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A importância da educação financeira para a formação plena dos cidadãos
Lia Beatriz
ERROS: obs: sei q é chato quando corrigem e mudam o paragrafo inteiro, mas tentei te mostrar outra perspectiva. INTRODUÇÃO: N colocou q Confúcio era um filosofo, colocou "nossa" q está na 1º pessoa do plural e n é permitido. SEGUNDO PARÁGRAFO: Grande incidência de "esse", "essa" e "desse". Seria maiLeia mais
ERROS:
obs: sei q é chato quando corrigem e mudam o paragrafo inteiro, mas tentei te mostrar outra perspectiva.
INTRODUÇÃO: N colocou q Confúcio era um filosofo, colocou “nossa” q está na 1º pessoa do plural e n é permitido.
SEGUNDO PARÁGRAFO: Grande incidência de “esse”, “essa” e “desse”. Seria mais interessante inverter a ordem dos 2 primeiros períodos e tirar o sentido de soma do 3º período (com o ademais), fundindo os dois períodos do meio e adicionando mais informação ao ultimo período (que ficou repetitivo), assim:
Diante desse cenário, a Secretaria de Educação Básica (SEB), entre 2008 e 2010, levou educação financial à rede pública de ensino médio ao Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins e do Distrito Federal. Contudo, apesar do relativo progresso, o Governo ainda é negligente, na questão das transações financeiras dos indivíduos, uma vez que, ao não inserir a educação financeira nos Estados em que a referida disciplina é escassa, os alunos, muitas vezes, crescem pouco familiarizados com o assunto, oq pode afetar a autogestão na vida adulta. Enfim, é inviável um progresso sem que os governantes, responsáveis por tal educação, coloquem programas com destino a solucionar essa deficiência de forma isonômica.
TERCEIRO PARÁGRAFO: evitar os “issos” repetitivos, no lugar de “que” vc pode colocar “a qual”, “o qual”, “as quais” e “os quais”. O ultimo período n acrescenta quase nada e argumentação ficou fraca e pouco explicada nessa parte:
Isso pode influenciar a maneira de administrar seus bens, pois nota-se que muitas crianças não sabem usar sua moeda de forma que não lhes tragam inadimplência no futuro. Destarte, é nocivo que esse quadro precário continua a pendurar no meio do País e, por isso, precisa mudar com urgência.
Como eu coloraria: Por conseguinte, os cidadãos podem crescer sem saber usar sua moeda de forma que não lhes tragam inadimplência no futuro, já que muitos, ao n serem orientados, quando jovens, a administrar seus bens, pela família – uma agente crucial de socialização primária para transmissão de saberes, segundo o sociólogo Émile Durkheim- podem desenvolver posteriores dificuldades de discernimento, relativas ao consumo e à organização orçamentária, em razão do difícil acesso a esse aprendizado na idade adulta. Destarte, é nocivo que o quadro da carência da educação financeira perdure sobre a juventude no País, pois a incidência de endividamentos é uma consequência entre a maioria dos brasileiros, a qual exige mudança.
(ficou grande, mas aos poucos tu vai tentando argumentar mais explicado e de forma mais compacta)
INTERVENÇÃO: trocar o “ademais por “para tanto” e tentar fazer duas propostas, tirando isso, esse parágrafo tá ótimo!
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Mauricio Silva
Boa estruturação do texto, bons argumentos. Uma dica é evidenciar mais os argumentos do segundo e terceiro parágrafos logo na introdução . Outra dica é adicionar pelo menos duas propostas de intervenção relacionado ao problema, sendo esse a inviabilidade do acesso ao cinema. 1° Demonstrar domínio daLeia mais
Boa estruturação do texto, bons argumentos. Uma dica é evidenciar mais os argumentos do segundo e terceiro parágrafos logo na introdução . Outra dica é adicionar pelo menos duas propostas de intervenção relacionado ao problema, sendo esse a inviabilidade do acesso ao cinema.
1° Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160
2° Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
3° Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
4° Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
5° Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
Nota: 840
See lessO aumento do comércio digital no Brasil
Mauricio Silva
Bom texto, boa estruturação e escrita. Uma dica é evidenciar seus dois argumentos logo na introdução, sendo esses o desemprego que acarreta no grande aumento do comércio digital e a tendenciosidade das empresas. Outra dica é que sua proposta de intervenção não fez muito sentido devido ao fato de queLeia mais
Bom texto, boa estruturação e escrita. Uma dica é evidenciar seus dois argumentos logo na introdução, sendo esses o desemprego que acarreta no grande aumento do comércio digital e a tendenciosidade das empresas. Outra dica é que sua proposta de intervenção não fez muito sentido devido ao fato de que o tema não é um problema direto, assim ela apenas potencializaria o que já está ocorrendo que é o aumento do comércio digital.
1° Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 160
2° Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 160
3° Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
4° Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 140
5° Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
Nota: 780
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Mauricio Silva
Boa estruturação do texto, bons argumentos. Uma dica é evidenciar mais a proposta de intervenção colocando a conscientização como sendo uma terceira, sendo que não há como detalhá-la. Outra dica é fechar o texto com uma frase de impacto, preferencialmente retomando as ideias da Declaração UniversalLeia mais
Boa estruturação do texto, bons argumentos. Uma dica é evidenciar mais a proposta de intervenção colocando a conscientização como sendo uma terceira, sendo que não há como detalhá-la. Outra dica é fechar o texto com uma frase de impacto, preferencialmente retomando as ideias da Declaração Universal dos Direitos Humanos introduzida no início do texto.
1° Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa: 180
2° Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa: 200
3° Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 180
4° Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
5° Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos: 140
Nota: 860
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Boa argumentação e estruturação do texto. Porém, tente trabalhar com a tese e argumentos descritos na introdução, sendo esses a implementação da Lei Maria da Penha e o aumento dos casos de violência contra a mulher. A proposta de intervenção também deve ter um detalhamento maior, exemplo de quais eLeia mais
Boa argumentação e estruturação do texto. Porém, tente trabalhar com a tese e argumentos descritos na introdução, sendo esses a implementação da Lei Maria da Penha e o aumento dos casos de violência contra a mulher. A proposta de intervenção também deve ter um detalhamento maior, exemplo de quais e como criar as leis de implementação pelo governo, além de um fechamento da mesma com uma frase de ênfase.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 160
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 180
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 140
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 160
5. Proposta de intervenção em respeito aos direitos humanos: 140
Nota: 780
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Boa argumentação e estruturação do texto. Porém, tente deixar claro seus argumentos do segundo e terceiro parágrafo logo na introdução. Uma dica seria diminuir um pouco a descrição da alusão ou citação como colocou, de forma a caber sua tese e os dois argumentos. Outra dica seria usar outro conectorLeia mais
Boa argumentação e estruturação do texto. Porém, tente deixar claro seus argumentos do segundo e terceiro parágrafo logo na introdução. Uma dica seria diminuir um pouco a descrição da alusão ou citação como colocou, de forma a caber sua tese e os dois argumentos. Outra dica seria usar outro conector no terceiro parágrafo, ao invés de consequentemente, pois dessa forma dá a ideia de continuação do mesmo assunto abordado no parágrafo anterior.
1. Domínio da escrita formal da língua portuguesa: 200
2. Compreender o tema e não fugir do que é proposto: 200
3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: 160
4. Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: 200
5. Proposta de intervenção em respeito aos direitos humanos: 200
Nota: 960
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