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Os desafios para o equilíbrio entre desenvolvimento e sustentabilidade (enem)
beatriz1511
Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+. Na sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, "EntretaLeia mais
Olá, Alice! Ao ler sua redação, percebi um projeto de texto e uso satisfatório de conectivos. Seu repertório é bem coringa, mas para o enem é ótimo. Pontuarei alguns aspectos que julgo serem importantes para uma redação 900+.
See lessNa sua introdução, eu adiantaria os dois argumentos. Por exemplo, “Entretanto, isso não acontece quando observamos os desafios entre a sustentabilidade e o desenvolvimento, tanto pelo (arg 1 – no caso do seu texto me parece falta de investimento estatal ), quanto pelo (Arg 2 – desperdício)”. e finalizaria com um “Dessa maneira, essa problemática urge ser solucionada para que a Constituição seja obedecida.”
No segundo parágrafo, acho que ficou bom, mas procuraria encerrar me posicionando, usar um conectivo como “assim” ou “dessa forma”que são conclusivos.
No terceiro parágrafo, me ensinaram que se eu começasse com”em primeira análise”eu deveria continuar com “em segunda análise”. Então, sugiro que inicie a primeira argumentação com “a princípio”, “primeiramente ou “sob essa perspectiva” para manter o “Além disso” no início da segunda argumentação.
Na conclusão NÃO coloque “conclui-se”, o leitor deve entender que está encerrando o texto e o portanto fica meio pleonástico, pois ele já indica uma ideia de conclusão. Então coloque apenas “Portanto, …”. Depois disso, temos que responder as perguntas QUEM, O QUÊ, COMO, DETAHAMENTO, FINALIDADE. Pela sua escrita eu até entendo cada resposta, mas é importante que use os conectivos para indicar a banca que está respondendo as perguntas. Portanto, medidas são necessárias para a mitigação da PROBLEMÁTICA . Para isso, o governo (quem) deve apoiar projetos de sustentabilidade (o que) por meio de investimentos em ONGs cujas motivações sejam menos consumo, integração social, reciclagem de matérias e diminuição de energia (como e detalhamento), tal ação visa ofertar conhecimento sobre sustentabilidade de modo que os indivíduos possam agir de forma harmônica e consciente com a natureza. Dessa forma, podemos cumprir o “contrato social” de Jonh Locke.
Eu faria minha conclusão mais ou menos assim, deixando bem claro as respostas, pq o corretor vai se basear nisso.
Os impactos da pandemia na educação
beatriz1511
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos. Começo pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactosLeia mais
Olá, Cristina! Vejo que seu texto tem estrutura dissertativa, um raciocínio e faz bom uso de conectivos (vi que fez um cuidado para não repetí-los). No entanto, pontuarei alguns aspectos.
See lessComeço pela concordância, no seu texto vc diz que é muito preocupante, o que é preocupante ? Seriam os impactos da pandemia, certo ? Então, os impactos são muito preocupantes. A primeira frase do parágrafo de argumentação eu faria um pouco mais curta, mas está certíssima, pois foi retomado o argumento citado na introdução. Além disso vc usou repertório para ratificar seu ponto de vista.
Já na conclusão, eu precisei me esforçar para entender, mas vamos ver se entendi. O agente é o Governo, o que ele fará é ofertar acesso a internet e aparelhos móveis, a finalidade é que os estudantes continuem os estudos. No entanto como o governo fará para entregar internet e celular ? Isso seria o modo . A outra solução é o Ministério da Educação(AGENTE) fazer propagandas de incentivo a volta as aulas (O QUE ?), por meio da televisão (MODO) a fim de estimular o interesse dos alunos a retornar aos estudos( FINALIDADE). Essa segunda solução faltaria o detalhamento.
Isso foi o que me chamou mais atenção, mas qualquer coisa estou disponível. Bons estudos!!
