Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!
Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline
Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)
Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.
A importância do investimento no turismo sustentável no Brasil.
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: O advento da Revolução Industrial [1] além de desenvolvimento, trouxe uma crescente e desenfreada degradação ambiental. De forma análoga a isso, há a importância do investimento no turismo sustentável no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de educação ambLeia mais
INTRODUÇÃO:
O advento da Revolução Industrial [1] além de desenvolvimento, trouxe uma crescente e desenfreada degradação ambiental. De forma análoga a isso, há a importância do investimento no turismo sustentável no Brasil. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: a falta de educação ambiental e investimentos públicos.
Obs.:
▪︎1- Ausência de vírgula.
DESENVOLVIMENTO 01:
Em primeiro plano, pode-se destacar a falta de educação [1] e consciência ambiental. Desse modo, o sociólogo francês Émile Durkheim, classifica os fatos sociais como normais ou patológicos. [2] Nesse sentido, categoriza-se a ausência de instruções sustentáveis durante a formação do indivíduo como um fato patológico, pois, em consequência disso, propicia a indiferença com questões ambientais.
Obs.:
▪︎1- Não repita a mesma coisa do tópico frasal, encontre sinônimos, se não perderá 40 pontos na competência 4 por repetição de palavras.
▪︎2- Não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar aquilo que você colocou no tópico frasal. Comece com “isso porque, isso ocorre porque, isso se deve ao fato de…” e explique o motivo daquilo que você disse no tópico frasal acontecer.
▪︎Ué, só isso de argumentação? Tu acha que com 5 linhas fecha a competência 3? Pra você fechar a C3 é crucial argumentar em mais ou menos 8 ou 9 linhas em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Siga essa estrutura para os desenvolvimentos: tópico frasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo. No total ficará 4 períodos, lembre-se que os períodos maiores sempre são os de argumentação.
DESENVOLVIMENTO 02:
Além disso, [1] é notória a falta de investimentos públicos quando se trata de turismo sustentável no país. Consoante a isso, o sociólogo Zygmunt Bauman [2] em sua obra “Globalizção: As consequências humanas” [3] fala que a sociedade caminha para uma desordem mundial, causada [4] principalmente pela falta de controle do Estado. Sendo assim, é obrigação governamental garantir mais formas de conservação nos pontos turísticos no Brasil.
Obs.:
▪︎1- Quando você usa “em primeiro plano” no desenvolvimento 1, tem que usar “em segundo plano” no desenvolvimento 2. Se não perderá mais 40 pontos na competência 4, pois precisa manter uma sequência de continuidade de um parágrafo para o outro.
▪︎2, 3 e 4- Ausência de vírgulas.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento 1, não use o repertório no segundo período, pois você deve explicar aquilo que você colocou no tópico frasal. Comece com “isso porque, isso ocorre porque, isso se deve ao fato de…” e explique o motivo daquilo que você disse no tópico frasal acontecer.
▪︎Mesma coisa do desenvolvimento 2, tu acha que com 5 linhas fecha a competência 3? Pra você fechar a C3 é crucial argumentar em mais ou menos 8 ou 9 linhas em cada parágrafo de desenvolvimento.
▪︎Siga essa estrutura para os desenvolvimentos: tópico frasal, explicação do tópico frasal, repertório e fechamento do parágrafo. No total ficará 4 períodos, lembre-se que os períodos maiores sempre são os de argumentação.
CONCLUSÃO:
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham incentivar o investimento no turismo sustentável no país. Por conseguinte, cabe ao Executivo, [1] por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, propor medidas para garantir instruções aos visitantes sobre a preservação dessas áreas, através [2] de cartilhas que evidenciem a importância da conservação. Somente assim, os brasileiros entenderão o porquê de resguardar essas áreas e como fazer isso.
Obs.:
▪︎1- O correto é “Poder Executivo”.
▪︎2- Uso imadequado da palavra “através”, uma vez que o significado é de “algo que atravessa”. Sinstitua por “por meio de” ou “por intermédio de”.
▪︎Não misture AÇÃO com MEIO. Primeiro coloque toda a sua ação e depois coloque o meio.
▪︎Faltou a finalidade.
▪︎Detalhe mais a sua proposta. Sua solução não está tão inovadora.
Reescrita:
Portanto, fica evidente a necessidade de medidas que venham incentivar o investimento no turismo sustentável no país. Por conseguinte, cabe ao Poder Executivo propor medidas para garantir instruções aos visitantes sobre a preservação dessas áreas, por meio de verbas direcionadas ao Ministério do Meio Ambiente, as quais serão utilizadas para a criação de cartilhas que evidenciem a importância da conservação, (detlhalhe mais, pois isso não é suficiente para fechar a competência 5), com intuito de (coloque o resultado esperado por essa ação). Somente assim, os brasileiros entenderão o porquê de resguardar essas áreas e como fazer isso.
NOTA:
See lessC1: 160
C2: 160
C3: 120
C4: 120
C5: 160
TOTAL: 720
Sem título
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎Ao afirmar “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, o filósofo chinês Confúcio faz, de certa maneira, uma comparação entre passado e futuro. De fato, ele estava certo. [1] Desde a Revolução Industrial os trabalhadores que não aguentassem as pressões e as jornadas impostas pelos cLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎Ao afirmar “Se queres prever o futuro, estuda o passado”, o filósofo chinês Confúcio faz, de certa maneira, uma comparação entre passado e futuro. De fato, ele estava certo. [1] Desde a Revolução Industrial os trabalhadores que não aguentassem as pressões e as jornadas impostas pelos chefes seriam substituídos por outros. [2] Dessa forma, as adversidades persistem, seja pela falta de ações governamentais, seja pelo poder hierárquico.
