TEXTO I
“Percebe-se que a sociedade tem interagido cada vez mais com as inovações tecnológicas e não é difícil observar o quanto os sujeitos têm produzido uma cultura direcionada ao consumo, o que contribui, e muito, para o aumento do sedentarismo infantil, fator preocupante no campo da saúde coletiva. Desse modo, em tempos de profusão, circulação e multiplicação das tecnologias digitais nos mais diversos contextos sociais, as crianças têm se relacionado com uma multiplicidade de equipamentos tecnológicos de maneira muito intensa, de modo a acarretar algumas implicações à saúde, como a redução dos movimentos motores. É de conhecimento, em muitos segmentos da população, o quanto a obesidade traz diversos danos à saúde do indivíduo, e um dos principais fatores para o seu surgimento na fase infantil é a falta de hábitos alimentares adequados e da prática de atividades físicas de qualquer finalidade desde o período da infância.”.
Fonte: OLIVEIRA, D; OLIVEIRA, E. Sedentarismo infantil, cultura do consumo e sociedade tecnológica: implicações à saúde. Revista Interação Interdisciplinar. v. 04, nº. 01, p.155-169, Jan-Jun., 2020 – Acesso em 14.10.2021.
TEXTO II
“O Agita São Paulo é um programa coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde em convênio com o CELAFISCS, contando com mais de 300 instituições parceiras, representando o setor governamental, não-governamental e privado. Tendo como objetivos o aumento do nível de atividade física e do nível de conhecimento sobre os benefícios de um estilo ativo de vida, o programa tem três focos: escolares, trabalhadores e idosos. Procurando alcançar a importante população de escolares, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação foi criado o Agita Galera, Dia da Comunidade Ativa, que envolve mais de 6 milhões de escolares das 6 mil escolas do estado, localizadas nos 645 municípios do estado. A celebração tem sido realizada na última sexta-feira de agosto, desde 1997, sendo que a partir de 2005 alcançou também as 1000 escolas do município de São Paulo, acrescentando mais 1 milhão de escolares. Para a realização do evento são preparados materiais educacionais, como manual, cartazes e volantes, videoconferências envolvendo as diretorias regionais de ensino. A proposta geral é mobilizar a comunidade escolar para discutir as evidências positivas da cidadania ativa e promover atividades dentro e no entorno da escola, onde caminhadas são incentivadas. Grande cobertura de mídia permite que a população estimada alcançada supere a 10 milhões de pessoas.”.
Fonte: MATSUDO, V. A experiência do Agita São Paulo na promoção da atividade física como instrumento de combate à obesidade infanto-juvenil. XI Congresso Ciências do Desporto e Educação Física dos países de língua portuguesa, 2006. – Acesso em 14.10.2021.
TEXTO III
“Conforme dados da pesquisa IKS (The Infant and Kids Study), realizada pela Nestlé em parceria com o IBOPE, cerca de 45% das crianças, na faixa de 10 a 12 anos, são sedentárias. O estudo também evidenciou que 75% das crianças de 7 a 12 anos passam quatro horas ou mais em frente à televisão ou computador, de maneira a esboçar que a questão do sedentarismo infantil parece estar intimamente relacionada à inserção precoce das crianças no âmbito das tecnologias digitais. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a condição de sedentário é atingida quando não se pratica semanalmente pelo menos 150 minutos de atividade física em grau moderado a intenso ou 75 minutos de esforço físico forte. Já para os adolescentes, segundo o Global Action Plan on Physical Activity (2018-2030), a recomendação é de 60 minutos de atividade física moderada a intensa diariamente. Ainda consoante a OMS, o sedentarismo não atinge somente as crianças, mas estas seguem uma tendência bastante visível na população adolescente e adulta.”.
Fonte: SILVA, F. Tirem as crianças do sofá! Ressonâncias biopolíticas em discursos sobre o sedentarismo infantil. Revista (Con)Textos Linguísticos, Vitória, v. 14, n. 29, p. 263-283, 2020 – Acesso em 14.10.2021.
TEXTO IV
Fonte: https://www.portalped.com.br/especialidades-da-pediatria/adolescencia/recomendacoes-de-atividade-fisica-para-criancas-e-adolescentes/ – Acesso em 14.10.2021.
A partir da leitura atenta dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: Possíveis ações de combate ao sedentarismo infantil no Brasil. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Quer ter sua redação corrigida?
Comente
You must login or register to add a new comment.