Lixo eletrônico e os impactos socioambientais
beatriz1511
Olá, Abigail! Sua redação está ótima, sua escrita é simples e coerente, a cara do enem, sua nota certamente transitaria entre 960 e mil!!! No entanto, há algo que me incomoda, eu costumava fazer também, colocar "só assim" ou "somente assim" na conclusão, pois passa a ideia de que a solução se limitaLeia mais
Olá, Abigail! Sua redação está ótima, sua escrita é simples e coerente, a cara do enem, sua nota certamente transitaria entre 960 e mil!!! No entanto, há algo que me incomoda, eu costumava fazer também, colocar “só assim” ou “somente assim” na conclusão, pois passa a ideia de que a solução se limita às intervenções mencionadas no texto, sendo que sabemos que há mais n problemas e soluções. Talvez seja apenas um detalhe, mas uma corretora me disse uma vez e acho válido passar também.
See lessA segunda língua como mecanismo de acesso a informações e culturas
IoniaCalls
Seguinte, vou tentar corrigir com o máximo de isonomia e transparência. Se houver algum erro ou dúvida é só avisar que eu concerto. COMPETÊNCIA I 200- esta competência analisa erros na escrita, conjugação, concordância. Coisas mais gramaticais e menos temáticas. Como não vi nenhum erro relevante a nLeia mais
Seguinte, vou tentar corrigir com o máximo de isonomia e transparência. Se houver algum erro ou dúvida é só avisar que eu concerto.
COMPETÊNCIA I
200- esta competência analisa erros na escrita, conjugação, concordância. Coisas mais gramaticais e menos temáticas. Como não vi nenhum erro relevante a nota será a máxima, 200.
COMPETÊNCIA II
180- esta aqui tem relação com a compreensão do tema e uso do conhecimento individual coerente com o mesmo. Sem grandes coisas a declarar, apenas que faltou demarcar melhor o tema em questão. Veja bem, no terceiro parágrafo, o tema só aparece de forma satisfatória nas últimas linhas; outra coisa, EM MEU GOSTO PESSOAL, acho muito arriscado introduções tão sucintas e objetivas assim. Veja bem, você claramente sabe o que esta fazendo e tem plena segurança, dá pra perceber pela escrita objetiva e concisa, mas, se você abre mão de desenvolver mais ou opta por algo bem mais simples e prosaico, alguns corretores podem não gostar e reduzir sua nota. Um exemplo é que ainda seria razoável se eu lhe desse 160 nessa competência se eu corrigisse a redação em meros 5 minutos. As vezes a escrita mais simples não é a mais fácil de se ler, mas como eu disse, É MEU GOSTO PESSOAL e, como pode ver, não interferiu em nada na nota final.
COMPETÊNCIA III
200- a argumentação está bem convincente. Não vejo problemas muito grandes nesse setor. Só se atente em usar mais as palavras chaves do tema em questão pois isso, além de ajudar a demarcar sua argumentação, contribui para uma maior segurança na competência II. Ademais, dá uma olhadinha na conclusão na última linha, a palavra benefícios se relaciona com o tema mas não com a proposta de intervenção. Se isso acontece em outro parágrafo a nota da competência 3 cairia, mas como é na conclusão dá pra fazer vista grossa e deixar passar.
COMPETÊNCIA IV
200- sem repetições de conectivos, construção limpa e coesa, enfim, um reflexo do que eu disse na competência I. Como você escreveu tudo fechadinho não existem erros, mas, se houvesse algum, ele seria destacado devido a simplicidade do texto. É como uma folha de papel A4, se ela estiver nova, qualquer coisa que aparecer, seja amassado ou risco, acaba sendo muito visível e destacado. É uma péssima analogia kkkkkkkkkkkkkkkk, eu sei, mas foi a melhor que eu consegui pensar.
