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Pricipais problemas hatitacionais na grandes cidades brasileiras
arlen_alonso
Entendo que os erros de parágrafo e alguns erros de escrita são do corretor do celular ou pela não vontade de colocar quando digitados rs, então, baseando-se nas cartilhas do inep: ---_-_-_-_-_-_-_-_---_-_---_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_-_- C1-160 não só pela falta de empregos nos centros urbanos,Leia mais
Entendo que os erros de parágrafo e alguns erros de escrita são do corretor do celular ou pela não vontade de colocar quando digitados rs, então, baseando-se nas cartilhas do inep:
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C1-160
não só pela falta de empregos nos centros urbanos, como também a baixa infraestruturas deles.
Faltou paralelismo aqui senhor jffgg, se você fala pela falta de empregos, tem que falar também “como pela baixa infraestrutura” o pela tem que se repetir (paralelismo)
Vish, nem vou colocar todos os erros aqui porque um cidadão bondoso já os fez em outro comentario
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C2- 200, o Enem daria facinho 200 aqui. Embora não esteja tão bem explícito na introdução, você cumpre os requisitos do 200 na c2. O texto obviamente é dissertativo argumentativo (espero que a não existência de distância do parágrafo tenha sido só comodismo mesmo), está separado em intro, desenvolvimentos e conclusão, tem pelo menos um repertório legitimado e produtivo (o do IBGE das favelas, porque o da cidade de Deus tá pouco produtivo e não foi legitimado) e atende ao tema.
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C3- 120 tá fraquinha amigo. Sua argumentação está fraca pela desorganização dos períodos dos desenvolvimentos e pela falta de um período final que é a “descarga de autoria”, tenta colocar no final dos períodos um “Logo, é nítida a situação problemática da sociedade” “dessa forma, é inadmissível a omissão estatal”ou algo que confirme o seu tópico frasal/ argumento da tese, nesse seu texto, como no D1 você começa falando que a falta de trabalho corrobora isso, então poderia ter terminado colocando uma frase no final” assim, é nitido como a falta de empregos cataliza a problemática e, tal aspecto, deve ser contornado urgentemente.
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C4-200
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C5- 160, embora tenha os 5 elementos a finalidade não é válida, você tem que colocar que a finalidade é pra resolver seus dois argumentos da tese, não pode colocar que a finalidade é resolver o problema apresentado na frase do tema,seria muito simples assim, a redação é o problema da morte,ai chega um aluno “a fim de resolver o problema da morte” Não! A finalidade é algo que vá corroborar essa resolução, por exemplo “a fim de aumentar a expectativa de vida” aí no final do texto, em outro período sim, você colocaria “dessa forma, a morte será resolvida”
Mas saindo desse exemplo grotesco da morte, sua conclusão ficaria perfeita assim:
( o que eu digitei vai em caixa alta pra ficar fácil a distinção)
Diante do EXPOSTO, PORTANTO, medidas precisão ser tomadas A FIM DE CONTORNAR O IMPASSE. DESARTE (Então não é conectivo que inicia frases, por favor não comece frases de conclusão com então) , o Ministério da Economia deve ajudar os Estados que têm esses pRoblemas, por meio de verbas dos cofres públicos, para a construções de moradias, no locais que têm chance De melhoramento das condições básicas PRINCIPALMENTE nos morros(lembre-se que o tema não é só em relação a morros, como ficam as pessoas ribeirinhas que moram em palafitas? Mas como seu texto fala de morros então colocar na conclusão é legal mas tem que ser de forma correta, abrangido o tema todo também) OBJETIVANDO SOLUCIONAR OS DEFICTS DE INFRAESTRUTURA DESTES. ADEMAIS, O GOVERNO DEVE PROMOVER COTAS DE VAGAS EM EMPRESAS PRIVADAS E ESTATAIS PARA PESSOAS QUE MORAM EM CONDIÇÕES DE INSALUBRIDADE A FIM DE, POR MEIO DA ASCENÇÃO ECONÔMICA, PROPORCIONAR QUE ESTAS SOLUCIONEM SEUS PROBLEMAS EM RELAÇÃO À HABITAÇÃO (coloquei uma segunda conclusão porque seus dois argumentos da tese tem que ser resolvidos, se você não sabe oq é argumento da tese vá assistir vídeo aulas da poxa lulu ou algum canal no YouTube q eles vão ajudar muito, sem essa segunda proposta seu texto ficaria sem sentido como um todo pois não estaria sendo resolvido um dos argumentos e você seria penalizado na competência 3). DESSA FORMA( a fim não inicia período) , essa realidade será mUdada e a ficção ficará APENAS nos cinemas.
