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Imagem e conquista de poder

[level-membro]Texto 1

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Segundo Gilles Deleuze a denominação de “civilização de Imagem” é sobretudo uma “civilização do cliché”, cuja explicação pode referir-se duplamente à inflacção icónica que assenta na redundância , e por outro lado na ocultação , distorção ou manipulação de certas imagens, de tal maneira que estas em vez de serem um meio para descortinar a realidade ocultam-na. Assim Deleuze insiste, afirmando que existe um interesse geral em “esconder algo na imagem”, este algo não é mais que o seu próprio caráter de persuasão.

(Adaptado de http://www.univ-ab.pt/~bidarra/hyperscapes/video-grafias-195.htm)

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Texto 2

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As metamorfoses de uma candidata

Na caminhada rumo ao Planalto, Dilma Rousseff se transformou numa nova mulher. Colocou a estética a serviço de uma causa e, disciplinada, cumpriu à risca tudo aquilo que foi pedido pelos gestores de sua imagem

Já faz quase 20 anos que Dilma Rousseff ocupa cargos de visibilidade pública, desde que se tornou a primeira mulher a comandar a Secretaria de Energia do governo gaúcho. Nesse tempo todo, ela nunca demonstrou nenhuma preocupação especial com as ondulações de seus cachos, o viço de sua pele, a plasticidade do seu sorriso ou mesmo o desenho de suas sobrancelhas. 

No governo Lula, ela também passou vários anos transmitindo a imagem de uma mulher workaholic, sem qualquer vaidade. Mas tudo começou a mudar quando ficou claro que ela seria a candidata do PT à Presidência da República. 

(…)  

E a foto que a partir de 2011 estará em todos os gabinetes de Brasília será o de uma mulher suave, com visual inspirado na estilista venezuelana Carolina Herrera. “É um corte prático e clássico”, diz Kamura.

Dilma, evidentemente, gostou do resultado. Como mulher, ela se sente mais bela. Mas está feliz porque a transformação contribuiu de forma decisiva para seu grande objetivo, que era chegar à Presidência. 

Em outras palavras, Dilma colocou a estética a serviço de um projeto. “A imagem corresponde a 93% do primeiro impacto formado pelo eleitor”, acredita Silvana Bianchini, dona da empresa de consultoria de imagem Dresscode International. 

Ela cita inclusive o caso da campanha vitoriosa do presidente Lula, em 2002, quando ele passou a usar ternos bem cortados, do estilista Ricardo Almeida, por sugestão de Duda Mendonça. 

Com experiência em outras campanhas, a equipe da candidata chamou um profissional de moda para cuidar do seu guarda-roupa. Alexandre Herchcovitch chegou ao grupo pelas mãos de Kamura. Mas o reinado do estilista durou pouco. 

Alegando problemas em sua agenda, na sexta-feira 1º informou por meio de um comunicado que não mais fazia parte da equipe de consultores de Dilma. “Mas o que importa é que o visual dela permaneceu coerente durante toda a campanha”. 

Dos três candidatos que lideravam as pesquisas, Dilma era a que mais se aproximava da imagem que um presidente da República deve ter, com sobriedade e elegância”, analisa a consultora de imagem Silvana Bianchini. 

As mudanças na candidata foram além do vestuário e dos cortes de cabelo. Dilma fez botox, suavizou rugas e fez uma cirurgia dentária para melhorar seu sorriso. Assim, aliviou a imagem de ex-guerrilheira. Em resumo, o oposto da máxima de Che Guevara, que dizia ser preciso endurecer, sem perder a ternura. Dilma, que hoje é também vovó, foi suavizada e tornou-se mais terna.

 http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/39425_AS+METAMORFOSES+DE+UMA+CANDIDATA

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Texto 3

Dilma Rousseff

(localizada em http://www.dicasdiarias.com/foto-dilma-antes-e-depois/)

 

Barack Obama

(Imagens localizadas em  http://fashionconsultantvv.wordpress.com/2011/03/16/imagem-e-poder/)

 

Tendo como base os textos da coletânea e o seu conhecimento de mundo, escreva um artigo de opinião que será publicado em um jornal de grande circulação demonstrando a sua opinião sobre o tema:

[box type=”shadow”] A importância da imagem pessoal para a conquista do poder [/box]

 

A redação não tem limites de linha, porém, os vestibulares no geral fornecem ao candidato uma folha pautada contendo de 30 a 40 linhas. Tente não passar desse limite. Leve em conta o tamanho da sua letra de mão na hora de escrever seu texto no computador.

 

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