COMPETÊNCIA V
200- tirando a palavra BENEFÍCIOS no final tudo está Ok. Novamente, atente para a coerência das ideias, não só das palavras. A sua proposta de intervenção foi focada em efetivar o aprendizado por meio da tecnologia e em nenhum momento foi mencionado que seria feito um estudo ou conscientização da importância de se dominar uma outra língua. Fora isso, o detalhamento tá muito bom e não tem nada de diferente ou complicado.
No final a nota ficou 980, mas sempre dá pra baixar a nota, ainda mais porque eu li 2 vezes enquanto corrigia e uma entes de corrigir. Tomo cuidado com a simplicidade, ela ajuda muito na clareza das ideias mas também torna qualquer erro muito mais grotesco. No mais tua nota deve variar entre uns 980 que eu te dei e uns 920 no máx.
See lessQualquer coisa avisa ae, TMJ
Desafios no combate à pobreza menstrual no Brasil
beatriz1511
Olá, Abigail! Achei o tema da sua redação super atual e necessário! A estrutura da sua redação muito boa, ficou bem claro os argumentos, tem conectivos (só no segundo parágrafo de argumentação que acho que mudaria um dos "Com"... "Com essa abordagem", "Com base nisso" ). No geral, não vi nada graveLeia mais
Olá, Abigail! Achei o tema da sua redação super atual e necessário!
See lessA estrutura da sua redação muito boa, ficou bem claro os argumentos, tem conectivos (só no segundo parágrafo de argumentação que acho que mudaria um dos “Com”… “Com essa abordagem”, “Com base nisso” ). No geral, não vi nada grave para pontuar.
Exigências mentais e uma vida mais equilibrada ((SE PUDER, CORRIGIR COM O MÉTODO DO ENEM, OBRIGADA ;)
beatriz1511
Ooi Isa! Percebi que tem um domínio bom da língua e há uma linha de raciocínio em seu texto. No entanto, no Enem é importante que você registre essa sequência de pensamento a partir de conectivos (senti falta deles). Além disso na segunda argumentação para ter a conexão entre parágrafos não diria quLeia mais
Ooi Isa!
See lessPercebi que tem um domínio bom da língua e há uma linha de raciocínio em seu texto. No entanto, no Enem é importante que você registre essa sequência de pensamento a partir de conectivos (senti falta deles). Além disso na segunda argumentação para ter a conexão entre parágrafos não diria que estou abrindo uma nova discussão, mas sim mostrando um outro ponto de vista.
Na conclusão, é importante que você responda as perguntas de QUEM ? O QUE ? COMO ? PARA QUE ? (além do detalhamento). Pessoalmente eu trocaria o Conclui-se por Portanto. Grande parte das redações 1000 iniciam assim o parágrafo.
Esses são alguns detalhes, espero que te ajude! Bons estudos!
“O uso constante das redes sociais, visando à publicação de fatos inerentes à vida pessoal”.
beatriz1511
Olá, Ana! Achei interessante os pontos levatados no seu texto, dá para perceber um raciocínio e, consequentemente, um projeto de texto. Sendo assim, farei apenas algumas observações: 1- Eu retomaria o intertexto utilizado no começo da redação em algum parágrafo de argumentação, como concluir o parágLeia mais
Olá, Ana!
See lessAchei interessante os pontos levatados no seu texto, dá para perceber um raciocínio e, consequentemente, um projeto de texto. Sendo assim, farei apenas algumas observações:
1- Eu retomaria o intertexto utilizado no começo da redação em algum parágrafo de argumentação, como concluir o parágrafo que você fala de black mirror com um “Esse episódio evidencia o progresso precário de King”, algo assim que retomasse a ideia do intertexto.
2- No início do segundo parágrafo, tomar cuidado com paralelismo, e por isso, deveria ser “a vida e os relacionamentos interpessoais…”. Aah, eu também iniciaria com “Primeiramente”, “Em primeira análise”, “Sob esse prisma” pra ir acumulando pontos na C3. O mesmo serve para o terceiro parágrafo, mas prestar atenção que se optar por escrever “Em primeira análise”, este deverá continuar com “Em segunda análise”. No caso do seu texto eu vejo mais como uma consequência, entào optaria por algum conectivo de consequência.
