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Impactos da crise hídrica e da expansão da seca no Brasil
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e fiz alguns apontamentos que acredito que sejam pertinentes. O trecho da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes: Águas que movem moinhos são as mesmas que encharcam o chão; evidencia o papel da água como recurso indispensável, seja para garantir o equilíbrio ecológico e a viLeia mais
Olá! Li sua redação e fiz alguns apontamentos que acredito que sejam pertinentes.
O trecho da música “Planeta Água” de Guilherme Arantes: Águas que movem moinhos são as mesmas que encharcam o chão; evidencia o papel da água como recurso indispensável, seja para garantir o equilíbrio ecológico e a vida humana, como também ao*(para) gerar energia em um país. Diante de tal importância, ao analisar a hodiernidade brasileira, é notório que o uso indiscriminado dessa fonte natural proporciona um cenário de crise e agravamento da seca, haja vista as interferências antrópicas no meio ambiente que, consequentemente, geram impactos de cunho socioeconômico e ambiental no país. Logo, é imperioso que medidas sejam tomadas a fim de garantir esse recurso em abundância às gerações brasileiras futuras.
Ótimo início de texto, apresentou o tema com uma letra de canção como repertório, mostrou a tese e quase não cometeu nenhum deslize.
Convém ressaltar, em primeira análise, que o homem ao atuar na natureza de maneira individualista, ou seja, extrair*(acho que o verbo no gerúndio caberia melhor nessa parte) recursos desta, como fontes hídricas, sem se conscientizar ambientalmente e pensar no coletivo, contribui para restringí-las*(restringi-las) cada vez mais. Isto é, o uso indiscriminado da água pela sociedade, seja para fins domésticos, industriais e/ou agronômicos, denuncia a despreocupação dos cidadãos com a sustentabilidade e, assim, contraria o Princípio de Responsabilidade, que defende a preservação ambiental em prol dos futuros cidadãos, proposto pelo filósofo Hans Jonas. Nesse sentido, a questão da água é negligenciada e a lamentável postura de irresponsabilidade da sociedade agrava a crise hídrica, a qual favorece a seca em regiões.
Fora alguns leve desvios de escrita, o parágrafo fluiu de maneira adequada e revelou a postura do(a) autora(a) frente a problemática de maneira clara e objetiva.
Em virtude dessa interferência humana desarmônica, a possibilidade de escassez da água e o aumento dos episódios de sequidão causa tanto impactos na vida dos brasileiros como principalmente na natureza*(a construção desse período me pareceu estranha). Ou seja, tal cenário afeta, por exemplo, famílias agricultoras que, diante da insegurança hídrica, não conseguem produzir e assim abastecer o mercado interno; além de alterar o ciclo biológico da água e desse modo gerar um desequilíbrio ambiental e climático. Outro impacto é o desencadeamento de uma crise energética, haja vista a dependência brasileiras dos recursos hídricos em razão de maior parte de sua matriz de energia ser constituída de energia hidráulica. Destarte, a falta desse recurso indispensável em debate prejudica grandemente o desenvolvimento da pátria, a biodiversidade e a vida humana.
Os parágrafos de desenvolvimento estabeleceram uma relação de causa e consequência, um formato válido para a construção do texto, no entanto, este último careceu um pouco de um repertório, informação mais concretas, como dados de pesquisas ou divulgações feitas na mídia.
Em suma, são necessárias medidas que atenuem o desperdício de água e mobilizem a sociedade a mudar sua postura e compreender que a falta desta não é uma questão distante da realidade ou utópica(distópica nesse caso), mas factual e já presente. Para isso, o Ministério do Meio Ambiente, em conjunto com a Agência Nacional das Águas (ANA) deve elaborar um projeto educativo, por meio da mídia, com vídeos curtos, a fim de reforçar a finitude da água disponível para uso, ao comparar situações com e sem tal recurso e alertá-los de sua necessidade. Além disso, o Governo deve criar um programa de captação da água das chuvas em cidades e posterior destinação desta para áreas rurais afetadass pela seca no terrirório e, desse modo, amenizar os impactos da falta d’água. Em síntese, com tais ações a crise hídrica não será sustentada e o povo brasileiro fará juz ao conceito ético proposto por Jonas.
