Cadastre-se

Cadastre-se gratuitamente para enviar suas redações para nossa comunidade!

Faça login para acessar a comunidade EscreverOnline

Esqueceu a senha? Vamos resolver isso :)

Perdeu a senha? Digite seu e-mail para receber um link para redefinir sua senha.

Desculpe, você não tem permissão para enviar uma redação, Você precisa acessar sua conta para enviar uma redação.

O desafio da tecnologia em sala de aula

O desafio da tecnologia em sala de aula

Texto 1

  • Algumas instituições escolares aderiram à tecnologia (e. g. distribuindo laptops para todos os alunos), mas chegaram à conclusão de que a tecnologia não estava ajudando a aprendizagem dos alunos e, assim, retiraram-na das salas de aula (“Seeing no Progress, Some Schools Drop Laptops”1 The New York Times, 4 maio, 2007). Isso agora faz sentido: houve uma falha ao se tentar fazer com que os professores inicialmente mudassem seu jeito de ensinar.
  • Muitos professores resistem ao fato de terem que ser ensinados a usar a tecnologia. Isso também faz sentido. Os professores devem resistir, pois não são eles que deveriam estar usando a tecnologia para ensinar seus alunos. Pelo contrário, os alunos é que deveriam a estar usando, como ferramenta para ensinar a si mesmos. O papel do professor não é tecnológico, mas intelectual, fornecendo aos alunos contexto, assegurando qualidade e ajuda individualizada. (É claro que os professores que adoram tecnologia devem se sentir livres e à vontade para aprender e para usá-la). [protected]
  • Os alunos rotineiramente abusam (a partir do ponto de vista dos professores) da tecnologia em aula, usando-a como um professor a descreve como “a nova bolinha de papel”.2 Isso, também, faz sentido, os alunos têm à sua disposição ferramentas poderosas de aprendizagem as quais sequer têm oportunidade de aprender a usar. (Adaptado de PRENSKY, M. O papel da Tecnologia e no ensino e na sala de aula, 2010.)

 

Texto 2

As tecnologias móveis desafiam as instituições a sair do ensino tradicional em que os professores são o centro para uma aprendizagem mais participativa e integrada, com momentos presenciais e outros a distância, mantendo vínculos pessoais e afetivos, estando juntos virtualmente. (Adaptado de MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2003.)

 

[box]

Com base nos textos acima e no seu conhecimento de mundo, escreva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema:

Os desafios da educação na era tecnológica

[/box] [/protected]

Conteúdo relacionado

Comente