OBS:
▪︎1- Essa parte “de fato, ele estava certo.” Ficou solto.
▪︎2- Use só UM repertório, como você usou a máxima de Confúcio, a Revolução Industrial foi desnecessária. No segundo período você deve-se apresentar o TEMA de uma forma bem breve, e você não falou sobre o tema que é pedido, daria meio que uma fuga, pois você não ligou o seu repertório com o tema. NA introdução você deve deixar BEM CLARO o tema proposto, isso evita uma queda na C2 que foi exatamente o que aconteceu aqui.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Diante desse cenário, destaca-se, de início, a indiligência de ação governamental como um dos complicadores do combate ao assédio moral no trabalho. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Governo viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo, [1] em questão a esse problema, [2] é preciso de soluções para poder cessar as práticas abusivas que ocorrem em muitos trabalhos. [3] Desse modo, é inaceitável que em pleno terceiro milênio esse problema aconteça violando o que é exigido constitucionalmente. [4]
OBS:
▪︎1- Equívoco de vírgula.
▪︎2- Ficou solto. Acrescente um “bem como” e tire esse “é preciso de”.
▪︎3- Esse período ficou um pouco estranho, pois você colocou a solução da conclusão no desenvolvimento, que seria o parágrafo para ARGUMENTAR e não resolver um problema que ainda nem foi discutido.
▪︎4- Ficou solto, já que, em momento algum, você falou da Constituição pra retomar com “violando o que é exigido constitucionalmente”.
▪︎Faltou organização e argumentou pouco nesse parágrafo. O ideal é fazer quatro períodos em cada desenvolvimento: Tópico frasal, UM repertório, argumenta e fecha o parágrafo. A ordem do repertório não importa, o que não pode é usar no início ou no final. Isso serve para os dois desenvolvimentos. A estrutura é avalido na competência 4.
▪︎Senti falta de uma argumentação mais crítica. Fale mais sobre a CAUSA do problema, que é a “indiligência governamental”, esse argumento que você trouxe foi ótimo, porém faltou aprofundar e explicar melhor. Nesse caso, você poderia ter feito assim: “Diante desse cenário, destaca-se, de início, a indiligência de ação governamental como um dos complicadores do combate ao assédio moral no trabalho. Segundo Rousseau, na obra “Contrato Social”, cabe ao Governo viabilizar ações que garantam o bem-estar coletivo. No entanto, no Brasil contemporâneo, tal ação não é exercida na prática, visto que (explica o motivo da negligência governamental).”
▪︎A quantidade de linhas deve ser entre 8 à 9. Isso não é uma regra OBRIGATÓRIA. É só uma dica, eu faço assim.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Por outro lado, o poder hierárquico nas empresas é um dos desafios para combater o assédio moral no trabalho, tendo em vista o egocentrismo de quem pratica o assédio. [1] Conforme o filme “O poço”, indivíduos que estavam nos níveis mais altos subestimavam aqueles que estavam nos níveis mais baixos, [2] em relação a [3] impertinência moral em alguns empregos, [4] essa vicissitude acontece em demasiado, pois caso alguém queira demitir um funcionário, este será um dos meios a ser usado. Assim, o cenário visto pelo combate ao assédio moral no trabalho pode se alterar assertivamente.
OBS:
▪︎1- Tenta simplificar mais o tópico frasal, tira essa parte “tendo em vista o egocentrismo de quem pratica o assédio”.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎3- Ausência de crase.
▪︎4- Coloque um “visto que” pra não ficar solto.
▪︎Siga o modelo que eu te passei no D1.
▪︎Também senti falta de uma argumentação mais crítica, nesse parágrafo você argumentou mais uma CAUSA, não está errado, só faltou aprofundar. Se quisesse poderia ter abordado às CONSEQUÊNCIAS, ou seja, os malefícios causados pelo assédio moral.
CONCLUSÃO:
▪︎Depreende-se, dessa forma, a urgência de ações interventivas [1] a fim de amenizar essa questão. Para isso, a Justiça do Trabalho deve executar com mais eficácia as [2] políticas em relação ao assédio moral no trabalho, mediante a uma vigorosa intepretação dos casos junto a uma [3] soma de todo o conjunto de provas para verificar a real correspondência entre o dano e a atitude tida como abusiva [4] com o intuito de proporcionar uma boa relação entre os funcionários de uma empresa. Ademais, cabe ao corpo social do trabalho respeitar os funcionários criando regras de conduta claras contra todas as formas de discriminação para poder criar um ambiente de trabalho harmonioso.
OBS:
▪︎1- Ausência de vírgula.
▪︎2- Ausência de crase.
▪︎3- Repetição da mesma palavra no mesmo parágrafo e bem próximas, isso afeta a competência 4, talvez, no ENEM, nem fosse descontado, porém é melhor prevenir. Substitua por “com a”.
▪︎4- Ausência de vírgula, sempre antes de “com o intuito/ com a finaliade/ com o objetivo…” usa-se vírgula.
▪︎Não consegui identificar seu detalhamento, talvez nem esteja aí. Quando você coloca “mediante a uma vigorosa intepretação dos casos junto a uma soma de todo o conjunto de provas para verificar a real correspondência entre o dano e a atitude tida como abusiva” isso ainda é o MEIO.
▪︎ Coloque apenas UMA solução, uma vez que duas não são mais obrigatórias, escolha uma e detalhe ao máximo.
NOTA:
▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 120
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOATAL: 760
Qualquer dúvida que surgir pode me perguntar!
See lessO combate ao crime organizado no Brasil: como enfrentar o poder paralelo?
