TEXTO I
“A mobilidade urbana está diretamente relacionada à qualidade de vida das pessoas. Basta imaginar viver em uma cidade onde, deslocar-se por ela, seja algo fácil, agradável e a um preço acessível. Tudo é muito lindo de se imaginar. Mas a realidade, quase sempre, é outra.
Boa parte dos prefeitos tem muita dificuldade para conseguir melhorar a situação dos transportes públicos e das vias – o que inclui calçadas, ciclovias, veículos, corredores de ônibus, transporte escolar e muito mais – porque sequer sabe o que é “a tal mobilidade urbana. Professor da Universidade de Brasília (UnB) e doutor em política de desenvolvimento territorial, Joaquim Aragão sugere que, antes de definir as prioridades de sua gestão, os prefeitos observem algumas características de seu município – principalmente com relação ao tamanho e ao número de habitantes.”.
Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/eleicoes-2020/noticia/2020-11/mobilidade-urbana-o-ir-e-vir-que-leva-alem – Acesso em 04.06.2021.
TEXTO II
“Conforme dados do IBGE, em julho de 2020, o Brasil contava com 5.570 cidades, num total, de 211,8 milhões de habitantes, tendo crescido 0,77% em relação a 2019. No Censo de 2010, somente 38 municípios tinham população superior a 500 mil habitantes, e apenas 15 deles tinham mais de 1 milhão de moradores. Já em 2020, eram 49 os municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, sendo 17 os que superaram a marca de 1 milhão de habitantes. O município de São Paulo continua sendo o mais populoso, com 12,3 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (6,75 milhões), Brasília (3,05 milhões) e Salvador (2,88 milhões). Os 17 municípios do país com população superior a um milhão de habitantes concentram 21,9% da população nacional e 14 deles são capitais estaduais.
O uso crescente do transporte individual motorizado nessas grandes cidades, associado à falta de planejamento e de controle do uso do solo urbano, resulta na expansão das cidades e consequentemente na dispersão das atividades, aumentando as distâncias percorridas e as necessidades de deslocamentos e, por conseguinte, os custos dos serviços do transporte coletivo.
O modelo de desenvolvimento urbano fundamentado no transporte individual tem se mostrado cada vez mais insustentável e a integração entre políticas de mobilidade e desenvolvimento urbano se fazem necessárias. O grande desafio é conciliar as exigências do desenvolvimento urbano com a necessidade de requalificação de espaços urbanos deteriorados e de intervenções em espaços urbanos já consolidados.”.
Fonte: https://www.mobilize.org.br/midias/pesquisas/boletim-de-logistica—o-brasil-e-a-mobilidade-urb.pdf – Acesso em 04.06.2021.
TEXTO III
Fonte: https://www.mobilize.org.br/estatisticas/66/sao-paulo-mobilidade-em-dados-2021.html – Acesso em 04.06.2021.
TEXTO IV
“Vale pensar, quanto tempo é gasto no trânsito? Segundo a pesquisa divulgada durante o evento Summit Mobilidade Urbana 2019, brasileiros gastam 32 dias do ano no trânsito.
É possível ver um forte investimento na indústria automobilística para oferecer carros inteligentes, mas o que de fato foi criado para ser uma solução já é considerado um problema: há automóveis demais nas ruas. Dessa forma, a tendência é que as cidades repensem a organização do espaço e as políticas para investir em formas alternativas de mobilidade.
Ao observar cidades como Copenhagen, por exemplo, na Dinamarca, 9 em cada 10 pessoas utilizam bicicletas para se locomover. A cidade possui 12 mil quilômetros de vias para ciclistas.
No Brasil, atualmente há apenas 3 mil quilômetros entre ciclovias e ciclofaixas, porém a tendência é que os trechos aumentem, visando à proteção do meio ambiente, ao planejamento urbano e ao bem-estar das pessoas. Vale lembrar que ciclovia é a segregação do espaço de circulação do ciclista, saindo do tráfego veicular, enquanto a ciclofaixa é uma forma de compartilhar a infraestrutura, sendo uma opção onde a ciclovia não é viável”.
Fonte: http://patrocinados.estadao.com.br/medialab/releaseonline/releasegeral-releasegeral/geral-tendencias-do-mercado-de-mobilidade-para-2021/ – Acesso em 04.06.2021.
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma-padrão, a respeito do tema: Alternativas para solucionar os problemas da mobilidade urbana no Brasil. Selecione e organize fatos e argumentos relacionados a distintas áreas do conhecimento que contribuam para a defesa de um ponto de vista. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.
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