TEXTO I
“Atualmente a mídia se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano, tornando-se um verdadeiro instrumento de manipulação social e dominação cultural. As informações recebidas pelas mais diferentes mídias, principalmente pela televisão, exercem forte influência nos hábitos e costumes da população com grande poder de manipulação, ditando regras de conduta e de consumo, constituindo-se num importante veículo de transmissão de informação e de formação de opinião, pois sabe-se que o seu grande papel não é apenas noticiar um novo produto, mas fazê-lo uma nova necessidade. Para Martinez (1999), “A função dos meios é influenciar os receptores, e essa influência pode ser maior se o receptor não dispuser da totalidade das ferramentas para sua análise”.
Fonte: TONET, E; MELO, A. A globalização e a influência da mídia na sociedade. Acesso em 22.09.2021.
TEXTO II
“É fato que o papel da mídia é noticiar acontecimentos. E a seleção de notícias que são colocadas em qualquer meio de comunicação depende de alguns fatores como atualidade, periodicidade, proximidade, interesse público e curiosidade. Esses dois últimos fatores são justamente os que fazem com que a veiculação de algumas notícias repercutam tanto.
Isso porque, mesmo com influências da linha editorial, interesse na venda de anúncios publicitários, entre outros elementos que fazem parte do lado “empresarial” dos veículos de comunicação, ainda assim a prioridade é informar a sociedade. Dessa maneira, o feedback, ibope e algoritmos alcançados em certas publicações servem de base para mais produções de conteúdo do tipo.
Por isso, o que tem acontecido cada vez mais é uma grande repercussão de tragédias. É possível analisar que esse tipo de cobertura tem sido explorada de todas as maneiras, muitas vezes com todos os detalhes, o que tem levado algumas pessoas a questionarem a necessidade de uma propagação tão minuciosa dos fatos”.
Fonte: http://jornalperiscopio.com.br/site/o-papel-da-midia/ – Acesso em 22.09.2021.
TEXTO III
“A democracia e a liberdade de imprensa são dois valores indissociáveis, que andam juntos e precisam ser garantidos. A tese foi defendida pelos participantes da conferência Digital Media, realizada no Rio de Janeiro, em 2019. O evento, que reuniu representantes de empresas de comunicação de diversos países, principalmente de mídia impressa, foi organizado pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-IFRA).
“O principal perigo que a imprensa mundial está correndo é a viabilidade econômica, sem a qual não há independência jornalística. Também há um ataque aos meios de comunicação. Estamos no meio desta tempestade perfeita: por um lado temos que encontrar um modelo de viabilidade econômica que assegure nossa independência e, por outro, sobreviver ao fogo amigo das próprias lideranças políticas, que deveriam estar protegendo os meios de comunicação, como garantia da democracia, mas, no entanto, nos atacam”, disse Fernando de Yarza López-Madrazo, presidente da WAN-IFRA e diretor do jornal Heraldo de Aragón, da cidade espanhola de Zaragoza.
O presidente da ANJ, jornalista Marcelo Rech, destacou, durante seu discurso, que há uma onda de ataques à imprensa em diversos países, incluindo em grandes democracias, como os Estados Unidos”.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-11/grupos-de-midia-debatem-desafios-democracia-e-liberdade-de-imprensa – Acesso em 22.09.2021.
A partir da leitura atenta dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão da língua portuguesa, a respeito do tema: O papel e os desafios da mídia no Brasil atual. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
Quer ter sua redação corrigida?
Comente
You must login or register to add a new comment.