Por fim, a conclusão contou com todos os elementos necessários para uma boa proposta de intervenção. É importante ressaltar que a conclusão já está suficiente com apenas 1 proposta de intervenção. Do mais, o texto fluiu de maneira adequada, não causando estranheza, fora alguns poucos momentos pontuais, e apresentou o pensamento do(a) autor(a) frente à problemática, parabéns.
Notas:
See lessCompetência I: 160
Competência II: 200
Competência III: 160
Competência IV: 200
Competência V: 200
Nota final: 920
Universalização do saneamento básico no Brasil
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e elaborei alguns apontamentos que julgo interessantes para sua jornada de estudos. De antemão digo que não sou especialista e, portanto, minha correção poderá conter alguns equívocos. "De acordo como(com)* o sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o desenvolvimento humano só seráLeia mais
Olá! Li sua redação e elaborei alguns apontamentos que julgo interessantes para sua jornada de estudos. De antemão digo que não sou especialista e, portanto, minha correção poderá conter alguns equívocos.
“De acordo como(com)* o sociólogo brasileiro Herbert de Souza, o desenvolvimento humano só será efetivado quando a sociedade afirmar 5 princípios fundamentais: igualdade, diversidade, participação, solidariedade e liberdade. Entretanto(,)* há uma contraditória diante da perspectiva do sociólogo quanto a igualdade e a participação relacionada a(à)* universalização do saneamento básico no Brasil. Diante disto, fica nítida a grave dificuldade enfrentada pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) em estruturar o saneamento em todo o país, que têm em si como fato gerador o déficit habitacional, e ainda a problemática urge por uma solução(trecho confuso)*, sendo assim também o epicentro da causa de diversas doenças.”
> O primeiro parágrafo começou bem, apresentou o tema relacionando o tema com um repertório escolhido, todavia a autor(a) acabou pecando em apresentar sua tese com clareza, bem como ao cometer alguns deslizes gramaticais, como o emprego de vírgula e crase.
“Sob esse viés, torna-se claro a importância da garantia de moradia adequada, já que a habitação é um elemento de produção e reprodução social relacionado a outros direitos, dentre eles o saneamento (a construção dos períodos tem me gerado uma estranheza ao lê-los)*. Seguindo essa linha de raciocínio, uma pesquisa realizada em 2019 pela Fundação JoãoPinheiro apontou que mais de 5,8 milhões de moradias no país apresentavam problemas próprios ao déficit habitacional. Em consequência disso(,)* milhões de pessoas estão expostas as(às)* situações precárias e sem acesso digno a uma condição básica que afeta principalmente a saúde: saneamento.”
> Cuidar a construção de períodos. Use mais conectivos para uma maior fluidez de ideiais.
“Somado a isso(,)* é evidente o quão importante é ter os direitos assegurados, uma vez que são responsáveis por garantir uma vida digna, porém, nota-se um desvio destes quanto(optar por outras expressões, como “quando observa-se esgotos…”) aos esgotos a céu aberto espalhados pelo Brasil, propiciando um ambiente próprio a doenças. No final da Idade média(,)* o continentes europeu foi devastado pela pandemia de peste bubônica,(use um conector no lugar da vírgula)* a doença era transmitida por meio de pulgas que ficavam(outros verbos ficariam melhor encaixados no lugar de “ficavam”, lembre-se de que o ENEM valoriza vocabulário vasto) em ratos contaminados. Por não existir saneamento na época e nem o conhecimento de uma forma eficaz de combatê-la, a infecção fez milhares de vítimas. Nesse cenário(,)* é possível perceber que o acesso ao tratamento de esgoto e água é essencial para a prevenção de doenças como a leptospirose, e para a perpetuação da vida humana, o que deixa claro a urgência em universalizar o saneamento básico.”