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. [1] A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com [2] pensamentoLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎Segundo o filósofo grego Pitágoras, “Eduquem as crianças e não será necessário castigar os homens”. [1] A fala do pensador remete à ideia de que o conhecimento pode transformar os seres e evitar falhas futuras. No entanto, o cenário atual do mundo hodierno não condiz com [2] pensamento, já que o crime organizado [3] no Brasil [4] está se agravando e, consequentemente, promovendo não só a violência nas cidades [5] como também o pânico na sociedade.
OBS:
▪︎1- Ausência de conectivo, SEMPRE inicie um novo período com um conectivo. Poderia ter usado “Nesse sentido/Nesse parâmetro/Nesse viés…”.
▪︎2- Faltou uma palavra pra ligar. Use “esse” para retomar ao pensamento de Pitágoras.
▪︎3, 4 e 5- Ausências de vírgulas.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Primeiramente, vale ressaltar que, mesmo com políticas públicas voltadas para a promoção da segurança coletiva, a violência decorrente do crime organizado ainda se consolida no país. Outrossim, é possível observar no seriado “La casa de papel”, um assalto a casa da moeda que fora [1] totalmente organizado e que utiliza a violência para disciplinar os reféns. Em suma, fica evidente que a ficção retrata o que ocorre na infração esquematizada, pois muitos criminosos, [2] aplicam a força física sobre suas vítimas a fim de conseguirem o objeto de valor.
OBS:
▪︎1- Acredito que o correto é “foi”.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
▪︎Você argumentou pouco sobre o tema.
▪︎1° DICA: seja mais breve no tópico frasal, uma vez que este serve para você RESUMIR, em uma frase, o conteúdo do parágrafo. A parte da argumentação fica no próximo período.
▪︎2° DICA: Faça quatro períodos em cada desenvolvimento. Assim, o parágrafo fica mais estruturado e evita ficar um período muito longo e cansativo no momento da leitura.
▪︎Divida os parágrafos de desenvolvimentos em 4 partes: Tópico frasal, repertório, argumentação e fechamento do parágrafo. A ordem do repertório não importa, você pode usar no terceiro período também, o que não pode é usar no início e no final. Isso serve para os dois desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos, é em virtude a violência dos ladrões que circundam as cidades. [1] Sob essa ótica, a rotina dos indivíduos que necessitam transitar [2] diariamente [3] torna-se algo dificultado, uma vez que a possibilidade de sofrer um assalto é o pivô para o pânico desses. Desse modo, fica evidente que o crime organizado precisa ser combatido, [4] e, uma forma de se resolver essa problemática é materializar o argumento de Aristóteles, que defende a importância do conhecimento para a formação individual. [5]
OBS:
▪︎1- Seu tópico frasal ficou um pouco confuso. Poderia ter feito assim: “Ademais, é importante destacar que o medo direcionado aos cidadãos está relacionado à violência dos ladrões que circundam as cidades.”
▪︎2 e 3- Ausência de vírgulas.
▪︎4- Equívoco de vírgula.
▪︎5- Aqui têm dois erros, 1° por ter usado o repertório no final, uma vez que o último período é o encerramento do parágrafo, 2° por ter falado o que fazer para resolver o problema, já que isso é na conclusão e não no desenvolvimento.
▪︎Siga a estrutura que eu te passei acima.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, cabe ao Governo, por meio de verba, [1] investir na educação infantil e média, com o intuito de explicitar para os estudantes a importância de viver em comunidade sem causar prejuízo ao próximo. Tudo isso deve ser passado aos alunos de maneira didática e variada [2] a fim [3] de formar seres humanos justos e críticos, o que contribuirá para o progresso do país e um futuro melhor.
OBS:
▪︎1- Coloque “verbas”
▪︎2- Ausência de vírgula.
▪︎3- Você repetiu “a fim” duas vezes, uma aqui e outra no D2. Isso afeta a competência 4, talvez, no ENEM, nem fosse descontado, porém é bom não arriscar. Poderia substituir esse último por “Com a finalidade/ Com o fito/ Com o objetivo…”
▪︎Faltou o detalhamento, explique COMO seria essa maneira didática, seria por meio de aulas? Se sim, inclua, também, alguns profissionais.
NOTA:
▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 180
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 820
Parabéns pela redação, qualquer dúvida que surgir me pergunte!
See lessOs impactos econômicos e sociais da desindustrialização no Brasil COM NOTA POR FAVOR
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎No filme estadunidense “Tempos modernos”, é retratado o trabalho de um operário de uma fábrica. Ao longo da trama, é mostrado como a industrialização afetou o seu cotidiano. Embora fictícia, o longa-metragem [1] traz de forma análoga, o impacto que o processo industrial afeta à economiLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎No filme estadunidense “Tempos modernos”, é retratado o trabalho de um operário de uma fábrica. Ao longo da trama, é mostrado como a industrialização afetou o seu cotidiano. Embora fictícia, o longa-metragem [1] traz de forma análoga, o impacto que o processo industrial afeta à economia. Entretanto, no Brasil, o teor de desindustrialização vem crescendo e provocando grandes impactos econômicos e sociais, como, [2] a diminuição do desenvolvimento do país e o aumento do desemprego, que advém da falta de organização administrativa governamental.
OBS:
▪︎1- Erro de concordância, “fictícia” é uma palavra feminina, então “o longa-metragem” tem que concordar com ela, o correto é “a longa-metragem”.