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ME SEGUE AQUI NESSE SITE, AQLS
See lessDesafios para a redução da desigualdade entre as regiões no Brasil
arlen_alonso
C1: 160 (a banca do Enem só dá 120 se houver erros de truncamento ou justaposição de períodos (separação errada das frases por pontos ao envez de vírgulas e visce-versa) aliados a erros gramaticais. Não vi esses erros na sua redação, então é 160 mesmo C2: 160 : elucide mais o tema na introdução, vocLeia mais
C1: 160 (a banca do Enem só dá 120 se houver erros de truncamento ou justaposição de períodos (separação errada das frases por pontos ao envez de vírgulas e visce-versa) aliados a erros gramaticais. Não vi esses erros na sua redação, então é 160 mesmo
C2: 160 : elucide mais o tema na introdução, você fala que existe desigualdade, mas não explicita que é entre as regiões do Brasil e, você foge um pouco do tipo dissertativo argumentativo quando faz “metalinguagem” do tipo : cita-se a Carta Magna ou dessa forma os desafios são, meio que você tá falando com o corretor que tá citando ou que está apresentando os problemas, e isso deveria ser feito de forma mais natural nesse tipo de texto. Não diga que está citando, apenas cite, ou não diga : esses são os problemas, diga que existem problemas e eles são tais. Do jeito que você escreveu parece que você escreve já sabendo que quem vai ler sua redação sabe que o você vai apresentar problemas tais e sim, o corretor sabe que você vai falsr disso, mas você não pode fazer isso dessa forma, imagine que o corretor é uma pessoa alheia quando for escrever a introdução. Ah, e evite colocar textos em verso diretamente, é estilísticamente feio e também tira pontos dessa competência dependendo do corretor. Você poderia dizer “segundo a letra da música de tal pessoa o Brasil é alegre…” todavia….,
C3: 160, os repertórios são relacionados ao Brasil, tente relacioná-los mais ao tema, e porque você fez aquela comparação entre sudeste e nordeste no D1?apresente a fonte do que você falou, principalmente em casos assim pois isso foi pode ser interpretado como pura xenofobia, uma vez que o nordeste possui o estado com a melhor rede pública de ensino ( Ceará),entao deixe isso mais sólido falando por exemplo que o Maranhão possui a pior educação pública do país no ano tal, segundo tal fonte.
C4: 200
C5: 120
Sua conclusão só tem 3 elementos : agente, ação, meio
Sempre que quiser colocar um detalhamento, a fim de evitar equívocos de correção, coloque esse detalhamento ou entre travessões ou em outros período ” o MEC deve fazer tal por meio de tal objetivando tal. Tal ação deve ser feita…” ou então coloque “o MEC deve fazer tal, por exemplo :tal”, se o detalhamento estiver “misturado” à ação, ele não passa de uma parte da ação, e não o detalhamento.
Existe uma tentativa de colocar uma finalidade no final mas essa finalidade é inválida como elemento porque ela não resolve seus argumentos da tese, ela só resolve o problema todo do tema, sua finalidade deveria ser algo que resolva a miséria e o acesso desigual à educação para aí sim resolver a problemática maior.
Nota: 800
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
arlen_alonso
C1: 160 C2: 160 (s repertórios não são tão produtivos, mas aborda o tema e a estrutura é dissertativo argumentativa ) C3: 120 (a argumentação é fraca, não envolve tanto assim os repertórios, tente deixar claro porque o que você coloca é válido e como isso é visto na sociedade brasileira) tente, na pLeia mais
C1: 160
C2: 160 (s repertórios não são tão produtivos, mas aborda o tema e a estrutura é dissertativo argumentativa )
C3: 120 (a argumentação é fraca, não envolve tanto assim os repertórios, tente deixar claro porque o que você coloca é válido e como isso é visto na sociedade brasileira) tente, na próxima redação que fizer, seguir esse modelo por ordem e separados em períodos diferentes:
1- Tópico frasal (você já apresenta isso, mesmo que de forma precária) que é o resumo que retoma os argumentos que voce colocou na tese da introdução.