> Novamente, há erros de emprego de vírgula e carência de conectores. Mesmo que a argumentação seja feita de maneira satisfatória, a construção das palavras no texto faz toda a diferença na interpretação e na fluidez da leitura.
“Tendo em vista a problemática discutida, torna ainda mais urgente a universalização do saneamento básico no Brasil. Por isso(,)* é necessário que o governo federal invista em programas habitacionais, a fim de proporcionar moradias adequadas para a população, e assim poderão reaver sua dignidade. Além disso, o saneamento básico é um direito previsto por lei e portanto, é dever frio governo que através da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico deverá agir com investimentos e ações públicas que visem universalizar o saneamento, assim todos terão acesso.”
> Falta modo e detalhamento na conclusão. Apesar da autora utilizar de repertórios para defender suas ideias, a construção de períodos fez com que o texto ficasse confuso para a leitura e impactou diretamente na notas finais. O uso de conectivos é essencial na construção de um texto.
Notas:
See lessCompetência I: 120
Competência II: 160
Competência III: 160
Competência IV: 80 (a carência de conectivos prejudicou muito a nota nessa competência)
Competência V: 120
Nota final: 640
Impactos da educação à distância
CarlosRuas
Fiz uns apontamentos acerca de sua redação de acordo com as exigências propostas pelo ENEM. A educação, segundo a ONU, é um dos direitos fundamentais do ser humano. Entretanto, no Brasil(vírgula) o seu acessível acesso(redundância) não é uma realidade e durante o início do período pandêmico, (ano deLeia mais
Fiz uns apontamentos acerca de sua redação de acordo com as exigências propostas pelo ENEM.
A educação, segundo a ONU, é um dos direitos fundamentais do ser humano. Entretanto, no Brasil(vírgula) o seu acessível acesso(redundância) não é uma realidade e durante o início do período pandêmico, (ano de 2020), as segregações socioeconômicas foram agravadas. Ademais, o ensino público tradicional, principalmente, já carecia muito em relação ao setor privado, logo a problemática apenas agravou-se.(repetição do verbo agravar)
Em primeira instância, conforme as populações mais fragilizadas economicamente praticam em grande parte atividades braçais, segundo o livro “Manual Antirracista” da escritora e doutora Djamila Ribeiro, estas foram diretamente impactadas no primeiro semestre de 2020, segundo o jornal G1 (cuidado ao articular as ideias, trecho ficou um pouco confuso). Subsequentemente, a renda desta parcela populacional caiu e com isso os jovens e crianças destas famílias necessitaram realizar “bicos” para complementar a renda. De outro ponto, visando as complexidades presentes em sociedades neste período(vírgula) vídeos e matérias didáticos foram disponibilizados de maneira gratuita,como tentativa de ajudar esse público, como por exemplo a plataforma “Descomplica”.
Segundamente, tal como pode ser visto no livro “Tosco” as dificuldades contidas na vida de uma criança provinda de uma família sem estrutura socioeconômica, sendo um dos principais problemas abordados seus empecilhos sendo (mais redundância aqui) permanecer e obter um bom desempenho escolar. Dessa maneira, obtendo um olhar voltado a realidade essa obra serve como parâmetro para observar a sociedade.
Com isso (existem expressões melhores para iniciar a conclusão, como “Portanto”, “Destarte”, “Diante do exposto”, entre outras), é necessário que o Ministério da Educação tenha em vista os malefícios causados e intervenha (deixe a ação mais explícita, sugestão: “(…) intervenha na conscientização dos estudantes por meio de (…)”) por meio de aulas de reforço, avaliando a situação dos alunos e oferecendo auxílio financeiro às famílias de alunos devidamente presentes. Dessa maneira, será possível começar a diminuir os malefícios causados simultaneamente à real presença destes indivíduos nas instituições. Além disso, podendo ser aproveitado para reformular as didática para uma rápida absorção dos estudantes.
> Ponderações finais:
– Texto pecou na construção de alguns períodos;
– Algumas expressões ficaram redundantes;
– Erros de vírgula estão presentes;
– Apesar de o texto contar com repertórios socioculturais, faltou uma mais elaboração da relação deles com a problemática. Vale mais 1 repertório bem desenvolvido do que 3/4 mal explorados.