▪︎2- Equívoco de vírgula.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro lugar, [1] é importante destacar que o processo industrial brasileiro começou efetivamente tardio, a partir do início do Governo Vargas, que trouxe o incremento das industrias de base, ou seja, por seu atraso o país sofreu e sofre com sua [2] não elevação econômica, dificultando o seu [3] processo de desenvolvimento fabril. Logo, segundo o pesquisador de Gestão de Automação Ricardo Caruso Vieira a sequela maior da desindustrialização recai sobre as industrias [4] de alta tecnologia, isto é, com a falta de investimentos do Governo Federal no ato tecnológico, a nação se rebaixa ainda mais no viés de amplificação econômica.
OBS:
▪︎1- “Em primeiro lugar/em primeiro plano/em primeira instância” não são mais considerados elementos coesivos. Substitua por “Convém ressaltar, a princípio,… É necessário pontuar, de início,… De início,… Nota-se, inicialmente,…”
▪︎Antes de iniciar a argumentação faça um tópico frasal, este será uma frase que irá resumir o assunto discutido no parágrafo e ele faz parte da estrutura.
▪︎2 e 3- seja mais formal, evite estar usando “seu, sua” é como se você estivesse falando com quem está lendo. Substitua o “seu” por “a” e tire o “sua”.
▪︎4- Faltou o acento agudo em “indústrias”.
▪︎Traga só um repertório por parágrafo, nesse você trouxe 2, “Governo Vargas” e o “pesquisador” eu aconcelho você trazer só um e argumentar mais com suas palavras.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Por consoante, consequentemente [1] essa problemática acarreta o aumento do desemprego, que se finda graças [2] à falta de mercado de trabalho e muitas vezes pela necessidade de qualificação mais significante. Além disso, no filme “À procura da felicidade”, por exemplo, é narrado a vida de um pai solteiro que tanta [3] conseguir um emprego apenas com determinadas habilidades que [4] descobre não ser suficiente. Paralelamente, com ramos de trabalho escassos e mais instruídos e o fraco processo de industrialização, se ver a necessidade dos meios governamentais modificarem tais realidades.
OBS:
▪︎1- “por consoante, consequentemente” não ficou muito legal. Substitua por um elemento coesivo, “É imprescindível discutir, ainda,… Ademais… É importante discutir, ainda,… É relevante abordar, ainda…”
▪︎2- A palavra “graças” não caiu tão bem na sua argumentação, uma vez que significa “dádiva”. Substitua por “pela” e tire o “à”.
▪︎Faltou o tópico frasal.
▪︎3- Erro de concordância, o correto é “tenta”.
▪︎4- Troque o “que” por “e”.
▪︎Fatou o encerramento do parágrafo, este será apenas uma reafirmação do que você já disse.
▪︎Eu aconcelho você seguir esse modelo nos parágrafos dos desenvolvimentos: tópico frasal, argumenta, traz o repertório e fecha o parágrafo. Faça cada parte em em período para totalizar 4. Se você quiser pode trazer o repertório no segundo período e argumentar no terceiro.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, é mister que o Estado tome medidas para resolver os impasses que afetam o desenvolvimento do processo industrial no Brasil. Então, urge que o Governo Federal [1] aliado aos estados e municípios [2] desenvolvam [3] uma pesquisa em países desenvolvidos como China, Estados Unidos e Japão, a partir de dados estatísticos para analisar seus processos de desenvolvimento, assim buscando desenvolver um projeto econômico chamado NEB (Nova Economia Brasileira) [4] que irá trabalhar como exemplo dos outros países, para desenvolver melhor o mercado industrial, por meio de investimentos nos processos tecnológicos e de produção, assim melhorando a economia e trazendo mais oportunidades de trabalhos. Só assim, o Brasil se desenvolverá trazendo para em pouco tempos modernos.
OBS:
▪︎1- Ausência de vírgula.
▪︎2- Coloque uma vírgula após “municípios”.
▪︎3- Erro de concordância, “desenvolvam” tem que concordar com “Governo Federal”, então o correto é “desenvolva”.
▪︎4- Ausência de vírgula.
▪︎Sua solução está um pouco confusa, porque esse projeto não pode ser desenvolvido no Brasil??? Já que o problema é no BRASIL!!!
NOTA:
See less▪︎C1: 140
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 780
Os desafios da inclusão digital do idoso no Brasil (por gentileza, avaliem através de notas).
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎A notória obra literária “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de problemas e conflitos sociais. Fora da ficção, a sociedade brasileira denota-se contraditória à obra supracitada, uma vez que a ausência de uma infraestruturaLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎A notória obra literária “Utopia”, do escritor inglês Thomas More, retrata uma sociedade perfeita, padronizada pela ausência de problemas e conflitos sociais. Fora da ficção, a sociedade brasileira denota-se contraditória à obra supracitada, uma vez que a ausência de uma infraestrutura digital, interligada à inércia governamental, impossibilitam a inclusão digital do idoso. Logo, faz-se necessária a atuação de subterfúgios eficientes, a fim de mitigar esse infortúnio social brasileiro.
OBS:
▪︎Erro de concordância em (impossibilitam) o correto é (impossibilita) pois (infraestrutura digital e inércia governamental) está no singular.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Vale salientar, a princípio, as diretrizes que viabilizam, no que tange ao corpo social, a exclusão digital do idoso. Nessa perspectiva, é imprescindível elencar que, embora o mundo esteja se globalizando, ainda é perceptível a falta de uma infraestrutura digital adequada, a qual atenda as necessidades do idoso no que diz respeito ao manuseio das novas tecnologias. Paralelamente, segundo o Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, ainda no ano de 2017, o índice de idosos que não sabiam utilizar a internet representava, aproximadamente, uma taxa alarmante de 70% dos entrevistados. Sendo assim, é inadmissível que esse cenário distópico continue a perdurar.