Depois o repertório
2- “segundo (fonte/filósofo), filósofo de tal país/época (aqui um detalhamento da fonte pra conferir legitimidade), conceito.
3- Conectivo depois disso (recomendo: nesse sentido, sob essa ótica, partindo desse pressuposto, ou outros com mesmo sentido)
4- É visto na sociedade atual… (nessa parte você relaciona o repertório com a sociedade.
5- Fato/ situação essa comprovada por… / tal realidade é evidenciada em…
Aí você completa com outro fato (os ideais pra essa parte geralmente estão na folha dos textos de apoio)
Depois disso tudo vem a parte da autoria
6- Conectivo Assim, dessa forma, logo etc.
7- é inadmissível / intolerável / que essa realidade perdure.
8- sendo necessário medidas governamentais…
No 7 e 8 utilize frases que confirmem seu pensamento no tópico frasal fechando a argumentação de forma coerente e forte.
Se nesse seu texto você falou no começo “É válido ressaltar o pensamento errôneo dos indivíduos” coloque no final do parágrafo “Logo, é visto que o pensamento dos indivíduos, acerca do problema, é errôneo (ou outra palavra como por exemplo incorreto etc.)
C4: 200 – usou 2 conectivos em começo de parágrafo e diversificou os que usou. Isso do número que o outro corretor falou: para o texto receber 200, teoricamente ele só precisa ter 2 conectivos em começo de parágrafo e pelo menos um ligando orações em cada parágrafo. Como você tem isso, entao200
Conclusão : 200,apresenta os 5 elementos
Nota final: 840
Se fizer a média das notas dadas por mim e pelo outro corretor fica
See lessC1: 160
C2: 160
C3: 140
C4: 180
C5: 200
O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
arlen_alonso
Oi, olha, sua redação, caso tenha sido essa a que você escreveu no Enem, pode ter tangenciado o tema porque você fala das doenças mentais em si e não dos estigmas associados a elas. Mas acredito que provavelmente esse texto não se configura totalmente como fuga, então mais cuidado na próxima, se ateLeia mais
Oi, olha, sua redação, caso tenha sido essa a que você escreveu no Enem, pode ter tangenciado o tema porque você fala das doenças mentais em si e não dos estigmas associados a elas. Mas acredito que provavelmente esse texto não se configura totalmente como fuga, então mais cuidado na próxima, se atente a cada uma das palavras do tema.
Competência 1: 80 (apresenta erros de sintaxe [você separa as frases por ponto onde deveriam ser separadas por vírgula] exemplo: se debater a saúde mental. Pois, é um problema que cada vez mais aflige a sociedade, e também tem erros de outras áreas como concordância nominal e verbal e você emprega algumas palavras sem que o sentido delas seja adequado.
Competencia 2: 80 (por você não tratar de estigmas seu texto fica pobre nessa competência,mas você apresenta uma estrutura adequada de um texto dissertativo argumentativo) nas próximas tente sempre escrever pelo menos 2 vezes cada palavra que está no tema
Competência 3: 120,Sua argumentação relaciona fatos e argumentos com o tema, mas não os reflete à sociedade brasileira e não foge do senso comum, falta pegar os dados e alusões que você usa e tornar mais explícito o que você quer dizer com isso e como isso se aplica ao tema.
Competência 4: 120, seu texto apresenta uso de conectivos ligando frases e os parágrafos mas você usa Dessa várias vezes, tente evitar repetir, no máximo repita uma vez um conectivo.
Competência 5: 80, na competência 5 são avaliados 5 elementos, cada um vale 40 (ação, agente, modo/meio, detalhamento e finalidade) você só apresenta 2: ação e detalhamento dessa ação, o que configura 80 pontos.