Notas:
See lessCompetência I: 120
Competência II: 160
Competência III: 120
Competência IV: 120
Competência V: 160
Nota final: 680
Estratégias para mitigar as problemáticas das cracolândias no Brasil
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e fiz algumas anotações que creio ser pertinentes em seu estudo. Lembrando que minha avaliação segue o modelo da prova do ENEM. Negligência governamental e irracionalidade. Esses exemplos ilustram os motivos pelos quais não há a devida importância em criar estratégias para mitigaLeia mais
Olá! Li sua redação e fiz algumas anotações que creio ser pertinentes em seu estudo. Lembrando que minha avaliação segue o modelo da prova do ENEM.
Negligência governamental e irracionalidade. Esses exemplos ilustram os motivos pelos quais não há a devida importância em criar estratégias para mitigar os problemas das cracolândias no Brasil. Assim, é importante remediar esses problemas em prol da plena harmonia social.
> No primeiro parágrafo temos alguns problemas. Em primeiro lugar, não vi uma boa abordagem da problemática em questão (lembre-se de que a introdução deve começar com algo que inicie o assunto a ser abordado, opta-se geralmente por algum repertório sociocultural, dados estatísticos ou um fato histórico). Ademais, devo salientar que a tese, que no caso da sua redação, foi apresentado logo na primeira frase do texto, costuma finalizar o parágrafo de introdução.
De acordo com a Contituição (Constituição) de 1988(vírgula) direitos básicos(vírgula) como segurança e bem-estar são assegurados a toda população. Entretanto, isso não têm ocorrido na prática, visto que há a dificuldade no controle do tráfico de drogas e o número de usuários vivendo nessas áreas em condições precárias têm aumentado devido a negligência governamental (tente encurtar mais este período, ficou muito extenso). Essa constatação pode ser feita na medida em que,(sem vírgula) falta suporte do Estado aos policias para entrarem nas cracolândias e também campanhas públicas de auxílio aos usuários e na intenção de tirá-los do vício, consequentemente(vírgula) o(a) desordem desses ambientes aumenta e fica mais difícil atenuar o problema.
> O parágrafo em questão penou um pouco na gramática, com falta/inadequação do uso de vírgulas, bem como alguns conectores entre períodos.
Ademais, a irracionalidade da população em relação aos viciados e os problemas que as drogas causam,(sem vírgula) explica(m) a existência de tantos usuários. Desse modo, o conceito “Banalidade do Mal” de Hanna Arendt, elucida essa irracionalidade ao expor que o mal já presente na sociedade e a população o considera “normal” não fazendo nada para mudar o cenário em que vive, a exemplo disso, a população não vê no usuário possibilidade de mudança, e assim não faz nada para o ajudar(meio confuso a estrutura sintática dessa frase). Como resultado, as consequências da droga e da existência de cracolândias para a sociedade em geral passam despercebidas e fica inviável solucionar o empecilho.
> Novamente, erros gramaticais e de estrutura vão comprometer as notas nas competências I e IV.
Portanto, urge que o Governo, encarregado de oferecer o bem-estar social, tome providências a fim de mitigar o problema das cracolândias no país. Através de campanhas contra às drogas em parceria com a mídias sociais, investimento na infraestrutura dos orgãos(órgãos) responsáveis pela segurança pública, e realização de ações em conjunto com ONG´S, que visem ajudar os usuários a se libertarem do vício, como realizar a entrega de alimentos nessas áreas, e oferecer acompanhamento psicológico. Assim sendo, o mal presente na sociedade, segundo Hanna Arendt, não será mais banalizado e a sociedade conseguirá ultrapassá-lo.
> A construção sintática (novamente) está comprometendo sua nota final, uma vez que é difícil analisar os itens da sua proposta de intervenção (agentes, ação, meio/modo, finalidade e detalhamento). Sugiro que estude análise sintática para corrigir esses erros, que são frequentes e pesam muito na avaliação final.