OBS:
▪︎Ótima argumentação.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, deve-se ressaltar a ausência, em sua maioria, de medidas governamentais adequadas, as quais visem combater esses obstáculos. Nesse sentido, constata-se que os idosos tenderão a sofrer com a exclusão digital, assim como suas consequências, ficando à mercê da inércia governamental. Tal conjuntura, de acordo com o filósofo contratualista John Locke, configura-se com uma violação do “Contrato Social”, já que o Estado não cumpre com o seu papel de garantir a todos os cidadãos seus indubitáveis direitos sociais, como o direito ao pleno acesso às tecnologias da informação. Eventualmente, quando negligenciada, a exclusão digital do idoso é capaz de gerar uma série de complicações para a vida desses indivíduos, elevando-se a níveis catastróficos e trazendo consigo vários impactos negativos.
OBS:
▪︎Excelente argumentação.
CONCLUSÃO:
▪︎Desta forma, infere-se que medidas devem ser tomadas para resolver essa situação. Portanto, é necessária a intervenção do Governo Federal – órgão responsável por gerir e organizar a sociedade -, por intermédio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações, a fim de estabelecer mecanismos eficientes para o combate da problemática supramencionada. Para tal, esse agente deve criar programas sociais, os quais incentivem, auxiliem e informem a população idosa frente ao pleno manuseio das novas tecnologias da informação, instituindo-se uma infraestrutura digital eficiente para esse público e, subsequentemente, possibilitem a inclusão digital do idoso. Em síntese, tencionar-se-á, através dessas medidas, que a sociedade brasileira se aproxime da utopia retratada por More.
OBS:
▪︎Você escreveu (Ministério da Ciência, Tecnologia e Informações) faltou (Comunicações e não é Informações) O correto é (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
▪︎Você utilizou o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações como MEIO, quando na verdade deveria estar atuando como agente, juntamente como o Governo Federal.
▪︎Evite o uso exagerado da mesóclise como você usou (tencionar-se-á).
▪︎Uso inadequado da palavra (através) uma vez que significa algo que atravessa, substitua por (por meio ou por intermédio).
▪︎Erro de concordância em (possibilitem) pois tem que concordar com o último Agente (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações).
NOTA:
See less▪︎C1: 160
▪︎C2: 200
▪︎C3: 200
▪︎C4: 200
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 920
Violência sexual contra crianças e adolescentes na sociedade brasileira
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral. Contudo, nos últimos anos e principalmente durante o período de isolamento social, os casos de violênciaLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral. Contudo, nos últimos anos e principalmente durante o período de isolamento social, os casos de violência sexual aumentaram. Tal problemática ocorre pela falta de educação sexual nas escolas e pela ineficiência do governo.
OBS:
▪︎Ausência de vírgulas em (e, principalmente, ).
▪︎Essa parte de (isolamento social) ficou solto, pois você tem que dizer que esse (isolamento social) está acontecendo no cenário atual.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro plano, é lícito postular que as escolas têm grande importância para atuar no assunto, já que são responsáveis pela formação do pensamento do indivíduo. A educação sexual para crianças serve para ensiná-las sobre seus corpos e que ninguém pode tocá-los. Sob essa análise, concluí-se a importância de que esse assunto seja abordado nas escolas. Contudo, segundo à pesquisadora Mary Neide Figueiró, menos de 20% das instituições de ensino tratam sobre essa temática.
OBS:
▪︎(em primeiro plano) não é mais considerado um elemento coesivo, substitua com (Deve-se pontuar, de início,… ou Convém ressaltar, a princípio,… ou De início,…)
▪︎Poderia ter usado um conectivo para ligar o tópico frasal com o segundo período. (Nesse sentido, Nesse viés, Nesse parâmetro, Seguindo tal raciocínio, Seguindo tal lógica).
▪︎Poderia ter argumentado um pouco mais.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo. Este vai ser uma reafirmação do que você argumentou.
▪︎Equívoco de crase em (segundo à pesquisadora).
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, a ineficiência do governo contribui deveras para o tema. É papel do governo cumprir efetivamente as leis, entretanto, as autoridades não cumprem seu dever, uma vez que os organismos federais, possuem um papel passivo e ignoram as ações que poderiam, potencialmente, fomentar políticas públicas para reverter esse quadro nefasto.
OBS:
▪︎Essa parte (para o tema) quebrou a coesão do texto, substitua por (para o problema).
▪︎Poderia ter colocado um conectivo para ligar o tópico frasal com o segundo período.
▪︎Argumentou muito pouco.
▪︎Faltou o encerramento do parágrafo.
CONCLUSÃO:
▪︎Em suma, a violência sexual contra menores é um tema que precisa ser abordado e que carece de soluções. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação promover palestras, em associação às escolas, por meio de materiais didáticos sobre a problemática e a importância da educação sexual nas instituições de ensino, a fim de conscientizar a população. Além disso, cabe ao Governo Federal, prender os agressores e dar apoio efetivo às vítimas, no intuito de cumprir efetivamente a lei. Assim, através disso, espera-se que esse tema, daqui alguns anos, seja apenas uma utopia.
OBS:
▪︎Novamente essa parte (é um tema) afetou a coesão.
▪︎Uso inadequado da palavra (através) uma vez que significa algo que atravessa, sunstitua por (por meio ou por intermédio).
▪︎Novamente (esse tema) afetou a coesão.
▪︎Equívoco de vírgulas depois de (tema e anos).
