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As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas

As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas

TEXTO I

“As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, de 13 de julho de 2010, previam o uso de novas tecnologias como recurso pedagógico e tentava assegurar a presença das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) no currículo escolar. Essa imposição mexeu com um sistema educacional já acostumado a uma educação de valores antigos. Agora, espaços deveriam ser abertos para uma concepção de currículo numa perspectiva digital, ressignificada nas práticas pedagógicas dos educadores em sala de aula. 

A partir de então, a forma de trabalho com as TICs em sala de aula passou a ser pensada com mais frequência. Questionou-se sobre a capacitação dos educadores e gestores na perspectiva de que: “esses letramentos precisam ser trabalhados no campo educacional, para que educadores e alunos possam se familiarizar com os novos recursos digitais e, assim, informar-se, comunicar-se e expressar-se usando as novas modalidades de comunicação, como: processador de texto, internet, web, e-mail, bate-papo, lista de discussão, hipertexto, blog, vídeo blog” (ALMEIDA et al., 2012, p.3)”.

Fonte: SILVA, R. Novas tecnologias e educação: a evolução do processo de ensino e aprendizagem na sociedade contemporânea. In. Educação & Linguagem. Jun∙ p. 23‐35 ∙ 2014 – Acesso em 04.10.2021.

 

TEXTO II

“A atual geração de estudantes já nasceu habituada à presença das novas tecnologias, mas isso não quer dizer que seja fácil engajar os alunos nos processos de transformação digital na educação.

Uma grande dificuldade enfrentada pelos educadores é conseguir atrair a atenção dos estudantes. Aqui, entram em ação os professores, comunicando adequadamente os limites para o uso dos dispositivos em sala de aula. Cabe também ao educador a tarefa de preparar esses estudantes para lidar e interpretar criticamente as informações obtidas na internet. Nesse ponto, pode ser incluído o uso de ferramentas de letramento digital, por exemplo.

O engajamento dos alunos depende, ainda, do uso de metodologias de ensino adequadas, que os ajudem a assumir o protagonismo no processo de ensino-aprendizagem. À medida que eles reconhecem esse novo papel e aprendem a desenvolver a autonomia, eles se mostram mais participativos e colaborativos com professores e colegas”. 

Fonte: https://escolasdisruptivas.com.br/tecnologia-educacional/desafios-da-transformacao-digital/ – Acesso em 04.10.2021.

 

TEXTO III

“A sociedade atual é caracterizada por mudanças, seja na maneira como as pessoas

relacionam-se, comunicam-se, trabalham ou aprendem. Tudo liderado pela expansão das

novas tecnologias de informação e comunicação, que criam novas maneiras de compreensão de como estão as relações intersociais e interpessoais.

A tecnologia sempre esteve presente na vida do homem, desde as primeiras ferramentas, como a máquina a vapor, até o computador, que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, inclusive na educação. A interferência da tecnologia no cotidiano da sociedade caracteriza uma contribuição que ocorre naturalmente, de forma até imperceptível. Trata-se de um processo que muda, entre outras coisas, aquilo que tradicionalmente se chama de ensino, aproximando-o cada vez mais do processo natural de difusão cultural. As chamadas novas tecnologias estão auxiliando a instituição escolar à medida que se aprende em qualquer lugar.

O emprego das novas tecnologias na educação é recebido, muitas vezes, com reserva. Há o receio de que o uso da tecnologia esteja desvinculado dos objetivos pedagógicos da escola. No entanto, as mudanças apresentadas na educação atual, abrangendo novidades tecnológicas e seu impacto na sociedade, são de fundamental importância no sentido de sintonizar as escolas e os cursos de formação docente com as novas exigências do mundo das tecnologias existentes”.

Fonte: DOSEA, G; ANDRADE, M. Educação tecnológica: desafios e perspectivas da formação docente. In. ENFOPE, 2015. – Acesso em 04.10.2021.

A partir da leitura atenta dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: As novas tecnologias voltadas ao ensino-aprendizagem no Brasil: desafios e perspectivas. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

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