Notas:
See lessCompetência I: 120
Competência II: 160
Competência III: 160
Competência IV: 80
Competência V: 120
Nota final: 640
O excesso de tecnologia na infância na era da cibercultura
CarlosRuas
Olá. Li sua redação e fiz alguns apontamentos que julgo úteis para o seu estudo. Em primeiro lugar, devo parabenizá-la pela redação, holisticamente falando, a redação está perfeita, com informações, opiniões e projeto de texto bem estruturados. no entanto alguns poucos erros (principalmente gramaticLeia mais
Olá. Li sua redação e fiz alguns apontamentos que julgo úteis para o seu estudo.
See lessEm primeiro lugar, devo parabenizá-la pela redação, holisticamente falando, a redação está perfeita, com informações, opiniões e projeto de texto bem estruturados. no entanto alguns poucos erros (principalmente gramaticais) comprometeram o gabarito da competência I do ENEM. Dentre esses erros pode-se citar:
– Uso inadequado de vírgula antes de “em” (linha 1); antes de “que” (linha 4) ao invés de depois; antes de “em” (linha 10).
– Ausência de crase em “acesso a tecnologia” (linha 14) e “acesso a internet” (linha 15).
– Linha 6 “(…) acarreta no amplo (…)” – O certo seria “acarreta o amplo”, o verbo acarretar é transitivo direto (sem preposição).
– Linha 17 “deixando as” – “Deixando-as”
– Repetição da palavra “acesso” três vezes no terceiro parágrafo.
Fora esses erro, o texto se articulou bem e, por isso, gabaritaste as outras 4 competências.
Competência I: 160
Competência II: 200
Competência III: 200
Competência IV: 200
Competência V: 200
Nota final: 960
Proposta de Redação: “A violência obstétrica em debate no Brasil” Modelo: ENEM
CarlosRuas
Olá, seguem aqui alguns apontamentos acerca do texto, tendo como base as 5 competências do ENEM. Parágrafo 1: "(...), visto que para tornar o processo do parto mais rápido e mercantil, traz mais riscos à mulher.(...)" - esse trecho me pareceu um pouco desconexo, acredito que poderia substituir o queLeia mais
Olá, seguem aqui alguns apontamentos acerca do texto, tendo como base as 5 competências do ENEM.
Parágrafo 1:
“(…), visto que para tornar o processo do parto mais rápido e mercantil, traz mais riscos à mulher.(…)” – esse trecho me pareceu um pouco desconexo, acredito que poderia substituir o que foi escrito após a vírgula por: “mais riscos são trazidos à mulher.”
Fora esse deslize, a introdução contemplou o que era necessário para o início de um texto – apresentação do tema e a sua tese.
Parágrafo 2:
” No mesmo contexto, o sistema econômico social capitalista emprega na sociedade um modelo, (sem necessidade da vírgula) no qual é preciso buscar meios para geara (gerar) cada vez mais demanda e, consequentemente, mais ganho. Ademais, segundo o filósofo Karl Marx, o qual discute o capitalismo e o acumulo primitivo do capital, explica que (para que haja concordância elimine a expressão “explica que”) a separação da produção e seus meios, faz com que os profissionais coloquem, até mesmo, a qualidade de vida do paciente em segundo plano em relação ao capital. Dessa maneira, é imprescindível que medidas sejam adotadas para que o paciente não seja tratado como produto. (Aqui faltou uma melhor explicação da relação entre sua citação (Karl Marx) e o objeto de discussão).
Parágrafo 3:
O parágrafo em questão mostrou um desenvolvimento argumentativo mais satisfatório, contudo, a última frase está construída de maneira confusa. Acredito deva estudar mais sobre concordância, pois é um erro que está se repetindo juntamente com o emprego inadequado de vírgulas.
Parágrafo 4:
A conclusão foi executada de maneira satisfatória, contendo os 5 elementos que uma proposta de intervenção deve contemplar (AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, OBJETIVO e DETALHAMENTO).