▪︎Foque em uma solução, não é mais obrigatório fazer duas solucoe
NOTA:
See less▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 160
▪︎C4: 160
▪︎C5: 160
▪︎TOTAL: 800
Tema: A garantia do direito integral à infância. (deixem nota por favorrr)
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu Art. 3º, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, assegurando-lhes todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental e social, em condições de liberdade e de dignidade.Leia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no seu Art. 3º, dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente, assegurando-lhes todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental e social, em condições de liberdade e de dignidade. Todavia, é evidente que, no cenário brasileiro, inúmeras crianças e adolescentes têm seus direitos violados quando se constata a violência doméstica que, segundo levantamento divulgado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), matou mais de 193 mil juvenis nos últimos 10 anos. Assim sendo, faz-se mister analisar o uso da agressão como método educacional por parte das famílias brasileiras e esclarecer os efeitos dessa prática na perpetuação da problemática, em busca de soluções eficientes para reverter esse cenário.
OBS:
▪︎Evite trazer dados estatísticos na introdução, pois lugar de dado é nos desenvolvimentos, além disso sua introdução já estava muito boa.
▪︎Você tá engolindo palavras, veja que faltou algo pra ligar (segundo levantamento) fica melhor (segundo o levantamento)
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎ Convém ressaltar, nessas circunstâncias, que o problema advém, em muito, da utilização da violência como forma impor respeito e educar a criança, presente em inúmeros lares brasileiros. Nesse contexto, de acordo com um estudo da Universidade do Texas, as crianças que são educadas por meio da agressão são mais propensas a desenvolver problemas comportamentais no futuro, sobretudo comportamentos violentos. Desse modo, cabe estabelecer que quando uma criança é educada com agressão, ela aprende que, com força física, as pessoas se submetem. Consequentemente, os jovens acabam sendo ensinados a agir com violência e perpetuam tal comportamento durante sua vivência.
OBS:
▪︎Engoliu outra palavra, veja (como forma impor) fica melhor (como forma de impor).
▪︎Substitua (consequentemente) por um conectivo conclusivo (Dessa forma, Dessa maneira).
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Outrossim, cabe discutir o fato da educação violenta no seio familiar, além de causar danos irreversíveis à saúde física e mental da criança, faz com que o entrave representado pela violência doméstica infanto-juvenil permaneça inerente à sociedade brasileira com sendo um aprendizado passado de geração para geração. Isso por sua vez, é uma espécie de o que Nietzsche chamava (em escala cósmica) de “eterno retorno” uma repetição de atos que nunca termina e dificilmente poderia ser quebrada, voltando assim, sempre ao ponto inicial. Dessa forma, crianças que foram educadas por meio da agressão, quando adultos, tendem a educar seus filhos com a mesma metodologia, mantendo constantes os casos de violência doméstica no Brasil.
OBS:
▪︎Não fez o tópico frasal logo no início do parágrafo, este vai ser uma frase que vai resumir o que será discutido naquele parágrafo.
▪︎Tire esse parênteses, só utilize para colocar siglas. Substitua por vírgulas.
▪︎Erro de concordância em (que nunca termina) o correto (que nunca terminam).
CONCLUSÃO:
▪︎É necessário, portanto, promover ações concretas as quais alterem este quadro. Logo, cabe ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), o órgão responsável por tornar efetivo os direitos, princípios e diretrizes dos jovens, a tarefa de divulgar e popularizar métodos educacionais eficazes pautados no diálogo, assim como explicitar de que maneira esses métodos são mais produtivos, por meio de campanhas publicitárias e palestras com profissionais da área da pedagogia, com o fito de conscientizar a população acerca dos prejuízos decorrentes da violência doméstica e dessa forma, reduzir seu índice de ocorrência. Com essa ação, espera-se que os direitos previstos pelo ECA sejam efetivamente assegurados.
OBS:
▪︎Repetição do conectivo (dessa forma) uma no D2 e outra aqui.
▪︎Ausência de vírgula em (e, dessa forma, ).
NOTA
See less▪︎C1: 160
▪︎C2: 160
▪︎C3: 200
▪︎C4: 160
▪︎C5: 200
▪︎TOTAL: 880
Maternidade e mercado de trabalho em questão no Brasil
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎Desde a Pré-História, período em que as relações humanas começaram a construir bases, já havia uma divisão sexual do trabalho. Assim, historicamente as mulheres eram designadas à trabalhos domésticos e a cuidar das crianças. Atualmente, no século XXI, ainda há uma grande discussão em tLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎Desde a Pré-História, período em que as relações humanas começaram a construir bases, já havia uma divisão sexual do trabalho. Assim, historicamente as mulheres eram designadas à trabalhos domésticos e a cuidar das crianças. Atualmente, no século XXI, ainda há uma grande discussão em torno da maternidade e como isso afeta o mercado de trabalho. Desta forma, é imprescindível analisar a repartição de trabalhos realizados no lar e reafirmar as competências que as mulheres dominam e que são essenciais para um pleno desenvolvimento.
OBS:
▪︎Equívoco de crase (à trabalhos) antes de plural NUNCA haverá crase.
▪︎Excelente introdução.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Nesse contexto, o Brasil, apesar de muitas medidas positivas nesse aspecto, é um país que precisa mudar a forma com que a sociedade em geral enxerga a relação entre maternidade e produtividade no trabalho. Segundo o filósofo brasileiro Luiz Felipe Pondé, muitas mulheres optam por não ter filhos porque a maternidade prejudica a carreira profissional. Ainda assim ele questiona o valor moral de tal escolha, visto que esse é um processo natural e primordial para a evolução da raça humana, ao mesmo tempo em que tal escolha não deve excluir o direito de igualdade e justiça social.
