A proposta desta semana é baseada nas provas de redação de vestibulares como o da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal Fluminense (UFF), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), entre outras que estão focando na escrita de gêneros discursivos que fazem parte do nosso cotidiano como e-mail, comentário em fóruns, editorial, entrevista, etc.
Veja a proposta:
[level-membro][box] Coloque-se no lugar de um turista que acaba de voltar da cidade de Natal e escreve um comentário relatando a sua viagem no tópico Lugares do Brasil, localizado no fórum do site www.mochileiro.com. Nesse comentário, você deve:[/box]
- Descrever a cidade e relatar um passeio específico que você tenha achado interessante.
- Apresentar pontos positivos e negativos da cidade e incentivar ou desmotivar o público que acessa o site a visitá-la.
NATAL:
Os 400 quilômetros de costa de Natal e arredores, emoldurados por dunas, recifes, falésias e piscinas naturais, fazem da capital do Rio Grande do Norte um dos destinos mais procurados do país. Junte-se a tudo isso passeios de bugue, rústicas vilas de pescadores, natureza preservada, noite agitada e sol quase todos os dias do ano.
Genipabu: Dromedários conduzem visitantes pelas dunas
Foto: Embratur
Natal foi fundada pelos portugueses no século 16, com a construção do Forte dos Reis Magos. A fortaleza, com formato semelhante ao de uma estrela de cinco pontas, é um dos principais cartões-postais da cidade. Além de guardar canhões e muitas histórias, descortina uma bela vista das praias urbanas da capital potiguar.
A mais procurada é Ponta Negra, concorrida durante o dia em função de seus quiosques; e badalada quando o sol se põe por reunir alguns dos melhores bares e restaurantes locais. Em muitos deles, o cardápio é repleto de delícias típicas da culinária regional à base de frutos do mar, carne-de-sol, feijão verde, arroz-de-leite…
O dia começa cedo em Natal. A primeira providência é alugar um carro – de preferência um bugue, o meio de transporte oficial para circular pela capital e arredores. Seguindo para o litoral Norte, os destaques são as dunas de Genipabu e as lagoas de Jacumã e Pitangui, onde são praticados o esquibunda e o aerobunda. Ao Sul, as tranqüilas praias da região levam à vila de Pipa, a 90 quilômetros.
Quando o assunto é compras, os mercados de artesanato espalhados por Natal oferecem peças em madeira, tecido e vidro. No Centro de Turismo, um casarão onde funcionou a cadeia pública, os destaques são os delicados bordados em renda de labirinto e os coloridos trabalhos em cerâmica.
Descobrindo Natal
Passear de bugue até Pipa
Charmosa, vila tem belas praias, dunas e falésias.
Foto: Embratur
O passeio é quase todo feito pela praia, terminando em um dos cenários mais belos do litoral potiguar. A viagem, de 90 quilômetros, vale a pena também pelo charme e pelo astral da vila de pescadores, repleta de bares, restaurantes, lojas e pousadas, além de gente jovem e bonita vinda dos mais diversos cantos do mundo.
Barra de Tabatinga
A enseada de águas calmas é procurada por famílias com crianças, que lá encontram o Parque do Tubarões. Mas quem garante a fama de Barra de Tabatinga são os golfinhos, que costumam brindar os visitantes no final da tarde. Para avistá-los, siga para o mirante da estrada. Enquanto os animais não dão o ar da graça, aprecie o visual emoldurado por dunas e falésias. Tabatinga é a última praia do litoral Sul de Natal.
Maracajaú
Vida marinha é riquíssima nas piscinas naturais de Maracajaú. Foto: Setur/RN
A 60 quilômetros de Natal, Maracajaú é famosa por seus parrachos – formação de recifes de coral – a sete quilômetros da costa, perfeitos para mergulho. Bastante preservados, abrigam rica fauna marinha, como budiões, baiacus, polvos e moréias, vistos com máscara e snorkel na maré baixa. A praia é acessível de bugue, a partir de Genipabu ou Muriú. Atenção às condições do tempo, tanto para chegar quanto para mergulhar: escolha um dia de maré baixa e bastante ensolarado, quando a visibilidade da água é maior.
Muriú
Lagoa de Pitangui
É a continuação do passeio pelas dunas de Genipabu, levando à lagoa de Pitangui para a prática do aerobunda e à de Jacumã para o esquibunda.
Maior Cajueiro do Mundo
Um Dia Maravilhoso
Com 8.500 metros quadrados de copa, num emaranhado de galhos e cipós, o cajueiro está registrado no Guinness Book como o maior do mundo. Na época da safra, de setembro a dezembro, os visitantes podem saborear a fruta enquanto dão voltas pela árvore.
(Adaptado de http://www.feriasbrasil.com.br/rn/natal/. Acessado em 27/01/2012)
Essa redação tem limite de 30 linhas. Geralmente, os vestibulares que propõem outros gêneros que não sejam a dissertação ou a narração, impõem um limite de 24 a 30 linhas.
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/nova-redacao/” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção comunitária (Grátis)[/button]
[button link=”https://psalm.escreveronline.com.br/premium/enviar-premium” color=”orange” newwindow=”yes”] Clique aqui para enviar sua redação para correção profissional (Premium)[/button]
[/protected]
Comente
You must login or register to add a new comment.