Por fim, estas são as notas:
Competência 1: 160
Competência 2: 160
Competência 3: 160
Competência 4: 120
Competência 5: 200
Nota final: 800
See lessJovens consomem remédios sem receita e risco à saúde aumenta
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e meus apontamentos são: - O parágrafo de introdução não contou com uma tese clara (no modelo ENEM, prova em que trata-se de problemas sociais, espera-se que o estudante discorra sobre quais as causas do problema em questão, além de suas consequência e POR ÚLTIMO apresentar uma pLeia mais
Olá! Li sua redação e meus apontamentos são:
– O parágrafo de introdução não contou com uma tese clara (no modelo ENEM, prova em que trata-se de problemas sociais, espera-se que o estudante discorra sobre quais as causas do problema em questão, além de suas consequência e POR ÚLTIMO apresentar uma possível intervenção). A frase final do parágrafo inicial se assemelhou mais com um início de conclusão do que com uma apresentação de tese.
– Os parágrafos de desenvolvimento apresentam alguns problemas. O primeiro conta com uma desconexão de coesão. O período do começo não parece articular com o período seguinte, faltam elementos que estabeleçam relações de sentido. Ademais, no parágrafo posterior, há carência de um argumento embasado, principalmente, com o uso de algum repertório produtivo.
– Na conclusão, o uso do conectivo “Além disso” talvez tenha comprometido um pouco a proposta de intervenção, pois o primeiro período do parágrafo toca no agente e no objetivo final, todavia, não há explicações acerca do modo e que ações especificamente serão feitas. Essas explicações aparecem depois, porém, o conectivo mencionado não tem a função de fazer esta conexão de ideias (“Para isso” poderia ser utilizado no lugar), impedindo a existência de uma relação de sentido entre elas.
Notas:
Competência I: 120 (há erros gramaticais, principalmente de ortografia e coerência)
Competência II: 120
Competência III: 160
Competência IV: 80 (o uso inadequado dos conectivos impactam muito no entendimento do texto e por isso afetam bastante a nota)
Competência V: 120
Total: 600
Continue estudando. O estudo é como construir um edifício, não é possível chegar ao topo sem começar pela base. Deve-se começar colocando tijolo por tijolo até alcançar seus objetivos, comece com o que for mais simples para você, e vai se desafiando aos poucos, encontre novas metodologias de estudo, pratique bastante (muito importante), analise o que deu certo até então e foque em corrigir seus pontos fracos, com o tempo, tenho certeza que terá progredido. Nunca desista!
See lessA crise na educação pública brasileira.
CarlosRuas
Olá. Li sua redação e elaborei alguns apontamentos que talvez a auxilie em seu processo de estudo. Primeiramente, devo pontuar que o texto foi muito bem escrito (a despeito de alguns desvios de gramática). A redação contou com um ótimo projeto de texto, apresentando a visão da autora acerca do temaLeia mais
Olá. Li sua redação e elaborei alguns apontamentos que talvez a auxilie em seu processo de estudo.
See lessPrimeiramente, devo pontuar que o texto foi muito bem escrito (a despeito de alguns desvios de gramática). A redação contou com um ótimo projeto de texto, apresentando a visão da autora acerca do tema em questão com o uso de repertório sociocultural pertinente e embasando a argumentação de forma satisfatória. Ademais, na conclusão, ficou evidente todos os 5 pontos necessários para uma proposta de redação adequada ao modelo ENEM (AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, OBJETIVO e DETALHAMENTO).
Por fim, cabe algumas considerações acerca de certos desvios.
linha 3 – sem necessidade da vírgula antes de “que”.
linha 7 – o uso da expressão “Sendo assim” não me pareceu a melhor escolha de para aquele trecho, outras, como “Em relação a isso”, “Sobre essa questão”, Acerca desse fato” me parecem mais adequadas para a ocasião.
linha 9 – “Todavia”
linha 10 – “(…) no que tange à formação(…)”
Devo salientar que não sou um especialista e, portanto, não ponho minha mão no fogo pela precisão das correções, mas acredito que tais apontamentos sejam de alguma serventia.