OBS:
▪︎(Nesse sentido) mude esse conectivo, uma vez que esse da sentido de continuidade, mas você ainda vai iniciar.
▪︎Aconcelho fazer um tópico frasal mais pequeno. Em uma frase mesmo.
▪︎Ausência de vírgula depois de (ainda assim).
▪︎Se você tivesse feito mais um período seu parágrafo ficaria excelente. O ideal é fazer 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, deve-se também levar em consideração os valores éticos e profissionais que uma pessoa do sexo feminino pode trazer. De acordo com filosofias orientais, para haver uma evolução harmônica de uma sociedade é preciso haver o equilíbrio entre os valores femininos e masculinos, também chamados de Yin e Yang. Nesse sentido, é necessário que haja uma valorização por parte do governo brasileiro para com as mulheres e os valores tidos como femininos, os quais, ainda segundo filosofias orientais, são: paciência, cooperação, entre outros. Por isso, a grande capacidade técnica das mulheres não pode ser ofuscada pela maternidade e trabalhos em casa.
OBS:
▪︎Coloque (Yin e Yang) dentro de aspas. Assim mostra para o corretor que essas palavras não pertencem a língua portuguesa.
▪︎Equívoco de vírgula depois de (os quais).
▪︎(Por isso, a grande capacidade técnica das mulheres não pode ser ofuscada pela maternidade e trabalhos em casa) achei essa frase um pouco clichê e pouca formal.
CONCLUSÃO:
▪︎Portanto, com base no que foi proposto, o governo brasileiro, por meio do Ministério da Educação e do Ministério do Trabalho – órgãos responsáveis pela igualdade e justiça em suas respectivas áreas -, deve organizar palestras e projetos em centros públicos, com o fim de promover uma igual repartição de afazeres domésticos e tempo com os filhos entre homens e mulheres. Ao mesmo tempo em que são criadas leis para garantir o pleno exercício da gestação e os meses seguintes a ela. Assim, mitigando desigualdades e promovendo respeito. Finalmente estaremos numa sociedade melhor, ultrapassando os preconceitos iniciados na Pré-História.
OBS:
▪︎(governo) é com letra maiúscula. Toda vez que você citar (Estado e Governo) na conclusão, vai ser com letra maiúscula.
▪︎Ausência de vírgula depois de (Ministério do Trabalho).
▪︎Faltou detalhamento nessa sua conclusão. Poderia ter detalhado essas palestras e projetos, poderia ter incluído alguns profissionais para ministrar estas. Ademais, evite fazer soluções usando leis, isso é clichê e difícil de ser pôsta em prática. Eu focaria em apenas uma solução simples e detalharia bem.
NOTA:
C1: 160
C2: 200
C3: 180
C4: 200
C5: 160
TOTAL: 900
Parabéns, execelente redação.
See lessTema: O estigma associado às doenças mentais no Brasil (favor pontuar competência por competência)
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎A Constituição Federal afirma que nenhum cidadão pode receber tratamento degradante e preconceito, portanto é dever do Estado combater o preconceito. Porém, essa garantia não está sendo cumprida corretamente devido ao estigma associado às doenças mentais no Brasil, o que ocorre por queLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎A Constituição Federal afirma que nenhum cidadão pode receber tratamento degradante e preconceito, portanto é dever do Estado combater o preconceito. Porém, essa garantia não está sendo cumprida corretamente devido ao estigma associado às doenças mentais no Brasil, o que ocorre por questões tanto históricas quanto sociais.
OBS:
▪︎Ausência de vírgula depois de (portanto).
▪︎Ausência de vírgula depois de (históricas).
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎Em primeiro lugar, quanto às questões históricas, desde a idade primitiva as pessoas com transtornos mentais, principalmente os mais acentuados como o autismo, sofriam preconceito devido à dificuldade para conviverem na sociedade da época, o que prevalece até a atualidade. Por isso, para contribuir para a redução desse tipo de preconceito, são necessárias políticas públicas para que os indivíduos com doenças mentais possam ser integrados na sociedade.
OBS:
▪︎Antes de iniciar a argumentação faça um tópico frasal.
▪︎Use conectivos para ligar as partes do seu texto.
▪︎Argumentou pouco, o ideal é fazer 4 períodos nos parágrafos dos desenvolvimentos.
▪︎Evite frases como essas nos desenvolvimentos (Por isso, para contribuir para a redução desse tipo de preconceito, são necessárias políticas públicas para que os indivíduos com doenças mentais possam ser integrados na sociedade) você só deve dizer o que fazer na conclusão.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Em segundo lugar, quanto às questões sociais, é natural da sociedade excluir certos grupos que possuem divergências, tanto ideológicas, quanto comportamentais e psiquiátricas. Nesse sentido, o pesquisador Charles Darwin afirmou que, para uma espécie evoluir, ocorre a seleção natural, em que alguns grupos são excluidos naturalmente para que seus genes danosos não sejam herdados e assim ocorrer a evolução da espécie. Porém, na espécie humana isso pode ser diferente, por isso, o estigma associado às doenças mentais deve ser contornado por meio de campanhas públicas que propagam que os transtornos mentais são algo normal e não comprometem a sociedade.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (afirmou que).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (evoluir).
▪︎Você escreveu (excluidos) faltou o acento agudo (excluídos).
▪︎(por isso, o estigma associado às doenças mentais deve ser contornado por meio de campanhas públicas que propagam que os transtornos mentais são algo normal e não comprometem a sociedade) você só deve dizer o que fazer na conclusão.
