequação ao sistema equiparado ao Fordismo, se neste trecho, há uma flagrante e aparente contradição de ideia? (O êxito da organização do atendimento do Sistema Único de Saúde em contraste com a obtenção do Elixir da Longa Vida) lembre-se que com base na gramática portuguesa-br, a interpretação e compreensão de texto consistente em textos literários e não literários subsumem no primeiro, a criação, invenção, ainda que baseado em fatos reais, mas que evidentemente não é verdade, ao passo que os não literários partem da premissa de cumprir a função utilitária, com informações fidedignas, ou seja Informar, notificar, esclarecer.
•Mano, realmente espetacular sua abordagem com ilustração no período medieval e era moderna. Me fez lembrar jogos épicos que possuem alquimia, Skyrim e The Wither III, o problema é que quando se elabora uma redação, você escreve para algum leitor, e esse leitor nada mais é que o próprio examinador aparentemente na bagagem cultural dele, a depender da idade, ele pode estranhar…
•Atentar ao uso correto de linhas, mínimo fica entre 10 a 15 e o máximo de 30.
200 – Competência 1: Alto domínio da norma culta da língua escrita.
200– Competência 2: Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema. Argumentação muito bem embasada com sustentáculo em outras disciplinas combinadas com a epistemologia.
190– Competência 3: Selecionar e organizar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista. O texto foi pautado em exposiçao de ideias e leva em conta inclusive o texto dissertativo-argumentativo (que e é aquele que apresenta juízo de valores) , o que a pessoa pensa a respeito sobre o tema, desta forma interferindo no processo de fala sobre determinado tema.
200 – Competência 4: Domínio de mecanismos linguísticos para a construção da argumentação. Vasto conhecimento na temática abordada.
170– Competência 5: Proposta de intervenção. (A utópica realidade no SUS é questionável) é bem verdade que a saúde pública em alguns lugares do Brasil é precária, haja visto a falta de infraestrutura de alguns hospitais, e alguns fatores externos nas políticas públicas criadas pelo Governo, são de fato arruinosas. Inclusive circuncudam nesse contexto, a corrupção, a desvalorização do profissional da saúde em vista do salário. Mas hodiernamente, o SUS tem demonstrado eficiência nos serviços prestados, principalmente em decorrência da atual pandemia.
TOTAL: 960
Espero ter ajudado! (Qualquer dúvidas, às ordens).
Nunca desista. Avante!
O SISTEMA PRISIONAL BRASILEIRO E SEUS EFEITOS NO SÉCULO XXI
Chokmah
Caro Avicii, tudo bem? Muito bacana sua redação, conseguiu desenvolver uma excelente argumentação defendendo o posicioamento sobre um tema tão controvérsio que é o sistema carcerário brasileiro , com argumentos consistentes. Todavia, devo salientar que na introdução você não apontou o tema+ tese . LLeia mais
Caro Avicii, tudo bem? Muito bacana sua redação, conseguiu desenvolver uma excelente argumentação defendendo o posicioamento sobre um tema tão controvérsio que é o sistema carcerário brasileiro , com argumentos consistentes. Todavia, devo salientar que na introdução você não apontou o tema+ tese . Lembre-se, na introdução devem ser mencionados os temas que serão abordados no texto, ou problema, de modo a situar o interlocutor, uma introdução adequada de um texto dissertativo-argumentativo deve apresentar pelo menos os seguintes elementos… Primeiro: A explicitação do problema de forma contextualizada. Segundo;a tese que é a afirmação ou negação de uma opinião baseada em argumentos sólidos, como citações ou alusões de autoridade. Cbe ressaltar que na introdução é que você conseguirá sintetizar a ideia que será defendida, com dados, estatísticas e números, ademais, conclusão não teve o êxito almejado, visto que não elaborou a proposta completamente e nem retomou a tese abordada na introdução.
See lessCritérios ENEM:
I = Bom domínio da língua portuguesa com poucos desvios = 190
II = Bom domínio do estilo dissertativo-argumentativo e considerações consistentes = 160
III = Defende um ponto de vista com informações, fatos e opiniões de forma consistente e organizada, configurando autoria = 170
IV = Tem um repertório diversificado de recursos de coesão, articulando bem o texto, apresentando poucas inadequações = 120
V = Proposta insatisfatória ou não articulada com a argumentação desenvolvida = 70
TOTAL = 710.