Nota: 480
See less“A importância do investimento no turismo sustentável no Brasil”
arlen_alonso
Olha, seu texto nitidamente tem uma estrutura boa pra um texto dissertativo argumentativo, todavia voce comete pecados referentes a conhecimentos de sintaxe (construção das frases, pontuações diversas e uso dos conectivos corretamente). Foque em leitura, vai ajuda-la muito. Ademais, percebe-se que vLeia mais
Olha, seu texto nitidamente tem uma estrutura boa pra um texto dissertativo argumentativo, todavia voce comete pecados referentes a conhecimentos de sintaxe (construção das frases, pontuações diversas e uso dos conectivos corretamente). Foque em leitura, vai ajuda-la muito.
Ademais, percebe-se que vocÊ teve, nesse caso, dificuldade em entender o tema. Sempre que ler o tema da redação se atente a todas as palavras. O tema pede que voce fale da importancia do turismo sustentavel e o porque é importante investir nele. Em nenhum momento do texto voce toca em aspectos economicos (investir) ou importancia desse tipo de turismo a não ser na introdução. Voce confundiu muito o tema com preservação ambiental e o tema não tem nada a ver com isso. Leia bem os textos motivadores pra evitar isso.
Infelizmente suas notas, pela correção do Inep, seriam:
C1: 120 (escrita mediana, tem erros tanto de sintaxe (pontuações “maiores” construção frasal e td mais) quanto erros de gramática .
C2: 80 Não compreendeu bem a proposta, cuidado com isso!
C3: 120 tem argumentação, mas como voce pecou na C2 a nota máxima pra essa competencia é 120 mesmo
C4: 120 tem erros de inadequação do uso de conectivos então a nota máxima nessa competencia é essa
C5: 160 – falta o meio, voce tem 4 dos 5 elementos que inep pontua. Voce tem duas ações “institucionalizar e distribuir proporcionalmente centros de conservação e parques ambientais dentre os seis biomas brasileiros” e “além de criar leis mais rígidas que contem com o apoio de fiscalização ao desmatamento e poluição” mas nenhuma delas é o meio. poderia ser “por meio da criação de emendas constitucionais ”
nota : 600 (poderia melhorar muito caso a proposta fosse cumprida, mas realmente não em como, voce fala de desmatamento na introdução :( )
See lessSaúde Mental em Tempos Pandêmicos
arlen_alonso
C1: Erro de crase " devido a propagação massiva d" tem crase naquele "a"isolado "pandemia praticamente foi notado um au..." praticamente deve ser entre virgulas se sua intenção foi usar como adverbio de modo "na prática" , se não foi essa a intenção eu acho (só achismo mesmo) que a construção sintátLeia mais
C1: Erro de crase ” devido a propagação massiva d” tem crase naquele “a”isolado
“pandemia praticamente foi notado um au…” praticamente deve ser entre virgulas se sua intenção foi usar como adverbio de modo “na prática” , se não foi essa a intenção eu acho (só achismo mesmo) que a construção sintática da frase estaria errada.
Fora isso não percebo mais nenhum erro o que configura 200 pontos na C1
C2: Texto dissertativo argumentativo, aborda o tema, tem estrutura (intro, desenvolvimento e conclusão) e tem pelo menos 1 repertório legitimado : 200
C3: Argumentação consistente, uso adequado dos repertórios, mas tem um erro de projeto de texto, voce tem duas teses e isso decorre diretamente de voce usar um modelo de texto pronto.
“Esse cenário antagônico é proporcionado não somente pela incerteza frente à pandemia do novo coronavírus, como também pelas alterações socioemocionais, sobretudo, relacionadas à juventude. ”
“Nesse sentido, diante de uma realidade instável e temerária que mescla conflitos nas esferas psíquicas e sociais, analisar seriamente as raízes e os frutos dessa problemática é medida essencial.”
Separei suas duas teses, voce deveria ter usado somente a primeira, porque é o que realmente voce fala nos desenvolvimentos. A segunda é uma tese implícita que se encaixa sim no seu texto mas concorda que não faz sentido colocar as duas? Dauma ideia de mal planejamento.
Sua nota nessa competencia poderia facilmente ser 200, mas como para atingir 1000 (Que é a nota que voce atingiria) o INEP não aceita textos que se sejam feitos por modelos prontos de outros textos pois a C2 avalia autoridade, mas essa autoridade só é levada em conta quando é pra dar 1000 ( o INEP não quer passar a imagem de que dá 1000 pra pessoas que “copiam” modelo de texto). Então só precisa se atentar a desenvolver um modelo de texto se voce quiser 1000.