3- senti falta de detalhamento no como, palestras e cursos ok, mas vão chamar profissionais especializados nessa área ? É bom inserir para não perder 40 pontos na C5.
Acho que é isso, espero ter acrescentado algo. Bons estudos!
Caminhos para o combate ao sarampo
Arthur.Albuquerque
Gostei muito da sua Redação, continue estudando e escrevendo. Abaixo deixo minhas observação com as competência. C1 – NORMA CULTA – 160 C2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 120 C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 120 C4 – COESÃO TEXTUAL – 160 C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇLeia mais
Gostei muito da sua Redação, continue estudando e escrevendo.
Abaixo deixo minhas observação com as competência.
C1 – NORMA CULTA – 160
See lessC2 – COMPREENSÃO DA PROPOSTA, ADEQUAÇÃO AO GÊNERO E REPERTÓRIO SOCIOCULTURAL – 120
C3 – ARGUMENTATIVIDADE – 120
C4 – COESÃO TEXTUAL – 160
C5 – PROPOSTA DE INTERVENÇÃO – 160
Não encontrei o MEIO MODO uns dos elementos para a proposta de intervenção. Cada elemento faltando menos 40pts de acordo com o ENEM.
TOTAL – 720
Causas da má alimentação no Brasil.
Arthur.Albuquerque
VOCÊ ESTA NO CAMINHO CERTO. VOCÊ ESCREVE MUITO BEM, PORÉM ALGUMAS COISAS PRECISAM SEREM MELHORADAS. EU RECOMENDO PARA VOCÊ AS AULAS DE REDAÇÃO DO PRO ENEM, PARA MELHORAR A ESTRUTURA DA SUA REDAÇÃO. SUA CONCLUSÃO ESTA NO CAMINHO CERTO, PORÉM PARA O PADRÃO DE CORREÇÃO "ENEM" NÃO SEI SE É SEU CASO, ESTLeia mais
VOCÊ ESTA NO CAMINHO CERTO.
VOCÊ ESCREVE MUITO BEM, PORÉM ALGUMAS COISAS PRECISAM SEREM MELHORADAS.
EU RECOMENDO PARA VOCÊ AS AULAS DE REDAÇÃO DO PRO ENEM, PARA MELHORAR A ESTRUTURA DA SUA REDAÇÃO.
SUA CONCLUSÃO ESTA NO CAMINHO CERTO, PORÉM PARA O PADRÃO DE CORREÇÃO “ENEM” NÃO SEI SE É SEU CASO, ESTA MUITO FORA.
CONTINUE ESTUDANDO E ESCREVENDO E ASSISTA AS AULA DO PRO ENEM.
See lessAnalfabetismo funcional no Brasil
IoniaCalls
okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar ... COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho : ----desfrutar desses benefíciLeia mais
okay , vamos começar avisando que estou utilizando o modelo de competências do enem para corrigir seu texto . Espero ajudar …
COMPETÊNCIA I (200)- a introdução está muito boa mas acho que dava pra ser mais sucinta e economizar mais espaço principalmente nesse trecho :
—-desfrutar desses benefícios da leitura—-
poderiam ser utilizadas várias outras expressões não só mais claras mas também menores e que servem melhor para correlacionar a citação ao texto . Um exemplo é (desfrutar dessa possibilidade , dessa oportunidade , ou coisas nesse sentido )
—-ser comprovada pelos dados do INAF (Indicador de analfabetismo funcional), que informam que o domínio—-
essa vírgula tá perfeita ; é uma regra relativamente chata de lembrar (vírgula em pronomes relativos ) mas você acertou e isso conta muito na competência 1
de resto , vi poucos erros , o que não configura um fator suficiente para anular seu 200 nesta competência(a qual prioriza ortografia e aspecto estético ). Mesmo assim , o texto tá muito grande , não sei se o original – se for transcrito – é menor , mas tá enorme .