Abraços
Os desafios da segurança pública no Brasi
Chokmah
Olá Natália, tudo joia? Espero que sim, rs. Excelente escolha de tema, adorei! Visto que a segurança pública no Brasil é bem controvertida. Muito bem, vamos ao que interessa Competência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 160 Sua escrita é muito boa. (*Atentar ao uso das vírgulLeia mais
Olá Natália, tudo joia? Espero que sim, rs. Excelente escolha de tema, adorei! Visto que a segurança pública no Brasil é bem controvertida. Muito bem, vamos ao que interessa
See lessCompetência I (demonstrar domínio da norma culta da língua escrita) : 160
Sua escrita é muito boa. (*Atentar ao uso das vírgulas, você possue potencial para ser impecável em suas elaborações de redações*).
Competência II (compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento) : 160 (*Abordou como tese na Fundamentação a Carta Magna de 1988, de longe uma das melhores formas de argumentos de autoridade para se usar em um texto dissertativo-argumentativo*)
Mesmo adotando a CF de 88, soube elaborar argumentos fortes, regados de diversas áreas do conhecimento, que enriqueceram e agregaram valor a sua tese.
Competência III (selecionar, organizar e interpretar informações e argumentos em defesa de um ponto de vista) : 200
Idéias bem organizadas, deixando bem nítido o “seu” ponto de vista para o leitor.
Competência IV (demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação): 160
Você aparentou ter bastante domínio no que diz respeito ao assunto, a lém de citar os dois problemas na introdução (*insegurança e medo*) e revolve–los nos dois parágrafos argumentativos. Sua estrutura textual está muito embasada, ao meu ver.
Competência V (elaborar proposta de intervenção para o problema): 100
Sua proposta de intervenção está muito superficial, (*poderia aprofundar em citar criações de políticas públicas e mecanismos de enfrentamento para a resolução do problema, embora o último trecho esteja diversificado, faltou o detalhamento sobre o órgão responsável para realizar diretamente as intervenções, a saber o Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma vez que segundo as normas de Direito Administrativo, aquele exerce uma posição hierárquica superior a Secretária Nacional de Segurança Pública, portanto muito cuidado ao citar órgãos da Administração Pública sem os conhecê-los*)
Nota: 780
Sua proposta de intervenção tirara alguns pontos da redação, mas creio que você tem potencial para superar este empecilho. Boa sorte. ❤
Avante! Nunca desista, espero ter ajudado!
Caminhos para combater o racismo no Brasil
Chokmah
Olá Priscila, tudo bem? Espero que sim, rs. Bom, quanto a análise do texto, devo salientar que está ótimo! Todavia, procure não se basear em citações que você não consiga esclarecer o "por que" do uso, Pois dentro da coerência existem princípios básicos, a saber o "princípio da não-contradição", "prLeia mais
Olá Priscila, tudo bem? Espero que sim, rs. Bom, quanto a análise do texto, devo salientar que está ótimo! Todavia, procure não se basear em citações que você não consiga esclarecer o “por que” do uso, Pois dentro da coerência existem princípios básicos, a saber o “princípio da não-contradição”, “princípio da não tautologia” e “princípio relevância”. O princípio da não-contradição: Quer dizer que em um texto não pode ter situações ou ideias que se contradizem entre si, quando se quebra uma lógica. Um exemplo claro disso são conclusões precipitadas e por exemplo: As ruas estão molhadas, porque não choveu. O segundo princípio é o princípio da não tautologia: Significa abordar o mesmo assunto, ou seja, a tautologia também é conhecida como pleonasmo ou redundância, é um vício frequente. Isto é, a tautologia é o emprego de palavras diferentes para expressar uma mesma ideia. Por exemplo: A partir de agora, certeza absoluta, acabamento final, elo de ligação, expressamente proibido, criação nova, já há anos atrás, vereador da cidade, detalhes minuciosos. E por último, o princípio da relevância: Se baseia em ter fragmentos de textos que falem de assuntos diferentes e que não se relacionam entre si e acabam tornando o texto incoerente mesmo que suas partes contenham certa coerência individual, sendo assim a representação de ideias ou fatos não relacionados entre si, fere o princípio da relevância e trazem incoerência ao texto, por exemplo: “Dessa maneira, ele está presente na sociedade brasileira ainda que seja o segundo país ( quando utilizar argumentos de autoridade, explicitar de preferência a origem de onde surgiu a ideia, fonte, dados utilizados) com a segunda maior população negra do mundo (‘País com maior população negra do mundo’’, é a Nigéria e em segundo lugar a África do Sul, congruente seria citar que o Brasil possui a segunda maior população de afrodescendentes fora da África). Isso pode ser visto quando há uma tentativa de embranquecer figuras brasileiras importantes, como Machado de Assis que aparece em muitos livros com tom de pele claro”. ( Uma boa evidência sobre fatos é citar nome de pessoas importantes, no caso aqui proposto, o autor Machado de Assis). Good Job!