CONCLUSÃO:
▪︎Vê-se, pois, que tanto questões históricas quanto sociais contribuem negativamente no estigma associado às doenças mentais no Brasil, reclamando intervenções de caráter urgente. É necessário que o Ministério da Saúde, juntamente com o Ministério da Educação, por meio da oferta de cursos tecnicos adaptados à indivíduos com doenças mentais, promova a integração dessas pessoas na sociedade a fim de reduzir o preconceito que elas sofrem. É necessário também que o Ministério da Saúde, por meio de campanhas em praças e escolas, mude a mentalidade que os brasileiros têm em torno das pessoas com doenças mentais. Isso será feito a fim de reduzir a exclusão que este grupo sofre na sociedade. Tais medidas contribuirão positivamente para a melhora do estigma associado às doenças mentais no Brasil.
OBS:
▪︎(reclamando) essa palavra não está condizente com o que você disse.
▪︎Você escreveu (tecnicos) faltou o acento agudo (técnicos).
▪︎Erro de crase (à indivíduos) antes de plural não usa-se crase.
▪︎Equívoco de vírgula depois de (doenças mentais).
▪︎Ausência de vírgula depois de (na sociedade).
▪︎Ausência de vírgula depois de (também).
▪︎Repetição de (por meio) substitua um deles por (por intermédio).
▪︎Poderia ter feito só uma solução, assim daria pra detalhar mais a solução e atingir 200 na C5.
NOTA:
C1: 160
C2: 160
C3: 160
C4: 180
C5: 160
TOTAL: 820
Qualquer coisa estou à disposição.
See lessA democratização do acesso ao cinema no Brasil (Enem 2019)
Josenildo da Silva Barbosa
INTRODUÇÃO: ▪︎A democratização do acesso ao cinema configura-se como um desafio no Brasil. Isso se evidencia não só pelos postulados questionáveis do filósofo e economista escocês Adam Smith, que são amplamente aceitos no país, como também pelo oligopólio exercido pelas poucas empresas que ofertam eLeia mais
INTRODUÇÃO:
▪︎A democratização do acesso ao cinema configura-se como um desafio no Brasil. Isso se evidencia não só pelos postulados questionáveis do filósofo e economista escocês Adam Smith, que são amplamente aceitos no país, como também pelo oligopólio exercido pelas poucas empresas que ofertam esse serviço de entretenimento nas regiões menos favorecidas. Se por um lado faz-se necessário discutir as proporções dessa problemática, por outro deve-se apontar um caminho a fim de amenizar os impactos desse cenário vergonhoso.
OBS:
▪︎Execelente, só tenta usar conectivos na próxima redação.
DESENVOLVIMENTO 1:
▪︎No que diz respeito à responsabilidade social das empresas, há um conceito bastante difundido da filosofia de Adam Smith conhecido como mão invisível. Esse pressuposto, estabelece que enquanto a empresa visa a obtenção de lucros, inicia-se uma reação em cadeia que resulta na satisfação local das demandas sociais, a esse processo, dá-se o nome de mão invisível. No entanto, essa tese torna-se questionável à medida que percebemos que os ofertantes desse serviço lucram, mas isso não resulta, por exemplo, na diminuição do preço pago em ingressos nos cinemas do Brasil.
OBS:
▪︎Tenta não repetir o repertório na próxima.
▪︎Coloque aspas ( ” ) em (mão invisível) isso chama a atenção do corretor.
▪︎Repetição de (mão invisível) isso afeta a competência 4.
▪︎Só usasse um conectivo nesse parágrafo, tem que usar mais pra aumentar a nota na competência 4.
▪︎Fizeste 3 períodos, o ideal é 4 pra a argumentação ficar excelente.
DESENVOLVIMENTO 2:
▪︎Ademais, uma realidade semelhante é observada nas regiões norte e nordeste, que são as menos favorecidas. A presença de oligopólios cinematográficos nessas áreas, ocasiona em uma baixa competitividade que resulta, pois, na persistente imobilidade dos custos de entrada às salas. Além disso, embora se admita que há um movimento da iniciativa privada para essas zonas, não se pode fazer vista grossa à negligência do setor em negociar junto à esfera pública condições que não satisfaçam apenas os interesses financeiros das empresas, mas que também promovam a satisfação dos consumidores para o pleno gozo desse entretenimento.
OBS:
▪︎(norte e nordeste) se escreve com letra maiúscula, pois são nomes próprio de regiões.
▪︎(ocasiona em uma baixa competitividade que resulta, pois, na persistente imobilidade dos custos de entrada às salas) solto.
▪︎Argumentação senso comum.
CONCLUSÃO:
▪︎Em síntese, a democratização do acesso ao cinema, em um território socialmente desigual como o Brasil, é de fato um desafio. Contudo, se atentarmos diligentemente para o apelo social da classe consumidora, encontraremos caminhos viáveis para suavizar os males oriundos dessa problemática. Portanto, urge que a Câmara dos Deputados, faça uso de suas atribuições e crie projetos de lei que promovem uma política de preço benéfica e alinhada com a realidade regional. Esses projetos deverão ser aprovados pelo judiciário e posteriormente aplicados pelo executivo. Dessa forma, espera-se não só mitigar a formação de oligopólios cinematográficos, como também alcançar o bem-estar social pregado de forma controversa por Adam Smith.
OBS:
▪︎Equívoco de vírgula depois de (cinema).
▪︎Equívoco de vírgula depois de (Brasil).
▪︎Ausência de vírgula depois de (é).
▪︎Ausência de vírgula depois de (de fato).
▪︎(encontraremos) fale sempre na terceira pessoa (encontra-se).
NOTA:
C1: 160
C2: 140
C3: 160
C4: 160
C5: 200
TOTAL: 820
Qualquer coisa estou à disposição.
See less