Portanto, estas foram as notas:
Competência I: 120
Competência II: 200
Competência III: 200
Competência IV: 160
Competência V: 200
Nota final: 880
Jovens e a participação Política
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e elaborei alguns apontamentos em relação ao texto que acredito serem pertinentes. Em primeiro lugar, no primeiro parágrafo, me pareceu estranho a forma como a apresentação do tema se articulou com a tese. Após a citação do fato histórico, no caso, a Primavera Árabe, seria mais pLeia mais
Olá! Li sua redação e elaborei alguns apontamentos em relação ao texto que acredito serem pertinentes.
See lessEm primeiro lugar, no primeiro parágrafo, me pareceu estranho a forma como a apresentação do tema se articulou com a tese. Após a citação do fato histórico, no caso, a Primavera Árabe, seria mais produtivo ao texto introduzir a tese com um articulador como: “Da mesma forma”, “Assim como ocorreu nesse período”, dentre outros.
Além disso, o segundo parágrafo careceu de argumentação. O uso de repertório é essencial nos parágrafos de desenvolvimento do texto, pois são eles onde o autor discorre acerca do tema com maior profundidade.
Já a conclusão foi executada de maneira satisfatória, contendo todos os elementos que cabem a uma proposta de intervenção (AGENTE, AÇÃO, MODO, …)
Por fim, vale salientar alguns erros pontuais.
Usar mais conectivos;
Cuidado com o uso de vírgulas;
Ao citar uma figura pública, como no caso de Paulo Freire, é necessário descrevê-la, indicando a nacionalidade/profissão(mais importante.
Notas:
Competência I: 160
Competência II: 120
Competência III: 120
Competência IV: 120
Competência V: 200
Nota final: 720
Tema: A resiliência frente a desastres naturais.
CarlosRuas
Olá! Li sua redação e estipulei alguns apontamentos acerca dela. Aviso desde já que não sou especialista na área, mas creio que minha análise possa ajudá-lo em seu caminho de estudos. Primeiramente, pude perceber que o tema em questão: "Resiliência frente aos desastres naturais" não foi completamentLeia mais
Olá! Li sua redação e estipulei alguns apontamentos acerca dela. Aviso desde já que não sou especialista na área, mas creio que minha análise possa ajudá-lo em seu caminho de estudos.
See lessPrimeiramente, pude perceber que o tema em questão: “Resiliência frente aos desastres naturais” não foi completamente abarcado, isto é, por mais que o texto trate sobre desastres naturais, você acabou não discorrendo sobre a tal da resiliência em si (foco do tema). Acredito que fosse esperado uma discussão em relação aos problemas decorrentes desses desastres, e como o Estado brasileiro atua frente a esses casos.
Fora isso, no que qualifica a modalidade da escrita, alguns apontamento são necessários. Em um primeiro momento, na linha 4 do texto, acredito que o emprego das vírgulas seria melhor se feito da seguinte maneira: “(…) na sociedade brasileira hodierna pelo fato de que, devido às (crase aqui, substitua o objeto após o ‘a’ por um masculino, se formar ‘ao’ em sua mente, é por que há necessidade de crase em ‘a’) mudanças climáticas, o tempo esteja (…)”. Além deste, outro erro, desta vez de concordância, pode ser visto na linha 8: “(…) a população fique (…)” (o correto seria fica). Também neste parágrafo, mas na linha 9: “(…) ilustra bem essa realidade(…)” em que deve-se optar por um trecho como: ‘é bem ilustrada essa realidade’, uma vez que deve haver concordância com a preposição “na” no início da frase. Ainda há erros de uso da vírgula neste parágrafo.
No que tange à conclusão, a proposta de intervenção me pareceu um pouco raso, sem muito detalhamento. Lembre-se que uma boa proposta de intervenção deve conter 5 elementos principais: (AGENTE, AÇÃO, MEIO/MODO, OBJETIVO, DETALHAMENTO DE UM DOS OUTROS 4).
Por fim, minha avaliação ficou da seguinte maneira:
Competência I: 120
Competência II: 120
Competência III: 120
Competência IV: 160
Competência V: 120
Nota: 640