Texto 1

Um estudo realizado pelo instituto francês Ipsos sobre as maiores preocupações de populações de 28 países de todo o mundo mostrou que nos brasileiros a saúde está entre as principais fontes de ansiedade (46%), disputando com a violência e a sensação de insegurança (47%). Segundo o Ipsos, enquanto em média 25% da população dos países pesquisados se preocupam com a atenção à saúde, no Brasil é quase o dobro. (Disponível em https://www.cartacapital.com.br/opiniao/devemos-defender-e-nos-orgulhar-da-existencia-do-sistema-unico-de-saude/. Acesso em 25 nov 2019)

 

Texto 2

Uma análise das contas públicas divulgada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) nesta terça-feira (13) aponta que o Brasil gasta R$ 3,48 por dia com saúde para cada cidadão brasileiro.

Por ano, o investimento representa um gasto médio de R$ 1.271 por pessoa. A entidade classificou o valor como “abaixo do ideal”.

De acordo com o CFM, o gasto total com saúde pública deveria ser equivalente a 10% do PIB do país, em vez dos atuais 2,94% – soma considerando União, estados e municípios.

Os dados levantados pelo conselho são referentes às despesas em 2017 do governo federal, dos estados e dos municípios com itens como custeio de hospitais, compra de equipamentos e pagamento de funcionários da saúde. (Disponível em https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/11/13/conselho-federal-de-medicina-aponta-investimento-abaixo-do-ideal-em-saude-publica-no-brasil.ghtml. Acesso em 25 nov 2019)

 

Texto 3

pastedGraphic.png

(Disponível em http://www.sindisaudevs.com/2015/09/charge-saude-publica.html. Acesso em 25 nov 2019)

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Investimento e saúde pública