Então nessa competencia, pela grade de correção do ENEM é 200, mas como tem todo esse esquema que eles fazem pra evitar ao máximo notas 1000 eles descontariam 20 pontos da sua C2 (o que não é desconsiderado em casos de que a soma das notas não fosse totalizar 1000)
C4: 2 operadores em início de parágrafo, um nexo em cada parágrafo e não apresenta, em demasia, repetição lexical: 200 pontos
C5: Quase voce desliza aqui. Facilite a vida do corretor! Voce traz duas propostas, na primeira falta detalhamento de algum dos 4 elementos avaliativos (agente, modo, ação, finalidade), mas na segunda voce traz os 5 elementos:
agente: mídias digitais
modo: reestruturação das plataformas virtuais
ação: ofereçam uma funcionalidade opcional
finalidade: a fim de privar os internautas de notícias contingenciais
detalhamento: não sei se era sua opção detalhar a ação, mas funcionou :” a qual deverá disponibilizar um filtro de informações…”. Lembrando que vocÊ pode detalhar qualquer um dos 4 elementos mas não fez isso na primeira proposta, mas como o Enem so cobra uma proposta completa é 200 nessa comeptencia.
NOTA FINAL :
980 ,
sim o INEP tira 20 pontos de milhares de redações na C2 porque não vÊm naquela redação um “quÊ” de singularidade que mereça ser 1000 enquanto várias redações lá na casa dos 600 pontos conseuem fechar a competencia 2, isso é um mecanismo pra tornar o 1000 uma nota cada vez mais exclusiva e pra evitar que os modelos prontos copiados ou inspirados em algum outro texto de redação consigam tirar 1000 o que explicitaria que a correção do ENEM é mecanica e abre margem para isso, o que sabemos que é verdade mas eles não vão deixar isso escancarado. E assim, o caminho do 980 pro 1000 é muito grade, esses 20 pontos são simbólicos porque eles representam uma diferença grotesca de texto e muitas vezes nem significam falha nas competencias.
See lessO estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira
arlen_alonso
Oi, olha, como o texto é digitado vou entender que alguns erros de digitação são por conta de algum corretor automático de celular (porque acontece muito comigo quando escrevo e o pessoal acha que errei "porque não tinha conhecimento" Olha, essa correção é baseada nas cartilhas do INEP, eu li as 5,Leia mais
Oi, olha, como o texto é digitado vou entender que alguns erros de digitação são por conta de algum corretor automático de celular (porque acontece muito comigo quando escrevo e o pessoal acha que errei “porque não tinha conhecimento”
Olha, essa correção é baseada nas cartilhas do INEP, eu li as 5, uma pra cada competencia. E desconsidere erros de acentuação nesse meu comentário porque meu teclado não coloca acentos do portugues porque ele ta configurado em ingles rs.
Comp 1: Na intro “mentais presentes entre os cidadãos brasileiros, constitui ” erro de concordancia verbal [ constituem]
No D1 : o não são lhes dada a”[ não lhes é dada ] tem dois erros, um de concordancia com do verbo ser, que se refere a “devida atenção” veja como o verbo ser se comporta quando mudamos a ordem da frase : não é dada a devidada atenção as doenças mentais. Então não é são , é “é” mesmo.
160 pontos na C1 indubitavelmente porque já passamos de 2 erros e os demais não são tão latentes para abaixar mais a nota
Comp 2: Seu texto explicitamente é dissertativo argumentativo, tem os parágrafos bem delimitados e aborda o tema além de apresentar um repertório bem desenvolvido, o de Bauman. Então não tem como não ser 200.