COMPETÊNCIA II (200)- essa competência se refere ao entendimento do tema, logo não creio que há muito a acrescentar . Você fez um texto coeso e seguiu a risca as normas que regem a sintaxe além de correlacionar de forma eficiente seu conhecimento de mundo ao tema em questão .
COMPETÊNCIA III (180)- essa parte se refere ao desenvolvimento e a parte de argumentação do seu texto . Seguinte , você não errou , mas cuidado com opiniões arraigadas demais ( processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas) porque dependendo do corretor isso pode custar caro nessa competência.
Nesse caso em específico eu me ative às generalizações ,já que você disse que o processo é ineficaz (E QUE REALMENTE É INEFICAZ PARA UM CARALHO ), mas dá pra contestar isso dizendo que uma parcela ainda aprende (e mesmo que essa contestação seja TENDENCIOSA PARA CARAMBA , ELA AINDA ANULA DE FORMA EFETIVA SUA COLOCAÇÃO JÁ QUE PODE SER COMPROVADA FACILMENTE ).
Já no segundo caso , é deveras complicado afirmar que existe uma manipulação no processo educacional e isso se deve , principalmente , AO FATO DE QUE É O MEC-INEP QUE REGULA A PROVA DO ENEM , O SISTEMA DE EDUCAÇÃO E TEORICAMENTE SERIAM ELES OS RESPONSÁVEIS PELA MANIPULAÇÃO CITADA . Ou seja , é um tiro no pé afirmar uma coisa dessas (NÃO PORQUE VOCÊ ESTÁ ERRADA , MAS PORQUE ATINGE DE UMA FORMA NÃO AMIGÁVEL A INSTITUIÇÃO RESPONSÁVEL PELA PROVA ).
COMPETÊNCIA IV (200)- essa competência remete a coesão textual . Sendo assim , não há muito o que eu possa acrescentar . Só recomendaria que iniciasse o segundo parágrafo -DESENVOLVIMENTO I- por meio de conectivo já que é do feitio do enem cobrar uma articulação mais explícita entre os parágrafos do texto .
COMPETÊNCIA V (160)- vamos lá . A COMPETÊNCIA V remete a conclusão e existem 5 partes essenciais neste quesito : AGENTE , MODO , EFEITO , AÇÃO e DETALHAMENTO .
Você tem agente (tá meio genérico só o MEC , mas time que tá ganhando não se mexe ), modo (que está muito bom ), ação (a qual está bem , bem , beeeeeem vaga e necessita de detalhamento ) e o efeito (também está ótimo ). Porém , falta o detalhamento , o qual pode ser feito ao explicar melhor qualquer um dos 4 elementos anteriores .
Desse modo , recomendaria utilizar o detalhamento pra reforçar a ação:
–métodos que estimulem o raciocínio, a capacidade intelectual e o pensamento crítico–
de modo a torna-la mais efetiva e específica . Algo como dizer onde vai ocorrer ou quem vai fazer ( DE UMA FORMA MAIS DETALHADA E NÃO TÃO VAGA COMO FOI O OCORRIDO )
NOTA – 940 (o texto tá muito grandeee hudhvsbbijf dá uma secada nele sem necessariamente mudar a argumentação e vê se cessa as generalizações -[processo ineficaz da alfabetização——–para manter estruturas sociais arcaicas]- porque isso lasca muito na competência 3. de resto , tem que ter detalhamento na conclusão )
POR FIM ,
See lessESPERO TER AJUDADO .
QQ PROBLEMA NA CCORREÇÃO É SÓ AVISAR Q EU AJUSTO
d[OwO]b