See lessO MUNDO E A PÂNDEMIA
Chokmah
MUITO SE DISCUTE A NECESSIDADE (o uso de conectivo é importantíssimo, que tal usar preposições ou conjunções? ) SE PROTEGER , CONTRA AS GRIPES MAIS LEVES Á ( atenção ao uso do acento grave que se insere no craseamento, o acento grave é utilizado quando existe contração da preposição "a" com o artigoLeia mais
MUITO SE DISCUTE A NECESSIDADE (o uso de conectivo é importantíssimo, que tal usar
See lesspreposições ou conjunções? ) SE PROTEGER , CONTRA AS GRIPES MAIS LEVES Á ( atenção ao uso do acento grave que se insere no craseamento, o acento grave é utilizado quando existe contração da preposição “a” com o artigo “a” ou com o pronome demonstrativo ( à = a + a ; àquele = a + aquele ). GRIPES MAIS FORTES . ESTAMOS FALANDO DE COVID-19[CORONAVÍRUS] (estamos falando de covid, o uso da preposição “do” traria uma melhor compreensão quando citado o nome do vírus, visto que o vírus possui gênero masculino) . Primeiramente, você deve se atentar com o uso de letras maiúsculas e minúsculas, lembrando que nomes próprios possuem letras maiúsculas no início. Ex: Nome de cidade, pessoas, marcas. Ter sinceridade e seriedade é fundamental para a elaboração de seu texto, o uso de expressões coloquiais, abreviações por ex: “vc”, “aq”, “tipo”, é fatal à correção. O título e tema são conceitos similares, mas eles não se confudem. Chamamos de título a expressão inicial que introduz a redação mostrando o assunto e posicionamento do texto chamamos de tema o assunto a ser abordado: Ele dará as diretrizes do texto ao expor a ideia que deverá ser defendida ao longo de uma dissertação. Para a elaboração da sua redação essencial planejamento primeiro. Baseia-se a elaboração dentro de um problema o problema é? É a tese aquilo que irá se defender dentro do texto. Isto é preciso prová-lo no momento inicial. Busca-se a resolução do problema ou seja os fatos sobre o tema pretendido e, ademais a tese (ideia central do texto). Opinar bom no caso da laboração de uma dissertação em que a terceira pessoa não é possível usar opinião pessoal, pois trata-se de uma opinião proposta a ser discutida a opinião pessoal sobre o tema reforçar a argumentação, por isso é importante buscar uma verdade pessoal ou juízo de valor sobre o assunto abordado.
Argumentos são aquilo que vai com Comprovar a pele Isto é parente ideia Central deixa parente que está se defendendo com argumentos de autoridade ( Citações de expressões das fotos que comprovam a existência ciência de um fato). Pode-se utilizar no parágrafo conclusivo todas viu mais importante de um texto dissertativo-argumentativo é a organização a clareza e a exposição dos argumentos para tanto é importante selecionar exemplos. Fatos e provas a fim de assegurar a validade de sua opinião sem deixar de justificar. Por fim a conclusão. Que é? É a retomada do tema nesse momento busca-se a solução para o problema exposto Assim é interessante apresentar a síntese da discussão. A retomada da tese, isto é, ( a ideia principal), e além disso, a proposta de solução do tema com a observação final.