Comp 3: Aqui vem o problema. Mesmo que voce tenha um repertório bem desenvolvido e pertinente, alguns de seus repertórios são vagos e não justificados, quando vocÊ usa “É notório que, hodiernamente, doenças mentais, como a depressão, são vistas como uma forma de chamar atenção” isso é uma opinião sua que não tem validação em fatos concretos, mesmo que todos saibamos que é sim verdade, mas não passa de senso comum, vocÊ poderia ter comprovado isso com algum filme ou algum repertório colocando “como é visto no filme tal onde a personagem tal …”. Fora isso, seu texto tem um projeto de texto coerente, então sua nota nessa competencia é 160 ( mas algum dos dois corretores pode considerar sua argumentação fraca por não ter muitos indícios de autoria, mas creio que é 160 mesmo)
Comp 4: Não percebi nenhuma repetição demasiada de palavras, todos os seus parágrafos tem recursos coesivos em início de oração e dois de seus parágrafos começam com operador argumentativo sem inadequação. 200 pontos
Comp 5: Olha, pra ser bem sincero, eu percebo nitidamente agente “governo federal em parceria ao ministério…” ,percebo a ação ” promover campanhas “, o meio “publicação nas mídias” e o detalhamento que nesse caso é do meio “especificamente no Youtube…” mas a finalidade ficou confusa, tem sim o “as quais terão a função de informar a importância do combate a enfermidades psicológicas” mas isso está mais para o detalhamento da ação, e aqui ” Espera-se com isso que os cidadãos brasileiros entendam a gravidade do problema e que as redes sociais sejam ambientes mais informativos.” sim, tem-se uma finalidade, como os corretores do ENEM são bem de boa com relação a conclusões não tão “perfeitas” creio que seria um 200 mesmo, mas também pode ser um 160 na pior das hipóteses pois voce deveria colocar por extenso que as ações iriam resolver seus dois argumentos da tese.
NOTA :
C1: 160
C2: 200
C3: 160
C4: 200
C5: 160-200
O que totaliza 900 pontos :)
See lessA leitura no Brasil
arlen_alonso
Gente, eu escrevi pelo celular então muitos erros de concordância são por eu não ter uma visão panorâmica do texto enquanto digito. Ademais, gostaria que vocês pudessem opinar sobre qual nota dariam em cada competência. Ah, e ignorem também erros grotescos de repetição de palavra ou crase que aparecLeia mais
Gente, eu escrevi pelo celular então muitos erros de concordância são por eu não ter uma visão panorâmica do texto enquanto digito. Ademais, gostaria que vocês pudessem opinar sobre qual nota dariam em cada competência.
See lessAh, e ignorem também erros grotescos de repetição de palavra ou crase que aparece do nada, a culpa é do corretor do celular rs
VIOLÊNCIA CONTRA OS IDOSOS NA SOCIEDADE BRASILEIRAS (corrijam com base nas competências do enem pf)
arlen_alonso
Oi, eu não vou corrigir com base nas competências porque duas pessoas já o fizeram, mas gostaria de propor que você detalhe mais sua conclusão. Você apresenta 3 propostas de intervenção, uma de punição do governo, uma de denúncia e a outra referente às mídias, só que nenhuma delas está totalmente coLeia mais
Oi, eu não vou corrigir com base nas competências porque duas pessoas já o fizeram, mas gostaria de propor que você detalhe mais sua conclusão. Você apresenta 3 propostas de intervenção, uma de punição do governo, uma de denúncia e a outra referente às mídias, só que nenhuma delas está totalmente completa, algumas tem recursos avaliatuvos que as outras não tem e o que o corretor leva em consideração é que uma delas tenha os 5 recursos : elucidação, modo, meio, finalidade, detalhamento
See lessSua primeira conclusão não tem a finalidade, mesmo que esteja implícito que as penas mais rigorosas irão fazer com o pessoal se conscientize da gravidade e possível penalização é bom você colocar só pra garantir. Ademais, perfeita. +900 com certeza
Tecnologia: vilã ou amiga da saúde mental?
arlen_alonso
Oi, seu texto está muito bom, mas embora o Enem só exija 1 proposta de intervenção pra um dos problemas da tese tenta colocar a outra nem que seja superficialmente em outro período iniciado com um ademais. No mais, não me atentei tanto a possíveis erros gramaticais então a nota seria 200 200 160-180Leia mais
Oi, seu texto está muito bom, mas embora o Enem só exija 1 proposta de intervenção pra um dos problemas da tese tenta colocar a outra nem que seja superficialmente em outro período iniciado com um ademais. No mais, não me atentei tanto a possíveis erros gramaticais então a nota seria
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Se sua redação do Enem for assim creio que você terá +900 garantido
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